No divã com o adepto portista - o guardião

quinta-feira, 30 de julho de 2015

No divã com o adepto portista - o guardião

- Boa tarde, faça o favor de entrar!

- Boa tarde doutor...

- Então, caro senhor, que cara é essa? Está com medo de mim? Entre!

- É que... antes de começar, precisava de saber uma coisa...

- Claro que sim, diga homem!

- Bom, é que... o doutor é do Porto?

- Do Porto? Não, não, sou de Vila Real.

- Não é isso... se é portista?

- Ah, do clube! Sou pois, embora não ligue muito a futebol. Mas porquê?

- Ainda bem! É que se não fosse, ia já embora. Não falo de assuntos do clube com lampiões e lagartos. Excepto com o padrinho do meu mais novo, mas esse é grande amigo e não tem mal.

- Lampiões e lagartos? Assuntos do clube? Bem... é melhor começar pelo princípo. Faça o favor de se deitar no divã.

- Obrigado doutor. Até que sabe bem... espero não adormecer, passei metade da noite a postar nos fóruns e blogues (nos bons, claro).

- Estou confiante que não. Mas então diga-me meu caro... (lê a ficha) António Silva. O que o traz por cá?

- Sabe doutor, ando doente com isto tudo.

- Problemas em casa?

- Em casa? Não, não, a mulher é uma santa e os miúdos são portistas. Tudo na paz do Senhor, graças a Deus.

- Então, quando diz "isto tudo" refere-se ao país? Ao mundo em geral?

- Bem, essa ladroagem do governo não me dá saúde nenhuma e a oposição ainda menos, só querem é voltar para o poleiro... mas não, já me habituei ao que a casa gasta. Vai-se vivendo.

- Então, deixe-me adivinhar, está a falar do FCPorto...

- Pois claro, por que outro motivo haveria eu de procurar um doutor como o senhor? Eu não tenho macaquinhos no sótão! Sou maluco pelo Porto, mas isso é do mais saudável que há, carago! É ou não é?

- Imagino que sim... mas então conte-me, o que o preocupa no seu clube? Está há uns tempos sem ganhar se não me engano, será isso?

- Isso comparado com a seca que os mouros tiveram, não é nada! Foi só uma pausa de 2 aninhos para dar uma abébia aos outros! Este ano vamos voltar ao normal...

- Essa confiança parece-me positiva, mas continuo sem perceber o que o apoquenta.

- Então, o problema não é o Porto, são os portistas! Ou melhor, os que se dizem portistas, porque na verdade não são! Podem ser anti-lampiões e isso tudo, mas portistas não são!

- Como assim?

- Essa gente que anda para aí a dizer mal de tudo, a torto e a direito, na internet. Não há notícia em que não venha logo algum comentário a dizer que o treinador é uma merd.. desculpe doutor, é mauzinho, ou que o Casillas vem para cá reformar-se, ou que se gasta demasiado, ou que o presidente está acabado... não há pachorra!!

- Estou a ver.

- E depois, tenho que ser eu, e mais alguns como eu, os verdadeiros portistas, a andar a limpar essa porcaria toda. Não fosse pelo nosso trabalho, o clube ia de mal a pior...

-  Vamos por partes. Então o senhor Silva sente uma grande responsabilidade em defender o seu clube dos outros adeptos... também do seu clube?

- Eu sei lá se são do Porto! Muitas vezes não parecem... é certo que se dão ao trabalho de andar a ler e comentar nos mesmos sítios do que eu, todo o santo dia ou de vez em quando, é conforme, pelo que lampiões não devem ser... mas portistas também não! Com a porcaria que dizem, devem ser é malucos!

- ...

- Desculpe doutor, não era aos seus malucos que me referia...

- Aos meus malucos?

- Sim, aos que são mesmo, mesmo chonés, percebe? Estes malucos de que eu falo são outra coisa...

- Certo... mas o que o leva a pensar que esses outros portistas são "malucos"? Por terem ideias diferentes das suas?

