Reposta a Normalidade

quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Reposta a Normalidade


Está reposta a normalidade, no Dragão ganha o FC Porto. Sempre que acontece uma anormalidade, como a derrota da jornada antecedente, há uma natural tendência para desconfiar de quase tudo e todos. É apenas humano, digam o que disserem muitos da boca para fora.




O jogo não foi fácil e sobretudo não decorreu com a "limpeza" que o resultado final sugere. Não apenas porque o Moreirense deu boa réplica e quis ser atrevido (quis, mas não foi), mas também porque do jogo com o Guimarães vinha a memória de uma derrota que começou por ser uma vantagem de 2-0 no marcador... Creio mesmo que só com o golo de Marega se pode "ouvir" o desabafo colectivo de alívio no estádio.

Não me sobra muito para comentar sobre o jogo que não seja o termos jogado malzinho durante largos períodos, que o adversário teve uma principal ocasião soberana para marcar mas Iker não deixou, que Marega ainda está longe de ser Marega, que Oliveira está um farrapo e que temos craque no pedaço. Como se tratam de destaques individuais, podem encontrar as respectivas referências já aqui abaixo.

Sobre a partida, pouco mais. Jogo ganho com mérito mas sem grande qualidade. Outra substituição que não resultou e que não entendo o propósito. A de Aboubakar por Corona, obviamente. Percebo a chamada do mexicano ao jogo mas não a subtracção do camaronês, quando (de novo) o meio-campo estava uma lástima, muito por culpa do sub-rendimento de Oliveira. Se a intenção era a de alargar o jogo e simultaneamente que Otávio reforçasse o sector intermédio, claramente não resultou. Se era outra, não alcancei, mas não muda o facto de que não resultou na mesma.

Aproveito apenas para dizer que me pareceu normal a relegação de Diogo Leite para o banco por troca com a titularidade de Militão (ainda antes do jogo, entenda-se).

Acrescento ainda que não faz sentido criar polémica à volta dos escolhidos para a Champions sem se saber as previsões de recuperação dos lesionados, em particular de Soares. Compreenda-se no entanto a frustração do jogador e a normal solidariedade do seu amigo/representante, que, por acaso, é apenas e só o Mágico Deco. Quem não sabe ou não entende o quanto vale esta jóia eterna do Portismo, que faça um favor à comunidade e a si próprio e que não se atreva a comentar. Imbecil por imbecil, mais vale que ninguém se aperceba disso.



Notas DPcA 


Dia de jogo: 02/09/2018, 20h30, Estádio do Dragão, FC Porto - Moreirense FC (3-0)


Iker (6): Espectador atento até ser chamado a um par de intervenções importantes.

Maxi (6): Lutador como sempre, desta vez sem se evidenciar de forma clara. Cumpriu, pois claro.

Alex Telles (6): Está a melhorar os índices físicos, mas ainda não está "pronto". Preparava-se para acrescentar mais um golo ao seu pecúlio quando o VAR reverteu a decisão de penálti e depois disso, pouco mais se viu no farejamento do golo, excepto aquele livre (quase) muito bem marcado.

Éder Militão (7): Não sou facilmente impressionável e "exijo" sempre observar uma série longa de jogos antes de qualificar um jogador, mas devo dizer que fiquei muito agradado com o que vi e não vi na primeira aparição deste minino. Toque de bola, jogo simplificado, tranquilidade, posicionamento... pode ter sido apenas um jogo, mas creio que não. Aliás, os dois melhores elogios que lhe posso fazer são que até me pareceu ser "desperdício" tê-lo a central e que - ainda assim - a ter que sair alguém da dupla, não seria ele o escolhido... Vamos com calma, mas a estreia foi muitíssimo promissora.

Felipe (6): Deve ser coincidência, mas desde que saiu a convocatória para o escrete, não voltou a fazer um bom jogo do princípio ao fim. Tem hesitações e mini-paragens à Maicon, que também parecem indiciar alguma deficiência na condição física. Tem de melhorar e depressa, se sonha continuar a ser testado na sua seleção.

