Nada a Declarar

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Nada a Declarar


"Nada" é capaz de ser exagero mas, observando de fora, pouco se retira do jogo de hoje contra o Bayer 04 de Leverkusen. Ainda assim, marcou o encerramento de mais um capítulo desta pré-época. Por esta hora, a comitiva estará já de regresso ao Porto.




Não significa isto que não se tenha evoluído desde a última exibição pública, contra o Vitesse. Muito do trabalho que se faz nesta fase só dá frutos visíveis mais adiante. Além disso, começar com onze jogadores e acabar com outros onze não ajuda a perceber a real evolução da equipa. Mas, como sempre, há notas que relevam sobre as demais:

- José Sá voltou a afirmar que deve ser levado a sério como real opção para a baliza;

- Felipe tem qualidades que podem fazer dele uma boa solução mas ainda tem muito que aprender - e o jeito que (lhe) dava ter ao lado um central de qualidade para acelerar essa aprendizagem. Enquanto não tem, é bom que lhe trabalhem a cabeça porque hoje já deu sinais de ter ficado afectado pelo jogo menos feliz contra o PSV;

- Otávio subiu mais uns pontos. Nesta altura parece totalmente seguro no plantel e já na luta pela primeira titularidade oficial;

- Bueno voltou a estar bem e deve ter garantido em definitivo um lugar no plantel. Oferece de facto coisas diferentes à equipa, resta saber quanto tempo durará até à próxima lesão...

- Varela está longe de estar preparado para ser defesa - e nesta fase da carreira, exigirá um grande esforço para que consiga lá chegar;

- Layún está nesta fase bem melhor do que Telles e será expectável ser ele o dono da lateral esquerda quando a época arrancar;

- Adrián voltou e... foi Adrián. Tendo as expectativas (sempre elas) o mais baixo possível, não me pareceu "muito mal", mas será que chega como critério? Se ninguém "lhe pegar", mais vale mantê-lo e tentar recuperá-lo do que o deixar cair no esquecimento.

- Marcano, Reyes e Chidozie não servem. Ponto. Em último recurso, o nigeriano poderá ser o quarto central e rodar na B - apenas e só;

- Herrera, Brahimi e Aboubakar são candidatos óbvios a serem vendidos. Pelo valor de mercado mas também (e sobretudo) pelo que não acrescentam à equipa. Eu apostaria em vender este trio rapidamente, ainda que com algum "desconto", apostando de seguida em reforçar o plantel com duas contratações relevantes: central e goleador;

- Josué e Hernâni provavelmente já se juntaram a Indi e Quintero na porta de saída.

A primeira parte chegou a ter momentos interessantes, pese embora a evidente falta de consistência defensiva. Desta vez a eficácia suprema esteve do nosso lado logo no início e faltou ao adversário. Ambas as equipas criaram situações para fazerem golos mas apenas um entrou. Apesar da fragilidade atrás, já nos assemelhámos a uma equipa profissional.

O segundo período foi uma absoluta miséria, mais se parecendo a um solteiros-casados na manhã seguinte à festa da aldeia. Em especial da nossa parte, chegou a ser assustadora a falta de controlo sobre o jogo. Acabou por empatar o Leverkusen, fazendo justiça ao que se passou em campo. Tudo normal e ainda aceitável.

Admitindo como definitiva a premissa de que NES quer ficar apenas com 21 jogadores de campo, eis o meu ponto de situação agora que terminou o estágio fora de portas:




Fica claro que não me conformo com a miséria que se prepara para ser, um ano mais, o nosso centro da defesa. É evidente que um ou vários dos que arrisquei riscar podem continuar de dragão ao peito, quanto mais não seja por falta de pretendentes. Mas rezo pelo contrário. 

Admito que muito possa estar preso pelo apuramento ou não para a Liga dos Campeões, mas haverá sempre um círculo vicioso a pairar sobre qualquer decisão: não investe porque não sabe se entra - arrisca não entrar porque não investe.


Jogo à parte, registei (e gostei d)a postura de Evandro nas entrevistas mais recentes. Não me iludo porque não será fácil a sua adaptação, mas entendo que pessoas assim fazem falta ao clube.

E um andamento final para me despedir e desejar as maiores felicidades ao grande andebolista Gilberto Duarte que tão bem serviu o nosso emblema. Obrigado Gil e até qualquer dia.