- Ideias, esses gajos... desculpe... esses tipos não tem ideias, têm diarreias que despejam online! Se não fossemos nós... eles só dizem mal, eles só criticam, nunca estão contentes...

- Desculpe interromper, mas quem são "eles" ao certo? Conhece-os? Sabem quem são, o que fazem? Já os viu ou esteve com algum deles alguma vez?

- Então doutor, são eles... todos. Claro que sei, são sempre os mesmos. É verdade que muitos são anónimos, mas escrevem todos da mesma maneira. Mas muitos deixam lá o nome e até voltam várias vezes.

- E conhecidos, algum?

- Sim, sim, pelo menos um - o meu primo Zé Carlos - conheço muito bem. Sempre que estou com ele só me apetece partir-lhe o foc... a cara. Era o tal que se fartava de insultar o Paulo Fonseca, que era isto e aquilo... e eu sempre a dar-lhe nas orelhas, a dizer-lhe que tinha que apoiar o treinador. É verdade que o homem foi um desastre, mas se calhar foi por causa do meu primo e outros como ele... E depois veio este señor Lopetegui (e não Lotopegui como o outro parolo diz) e lá começou ele a dizer que não presta, que nem um título conseguiu ganhar com um plantel de sonho... é verdade que não ganhámos nada, mas se calhar se ele tivesse apoiado o ano todo, tínhamos ganho na Luz. E claro, este ano vai ser diferente e ele vai engolir tudo. Enfim, uma besta o meu primo.

- Estou a perceber. Mas por que motivo o preocupa tanto aquilo que as outras pessoas - sobretudo tendo em conta que são perfeitos desconhecidos (não sabe se são miúdos ou graúdos, se vêem muitos ou poucos jogos, se tiveram educação adequada para se conseguir exprimir correctamente, se são normais ou dos "meus" malucos...) - dizem ou escrevem sobre o seu Porto?

- Porque estão a ir contra o clube! Estão a dar armas aos inimigos para nos abaterem!

- Armas? Como assim?

- Então, carago doutor! Eles andam a falar mal em público, onde toda a gente (mesmo os bermelhos) pode ler.

- E então?...

- E então? E ENTÃO? Desculpe... Já viu o que é eles (os bermelhos) irem dizer que "ah os do Porto até falam mal deles próprios, que fará nós! É certo que assim não ganham nada"

- Se o fizerem, esses tais "bermelhos" - que imagino sejam iguais aos seus "azuis", mas simplesmente de outro clube - que mal poderá isso causar ao Porto? Acha que vão jogar pior?

- Eu sei lá! Eles também lêem, sabia? Também passam horas nos fóruns e blogues e podem ficar tristes, desiludidos, sei lá...

- Mas já encontrou algum jogador ou dirigente online, nesses sítios?

- Não, quer dizer... assim chapado não... não sei... mas podem ser parte dos anónimos, percebe? (pisca o olho)

- Pouco provável, não lhe parece senhor Silva? Mas ainda que alguns possam ler alguma coisa, não acha que têm preparação suficiente para saber conviver com as críticas, com os media e até - desculpe o estrangeirismo - os social media de que fala?

- Ó doutor, por amor à santa! Não me diga que não aprendeu isso nos seus estudos! É óbvio que tudo que nós dizemos tem impacto no que eles sentem e, por conseguinte, no que jogam! É óbvio...

- Confesso que isso não aprendi, mas se o diz... Ainda assim, saberão por certo distinguir o que são comentários válidos e construtivos de simples insultos, ou como disse, "diarreias mentais"?

- Pois, talvez, não sei. Prefiro não arriscar.

- Mas qual seria então a solução?

- Era fácil, acabava-se com isto. Ninguém dizia mais nada, a não ser que fosse uma coisa para ajudar, para apoiar e incentivar "os meninos". Como eu e mais alguns, os verdadeiros portistas, fazemos todos os dias de todos os anos. Sempre lá, sempre a dizer sim, sempre a apoiar.

