Sérgio Forever...

domingo, 26 de maio de 2019

Sérgio Forever...


... in our hearts. Portista convicto, trabalhador e dedicado à causa. Um de nós sentado no banco de treinador. Mas a questão também é essa: porquê ele e não qualquer um de nós?




Não estava a ser irónico. Das últimas coisas que escrevi ainda na fase regular deste blogue, foi este "O Porto de Conceição". Está lá quase tudo, para que não duvidem da minha sinceridade. 

Hoje, cerca de seis meses mais tarde e três troféus perdidos - sim, três troféus nacionais perdidos - sinto necessidade de actualizar o meu sentimento sobre Sérgio Conceição.

Recapitulando, o Sérgio chegou ao Porto após 4 épocas desastrosas que puseram bem a nu o declínio irremediável da liderança do Clube. Incompetência directiva a todos os níveis: desportiva, financeira e "bélica". Incapaz de travar os obrigatórios combates contra o Portugalistão em que vivemos, assistimos impotentes a vários campeonatos nos serem roubados sem se vislumbrar uma nesga daquele vigor que fez deste Presidente o melhor de sempre. Mas por agora não quero continuar por aí, volto a Sérgio Conceição.

Aceitou o complicado desafio (mas também a sua grande oportunidade de carreira) e deparou-se com a impossibilidade de fazer boas contratações (leia-se de jogadores feitos, que oferecessem garantias) e viu-se obrigado a recuperar um bando de proscritos e perdedores-natos para formar um plantel. Foi com eles que formou uma irmandade e construiu uma forma de jogar que surpreendeu tudo e todos, a começar pelo adversário de cada domingo. Nunca um futebol deslumbrante, mas quase sempre determinado e eficaz.

Surpresos mas logicamente felizes, os Portistas acorreram ao chamado e deram corpo a um imenso Mar Azul. Com altos e baixos ao longo da temporada, mas sempre com apenas e só aquele bando de renegados à sua disposição (mais duas ou três comissões jeitosas em Janeiro), Sérgio conseguiu o impensável em ano de desígnio nacional. Sérgio e os seus jogadores sagraram-se campeões nacionais e destruíram os sonhos de pe(n)ta da nação bafienta e corrupta. Foram demasiado fortes até para os árbitros sem-vergonha, graças àquele pontapé de Herrera.

Prestem atenção agora: foi Sérgio Conceição, SOZINHO com os seus jogadores, quem nos devolveu o título e liquidou o desavergonhado penta. Foi ele o homem, foi ele o líder. Ele. Falhou nas outras competições internas, mas venceu a mais importante - aliás, a única que interessava naquela temporada.

Fim de época, continuidade assegurada. Sem garantias de nada, uma vez mais. A tal ponto que esteve para se ir embora mesmo antes de começar. Mais umas trapalhadas e comissões a envenenar o seu projecto, mas lá resistiu e fez ouvir a sua voz. Baixinho.

O balão da superação esvaziou-se e os proscritos relembraram-nos porque o foram. E os perdedores-natos porque estavam no Clube há várias temporadas sem ganhar nada. Voltaram ao seu normal. Ainda assim, deu para cavalgar a onda da época anterior e fomos cumprindo a obrigação de ganhar jogos. Com os árbitros a apitar de forma igual para todos (porque assustados com a aparente ameaça que pairava sobre o estado lampião), chegamos à confortável vantagem que todos conhecemos e garantimos os oitavos da Champions. Tudo se encaminhava para mais uma temporada de sucesso. O que aconteceu então?

Muitos serão os factores e de várias ordens para explicar tudo o que se passou - e não tenho a pretensão de conhecer um décimo sequer - mas o que mais salta à vista é aquilo para que também sempre fui "alertando", mesmo quando ganhávamos: o nosso futebol nunca convenceu ninguém.

Ideia única de jogo, muito dependente da capacidade física dos jogadores, sem alternativas, sem planos de recurso. Futebol previsível e nada, nada entusiasmante. É isto que vejo como adepto e não adianta dizerem-me que não sei e não percebo nada da coisa, porque no final é isto que conta. É o que fica. Este ano, uma Supertaça contra o Aves. E três títulos muito mal perdidos. 

Se é inequívoco que o campeonato foi uma vez mais viciado a favor dos sem-vergonha, também não é mentira que tivemos uma vantagem à prova de vigaristas. Mesmo após aquela escandalosa expulsão perdoada a Bruno Fernandes em Alvalade antes do intervalo, ficamos com cinco pontos de avanço e a vantagem de receber os sem-vergonha no Dragão. Tínhamos de ter feito mais e melhor, porque depois desse jogo em casa, tudo ficou decidido. Já sem ponta de Justiça à vista, os árbitros voltaram a encarreirar e nunca mais permitiram que os sem-vergonha perdessem pontos.