Do Porto com Amor




27 comentários:

  1. Supostamente deveríamos estar em preparação acelerada para os compromissos que se avizinham. Quem faz as substituições que fez com tudo ao molhe e que o árbitro apite rapidamente para despachar isto, está mesmo a preparar o que quer que seja?Lamentável e vergonhosas aquela 2ª parte.
    Podem alguns adeptos clamar por novos jogadores, mas o mais importante é mesmo termos um TREINADOR.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sabido que NES não fazia parte do meu lote de candidatos apetecíveis, mas a realidade é que foi ele o escolhido e é ele o nosso treinador. E devo dizer que até ao momento não me tem desiludido, é demasiado cedo para tirar uma primeira conclusão.

      Resumindo, NES é agora o meu treinador até provas (credíveis) em contrário. Que espero nunca apareçam.

      Abraço portista

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Ainda vamos chegar à conclusão que Maycon e Indi, tal como anteriormente Otamendi e Mangala é que eram óptimos.

      Eliminar
    2. Nunca ouvi "ninguém" (há sempre alguém, evidentemente) desdenhar o Mangala, Quanto a Otamendi, eu estava farto dele até aos cabelos (fui um dos que esteve no estádio City of Manchester...) mas hoje reconheço sem problema que desde então nunca mais tivemos outro central que sequer se aproxime. O que pode querer dizer bem de Otamendi ou mal de quem contratou os centrais seguintes.

      Indi continuo a pensar que poderia ter rendido muito mais, mas atingiu-se um ponto de ruptura de onde não se quis/pode voltar.

      Maicon é simplesmente muito, muito, muito mau.

      Eliminar
  3. SCP 0 - 0 Villareal (4º lugar liga espanhola): Adeptos desanimados mas optimistas
    SLB 0 - 0 Torino (12º lugar liga italiana): Adeptos animados e optimistas
    FCP 1 - 1 Leverkusen (3º lugar liga alemã): Adeptos já dão a época como perdida

    Nem vale a pena dizer mais nada...

    PL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso acho que vale a pena acrescentar qualquer coisa.

      SLB: adeptos tricampeões animados e optimistas pois claro. Recusado um ano, como poderiam eles sonhar com tal proeza?...

      SCP: adeptos desanimados pela miséria de clube que são mas optimistas pelo recente desempenho que não os fez campeões porque o #colinho não atravessou a estrada com o JJ

      FCP: adeptos obviamente preocupados e até descrentes em função do que têm visto nos últimos anos.

      Nenhum jogo de preparação altera estes estados de espírito, não acha caro PL?

      Ainda assim, concordo que apesar da desconfiança natural é fundamental acreditar, apoiar e fazer acreditar também os jogadores com esse apoio. Uma coisa não invalida a outra.

      Abraço portista

      Eliminar
    2. Explique lá a descrença Sr. Lápis Azul e branco! É que, por mais que tente, não consigo chegar lá.
      Temos plantel inferior aos dois principais rivais?
      Temos treinador inferior aos rivais? (se sim, como sabe? já que segue atentamente o sentimento dos vermelhos, deveria saber que a descrença no início da época passada era total e viraram campeões)
      Explique por favor de onde vem este sentimento doentio que se pode ler em 90 % dos blogueiros.
      Abraço

      Eliminar
    3. Os adeptos do Porto optimistas são os que dão a época como ganha se NES dispensar Indi, Quintero, Rafa, Victor, Josué e se Brahimi + Herrera forem vendidos. Ah e se Danilo recuar para central, está a festa feita.

      Eliminar
    4. A descrença de quem assistiu à época miserável com Paulo Fonseca, seguida da época miserável com Lopetegui, seguida de outra época miserável com o trio que se sabe. Mudaram os treinadores, manteve-se quem os escolheu, que por sinal também é responsável pela contratação dos jogadores. É essa a descrença.

      Há 3 anos tínhamos plantel inferior aos rivais? E há 2? E no ano passado?

      Sobre NES remeto-o para o que escrevi em resposta ao primeiro comentário deste post. Não era a minha escolha mas agora é o meu treinador.

      Só posso falar sobre mim e sobre este blogue, tal como eu, imagino que os demais autores pensem pelas suas cabeças e cheguem às suas próprias conclusões. Se quiser daí inferir uma tendência, talvez seja porque de facto algo não está bem. Ou pensa que não fosse este grande amor ao Porto gastaríamos o nosso tempo a fazer de conta?