- Mesmo que fosse possível (e não creio que o seja), isso seria restringir a liberdade das pessoas, não acha? Uma espécie de censura em que só teriam voz os que falassem num determinado sentido.

- Pois... era bonito, não era?

- Não me parece. O melhor será mesmo exercer o seu direito à opinião e deixar que os outros façam o mesmo. Se não gostar do que eles dizem ou se simplesmente não disserem nada "de jeito", o meu conselho é que também simplesmente os ignore. Apoie o seu, o nosso Porto à sua maneira e quem sabe se outros não o seguirão?

- Ok doutor... e comprimidos, nada?

- Nada. Apenas sugiro que dê mais atenção a outras coisas da vida e relaxe em relação ao clube. Afinal de contas, o presidente é o mesmo há muitos anos, não é? E é o mais ganhador do mundo, ouvi dizer? Se ele conseguiu sobreviver aos "maus" adeptos esse tempo todo, porque não haveria de conseguir o senhor Silva?

- Está bem abelha, bou indo. E se calhar digo ao meu primo Zé Carlos para cá vir.

- Faça isso.



(inspirado no estilo do outro Silva - o da tasca, o que tem graça, o original)



50 comentários:

  1. Genial genial genial.. Retrata bem o que se vê em muitos blogs e comentários. Os portistas salvadores e donos do portismo, que só eles sabem o que é bem para o clube , só eles são portistas , eles "não são portistas das vitorias" , eles foram escolhidos por Deus e com a benção de PC para limpar os blogs e caixas de comentários dos falsos portstas que ousam dizer algo de mal ou criticar.

    São os portistas caviar, que se acham mais do que os outros, os defensores do reino. São os que dizem que devem os apoiar o treinador ,mas rasgam e insultavam o Quaresma,Helton,Herrera etc ..Dizem que adoram o Porto,mas ficam todos contentes por termos perdido tudo, ualquer jogador que chegae jogador á Porto e cheio de mistica todos os que saiem nunca tiveram mistica ,são do por e ainda bem que foram embora. Bruno Carvalho é um porco,mas se PC der uma entrevista a dizer bem no dia seguinte defendem no seu blog ou caixa de comentários um dragão de ouro ara BCarvalho.

    O mal não está no que dizem, é a sua opinião. O mal está em eles acharem que só eles tem direito a falar do Porto e pretendem insultar ou condicionar todos os outros que tem opiniões diferentes deles, são os policias do portismo, os zelotas do reino. Mas se repararmos bem são os mais incoerentes de todos, tem um discurso que dá para todos os lados. Alguns até referem o nome de alguns especificamente nos comentários, inventam , mentem, insultam(depois andam a fazer queixinhas noutros blogs que comentários seus foram censurados num determinado blog) , mas nunca confrontam directamente a pessoa que acusam,mesmo havendo a opção de responder ao comentário das pessoas. Fazem isso para tentar "manchar" a imagem do comentador, mas não tem coragem nem argumentos para o confrontar directamente pois sabem que estão a mentir.
    Eu falo por mim, a mim não me condiciona ninguém ,digo o que penso e acho ser adequado, sem nunca insultar ninguém
    Abraço, adorei o texto.

    Viva o Porto e todos portistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Independentemente de questões "pessoais", o que pretendi retratar foi precisamente essa postura de intolerância face a quem sai fora do guião. Eu não só não acho saudável, como me parece redutor em termos de discussão.

      Eliminar
    2. Concordo completamente caro Lapis, esta intolerância em nada é benéfica. O estranho é que tem cada vez aumentado mais. O seu texto já o classifiquei no meu comentário :Genial. Está de parabéns.
      Para terminar ,peço desculpa por ter usado o seu espaço e "enchido" de coisas fora do contexto ao seu brilhante texto. Para a mentira vencer é necessário que a verdade se cale, e não me pude calar, hoje fui eu a vitima, no passado foram outros e no futuro esperemos que não volte acontecer.. Mais uma vez peço desculpa.
      Abraço e faça mais textos brilhantes como este, é um prazer ler o seu blog.

