Orgulho e Responsabilidade

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Orgulho e Responsabilidade


Orgulho. Azul, Branco, Indomável, Imortal.

É a única forma que encontro para expressar o que sinto por ter atingido este marco, histórico para mim. São 25 anos de sócio do Futebol Clube do Porto, mas mais (bastantes mais) de Portista - simplesmente as circunstâncias levaram a que não sentisse a "necessidade" de ser sócio antes da idade adulta.


My precious... já no devido lugar

Mas mais vale tarde do que nunca, certo? E no meu caso, o tarde já deu para receber esta belíssima Roseta de Prata que assinala o quarto de século de ligação ao clube. Espero que ainda dê para a Roseta de Ouro. Já a de Diamante, é provável que tenham de fazer o favor de a entregar no Além - ou numa câmara de sono criogénico a definir.


Mas com o orgulho vem também a responsabilidade.

Responsabilidade de assumir activamente este Portismo que me flui no sangue em prol do Clube.

Responsabilidade de não assobiar para o lado ou encolher os ombros quando o Clube não está bem.

Responsabilidade de o defender e proteger de tudo e de todos, de fora e de dentro do Clube.

Responsabilidade de contribuir para as soluções e de nunca acrescentar aos problemas - do Clube, não de quem o dirige a cada momento. Nada de confusões.

E por último, a responsabilidade - não, o prazer de apoiar as nossas equipas, sempre e em todo o lado.


A Roseta em nu integral :-)


Efemérides pessoais à parte, ontem foi noite de gala para o universo Portista, com a entrega dos Dragões de Ouro no Coliseu da Invicta cidade que nos deu o nome. Preferi ver hoje em fast-forward, concentrando-me nos momentos mais interessantes. 

Gostei de ouvir os nossos.

Em especial o atleta do ano Rui Vinhas, o dirigente Vítor Hugo, o funcionário Jorge Sousa, a recordação Luís César, o sócio Renato Barroso, o futebolista Danilo e a revelação André Silva.

E ri a bom rir com as "actuações" do Óscar Branco e da Joana Marques. Quem ainda não viu, que veja.


Mudando de assunto, termino endereçando os meus sinceros parabéns à Seleção Portuguesa de Futebol Feminino que conquistou há poucos minutos a primeira presença no EURO!


 
Lápis Azul e Branco,

Do Porto com Amor




8 comentários:

  1. Parabéns pela entrada na idade adulta do Universo F. C. do Porto.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelos 25 anos.

    E a mim também :) Recebi ontem a "minha" Roseta de Prata.

    Tive a oportunidade e o prazer cumprimentar as Personalidades no "palco": Fernando Gomes (ex-Capitão da Equipa de Futebol), Pinto da Costa (Presidente da Direcção), Rodrigo Pinto de Barros (Provedor do Sócio), José Matos Fernandes (Presidente da Mesa da Assembleia Geral) e Alípio Fernandes (Vice-Presidente da Direcção). Que me desejaram isso mesmo: "Parabéns".

    Propiciou-se-me, quando chegou a minha vez, escolher quem me entregaria e imporia a Roseta. Qualquer uma das Personalidades estava, conjunturalmente, "disponível". Mas eu (eu.) não poderia escolher outra que não Fernando Gomes. Um extraordinário futebolista. Um extraordinário Capitão. Um dos ídolos de sempre do Universo Portista.
    Durante a imposição, referi-lhe que gostaria que estivéssemos os dois outra vez, ali, daqui a 25 anos. Entendeu que me referia ao tempo de vida, que para ele era mais difícil, era mais velho... Mas não era a isso que eu me referia. Julgo que, então, terá percebido o sentido das minhas palavras.

    É muito provável que seja a minha última Roseta. A de Ouro é difícil. A de Diamante é muitíssimo improvável (mesmo!) mas não é impossível. Seria bom sinal! Sinal que o nosso FC Porto continuaria a existir com pujança no ano de 2066!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois parabéns a nós meu caro!

      Boa escolha do "padrinho", não acredito que chegue à presidência sozinho mas pensando nas alternativas conhecidas... Vota no Bibota!

      E o que é isso de ser a última roseta? Um Portista nunca se rende, seja em que competição for - e quer maior do que a própria vida?

      Um abraço e volte sempre

      Eliminar
  3. Nu integral, não... semi-nu. Sexy na mesma, claro.

    ResponderEliminar

Diga tudo o que lhe apetecer, mas com elevação e respeito pelas opiniões de todos.