Vamos para Nulos

quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Vamos para Nulos


Não esperava voltar a escrever antes de Setembro. De todo. Depois de conhecer os sorteios, fiquei muito confiante de que eventuais desaires iniciais no campeonato (sem sonhar ainda mas a temer o que se veio a passar em Barcelos) seriam amortecidos pela conquista de um lugar na Champions 19/20. 




Se já na época passada, aquando dos oitavos contra a Roma isso aconteceu, era (ainda mais) previsível que Sérgio Conceição, com bênção total da SAD, se focasse em garantir o primeiro e mais imediato objectivo da temporada, mesmo que isso pudesse custar alguns dissabores na Liga do faz-de-conta. É que o campeonato dura nove meses e há salários, prémios e benefícios para pagar entretanto. Havia... ou melhor, ainda há, não sei é se haverá como.

A primeira mão em Krasnodar correu-nos de feição. Um jogo tremido mas q.b. para garantir um nulo, salvo por um lance de felicidade mesmo a acabar. Tudo bem encaminhado, mas longe de garantido. Ainda assim, impossível imaginar o que se viria a passar ontem no Dragão

Pelo meio, uma entrada calamitosa no campeonato. Primeiro e último responsável, Sérgio Conceição. Equipa muito alterada face à da Rússia, sem motivo aparente que não seja a convicção do treinador. E mais certo fiquei quando soube do onze para esta segunda mão: depois de já ter mudado três titulares da Rússia para Barcelos (dois deles do meio-campo, sector fulcral para o funcionamento das equipas como tal), voltou a mudar, desta vez quatro jogadores, incluindo o já caído em desgraça Saravia e duas estreias, Diaz a titular e Nakajima em absoluto.

Isto para dizer uma coisa e concluir outra. Primeiro, é dos livros e do bom-senso que quando se está a construir uma equipa nova é preciso dar prioridade às rotinas e ao conhecimento entre os jogadores, o que não se consegue mudando tanto e tantas vezes o onze titular. Segundo, Sérgio Conceição não tem ideias claras sobre quem tem à disposição e o que quer para a equipa (se tem, pior ainda, porque significa que nada evoluiu em três anos como treinador).

E esta é que é a pergunta fulcral que deve ser colocada: 

O que se passa com Sérgio Conceição? 

Visto de fora e dando eco ao que se diz (em parte confirmado pelo próprio), o treinador recebeu - ainda que tardiamente - os reforços que pediu. Seguramente nem todos são as primeiras escolhas, mas ainda assim escolhas, suas. Deveria estar mais confiante e bem-disposto do que nunca, entusiasmado por poder finalmente trabalhar focado nas suas ideias e com a sua matéria-prima de eleição.

O que se tem visto desde o regresso aos trabalhos é bem diferente, não é? Tensão, rostos fechados, desconforto, postura de acossado. E até o é, pelo corja do costume, mas isso não é novidade. Já foi campeão apesar deles, porquê ceder agora? Tem de haver mais.

Não tenho as respostas, mas tenho - temos todos - os resultados à vista. Bem-vindos à Liga Europa e ao incumprimento do orçamento (venha de lá um já rectificado p.f.).

Podemos sempre optar por pensar que foi uma série de infortúnios que raramente coincidem no mesmo jogo, mas a verdade é que os factos parecem querer demonstrar algo diferente. De nenhum dos três jogos oficiais se pode dizer que a equipa jogou bem. Pior, que a equipa se comportou como tal, que se viram rotinas ou que se detecta alguma evolução no jogo colectivo. Bem pelo contrário.

E se em parte se compreende alguns dos retrocessos pelas saídas do final de época, nem tudo é justificável, até porque os adversários não eram dos mais cotados - longe disso. Mesmo em reconstrução, era exigível muito mais e muito melhor.  Muito melhor.

Sérgio Conceição não está equilibrado e o Clube é que pagou e vai continuar a pagar a(s) factura(s). E agora?

Agora nada, vamos para nulos*. Por um lado, temos um presidente que ainda há dias desejou/comprometeu que Conceição fosse o seu último treinador. Por outro, temos um treinador que termina a conferência de imprensa pós-eliminação a reconhecer que errou mas que faria tudo igual se tivesse a oportunidade. Mind blowing.

Portanto, a solução única que se vislumbra e se aceita é a continuidade de Sérgio Conceição até final da temporada, dê por onde der. Mas mesmo por onde der - se por infelicidade estivermos a 15 pontos do líder em Dezembro, por exemplo. Até Maio, dê por onde der. Comigo a apoiar, concordando ou não com as opções.

