A Conspiração dos Sérgios

domingo, 26 de agosto de 2018

A Conspiração dos Sérgios


Eu sabia. Eu sabia que tinha de haver outra razão para lá da merecida preguiça de férias para ter decidido adiar a crónica do jogo do Jamor e condensá-la na do jogo de hoje no Dragão. Eu sabia.




Isto de ser doentinho pelo Clube, antecipando a descida rumo ao paraíso só para parar a meio, no inferno, e ver o jogo do Porto, tem que se lhe diga. Fui, vi, sofri, injuriei e finalmente - sem saber bem como - festejei aliviado. Ainda não era dessa - à segunda jornada - que iríamos desperdiçar pontos, o que somado ao facto de se tratar de uma deslocação que se tem tornado complicada, poderia dar alento e aumentar a crença de que devagar, devagarinho, lá íamos indo. Só que...

Só que, o que se passou no Jamor - corrijo, o que eu vi no Jamor - foi pouco menos do que assustador. A equipa escolhida do plantel campeão nacional, descontando dois ou três titulares essenciais desbaratados sem eira nem beira, teve um comportamento muito preocupante para o muito que se segue. 

Mesmo com a sorte do jogo a soprar na nossa direcção, fomos incapazes de guardar uma confortável vantagem de dois golos, fruto de uma gritante incapacidade de controlar a bola e o jogo rápido do adversário (um bom adversário, diga-se, mas a lutar por uma época tranquila e pouco mais). O lance do segundo golo (estou ainda no Belenenses-Porto, ok?) é simplesmente uma inadmissível sequência de erros grosseiros, individuais mas também colectivo e sintomática de uma equipa à deriva, sem confiança no seu plano de jogo.

Como sabemos, no final tudo acabou em bem. O VAR deu-nos um penálti, da mesma maneira que tinha dado um ao adversário, e Telles teve a classe necessária para marcar o golo da vitória. Os três pontos foram para o Dragão, mas o amargo de boca ficou. 




Fast-forward para esta noite desconcertada no Dragão, frente ao até então sem-pontos Vitória de Guimarães. Em teoria, um adversário na mó de baixo, presa ideal para mais uma festança em família com a casa cheia. Mesmo onze da semana passada (...) e vamos a isso. 

Uma primeira parte sem grandes coisas para contar, para lá de um golaço de Brahimi e de um inacreditável erro da arbitragem ao validar o segundo golo ao estreante André Pereira, claramente em fora-de-jogo. Sim que a equipa esteve longe de ser brilhante, mas nem assim encontro respaldo para as "francas" declarações do treinador no final, ao carregar na tecla de que já na primeira parte as coisas não tinham estado bem. Não tinham, é certo, mas em que primeira parte desta época já estiveram? Houve assim uma quebra tão acentuada face as anteriores para merecer esse destaque? Não creio.

Quem assistiu, de forma privilegiada como Sérgio Conceição o fez, à segunda parte tenebrosa da sua equipa, só tem é de relevar o que aconteceu na primeira. O descalabro começou na burrice infantil de outro Sérgio, o Oliveira, que tal como na jornada passada, foi de longe o pior em campo e nem assim o treinador teve a inteligência de o mandar tomar banho mais cedo (muito mais cedo). Sim que as lesões alteraram os planos, mas mesmo ANTES delas já se justificava a "expulsão" do médio - demasiado fraco para jogar (para ser convocado) no Porto nesta forma actual. 

Acreditem ou não, uns 10 segundos antes da burrice que deu o penálti e consequente 2-1, já eu pensava para mim mesmo que ia dar asneira da grossa. É que não é preciso muito mais que dois olhos e uns anitos a ver futebol para o intuir. E já vinha do Jamor, insisto. Num meio-campo assente em apenas dois jogadores (Otávio é um "extra", não vem de "série"), quando um deles simplesmente não rende, tudo se tende a desmoronar.