      Eliminar

  2. Pedro Mota,

    Podes colocar nomes. Sei muito bem que te referes a mim. Nunca disse que pretendo ter a ousadia de ser o moralista da bluegosfera. Agora, não faço como tu e "dou uma no cravo e outra na ferradura". Os teus comentários no reflexão portista sobre o nosso grande presidente estão lá para quem os quiser ler. Apoias um adepto que apelida a direcção da SAD portista de "canibais". Bates palmas às suas críticas injustas e infundadas, as quais também conduziram ao abandono de outro elemento do mesmo blogue. E, não satisfeito, na mesma altura, vais defender o contrário do que Apoias para o blogue do Jorge Vassalo. É pá, tem lá a Santa Paciência. Quem te conhecer que te compre.

    E sim, estou a dirigir-me exclusivamente a ti, Pedro Mota, que não conheço de lado algum e sem ser insultuoso. Aliás, nunca o fui para ti ou para quem quer que seja. Só não lido bem com a hipocrisia. Não é defeito, é feitio mesmo.

    Miguel Lima | Tomo III

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Miguel, se este post servir para que se esclareçam posições e se ultrapassem divergências, já terá valido a pena.

      À parte a questão "pessoal", o que lhe pareceu o post?

      Para que fique claro, não o escrevi com ninguém em mente, apenas uma forma de estar que tenho observado com regularidade desde tempos "imemoriais". E obviamente não é nenhuma censura, ou estaria a ser igual àquilo que (nesse caso) estaria a censurar...

      Eliminar
    2. Prova, Miguel , repito prova..Vai ao blog Reflexão portista e diz onde escrevi algo contrario do que tenha escrito noutro blog..Anda, é um desafio que te faço, é muito facil mentir e acusar os outros,mas quem é responsável e homenzinho prova, não manda para o ar..Quem me conhece compra e não se arrependeu nunca, não vou descer ao teu nivel com esse tipo de insinuações e frases..Como disse prova o que dizes, ou então para de dizer mentiras. Se tens algo contra o R.Portista não me incluas nisso. Se tens algo contra o que escrevo responde com argumentos, agora vir fazer acusações dessas não te fica bem..
      Porque haveria de escrever 2 coisas diferentes em 2 blogs??Para agradar a alguem?? Podes perguntar ao J.Vassalo se alguma vez tive problemas em discordar dele.. Não me confundas, não tenho necessidade de agradar a ninguém, nem dizer sempre bem de forma hipócrita para parecer melhor portista que os outros.
      E mais eu assino sempre os meus comentários.

      Eliminar
    3. Posso sugerir que troquem emails e esclareçam tudo 1to1?

      Eliminar

    4. @ lápis

      não me revejo minimamente no "António Silva", pois não é essa a minha postura em ter um blogue.
      antes de dividir para reinar, tenho-o aberto por pura carolice. mais do que expressar a minha Verdade, liberto o stress do dia-a-dia a fazer algo que gosto muito - escrever - sobre um Amor comum. não tenho qualquer interesse a não ser o de expressar livremente os meus pensamentos. agora, não me peçam para colaborar com a Hipocrisia. e para estar ao lado de alguma ingratidão para com quem tanto nos deu. se isso faz de mim um moralista, será sempre para o lado que dormirei melhor. e não estou aqui para arranjar chatices, pois como já disse, não é uma questão de defeito, antes de feitio. E, por último, eu não me refugio atrás de um monitor e à frente de um teclado; também sei marcar presença quando assim tem que ser e é necessário. E faço questão de conhecer pessoalmente alguns dos bloggers da bluegosfera.

      Em suma:
      Estou à espera do próximo post. Este já é Passado.

      Abr@ço
      Miguel | Tomo III

      Eliminar
    5. Conforme referi, não escrevi a pensar em ninguém em concreto, muito menos em si que praticamente desconheço, pelo que não esperava (nem deixava de esperar) que se identificasse com a caricatural personagem.