E então que cada um tire as suas ilações, a começar pelo presidente Pinto da Costa. Se a época falhar a ponto de não permitir a continuidade do treinador, o presidente terá a obrigação de tirar as devidas conclusões. Fáceis de subentender. Dou uma ajuda: falhar será tudo o que não seja ser campeão e/ou voltar a incumprir com as regras do FPF.

A aposta inicial falhou redondamente. Marcano foi uma má aposta, tal como todas as que visavam o "lucro imediato". Espero que agora haja o mínimo de bom-senso para reequacionar a estratégia desportiva do Clube e dar mais espaço (e tempo) aos bons valores que saíram da formação campeã da Europa de clubes, integrando igualmente as boas contratações que foram feitas. No mínimo, isso, porque, insisto, temos matéria-prima para fazer uma bela(!) temporada.

Uma palavra de admiração e agradecimento para Pepe. Não foi o único, mas foi o melhor, o líder incontestado e inconformado, um monstro dentro de campo a defender, a construir e a liderar. 

O futuro imediato passa pela recepção ao Vitória e pela deslocação ao antro dos criminosos sem-vergonha e é nisso que todos se terão de focar a partir de amanhã. Agora é para digerir e desinchar. E depois voltar a apoiar. Como sempre.



Do Porto com Amor,

Lápis Azul e Branco



* Para quem não sabe jogar King, ir para nulos acontece quando o dono da "festa" ou o vencedor do leilão tem um jogo tão baixo que prefere jogar sem trunfo e com o objectivo de não fazer vazas, o oposto do normal em 99% dos jogos de cartas, desde a lerpa à bisca lambida. Eu sei que não faz muito sentido para quem não conhece o jogo, mas aqui está o desafio para aprenderem, que vale bem a pena e distrai das maleitas...



16 comentários:

  1. Para um avião se despenhar várias circunstâncias têm de se alinhar. Não basta o piloto morrer, ou um motor se avariar, ou outra coisa qualquer acontecer isoladamente.
    Sérgio Conceição errou, mas é apenas uma peça numa engrenagem viciada há muito. A administração da SAD há muito que não só acumula erros, como se alheia dos assuntos importantes do Clube.
    As gentes que orbitam o futebol enriqueceram depressa, algumas tornaram-se demasiado ricas e poderosas. O nosso Presidente já não está nem aí. Os seus 82 anos mostram-lhe todos os dias que tem de aproveitar para gozar os anos residuais que lhe restam. Não conseguiu resolver a sucessão nem mediar os que facturam todas as épocas com as contratações e as vendas. Um dia saberemos da boca do Sérgio Conceição que jogadores lhe impigiram e que ele, claro, não pediu.
    O endeusamento de JNPC está a matar o nosso Clube.
    Como em tudo na vida, há tempo para começar e tempo para acabar.
    De uma vez por todas temos de nos mentalizar que o FCP e os seus adeptos não devem nada a JNPC. Tudo o que fez bem feito (e não foi pouco) foi apenas a sua obrigação como Presidente remunerado. Ponto.
    O FCP parou no tempo, os jogadores (não sei se repararam) estão caríssimos. De que serve vender caro se temos de comprar caro. A realidade mudou e nós continuamos a jogar este jogo como antigamente.
    As brutais perdas de receitas deste exercício - saídas de jogadores a custo zéro e o fiasco da não entrada na UCL - são uma boa oportunidade para que alguém capaz e focado no Clube avance.
    Até lá, estaremos a fazer o jogo do nosso rival, fazendo piadinhas de guarda-redes e batendo nas teclas do costume, aquelas a que ninguém já liga. De certeza que esse não é o caminho para um futuro de retoma de glórias internas e externas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tendo a concordar com quase tudo, excepto com a parte da dívida. Penso que os Portistas terão para sempre uma dívida de gratidão por tudo o que o Presidente alcançou ao longo de 3 décadas. Discordo em absoluto que era apenas a sua obrigação: experimente dizer isso a todos os outros presidentes, do Porto que o antecederam ou dos rivais seus contemporâneos... Pinto da Costa fez uma obra notável, impensável, eterna. Mas agora está a delapida-la, ano após ano, por não ter querido sair no tempo certo.