      E não duvide por um segundo que prefiro ser acusado de ser "vermelho" mas ter a consciência tranquila de dizer o que penso ser melhor para o clube do que ser muito elogiado pela turba e assobiar para o lado.

      Abraço portista

      Eliminar
    5. época miserável com Paulo Fonseca concordo, já com a primeira do Lopetegui (porque a segunda nem vou comentar o tremendo erro de o despedir) Discordo totalmente. Percebe agora quando me refiro a esse péssimismo e descrença descrita nos Blogues, desta forma? Explique-me lá por favor o que se passou na realidade na primeira época do Lopetegui que o faça pensar que foi uma miséria!
      Poderemos então saber Senhor Lápis, qual era a sua escolha para treinador?
      Começo a não ter realmente dúvidas que não só prefere ser chamado de vermelho por dizer o que pensa, como até gosta.

      Cumprimentos

      Eliminar
    6. Eu não o conheço nem sei o que pensa sobre muitas coisas que se passaram no clube nos anos mais recentes, mas o PL tem a facilidade de saber o que eu penso lendo o que fui escrevendo. Embora dê trabalho, impediria várias das ideias erradas que parece ter sobre o meu pensamento.

      E pf não me inclua "nos blogues" como sendo farinha do mesmo saco, já lhe expliquei que pelo menos neste só é publicado aquilo que eu penso (acrescido das opiniões dos leitores, obviamente).

      Quanto às épocas e para simplificar:

      - Qualquer época em que não ganhemos o campeonato é sempre má (a não ser que ganhemos uma competição europeia, o que obviamente é raro)

      - Qualquer época em que não ganhemos o campeonato seguida de uma época onde já não tínhamos ganho o campeonato é péssima.

      No caso Lopetegui, acresce a sua indesculpável teimosia e teve como corolários a vergonha de Munique (onde estive presente) seguida da vergonha na Luz. Mas já escrevi demasiado sobre este "consulado basco", se de facto tiver interesse, os posts estão todos online.

      O que me interessa salientar para justificar a actual desconfiança é precisamente a contratação do basco - um absoluto desconhecido, sem cv relevante no futebol sénior de clubes e totalmente desconhecedor da realidade portuguesa - após a época desastrosa com Paulo Fonseca (que apesar de tudo, tem a desculpa de ter tido um plantel bem inferior).

      Não sou candidato à presidência nem colaboro com a direcção, pelo que não tenho responsabilidade de identificar o melhor treinador. Mas na minha opinião de sócio, depois de PF deveria ter sido contratado um treinador com provas dadas, que soubesse o que é ser campeão e se possível que já conhecesse o nosso futebol.

      Se for chamado de vermelho pela carneirada azul que caminha alegremente para o abismo, significa que estou no bom caminho. Não tenho prazer nenhum nisso, mas gosto demasiado do meu clube para me permitir desligar o cérebro.


      Eliminar
  4. Vergonhosa esta atitude derrotista que tanto caracterizou os clubes do sul. Começa a dar vómitos ler tantos disparates num só "Post". Assumam-se de uma vez por todas!
    1. "Além disso, começar com onze jogadores e acabar com outros onze não ajuda a perceber a real evolução da equipa." - Pois não, tem toda a razão, até porque a real evolução da equipa é, em fase de pré época, para ser percebido por quem percebe de bola e não pelos treinadores de blogs!!

    2- Análise de jogadores: consegue falar mal de mais de meia equipa. Sem esquecer que já começa a preparar a cama aos que chegaram agora.

    3- Falar mal de Herrera neste jogo, é simplesmente ridículo. Conformista e sem critério qualquer. Por acaso estive no estádio e não consegui ver ninguém com os dentes mais cerrados que ele para o adversário, fez um bom jogo e pautou o ritmo. Jogador à Porto, com qualidade muito acima da média que só não serve para os lentes e credenciados treinadores de F.C.Blogs. (O Piyyi e o Adrien é que são bons)

    4- Agora o nosso Treinador, NES. Deveria encetar-se a preparação da chicotada em Dezembro! Então não é que o homem vai alterar os jogadores quase todos e uma pessoa fica sem conseguir avaliar tudo como deve ser?! Ainda para mais numa finallíssima como a de ontem! NUNO -----> RUA!!!
    Este ainda deve trazer qualquer resto de espanholite, rua com ele e vamos buscar o ....sei lá...o prof Neca praí! Depois em Dezembro seguinte Chicotada nele.

