Gala Do Porto com Amor 2018

segunda-feira, 2 de julho de 2018

Gala Do Porto com Amor 2018


Boa noite, senhoras e senhores, meninas e meninos, Portistas e comissionistas: sejam muito bem-vindos a mais uma edição da GALA DPcA, o mais ilustre e glamorous event blogosférico de atribuição dos prémios de temporada aos jogadores do plantel profissional do nosso FC Porto

Como é tradição nesta gala, serão distinguidos não apenas os melhores mas também os piores e nas mais diversas e inesperadas categorias. Quem se notabilizou pelas boas acções levará para casa o prestigiado Pedroto e quem só deu nas vistas pelo odor nauseabundo das suas compostagens, fica marcado para sempre com o odioso Lorpetegui.



 
Simbolicamente realizada no dia em que se iniciam os trabalhos da nova temporada, vamos sem mais demoras proceder de imediato à entrega dos galardões 2017/18:



 PEDROTOS



Jogador do Ano DPcA: Marega!

O nosso black swan superou toda e qualquer expectativa e afirmou-se como um jogador de qualidade e, neste contexto específico, o jogador mais valioso do plantel. Bem esteve o treinador, ao perceber que poderia (e deveria) alicerçar grande parte do jogo colectivo nas suas potencialidades; e o próprio, ao permitir-se voar até altitudes até então apenas imaginadas (ou nem isso). Estou realmente curioso para ver como será a segunda temporada: conseguirá manter o nível? The bets are on...

Outros Nomeados: Alex Telles, Brahimi



MeC do Ano DPcA: Brahimi!

Dividiu com Marega o topo da classificação de "Melhor em Campo", mas acaba como o escolhido não apenas por uma questão de repartição do bem pelas aldeias, mas sobretudo por ter conseguido a época da maior consistência no Dragão, tanto em quantidade (maior número de jogos) como em qualidade (MeC). Se tiver sido a última, sai em grande. Antes assim, porque ele merece e nós também.

Outros Nomeados: Marega



Bibota do Ano DPcA: Aboubakar!

O homem sobre quem disse cobras e lagartos após o próprio ter dito cobras e lagartos do Clube, meteu o tambor ao saco e regressou onde não queria. Teve a capacidade para engolir o passado e reinventou-se no Dragão, registando uma primeira metade da temporada de grande nível que, no final, lhe chegou para ser o goleador-mor da equipa.

Outros Nomeados: -



Revelação do Ano DPcA: Sérgio Oliveira!

O "meu" menino correspondeu finalmente à qualidade que arrasta consigo desde sempre, porque foi capaz de lhe adicionar intensidade e regularidade. Deixou a batuta no balneário e tratou de tocar com a orquestra como os demais, às vezes carregando o piano. O azar de Danilo foi a sua sorte, mas daqui em diante aposto que cabem ambos na equipo. Prove me right, will you my boy?

Outros Nomeados: Marega, Ricardo, Dalot



Prémio do Adepto Lápis do Ano: Herrera!

Na época passada brindei-o com um Lopetegui, "La Cucaracha do Ano", justíssimo, diga-se. Pedi vezes sem conta a sua venda, empréstimo, doação e até pagar para ficarem com ele... e chegou o momento do reckoning. Não que tenha mudado diametralmente a minha opinião sobre o seu futebol, mas de uma vez por todas rendi-me à sua entrega e - por uma época que seja - ao impacto decisivo que teve na conquista do campeonato. Conforme já escrevi antes, pase lo que pase, será para sempre um dos nossos. E se for noutro lado, no worries :)

Outros Nomeados: Marega, Ricardo, Sérgio Oliveira, Marcano



Prémio "E depois do Adeus" do Ano: Marcano!

Mais uma das minhas vítimas favoritas (há dois anos atrás), já na época passada o tinha reabilitado ao distingui-lo como "Jogador do Ano". Desta vez não terá feito o suficiente para ser o melhor, mas ainda assim completou mais uma época de muito bom nível e vai, indiscutivelmente, deixar saudades. Foi atrás da sua segurança futura e fez muito bem. Agradecido pelo que cá deixou. Aquele abraço, Iván!

Outros Nomeados: Ricardo



Personalidade do Ano DPcA: Sérgio Conceição!

O galardão que menos explicação requer, por tudo o que já fui escrevendo ao longo dos meses. Trata-se apenas de o elevar em definitivo à galeria dos notáveis do Futebol Clube do Porto. Done.

Outros Nomeados: Francisco J. Marques




LORPETEGUIS 



Flop(etegui) do Ano DPcAAndré André!

Um jogador que já vinha a "ameaçar" afundar-se, fez ainda "melhor" e atirou em queda livre para o abismo dos pesos-mortos. Teve oportunidades, teve companheiros lesionados para substituir, mas nada "lhe pegou". É provável que tenha mais uma chance de azulebranco, mas talvez seja mesmo a última. 'Bora agarrá-la?

Outros Nomeados: Layún, Waris, Paulinho



Prémio DPcA "O Que É Que Estou Aqui a Fazer?"Hernáni!

Enviamos um formoso questionário ao jogador com esta única pergunta. Aguardamos resposta, se puder ser, na época que hoje começa...

Outros Nomeados: André André, Waris, Paulinho



Contratação do Ano DPcAVaná!

O prémio é do exclusivo "mérito" de quem o contratou, aqui muitíssimo bem representado pelas costas largas da impessoal SAD do FC Porto. Nada a apontar (em nenhum sentido!) ao jogador.

Outros Nomeados: -



Estão entregues os galardões, parabéns aos Pedrotos e shame on you, Lorpas. Fechamos com o momento solene da noite, o Hino:




E assim damos por encerrada esta gloriosa gala, mas não desesperem porque para o ano há mais. Por agora, vamos ao trabalho!



Do Porto com Amor,

Lápis Azul e Branco



1 comentário:

  1. Não tem o que dizer. Quase unânime! Acrescento que Sérgio Oliveira fez por merecer um lugar nessa seleção que agora volta a casa... que esta época nos traga tantas ou mais alegrias!

    ResponderEliminar

Diga tudo o que lhe apetecer, mas com elevação e respeito pelas opiniões de todos.