      Eliminar
  2. Gosto de King apesar de não jogar há anos.... que saudades!
    Também gosto do Benfica, gosto de futebol e gosto de ler o que os adeptos escrevem (quando têm uma boa escrita).
    Pelos vistos sou adepto dos "criminosos sem-vergonha" e recordo-me bem dos "nossos insultos" aos "criminosos do apito dourado". Será que só se ganha sendo criminoso? Será que é uma "desculpa" (apelidar de criminoso) quando a nossa equipa está na mó de baixo?
    Bem.... quem sabe?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Suponho que tenha chegado agora a este blogue, por isso vou-lhe explicar como se fosse a primeira vez. O seu clube, SL Benfica, é porventura a maior instituição portuguesa que desde que me lembro me habituei a querer derrotar em toda e qualquer circunstância por motivos que vão para lá do desporto. No entanto, também o respeitava enquanto adversário, rival, o que quiser chamar.

      Esse respeito perdeu-se desde que o Benfica foi capturado por um bando de criminosos sem-vergonha, que recorrem a todos os meios (excepto talvez os lícitos) para ganhar, leia-se comprar títulos, desde o ciclismo ao atletismo, passando obviamente pelo futebol. Os sem-vergonha e os criminosos são eles, Vieira e a sua trupe e TODOS os que colaboram, pactuam ou simplesmente fazem de conta e festejam como se de verdadeiras conquistas desportivas se tratassem. É isto.

      Tenho grandes amigos benfiquistas, alguns familiares e a todos digo o mesmo, isto.

      No dia em que o seu clube retomar o caminho da verdade, recuperará o meu respeito de adversário “mortal”.

      O que se passa no meu clube vai muito para lá deste facto mas está obviamente com ele relacionado, por força dos títulos que deixou de ganhar apesar do mérito desportivo. Não é desculpa nem a única razão, apenas uma delas.

      Volte sempre.

      Eliminar
  3. Infelizmente quer o presidente quer o treinador não conseguem ( ou não querem) ver que atualmente são o problema e não a solução.
    Os sócios por sua vez preferem o FCPinto da costa em vez do FCPorto e enquanto assim for não há nada a fazer.
    Numa, que se diz ser, uma enorme mancha associativa não há ninguém com coragem para avançar mesmo vendo o caminho sinuoso que o clube está a tomar.
    Pinto da Costa está a levar o clube para o patamar em que o encontrou mas como se confunde gratidão com incompetência, ainda lhe batem palmas. Infelizmente os nossos desabafos por aqui não têm peso para mudar o que está mal e que precisa urgentemente de ser mudado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entre falta de coragem, indisponibilidade para ver a sua vida devassada e oportunismo estarão todos os motivos para a falta de alternativas. Temos o que merecemos, portanto.

      Eliminar
  4. Não concordo com a parte dos jogadores de formação. Romário esteve muito verde e saiu (bem). Os jogadores mais novos devem entrar aos poucos e quando a equipa está bem. Não podem ser eles a resolver (como se tentou em Barcelos). Apoio total até ao fim da época. Claro que se não ganharmos o campeonato será SC a querer sair. Não tenho a mínima dúvida. Sérgio C. não é só o treinador do Porto. É um adepto que treina o Porto. Quanto a Pinto da Costa… é o mesmo de sempre com piores resultados, e ganhar e perder acontece a todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É também o que defendo, há que criar condições para os “meninos” poderem singrar na equipa principal, daí pedir tempo e espaço. Referia-me à época como um todo, a haver um plano para os desenvolver e integrar aos poucos. Agora é quase-crime, primeiro a equipa tem que estabilizar à custa dos mais experientes.

      Pinto da Costa é que já não é o mesmo - e nem que quisesse conseguiria sê-lo. Tudo passa, mesmo o tempo dos grandes homens. Pena é que alguns deles não tenham a habilidade última, a de saber sair no momento certo.

      Eliminar
  5. Não podemos descurar uma outra batalha que tem de ser vencida. É tão ou mais crucial como este acesso à LC. O bando de criminosos sem vergonha tem d ser punidos pelo que fizeram e continuam a fazer. Se estivemos a jogar o acesso à LC tal deveu se também aos roubos cometidos no último terço do campeonato passado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa falha é para mim a mais grave de todas as que aponta a esta SAD. Tão somente a mais grave...