[Para quem não me lê há pelo menos uma época, esclareço que sou um dos "fãs" de Sérgio Oliveira, um dos poucos que nunca deixaram de acreditar que ainda poderia "dar jogador", como tal sinto-me perfeitamente à vontade para agora escrever o que escrevo]

Compreendo, até certo ponto, o dilema do treinador, quando olha para o banco e não vê nem um jogador com o "perfil" adequado para substituir Oliveira e pedir-lhe que assuma as mesmas tarefas; mas caramba, há um limite que se traça quando o "original" passa a comprometer a equipa lance após lance defensivo: aí, não tendo cão, é mesmo preciso ir ao saco de gatos e confiar que um deles acabará a latir.




Os outros dois golos sofridos foram exemplos do descontrolo e da desorganização que reinava na equipa. Vários erros individuais nas marcações e no posicionamento, dificuldade em reagir, incapacidade para deter a bola e/ou os adversários. Como se explica isto, em jogadores com a experiência de Maxi (falhou hoje e no Jamor)? Ou Felipe, que desde que soube que ia à Canarinha só tem metido água? Ou? Ou? Ou?... 

Claramente, a equipa não está bem. Hoje, mal saiu Brahimi, o nosso íman de estimação, a equipa encolheu-se e perdeu a direcção da baliza adversária. Não por o argelino ser peça-chave no jogo colectivo, mas precisamente por ser peça-chave (e quase única, por estes dias) para individualmente manter uma mão cheia de adversários em sentido permanente. Sabendo-se da Maregodependência da época passada e da actual correspondente "ressaca", perder também Brahimi parece resultar no esmigalhar completo da equipa, perdendo o sentido colectivo e a necessária coesão para um bom funcionamento.

E por mais voltas que se dê - algumas bem justificadas, como a ausência de reforços, dignos do nome, para no mínimo compensar as saídas - é mesmo a Sérgio Conceição que devemos pedir explicações. O que se passa com a equipa, dentro da equipa, que possa explicar estas duas exibições tão, mas tão fracas?

Mais, o que se passa com o próprio treinador, que no Jamor tão mal mexeu na equipa? Má leitura do jogo? Achar que não tem soluções melhores no banco para o que pretende? Difícil de descodificar. Inegáveis são os factos. Por duas vezes a ganhar por 2-0, deixámo-nos empatar já perto do final. Na primeira, conseguimos vencer. Nesta segunda, acabámos inapelavelmente derrotados.

Parece-me que há uma conspiração momentânea dos Sérgios, ou melhor, contra os Sérgios. Os astros, os administradores e os adversários, todos se conjugam em conluio para lhes tramar a vida. E os pobres, atraídos pela luz brilhante, acabam por lhes fazer a vontade. Deixam-se levar, perdem o Norte e acabam a decidir mal, dentro e fora das quatro linhas. 

A solução? O reequilíbrio. Parar para analisar e pensar. Reflectir. Concluir e depois fazer de acordo. Pode cair bem no goto do adepto aquela postura frontal e coisa e tal após a derrota, mas na verdade de pouco vale se a seguir não se for ao fundo das questões com o objectivo único de as resolver. 

Esta equipa joga pouco futebol. E quando não tem a bola, parece não saber o que fazer, o que ainda assusta mais. Acredito que esteja tudo relacionado, faz sentido que assim seja. Mas já é tempo de encontrar o caminho, outro caminho e de o percorrer. Antes que seja tarde demais. 

Em simultâneo, continuar "irredutível" a fazer ver à direcção que faltam jogadores de qualidade para várias posições. Mas ir fazendo pela vida com os que cá estão, just in case. Assim é muito pouco. Assim não chega.




Notas DPcA 

(por ordem cronológica)


Dia de jogo: 19/08/2018, 18h00, Estádio do Jamor, Belenenses SAD - FC Porto (2-3)


Nota (7)Alex Telles, Herrera 

Nota (6): Iker, Diogo Leite, Otávio (<73'), Brahimi (<81'), Aboubakar, André Pereira (<64') 

Nota (5): Maxi, Felipe, Óliver (>73'), Corona (>64')Hernáni (>81')

Nota (4): Sérgio Oliveira

Sérgio Conceição (5)

Ganhou, é um facto, mas foi por pura sorte. Foi um tal de Capela que o safou, que nos safou do empate, já em plenos descontos. Não se compreende como é que uma equipa que recebe uma oferta adversária e se apanha a vencer por dois logo no recomeço da segunda parte, se deixa depois voltar a empatar já perto do final. Um autêntico hara-kiri de que o treinador tem de ser o principal responsável. 