< 75' Sérgio Oliveira (5): Não há outra forma de o dizer: é neste momento um passivo para a equipa e tem mesmo de ceder o lugar, fazer um refresh e depois voltar à luta. Assim, vai caindo até que um dia se estatelará ao comprido. 

Melhor em Campo Herrera (7): A operação cosmética parece ter tido impacto profundo a nível psicológico, porque está mais calmo e confiante do que nunca, o que se reflecte no bom que faz dentro do campo. Conseguiu desbloquear o marcador e fez um jogo muito positivo, o que num jogo em que ninguém se distinguiu de forma clara, me parece merecedora da distinção de melhor em campo.




Otávio (7): A nota reflecte mais a sua importância na definição do resultado do que a constância da qualidade da sua exibição. Teve maus momentos no jogo, alguns desesperantes, mas no final saiu a sorrir porque foi mesmo dos mais decisivos para os três golos marcados.

< 82' Brahimi (6): Tentou muito mas nem sempre bem, quedando-se por uma exibição de que ninguém guardará grande memória. Contribuiu, nevertheless.

< 64' Aboubakar (6): O mérito próprio no seu golo - importante e decisivo - foi pouco mais do que estar no sítio certo no momento certo e fazer a bola tabelar em si, pelo que não lhe confere grande "valor acrescentado" no acto. No demais, fez um jogo de esforço, poucas vezes solicitado pelos companheiros, tendo sido mais vítima do que culpado (embora o treinador pareça ter pensado o contrário).

Marega (6): Regresso discreto e quase "vulgar" à titularidade, um pouco disfarçado pelo golo. Está sem o mojo que fez dele a locomotiva imparável que nos levou ao título, falta saber se conseguirá voltar a sê-lo depois da rábula de verão.

> 64'  Corona (5): Nada acrescentou ao que a equipa vinha fazendo, nem mesmo a largura que suponho o treinador lhe tenha "pedido".

> 75' Óliver (6): Continuo sem ver essa subida de qualidade no jogo da equipa que supostamente provoca quando entra, mas deve ser por culpa de expectativas mal formadas.

> 82' Danilo (6): Momento arrepiante e emocionante que valeu a ida ao estádio só por si: o regresso ao relvado do Dragão de um dos que mais merece ser considerado dos nossos. Que o tendão não o volte a trair e continue a sua progressão rumo a ser um dos melhores da actualidade na sua posição.

Sérgio Conceição (6): Regressámos às vitórias, mas a não-progressão da equipa preocupa. Relembro, no entanto, que o mesmo sucedeu na época passada e também por esta altura (ou talvez um pouco mais adiante). A diferença é que agora já têm um ano de trabalho feito, com sucesso e deveria conseguir construir sobre essa base e acrescentar qualidade e variedade ao jogo colectivo. Veremos o que se segue.




Outros Intervenientes:



Foi interessante ver jogar este Moreirense, para lá de saber se tal se deveu mais às nossas fraquezas do que a forças próprias, mesmo que lhes tenha faltado conseguir finalizar as boas jogadas que desenvolveram. Não consegui estar atento o suficiente para me aperceber de destaques a nível individual.


Bem a equipa de arbitragem liderada por Hélder Malheiro ao assinalar penálti e depois reverter a decisão com recurso ao VAR, menos bem em alguns fora-de-jogo em lances promissores. No resto, algumas irritações mas insuficiente para desfazer o veredicto de arbitragem positiva. 

Pena que noutros campos, o VAR não tenha igualmente servido para assegurar a verdade desportiva: refiro-me concretamente ao golo "roubado" ao Marítimo nas Aves (sempre lá) e a expulsão perdoada a Cervi. Como acreditar na competência/seriedade desta gente perante imagens tão esclarecedoras?


- - - - - - - - -


A actualidade fervilha com revelações quase diárias de novas alegadas trafulhices dos sem-vergonha, a par de se irem conhecendo desenvolvimentos das investigações das entidades competentes. A mais recente dá conta da constituição da SAD benfiquista como arguida no processo E-Toupeira, para lá do lavar de roupa suja das comadres ainda mais sujas da Secretaria do Desporto e do seu tutelado IPDJ.