    Epa, assumam-se de uma vez..... vocês são VERMELHOS.....
    V.N.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dando de barato que o senhor sabe ler e entender o que se escreve e que de facto leu o texto, só posso concluir que é mal-intencionado.

      E como eu só debato sobre futebol com quem quero e não com quem quer, consigo nem me dou ao trabalho de rebater o chorrilho de disparates de que me acusa. Cada leitor que tire as suas conclusões.

      Faça o favor de seguir viagem e não olhe para trás.

      Eliminar
    2. Sim, o mal intencionado sou claramente eu.

      Senhor Lápis Azul, para debater futebol seria necessário perceber algo sobre ele mesmo, coisa que, pelos "Post" que faz não parece ser o caso.

      Mas continuem o vosso "bota abaixismo", o pessoal lá de baixo está a adorar a nossa guerra interna. Onde tudo se discute publicamente como se todos e cada um fosse o dono da verdade absoluta.
      V.N.

      Eliminar
  5. Caro V. N., finalmente alguém a coçar-se. Por acaso também penso que alguns blogueiros que dão piruetas à frente e à rectaguarda, não são nem nunca foram portistas. Apenas têm uma lata tremenda e um ego idêntico ao magano da familia Aveiro.
    Nem por sombras no caso deste blog, embora tenhamos em casos pontuais tenhamos divergências de opinião.
    Mas, ter blogueiros armados em patos bravos, é para o lado que melhor durmo. Grave, mas mesmo muito grave é ter assalariados com poder de decisão, membros de staff que não são portistas, não são competentes e que parece dar-lhes gozo o insucesso do clube.

    Se é mesmo um membro que acompanha de perto, esclareça lá então a Nação Portista.
    1 - Porque foram afastados Victor Garcia, Rafa e Paciência. A avaliação técnica já havia sido feita ou foi pelo que foi observado.
    2 - Quintero e Indi. Eu presumo que da parte da SAD não há qualquer interesse em desvalorizar estes atletas, um até renovou recentemente, Será que foi nesse estágio onde esteve tão próximo, que NES decidiu que esses atletas não possuiam as qualidades necessárias e fundamentais para representar o F. C. do Porto?
    3 - A novela de serve não serve de Adrian, tem algo a esclarecer?
    4 - O central Felipe, foi mesmo observado e veio com o aval do técnico ou teve OK só pelo que foi visto no you tube?
    5- Acha que os adeptos devem ser amordaçados e nunca se manifestarem por muitos Lopeteguis ou marcanos que nos impinjam? Esclareça-nos

    6- Para mim, Brahimi e Herrera são os melhores jogadores que temos, mas... vermelha... é a sua tia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não considera as assembleias gerais, melhor local para colocar todas as perguntas que tanto o transtornam?
      Não considera negativo toda a gente opinar em espaços a que todo e qualquer adepto (independentemente do clube) tem sobre questões que deveriam ser internas. São decisões que dizem respeito a equipas técnicas, à direção e SAD. Trabalha-se para construír uma equipa capaz de vencer as competições a que se propõe.
      Na minha opinião e não creio ser tão difícil perceber que a desunião se alastra, por todo e qualquer textinho de opinião, por mais inofensivo que seja. Eu não sou contra a liberdade de expressão, lutei e luto diariamente pelo direitos de cada um, no entanto, não considero nada positivo todo e qualquer suposto entendido da coisa, publicar sem qualquer critério, por vezes falsidades e sem qualquer conhecimento e entendimento minimo sobre tudo e nada que deveria na minha opinião ser trabalhado dentro e com o sigilo profissional que sempre nos caracterizou nos últimos 40 anos.

      Isto é o que anda já há algum tempo a revoltar-me...a nossa falta de união... e os de baixo a rirem-se...

      Eliminar
    2. Questionar opções técnicas e modelos de jogo em Assembleias Gerais? Quer avacalhar as Assembleias como o quiseram esses donos de blogs na última, onde se acobardaram alegadamente por medo dos SD?