Analisando os jogos decisivos, em especial contra lagartos e lampiões, falhámos quase sempre. A excepção foi mesmo a meia-final da Taça da Liga, porque este último a fechar o campeonato já não valia nada (e não jogamos nada também).

E o falhar aqui não significa ser inferior ao adversário, porque nunca o fomos. E, se calhar, isso ainda custa mais a digerir. Tendemos a dominar a maior fatia dos jogos e a criar mais ocasiões para marcar - mesmo a jogar "assim", lento e previsível. Falhar significa perder no final. Será tudo "culpa" da falta de eficácia? Não creio. Ter um ponta-de-lança de grande qualidade ajudaria muito, mas não resolveria tudo. E já nem consigo abordar a questão dos penáltis, começa a ser doloroso estar a ver o desfecho da meia-final verdes-vermelhos e pensar instintivamente "pronto, lá vamos nós perder nos penáltis". 

É este espírito derrotista e de impotência para ultrapassar o "destino" que se começa a apoderar do Clube (e não digam que a culpa é minha, ok?). É Sérgio o responsável por isso? Não. Mas também não foi capaz de o evitar, antes pelo contrário.

Já sei que sou apenas adepto e coisa e tal, mas em quase todos esses jogos fiquei com a sensação que o treinador não estava a ler bem o jogo, mais durante do que antes de começar. Acho até que tem dificuldade em reagir àquilo que o jogo vai pedindo. A gritante escassez de soluções no banco explica uma parte, mas não pode explicar tudo. Falta alguma coisa ainda.

Além disto, há também a questão da mentalidade. Por muito que se queira pintar de outra cor, a verdade é que esta equipa (nas duas épocas) nunca teve a mentalidade de entrar e esmagar os adversários, de marcar o primeiro e ir de imediato na busca do segundo. Ao invés, um estilo muito contemplativo, permissivo, que dá tempo ao adversário de superar as suas próprias dúvidas e começar a acreditar nas suas possibilidades. Não é um Porto mandão, incisivo, opressor. E isso conseguia-se mesmo sem craques, bastava ter a mentalidade certa!

O meu ponto? Adoro Sérgio Conceição, o Portista. Estou de pé-atrás com Sérgio Conceição, o treinador. Mas as lágrimas dele de ontem são também as minhas e são também por ele. Sobretudo de raiva, porque voltamos a ser melhores e a perder para uma equipa banal com mentalidade de distrital, sempre a fazer de tudo para se jogar o menos possível, com o habitual empurrão daquela triste figura com o apito na boca. Um nojo de equipa, bem à imagem do clube derrotado que sempre serão.

E então, deve ou não continuar no banco do Porto em 2019/20?

Um inequívoco sim. Porque neste momento é a pessoa em quem eu mais confio para defender o Clube do exterior e de si mesmo. De longe, diga-se. E não estou a ver que possa assumir outro cargo qualquer (havia de ser bonito), pelo que terá de ser no de treinador. E ainda acredito que vai conseguir.

No entanto, meu querido Sérgio, tens de evoluir e depressa como treinador. Alargar horizontes, estudar e testar outros modelos e perceber como e quais se podem aplicar aos jogadores que vais ter à tua disposição. O tempo escasseia, eu sei, mas que não te falte audácia. Se falhares, falha a tentar algo diferente! Não cedas perante a exigência daqueles reforços que consideras fundamentais e não aceites refugo comissionista. Ah, e já agora, contrata um bom psicólogo que nos ensine a ganhar nos penáltis, ok?



Sobre o Clube, vou esperar até perceber exactamente quem mente e quem fala verdade sobre a questão do Fair Play Financeiro, porque algo não bate certo e isto seria demasiado grave para ser tolerado. 



Do Porto com Amor,

Lápis Azul e Branco




22 comentários:

  1. concordo. esta tudo no texto, eu nao faria melhor. Realço no entanto a teimosia de SC e a sua pouca clarividencia emocional, o mandar sergio oliveira embora e ficar hernani, adrian, e coisas do genero nao lembra a ninguem. A equipa tem muita dificuldade em recuar , em guardar a bola, herrera e otimo a andar por todo o lado mas defende mal, e pouco agressivo por isso alguns treinadores neo o metiam, teles e bestial nas bolas oparadas mas a defender e um passador es+pecialmente quendo tem um inenarravel brahimi a frente. PERDEMOS PELOS PADRES, POLITICOS, JUIZES E AFINS MAS TAMBEM PORQUE SERGIO CONCEIÇAO E UM LIRICO COMO TREINADOR, foi assim no braga onde perdeu uma final de taça nos penaltis depois de estar a ganhar doia a zero, essa dos penaltis ..... algo tem de mudar no seu staff, falta algo ali. PROXIMO TREINADOR DO PORTO FOLHA, SC NAO TEM CONDIÇOES E ELE SABE O MELHOR QUE NINGUEM, NAO E TREINADOR PARA FICAR MAIS DE DUAS EPOCAS SEJA ONDE FOR.