Não compreendi a "bondade" das duas últimas, não só pelos "nomes" mas pelos respectivos momentos que o jogo atravessava. Creio que cada uma delas contribuiu para agravar o estado da nossa equipa, sobretudo por subtrair Otávio e Brahimi ao jogo, mantendo o morto-vivo Oliveira nas quatro linhas. Algo vai mal na cabeça de Sérgio (ou na minha).


Outros Intervenientes:


Outro bom jogo deste Belenenses de Silas contra nós, nomeadamente na forma como alterou a equipa durante o jogo. Destaque natural para Fredy, mas houve mais quem desse nas vistas.

Vi o jogo apenas no estádio e poucas repetições dos lances críticos à posteriori, mas fico com a ideia de que houve uniformidade do VAR no critério das grandes penalidades. Não que sejam lances iguais, mas o princípio subjacente parece coerente. Na minha forma de ver futebol e interpretar as leis, não marcaria nenhum deles, o que também me sugere haver proximidade entre os dois lances. No restante, foi Xistra.






Dia de jogo: 25/08/2018, 21h00, Estádio do Dragão, FC Porto - Vitória SC (2-3)


Nota (7): Brahimi (<51')

Nota (6): Telles, Otávio, Herrera, Aboubakar (<62'), André Pereira 

Nota (5): Maxi, Diogo Leite, Felipe, Óliver (>74'), Marega (>62')

Nota (4): Sérgio Oliveira

Nota (-): Corona (>51') (<74')

Sérgio Conceição (4)

Mesmo filme, final diferente: desta vez foi de terror. Indo directo aos assuntos, porquê manter Oliveira em campo para lá dos 50 e poucos minutos, de tão flagrante que já era o seu desacerto e falta de pulmão? Porquê retirar Aboubakar do jogo, fosse a troca por quem fosse (sim, sofremos três golinhos desde a sua saída)? 

O que explica esta fragmentação da equipa nos últimos trinta minutos dos encontros? Questões físicas? Mentais? E por que motivo temos sido fustigados com tantas lesões musculares, desde a Supertaça até agora? Não haverá aqui um padrão de treino com urgência de revisão? Muitas perguntas sem resposta (conhecida). Veremos o que se segue.


Outros Intervenientes:


Não sou capaz de alinhar no discurso dos parabéns a este Vitória de Luís Castro, que pelo que vi pouco mais fez do que aproveitar as escassas ocasiões que teve e depois resistir com a ajuda de todos os santinhos. Teve a sorte do jogo, depois de ter sido severamente prejudicado num golo pela arbitragem ausente. Não lhes tiro o mérito da resiliência, mas não me atirem com "vitórias justas" porque não foi o caso. O empate era o mais correcto.

Gritante o erro da validação do segundo golo, o de André Pereira, que depois se veio a saber devido a não ter havido VAR durante meia-hora. Coisas do arco da federação, já se sabe. Uma vergonha. O suposto penálti sobre JCT seria forçadíssimo, houve contacto mas de "ponta com ponta", nada que o derrubasse, acho acertada a decisão. Outros lances não posso comentar, porque não pude rever ainda.