      Quem edita considero. O Luis, o J.G., o Carrela ou o anónimo, que é tudo a mesma coisa, não. Por esse prisma, qualquer dia é probido falar de futebol e dos clubes, nos cafés, na bancada e na praia.
      A desunião é evidente desde Lopetegui. Toda gente viu que não tinha competência, mesmo os responsáveis. Os de sempre criaram a onda que no 1ª ano não conhecia o campeonato português, parte dos blogueiros engoliram e até a SAD ficou de mãos atadas para o 2º ano do traste. Dispensaram-se grandes atletas para agradar ao artista, para que se sentisse mais confortável. Foi a catástrofe que se conhece e que criou divisões insanáveis na massa associativa.
      Não defendo como esses blogueiros que se julgam senadores, que a SAD tenha que falar, justificar, arrotar por dá cá aquela palha. Para mim a SAD é para ser competente, decidir e zelar pelos interesses do F.C.do Porto acima de tudo.
      Os de baixo riem-se porque nós actualmente contratamos Licás, Marcanos, Andrés Andrés, José Angel..... tal como nós nos ríamos quando eles contratavam Bruno Aguiar, Alcides, Fyssas, Karadas, Carlitos, Nuno Assis, Manduca...

      Eliminar
  6. Parem lá com a caça às bruxas. A união só é total nas ditaduras. Como PORTISTA acredito que, o MEU, o TEU, o NOSSO FCPORTO é um clube democrático.
    Não podemos ser injustos com Felipe, ele ainda agora chegou. Atrás do tempo tempo vem, logo se verá do que é capaz.
    Mas prescindir de Ricardo e Rafa Soares para adaptar o Varela a lateral não faz sentido, nenhum. Claro que os de baixo ficam rir. É só tiros no pé.
    Tenho uma fezada que José Manuel Velázquez (Arouca), Willy Boly (SC. Braga) e Hugo Vieira (Crvena Zvezda) seriam muito úteis ao DRAGÃO.
    Por favor, não dispensem o Hernâni.

    ResponderEliminar
  7. Ena, não sabia que dava tão má fama escrevinhar num blogue. O Lápis, não se mistura; o PL abolia-os; e o Anónimo acha que se consideram senadores. Tou bonito tou.
    Vá lá, vá lá, vocês não pensam mesmo isso. Senão íamosandar postas e comentários onde? Não sei se nos outros clubes existe o mesmo fenómeno, ou se nós seremos mais dados ao bitaite por escrito; mas acho que nos fica muito bem. Mesmo quando desata tudo à batatada. Tenham tino.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá está o senhor tasqueiro a fazer de mim um elitista só porque sou mais bonito e mais inteligente do que todos os outros. O que eu digo é que cada um pensa por si e, por conseguinte, é injusto catalogar todos com o mesmo rótulo, seja ele bom ou mau.

      Agora Senador... até me agradava... Já me vejo a desancar injustamente na SAD do alto da minha toga azul e branca... E nas galerias, a plebe blogueira toda à bitaitada... Hum...

      Eliminar
    2. Eu cá, por um lugar numa box da arquibancada, um sumol e meia sande de queijo, confirmo já que o Lápis é isso tudo e ainda sena ainda por cima. Tá feito? Ou é para continuar a dizer apenas a verdade, oh camafeu? :)

      Eliminar
  8. Epá, acho que era VN e não PL. Desculpa aos dois.

    ResponderEliminar
  9. Lá está o caro Silva com a mania das grandezas :))))) Senadores, é só para os considerados (a si próprios, outros já lhes chamaram portistas de trazer por casa) VIP, que acham que a SAD lhes deve explicações por tudo e por nada e para aqueles que afirmam que o Presidente sairá pela porta pequena se não obedecer à sua força nas redes sociais.
    Por enquanto o caro Silva ainda só pertence à plebe portista e o Lápis embora o Xaninho lhe cause urticária é também junto da plebe que encontra o seu habitat. De outro modo, só publicava as postas de pescada dos lambe-cus, como fazem esses Senadores.
    PS - Na presidencial não, mas uma box, volta e meia a plebe também arranja, não seja por isso, Silva. As meninas são simpáticas e cerveja de pressão é à Lagardère.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ena, agradecido. Mas eu uso demasiado vernáculo para caber entre as meninas simpáticas e a cerveja comedida. O sonho não passa daquela espécie de jaula na primeira fila da minha arquibancada :) de preferência sem mais ninguém por lá, que eu gosto de ver a bola sozinho. No estádio. Sou um caso perdido, credo :)

      Eliminar
  10. Grande Hugo Laurentino. Deu cincoazero a todas essas peças que vão para o panteão nacional. Se não fosse atleta do F. C. do Porto, Marcelo vinha de helicóptero condecorá-lo.

    ResponderEliminar

Diga tudo o que lhe apetecer, mas com elevação e respeito pelas opiniões de todos.