    ResponderEliminar
  2. Antes de mais, saúdo o regresso dum dos melhores blogs da praça. Sobre Conceição, não me vou alongar muito. É uma decisão para os portistas. Eu agradeço a sua participação quer como treinador do Braga quer do Porto nas recentes conquistas do Sporting. Nunca gostei dele, nem como jogador, sempre o achei um dos maiores bluffs do futebol português, um autêntico produto de marketing (fiquei furioso quando se levantou a hipótese de jogar no Sporting na era Fernando Santos) nem como treinador. Não gosto da sua personalidade. Há quem goste e o ache transparente e frontal, eu acho que não passa dum labrego sem educação. Também tínhamos um destes no Sporting, adorado pelos mesmos motivos, mas felizmente foi destituído no ano passado.
    Sobre o post e o Sporting ser uma equipa derrotada, só posso concluir que azia não passou e para isso há Ren(an)nie! O Sporting é tudo menos uma equipa derrotada, tem uma grande força mental! Faça o seguinte exercício: quantos jogadores do Sporting entravam no 11 do Porto? No máximo 3, Bruno, Mathieu e Bas Dost (o da época passada). É uma equipa inferior, com limitações e que as reconhece e que joga com as armas que tem. Não pode criticar as “passadeiras vermelhas” nos jogos do Benfica e querer que o Sporting faça o mesmo. Temo que esse fosso qualitativo vá aumentando sem o dinheiro da Champions.
    A verdade é que numa época difícil, sem uma pré-época em condições ganhamos 2 taças e com as 4 melhores equipas nas meias-finais e isso tem valor. É uma atitude de quem quer vencer. Ficamos contentes e presumo que os portistas também estejam com uma época à Porto, segundo palavras do Conceição, em que quase ganharam tudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei onde é que me leste a dizer que o Sporting não ganhou com mérito. Há muitos caminhos para chegar ao mesmo sítio, o pequeno Sporting faz como pode. Tem esse mérito, mas é o caminho dos cobardes, daqueles que sacrificam princípios para chegar à vitória. Recusam-se a jogar o desporto pelo qual entram em.campo, metem-me nojo. Vermelhos e verdes, dois lados da mesma moeda. E fico muito contente por não perceberem o valor do Sérgio. É um "labrego" que vale mais que 1 milhão de lagartos e viscondes. Para o ano há mais.

      Eliminar
    2. Eu também não utilizei a palavra mérito. Apenas quis fazer que não é um clube derrotado como vem no post. Não entrou derrotado, mesmo sendo inferior. Teve essa força mental. Mas as 1ªs partes quer ontem quer na final da taça da liga são equilibradas. Nas 2ªs partes foram um massacre, é verdade. É impressionante a disponibilidade física dos jogadores do Porto...
      Eu dou valor ao Sérgio. Tem estado em quase todos os mais recentes troféus do Sporting. :)

      Eliminar
  3. Um clube que desde 1974 ganhou 5 campeonatos é o quê?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Melhor do que o Liverpool que já não é campeão inglês há 29 anos e de forma alguma vejo o Liverpool como um clube derrotado.

      Eliminar
    2. eh pah ja chega a ndas cheio de leite e com a juda do arbitro la te safastes, lisboa esta euforica , vamos a ver se o teu es+porting se contenta com agora ganho tres ou quatro e va la ganhas uma taça de vez enquando, exatamente como no tempo da outra senhora. Por agora e o clube queixinhas que ao contrario do que o varandas diz tem poucos principios pois fez de tudo para desestabilizar SC que e bem facil de desestabilizar. JOGA A BOLA PAH, SEM LEITE LEVASVAS 3 OU 4

      Eliminar
  4. Tondela e Herrera, fizeram dos tais jogadores que diz que são tralha, campeões nacionais.
    Como descreve o lagarto umas linhas acima, quantos jogadores do Sporting caberiam nesta tralha? Ele diz 3, eu arriscaria nenhum. Se Mathieu é melhor que Militão ou Pepe eu vou ali e já venho. Bruno Fernandes é mais árbitro que jogador, embora com um potente remate. Dost, enfim.
    No entanto o tal grande Sérgio Conceição que se recusa a cumprimentar Varandas e saúda todos os corruptos que estavam naquela tribuna e que mantêm o Polvo, perdeu duas finais para esta equipa miserável.
    Além disso, 7 pontos de avanço em Janeiro e recebendo os rivais, oh caro Lápis, nem o Peseiro seria capaz de tal proeza. Tentar colocar a porcaria num ventilador para atingir as vitimas habituais, é continuar a ver lágrimas da derrota, quando estamos habituado a chorar apenas nas vitórias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Curioso que na comparação de Mathieu com os centrais do Porto ter deixado de fora aquele que foi a opção n°1 de Conceição para o eixo defensivo. É uma crítica a Sérgio Conceição? É que Felipe é bem inferior a Pepe ou Militão.