- - - - - - - - -



O Twitter, ah o Twitter. Quem acha que não há nada pior do que uma derrota caseira, que experimente navegar pelo pássaro azul nos momentos subsequentes. É vê-los, aos baluartes do portismo, a disparar alarvidades de todo o feitio e em todas as direcções. O meu top 10, injusto pelos outros 10 que mereciam igualmente estar na lista, mas enfim, a vida é tramada:

1) Pronto, já vêm (ou veem, FJM?) os abutres, os portistas de merda, criticar logo à primeira oportunidade [medalha de ouro, every time]
2) Agora é que temos de estar todos juntos, somos todos importantes, mar azul, sieg heil
3) A SAD é que é uma merda
4) Não, o treinador é que é uma merda
5) Não, não, os jogadores é que não valem nada: menos o André André e o Tozé, que faltinha nos fazem
6) E os gajos que comem pipocas no estádio? A culpa é deles, claro. Mais dos que saem antes de acabar, traidores!
7) Grande Vitória, derrota justíssima (mesmo perante stats que escancaram o oposto)
8) Isto sem o Marega não vai lá!
9) #MeteOMarega (e o Óliver)
10) Isto nem com o Marega lá vai!

Enfim, já desabafei também. Vou regressar às minhas férias. 



Não vou, não, que isto não se evapora assim. Amanhã vou passar ainda mais tempo dentro do mar salgado, diz que desincha mais rápido. Depois confirmo.



Do Porto com Amor,

Lápis Azul e Branco




28 comentários:

  1. so nao ve quem nao quer ver. SC o mestre esta claramente em guerra com uma direçao amorfa como o seu presidente, Obvio que precisamos de 2 medios a serio mesmo , mas dos caros, obvio que jogamos pouco futebol qunado nao nos deixam correr sem parar, obvio que a capacidade fisica dos 2 do meio campo nao da para tudo. Agora reparem nas aquisiçoes desde que SC ca esta, nenhuma serviu, o jose pedro esta na B, o maxi que rebentou continua a jogar, o Militao esta aonde? ah o SC o mestre precisa que ele perceba o espirito, que fazem o hernani e o fabiano no grupo, sao os bufos de SC?, e chidozie? Gonçalo pirou se porque? e inferior ao desconcentrado e mimado abou? O oliver nao joga quando entra e nao estara farto de banco um jogador de 20M? O corona esta a fazer o que no plantel? AMIGOS S RODINHA CHEGA PARA GANHAR UM CAMPEONATO, UMA TAÇA, MAS NAO CHEGA PARA SE ESTAR A FRENTE DE FORMA PERMANENTE, UMA APOSTA QUE SC VAI PERDER O CONTROLE DA SITUAÇAO E SAIRA PELO SEU PE ANTES DO NATAL?? CLARO QUE SEMPRE COM A FRANQUEZA DA TRETA, A RANQUEZA PARA SE TER BOA IMPRENSA. MAS OU SC MUDA ALGO NA SUA MANEIRA DE ORGANIZAR AS EQUIPAS OU NUNCA PASSARA DE UM TREINADOR DE OCASIAO, o chamado treinador de abanao.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não está a sugerir que SC está disposto a sacrificar pontos para guerrear a SAD, certo? É que seria ridículo...

      Já o sair pelo próprio pé, nunca se sabe. É o preço de ter um homem impulsivo como treinador, em vez de um sonso qualquer.

      Quanto ao resto, não esperava menos de si numa altura destas :-) Tenha calma que ainda muita água correrá debaixo da ponte rumo a este Mar Azul.

      Eliminar
    2. Seria ridículo, mas revelador do carácter do treinador.

      Eliminar
    3. Se o treinador de sua graça fosse Jorge Jesus, o que é que o caro Lápis estaria a pensar?
      Não lhe passaria pela cabeça um tal Aves - Sporting ou quiça um Maritimo - Sporting?

      Eliminar
  2. “aí, não tendo cão, é mesmo preciso ir ao saco de gatos e confiar que um deles acabará a latir.” Ou ter um plano para atacar ao arranhão em vez de à mordidela, uma vez que há gatos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certo, falta saber se o homem está preparado para treinar mais do que uma espécie de bicho.

      Eliminar
  3. Caro Lápis, se formos a ser honestos com a nossa inteligência, o Vidente-Mor acaba por ter muitissima razão!
    Dos reforços que SC tem á disposição - e aqui não vale a pena entrar na discussão se são bons ou flops - SC ainda não pôs nenhum em campo, pelo menos em jogos oficiais! E mesmo assim pede mais e mais á SAD!
    E já agora, tal como uma andorinha não faz a primavera, uma derrota não nos tira do titulo, mas que os ares desta carruagem ainda a sair da estação, não são os melhores...

