Eu, Sérgio

segunda-feira, 10 de julho de 2017

Eu, Sérgio


Boa entrevista hoje, a de Sérgio Conceição no Porto Canal, que creio ser merecedora de breve análise, pelo que permite antecipar sobre o nosso novo treinador e pelas revelações importantes que fez.



Vamos então aos pontos-chave e às minhas notas, ordenados mais de forma cronológica do que em termos de relevância.


 - Saída do Nantes, havia acordo verbal para sair para clube grande. Palavra vale mais do que um papel - para mim também, meu caro. É bom saber.

 - Ligação forte ao Presidente, mas que só por si não justifica a sua contratação. Confiança no seu próprio trabalho, confessando até que esperava ter chegado mais cedo ao Dragão.

 - Competência não tem idade. Ainda não ganhou nada? Discorda, ganhou ao nível que treinou. Se agora não ganhar títulos, sim, ficará frustrado. Nós também, Sérgio, acredita.

 - Confiante e convicto em fazer um bom trabalho. Sem medos. Half way there...

 - A sempre presente marca da partida prematura dos seus pais, o facto que mais terá contribuído para lhe moldar o carácter, nos mixed feelings da apresentação, mas sabendo (ou dizendo saber, pelo menos) separar esse e outros eventos marcantes do enorme desafio que agora tem pela frente, que "vive" por si só. Maturidade, apesar do trauma. Bom.

 - A importância de um balneário forte, onde os jogadores se respeitam e se apoiam uns aos outros. A importância de dar tudo no treino e da frontalidade dentro do balneário. Vontade insuperável de conquista tem de ser interiorizada e demonstrada em treinos e jogos. Tudo boas intenções, mas já outros as anunciaram antes. Veremos se consegue concretizar.

 - A noção das diferenças entre o "ser Porto" de hoje e de quando era jogador, reconhecendo a dificuldade de passar o sentimento que "estava tão presente" na altura. Difícil mas possível. Afastou-se do cliché da mística, sem a renegar. O necessário upgrade aos tempos actuais. Bom.

 - "Jogar bonito é ganhar". Equipa objectiva e agressiva, intensa, sem perder o equilíbrio. Mas equilíbrio não pode significar ter medo de atacar, é importante fazê-lo em "número" para empurrar adversário.

 - Preparar a equipa para jogar em (pelo menos) dois sistemas diferentes, deduzo que 4-3-3 e 4-4-2, porque não se quis alongar sobre o tema (e bem). De novo, já outros o anunciaram. A ver como concretiza.

 - Não adianta fazer promessas nem dar desculpas, os adeptos querem é títulos. É isso, Sérgio, é (quase) só isso. Fazer felizes os adeptos, mas sem se preocupar com o que eles pensam em cada momento. Fundamental é deixar tudo em campo: "até se pode perder, mas depende de como se perde". Perfeito, mas o melhor é mesmo nem saber o que isso é.

 - O Presidente sabe quais são os imprescindíveis da época passada. Considera que não fomos campeões no ano passado "por um ou outro empate", pelo que a base de partida já é boa e não deve ser desbaratada. Conta com os emprestados para reforçar e aumentar soluções dentro do plantel. Daqui muito se poderia extrapolar, mas vou optar por me "ficar" pela letra do discurso: há sintonia entre treinador e administração; entendendo a questão do FFP mas sem abdicar do essencial para poder ter sucesso. Quais serão os emprestados em que Sérgio deposita esperança?

 - "O que podemos fazer que não fizemos o ano passado?". Interpretação do treinador do que se passa na cabeça dos jogadores, relevando o facto de muita coisa ter sido bem feita. Boa forma de abordar a questão - e correcta também.  

 - Interessado em saber o que se passa na formação, admitindo que alguns possam ter oportunidades porque reconhece haver talento e potencial na equipa B e escalões mais jovens. Que assim seja, mas de verdade.

 - Vídeo-árbitro e tecnologia sim, mas sem "roubar" a essência do jogo. Se ajudar a verdade desportiva, é bem-vindo.

 - Ser genuíno, aliado à competência de treino, é o mais importante para o sucesso de um treinador. Porque os jogadores sentem e correspondem. Compro.

 - Memória dos cinco secos na Luz e da imensa alegria que daí resultou. O regresso em 2004, contra o Vilafranquense de Rui Vitória, onde Sérgio marcou de penálti. Cinco secos na Luz - fiquei aí, a sorrir.

 - Acredita muito, está mesmo "plenamente convencido" de que vamos ganhar o Campeonato. So be it!


Entrevista muito bem conseguida e apelativa de assistir, pelo excelente trabalho de edição e pelo conteúdo sumarento. Gostei. Quem a quiser ler na íntegra, pode fazê-lo aqui.

Agora ao trabalho, que já faltou mais para a bola voltar a saltar. Got your back covered, vai-te a eles carago!



Do Porto com Amor,

Lápis Azul e Branco





4 comentários:

  1. Caro Lápis;

    Que o Sérgio faça para cumprir aquilo a que se propôs. Eu, pessoalmente, estou com as expectativas muito, muito baixas por duas coisas: primeiro, acho passamos do 8 para o 80 em termos de estilo comunicacional (passamos de um treinador docinho para um treinador para algo... egocêntrico, talvez), por outro lado, tenho receio que o rombo que estamos a sofrer no plantel não dê ovos para que o Sérgio Conceição possa fazer as omeletes do título.

    Mas estar com as expectativas não é mau. Prefiro deixar-me surpreender com aquilo que o Sérgio pode oferecer ao clube e aos adeptos em vez de me desiludir perante os grandes "planos" que auguraria para ele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Monteiro

      Tenho por máxima que a busca da felicidade (seja lá o que isso for para cada um) se resume a uma gestão correcta de expectativas.

      Estamos todos a bordo de um grande navio, cujo rumo apenas podemos influenciar uma vez a cada 4 anos, ao escolher o capitão e equipa. Entretanto, resta-nos estar vigilantes e apoiar as equipas dentro de campo.

      O Sérgio já está a bordo, já nada importa se era o da nossa preferência ou não. Vamos com ele, porque se encalharmos uma vez mais, encalhamos todos.

      Abraço Portista

      Eliminar
  2. Mourinho!...ou Simão? Fuck it, eu escolho acreditar! Até os comemos, carago.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neither, penso eu de que... just Sérgio. Veremos o que isso significa...

      Eliminar

Diga tudo o que lhe apetecer, mas com elevação e respeito pelas opiniões de todos.