      Eliminar
    2. Não tem nada de curioso Verde Protector. Felipe é o pior dos 3 do F. C. Porto, mas em comparação com Mathieu é muito superior no corpo a corpo, na velocidade, no jogo aéreo e só perde na construção. Mas não fique avespinhado, pois Mathieu é das poucas coisas boas que o Sporting ainda tem.

      Eliminar
    3. Não fiquei de forma alguma abespinhado. Presumo que era isso que queria ter dito. Quando nem Bruno Fernandes tem lugar no 11 do Porto, não preciso de acrescentar muito mais. Felipe é menos rápido do que Mathieu, tem pior posicionamento, é muitíssimo inferior tecnicamente, mas ganha na quantidade de “sarrafadas”que dá sem ser punido disciplinarmente.

      Eliminar
    4. Não dá para disfarçar de onde sou. Continuo com orgulho a trocar os Bês pelos Vês.
      É verdade, não considero que Bruno Fernandes tenha lugar no Porto. Se deixar de ser árbitro, tiver mais intensidade e evoluir qualquer coisinha, talvez lá chegue. Mathieu faleceu para o futebol de 1ª divisão há já 4 anos, Felipe só para lá foi agora. Vamos ver como se porta.

      Eliminar
  5. É duro ler de um Sportinguista, que os portistas estão muito contentes com Sérgio Conceição e numa época em que quase ganhamos tudo.
    E como há portistas que merecem ler isto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que escrevi exclui-me de grupo dos muito contentes, pelo que quem estiver que lhe explique porquê. Not me.

      Eliminar
    2. O caro Lápis pode ter os seus ódios de estimação, mas não me arrogo ao direito de julgar que sou mais Portista que a sua pessoa. Que fique uma vez mais bem claro.

      Contudo.... " foi Sérgio Conceição, SOZINHO com os seus jogadores, quem nos devolveu o título e liquidou o desavergonhado penta. Foi ele o homem "
      Olhe que não, olhe que não. E aqueles jogadores não são (eram) só tralha.

      Eliminar
    3. Divergimos, saudavelmente, como sempre.

      Eliminar
  6. Em relação ao artigo concordo em quase tudo.
    Em relação ao Fair Play Financeiro não percebo a polémica dos ultimos dias, o Fair Play financeiro sempre esteve previsto acabar na época 2019-2020.
    Por uma pesquisa encontram-se muitas noticias de 2017 a dar conta disso.
    https://24.sapo.pt/desporto/artigos/fc-porto-sob-vigilancia-ate-2020-apos-falhar-fair-play-financeiro-da-uefa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A polémica só o será se não tivermos cumprido o FPF neste exercício.

      Eliminar
  7. De outras paragens mas está tudo aí.

    "- Ganhar duas Taças à equipa do excelso bajulado, quando em Agosto essa equipa nem sabia se tinha equipa para competir...teve que arranjar jogadores a martelo e e ainda mudou de treinador no decorrer da época...

    - Uma equipa de rastos...na justiça...no 4º lugar do campeonato a 7 pontos da equipa do excelso bajulado e isto já em Janeiro deste ano...que muda de treinador e consegue ser campeã...e ainda lhe ganha os 2 jogos, mesmo a jogar com 10 num dos casos...

    Como é que eles não haveriam de fazer campanha para a continuidade do excelso bajulado??? Não são burros..."

    ResponderEliminar
  8. Olá Lápis,

    mais um post na qual eu me identifico totalmente. Totalmente de acordo!

    Espero que de futuro tenha mais disponibilidade para "reservar" algum tempo a este espaço. É muito agradável ver os seus posts, pois como disse, identifico-me muito com o que por aqui se escreve.

    É engraçado, pois muitos espaços de opinião (blogs) muito assertivos, desde o final do ano passado ficaram, digamos em Standby. Acredito que exista muito menos disponibilidade das pessoas...
    Só espero que não seja nenhum "acordo" com o clube, pois todos sabemos, que o muita coisa esta mal no futebol português, mas infelizmente isso também acontece no nosso clube (direcção).

    Abraço e bem haja!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maurício, obrigado pelas simpáticas palavras.

      Só posso falar por mim, foi um misto de falta de tempo e de paciência. E se alguma coisa mais, foi por desacordo com o Clube :)

      Um abraço Portista

      Eliminar

Diga tudo o que lhe apetecer, mas com elevação e respeito pelas opiniões de todos.