    E depois a impulsividade do nosso treinador... Uma coisa é ter personalidade, outra é ter nervoso miudinho. Precisamos de serenidade, não histerismos pacóvios!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente, continuamos à espera de ver Militão e companhia a jogar.

      Eliminar
    2. Ora bem, reforços são aqueles que reforçam, concorda? Até ver, conto 4: André Pereira, Diogo Leite, Militão e Mbemba. 2 titulares, um lesionado e outro por estrear porque os titulares têm estado bem. O resto foi devolvido, confirmando que apenas serviu para encher o bolso a alguém. Era o que faltava o treinador por a jogar quem acha que não tem qualidade para estar sequer no plantel.

      Quanto à personalidade, já se sabia e sim, também acho que deve ser domada. Mas foi com ela (e muito graças a ela) que impedimos o penta da treta, confirma?

      Eliminar
  4. Por razões de trabalho não vi o jogo, mas nem foi preciso, bastou ler o nossos blogs pra saber.
    Sérgio Oliveira devia ter ficado no balneário no intervalo do Belém-FCP e por lá ficado até hoje.
    Conseguiu a proeza de ser o pior em campo em dois jogos consecutivos.

    Aboubakar também tem sido menos um na equipe, portanto andamos a jogar com apenas 9 jogadores desde Belém.
    Com o Oliveira à frente da defesa, a defesa está literalmente indefesa.
    Fêz a sua única grande época na última época, agora voltou ao seu normal, um jogador mediano com pinta de craque.
    É triste, mas basta qualquer timeco pressionar o FCP que a indefesa defesa deita água pra tudo o que é lado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho de concordar... por agora. Para mim foi quase milagre aquela dupla ter resultado durante tanto tempo, falta um Danilo na equação. A defesa é outra conversa, nenhum dos 3 “veteranos” está ao seu nível e o puto... é puto.

      Eliminar
  5. O vidente mor tem toda a razao no que Diz e EU ate iría un pouco máis longe, Sergio corre o risco de ser botado por incompetente, estás lesoes musculares Nao sao normais,sao meses e meses sem poder contar con os os jogres.Ja chega ,Nao vejo evolucao treina o Porto da mesma forma que o Guimaraes ou o braga
    Bye bye.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só alinho na dúvida quanto às lesões, é de facto algo que deve ser investigado pela equipa técnica

      Eliminar
  6. Precisa de 2 medios para que? Para os por a correr atrás de 4 ou 5 q estao sempre em superioridade numérica? Temos Bons jogado no meio más Nao jogam,estao no banco ou na bancada.Sergio vai embora e leva o Marega contigo pf.

    ResponderEliminar
  7. Este plantel é muito fraco e sem soluções. Falando sem a cegueira da clubite e vendo a realidade reconheçamos que não temos equipa para sermos campeões e deixemos de nos enganar. Quando dizem que não há dinheiro para reforços eu discordo: há é uma gestão danosa perante a qual ninguém é responsabilizado. Então este ano não ganhamos quase 90M com a entrada na LC, com as vendas que fizemos e com o dinheiro da altice? Agora desbaratar dinheiro comprando jogadores para a B e cepos para a A que nem um jogo fazem e deixando sair outros a custo zero porque atempadamente com eles não renovaram, isso sim é que é caso para serem pedidas contas a quem de direito. Infelizmente estamos na era do FCPinto da Costa e não do FCPORTO pois a maioria dos sócios anda com lentes dedistorcidas e quando olha para ele vê o que ele era no inicio e não o incompetente amorfo ultrapassado e acomodado em que se tornou. Por isso aguentemos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, aguentemos, a gestão continua a mesma de sempre e continuará enquanto não houver opções a concorrer nas urnas. Mas o plantel não é assim tão fraco, aliás creio que com 2 bons reforços será melhor que o do ano passado.