Como já há alguns meses que não comento o assunto, aqui vai um refresh, um voto e um prognóstico num só: 

 - quem viu, como eu vi, como foram "ganhos" os últimos cinco ou seis campeonatos por estes sem-vergonha, tem poucas ou nenhumas dúvidas de que muito de ilícito foi feito à margem das quatro linhas (mas com impacto directo dentro delas) e que o SL Benfica só poderá voltar a levantar a cabeça sem vergonha quando tudo for apurado e punido de acordo com as leis em vigor;

 - até agora, tenho visto a Justiça (de forma genérica mas não abstracta) a circundar a carcaça fedorenta, mas sem realmente ir directa ao cadáver putrefacto; há uma série de "processos" a correr relacionados com assuntos graves mas periféricos face ao que realmente interessa a quem gosta de futebol: a (alegada) corrupção desportiva. Essa sim é que verdadeiramente importa apurar, condenar e castigar, porque será o corolário óbvio e justo de tantos anos de alarves vigarices. 

 - sabendo como funciona este estado dentro do Estado e conjugando com a corja parasitária que dá corpo a este centralismo bacoco e atrofiante que os políticos "de sempre" perpetuam e aprofundam, tenho ainda muitas dúvidas de que se permita que os bons e honestos possam ir até ao fim e levar os resultados do seu trabalho até às últimas consequências. Duvido mas não deixo de ter esperança e será talvez fundamental para o desfecho que todos nós façamos a nossa parte, divulgando, repetindo, provocando ecos sem fim de tudo o que se vai fazendo e com isso pressionando os outros sem-vergonha (governantes, políticos, juízes, polícias, etc.) a que se faça Justiça.
 


Do Porto com Amor,

Lápis Azul e Branco



3 comentários:

  1. interessante, concordo, filipe atrapalha se muito a pala de maxi porque tem de fazer a metade que falta ao uruguaio, Maxi esta se a tornar uma fonte de problemas para a defesa do porto com este tipo de jogo a SC. Militao nao esquecer que esta com o ritmo todo, nao esta propriamente no inicio da epoca. Quanto ao jogo foi o mesmo de belem e guimaraes e chaves, o desnorte completo depois do dois a zero e quando se tem de baixar a velocidade de jogo, CULPA?? SERGIO CONCEIÇAO. Todos percebemos qua a partir do momento que a equipa tem de baixar a velocidade o meio campo nao consegue fazer isso porque nao tem essa rotina e porque soliveira so tem meia parte nas pernas ainda, depois brahimi e daqueles jogadores que dificilmente ira para uma equipa de topo europeia, se calhar otavio fazia o lugar com melhor aproveitamento, corona ja nao passara daquilo tera sempre um lampejo ou outro mas nao passa da mediocridade sistematica, que o lampejo seja como no ano passado contra o braga fora.
    Penso que temos jogadores suficientes em quantidade e qualidade para ganhar o campeonato basta que SC deixe as teimosias, e que se deixe de proteger afilhados como hernani, fabiano e outros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vejo problema nenhum trazido pelo Maxi, antes pelo contrário. E até pode acontecer que Militão acabe na direita, mas não por insuficiência do uruguaio.

      É um facto que esta forma de jogar não "tem" como conseguir baixar o ritmo e controlar a bola, mas não é novidade e fomos campeões assim. É preciso (conveniente) evoluir e equilibrar mais a equipa para diferentes adversários e diferentes momentos do jogo, é isso que espero de SC esta temporada. Mas demora o seu tempo, até porque o próprio est(ar)á a aprender como o fazer.

      Eliminar
  2. Não jogamos ponta e o treinador parece não saber como dar a volta à situação.
    Terá de haver algo como na Vila da Feira no passado ano, para alguém dentro do plantel unir aquilo tudo e passarmos a jogar todos sempre no limite.

    Os 3 ultimos parágrafos são brilhantes. Como já me conhece e sabe que bastas vezes aquilo que escreve o comparo às exibições de Oliver, mas com sentimento, desta vez esteve à Brahimi, Herrera ou Marega dos bons dias.
    Militão também me pareceu craque. Que confirme a excelente impressão.

    ResponderEliminar

Diga tudo o que lhe apetecer, mas com elevação e respeito pelas opiniões de todos.