      Eliminar
  6. Caros Portistas,
    Não gosto mesmo nada de ler e ouvir dizer que temos uma dívida de gratidão com o Sr. Pinto da Costa, Eu, no que me diz respeito, não reconheço essa dívida. O que eu reconheço é uma dívida de gratidão, e apenas de gratidão com o meu grande FUTEBOL CLUBE DO PORTO. Quanto aos Srs. Presidentes não tenho nenhuma dívida de gratidão nem de de qualquer outra espécie já que pago as minhas quotas para a época inteira e o lugar anual logo no início da época e não recebo nem um cêntimo do Clube e mesmo as camisolas, canetas, anéis e outros objectos do Clube ou são comprados por mim ou oferecidos por familiares ou amigos. Os senhores Administradores ganham numa época aquilo que muitos adeptos não ganham numa vida inteira de trabalho e mesmo assim fazem sacrifícios do arco da velha para acompanharem o nosso FCPORTO. Se eu tiver alguma dívida de gratidão é com todos esses adeptos que são, eles sim, o nosso grande FCPORTO. Infelizmente, há por vezes a tentação de confundir os Presidentes com o FCPORTO. Não é inédito com o Sr. Pinto da Costa. Já foi assim com o Sr. Presidente Américo de Sá quando afastou o Chefe de Departamento de Futebol Pinto da Costa ou quando o Sr. Presidente Pinto de Magalhães despediu o treinador JM Pedroto. Para concluir : Reconheço que o Sr. Presidente fez no passado um excelente trabalho e pelo qual foi devidamente recompensado. Nos últimos 4/ 5 anos o seu desempenho não está à altura de um clube com a grandiosidade do FCPORTO. Pior é a falta de capacidade do Sr. Pinto da Costa e dos que o acompanham para reconhecer tal facto. E nós portista iremos sofrer muito nos próximos tempos. Mas vamos resistir porque amamos o nosso CLUBE e outros Presidentes virão porque o FCPORTO é eterno. Cordiais saudações portistas. Jorge Monteiro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem razão quando aponta o dedo a quem, como eu, às vezes tem a errada pretensão de falar em nome de todos. Pessoalmente, considero ter dívida de gratidão para com PdC que só não será eterna se acabar a fazer pior do que consigo imaginar.

      Em relação à SAD, sou crítico desde a primeira hora das remunerações absolutamente exageradas e injustificáveis, sobretudo pela enormidade da parte fixa. Se fosse 80% variável em função dos resultados desportivos e financeiros, não tinha nenhum problema com isso.,

      Mas não passe as nossas responsabilidades de Portistas para os actuais eleitos: é por falta de alternativa que lá continuam sem sequer receio de oposição.

      Eliminar
  7. Sergio tem culpas e falhas, nas muito haveria a dizer quanto ao desempenho da sad no mercado, a estranha quase obrigatoriedade de negocios no mexico, a demora nas contratacoes. E sergio e portista e certamente nunca contara tudo... nao sei se isso é bom ou mau.

    ResponderEliminar
  8. Para surgir outra alternativa a JNPC este tem de deixar de concorrer às eleições. Só peço a Deus que nesse dia, não nos apareça um vale azevedo ou um bruno de carvalho.
    Despedir SC era quando perdeu o campeonato. A não ser que tenhamos um Bruno Lage na estrutura, prescindir agora do treinador não nos ia trazer vantagens.
    O plantel do FCPORTO apesar de ter lacunas (falta uma alternativa quer a A. Teles quer a Corona e um "avançado matador") possui jogadores de qualidade.
    Como treinador de bancada, este seria o meu onze: Marchesín, Alex T. Osório, Mbemba, Manafá, Danilo, Uribe, Luíz Diaz, Otávio, Corona, Zé Luís.
    No banco, Diogo Costa, Diogo Leite, Tomás Esteves, Romário Baró, Nakajima, Marega, Fábio Silva.
    E toca a dar rotinas a esta malta.
    A TODOS OS PORTISTAS só peço que tenham paciência e apoiem a equipe. Lembrem-se Roma e Pavia não se fizeram num dia.
    Acho que a nossa melhor arma neste momento, pois o plantel não está mecanizado, é jogarmos no contra-ataque.

    Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse raciocínio padece de uma enfermidade: não é normal pensar que para outros se assumirem é preciso que o actual anuncie a sua retirada. Pode até ser esse o entendimento de muitos, mas não é normal e não deveria ser assim.

      De resto, sim, há que apoiar e ser paciente porque a partir de agora faltam 33 jogos para a meta. O resto são distracções.

      Eliminar

Diga tudo o que lhe apetecer, mas com elevação e respeito pelas opiniões de todos.