      Eliminar
  8. Ora viva caro Lápis, também estive no Jamor Domingo passado e a prestação da Equipa no jogo de ontem demonstrou que o que aconteceu contra o Belenenses não foi apenas um dia mau com a agravante de desta vez termos perdido o que me obrigou a tomar uma dose reforçada de chá de Camomila para acalmar.

    A continuação de óptimas férias.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  9. Como boa fotocópia de JJ, Sergio Conceição só ficará satisfeito com 26 ou 27 contratações e tudo para nem calçarem.
    Poderão os do costume vir com o paleio da SAD. Já cansa. Mimos só aos bébés.
    Desbaratou-se dinheiro em centrais , laterais, que Sérgio exigia e o treinador nickles.
    Fica-se pelos "elogios" a todo o plantel dizendo que não têm categoria para a camisola.

    Leva uma banho do Silas e já quer o defesa esquerdo dele. Agora até o perdedor nato Luis Castro lhe dá uma ensaboadela. Perde dois criativos que jogam para a frente por lesão e quem coloca em campo? Oliver, que só joga em marcha-atrás.
    Fodassssssssss. Qual o objectivo de Sergio Conceição?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Impossível rebater, de tão distorcido...

      Eliminar
    2. Esteve no Jamor e pelo que li da sua crónica...
      Estivemos no Dragão e...... onde distorceu?
      Eu sei, gostou muito do Oliver, como sempre.

      Eliminar
    3. Lopetegui so nos trouxe flops, excepção feita ao Marcano, que até como central nem é nada de outro mundo. Bast ver os resultados da Roma...
      Oliver por 5 milhões já é caro em demasia!!! Bruno Costa não será melhor (não venham cá com histórias de serem jogadores diferentes. Hoje em dia no futebol médio é médio desde a própria baliza até á baliza adversária!)?

      E sim. SC é o nosso JJ! Só que a ambiguidades das nossas lentes azuis-e-brancas nos impedem de ver o que é tão sintomático.

      Eliminar
    4. O treinador/dono Lopetegui, com livro de cheques na mão, custar-nos-á no mínimo 5/6 anos a normalizar. O entulho caríssimo que para cá trouxe, ninguém lhe pega nem a suportarmos parte dos salários.
      Já vimos os resultados de treinador com total liberdade para contratar.
      Não podemos andar a contratar jogadores, só porque fizeram um bom jogo contra nós. Ou estão referenciados, observados, conhece-se o carácter ou mais vale apostar no que temos dentro de portas.
      SC tem virtudes, mas também tem os defeitos à JJ, que teima em não corrigir.

      Eliminar
  10. A situação actual do Sporting, deveria merecer uma profunda reflexão de alguns portistas ou que se dizem portistas.
    1 - Treinadores com um ego do tamanho da ponte Arrábida, bajulados pela CS até ao tutano, que se julgam donos dos clubes.

    2 - Jogadores mimados que fazem o que lhes apetece.

    3 - O caracter de jogadores formados nas camadas jovens, promovidos como e por quem.

    Não estamos mesmo nada livres dos gabinetes de crise, apoiados numa comunicação social nojenta e em redes sociais pagas a 5 digitos, de nos acontecer o mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Sporting como um todo só deve provocar dois tipos de sensação a um Portista: riso e alívio.

      Eliminar
    2. Não olho para a situação no Sporting com toda essa ligeireza.
      O nosso treinador é o que é e não é muio diferente de JJ.
      Há jogadores mimados e amuados.
      Há uma série de capos desejosos de protagonismo nas claques
      Existem os Dias Ferreiras, escondidos, é certo e os Angelinos
      Existe o "arame" da MEO
      Existem os blogs "camarote portista" e derivados.
      Existe o gabinete de crise disposto a financiar tudo e mais alguma coisa
      Existe a comunicação social corrupta e tendenciosa
      Portanto....não sejamos sportingados

      Eliminar

Diga tudo o que lhe apetecer, mas com elevação e respeito pelas opiniões de todos.