      Escrevo pelos mesmos motivos, sem pretensões que ultrapassem o meu prazer em fazê-lo.

      Um abraço AeB

      Eliminar
  3. No Reflexão Portista
    "Texto Perfeito e corajoso como quase sempre o Miguel, Parabéns. Concordo com quase tudo.
    Quanto a entrevista, com muitos pontos completamente ao lado, o ataque aos ex-treinadores ,todos campeões , é desnecessário. E torna-se ridiculo tendo em conta as nossas ultimas 2 epocas.
    Ora vejamos:
    1) Se os treinadores não são importantes porque não vencemos estes 2 anos??Pela Equipa ser fraca??

    2) Se a equipa é fraca quem escolheu os jogadores , não consegui fazer um equipa forte mesmo com o maior orçamento de sempre??

    3) Se um equipa fraca se compensa com um bom treinador, e segundo PC Lopetegui é melhor do queosanteriores, porque não fomos campeões??

    4)Fala das arbitragens agora??Porque não falou durante o ano e deixou o treinador dar a cara??Foi estrategia para que Lopetegui passas-se como martir portistas ou foi mesmo desinteresse??

    5) Quanto Messi-cr7 deu a sua opinião e respeito e até partilho em parte.

    6)Pena a falta de coragem para se meter com Mourinho, "forte com os fracos e fraco com os fortes" é algo que não apreciei.

    Enfim ,uma entrevista interessante bem aproveitada do ponto de vista de alargamento da imagem do Porto, e para dar apoio e defender o treinador mas infelizmente com tiradas desnecessárias contra quem sempre nos defendeu e deu cara por nós.

    Felizmente maioria dos Portistas pensam que esteve mal, apenas os Portistas Caviar/Lopeteguistas podem ter gostado.
    Abraço"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No porto Universal

      1)- Vitor pereira em 3 anos no Porto ajudou a vencer 3 campeonatos e um a liga Europa, sendo o treinador menos apoiado que há memoria no Porto, isto é factual , a historia já está escrita não é preciso alterar nada.

      2)- Acho uma hipocrisia pedir-se apoio para o actual treinador e estar-se constantemente a desmerecer e mandar bicadas aos anteriores que foram campeões,bem como a vários jogadores, afinal não são e foram profissionais do Porto,ou o Porto só nasceu em 2004 com a entrada de Lopetegui.

      3) Se era tão fácil vencer com esses jogadores, porque que esses treinadores todos já saíram do Porto e foram campeões e nós ainda não?!

      4)-Segundo Pinto da Costa era campeões porque tinhamos bom plantel, e agora mesmo com Lopetegui não somos. Grande critica ao plantel, e a pergunta é quem escolhue o plantel nos ultimos 2 anos?? Foi Jesulado,VP, AVB , um enorem tiro nos pés e contradição.

      5)Finalmente falou sobre a arbitragem, mas porque ficou calado o ano todo e deixou que fossem outros a falar disso??Será que percebeu o erro que cometeu. Irá o Porto canal fazer uma entrevista a marco ferreira, ou vai deixar que o calem??

      6- Jackson é um excelente profissional , era injusto ser mal tratado por querer sair tal como muitos o fizeram antes, sera bom as pessoas não serem como o vento e mudarem de opinião sobre os jogadores como o vinho. Porto perdeu Jackson,Quaresma,Oliver,Casemiro,Danilo tudo profissionais com defeitos ,mas sempre defenderam o Porto como podiam, suaram a camisola e deram tudo por nós. Portistas e Porto não somos ingratos,apesar dos "Portista Caviar" que pareceram e descobriram o Porto em 2014 andarem a manchar aquilo que foi o porto e portistas.

      7- O Unico treinador que teve Hulk,Falcao e James foi AVB, foi tambem o unico que com a saida deixou amargo de boca a PC, só com muita imaginação ou desconhecimento se poderá negar aquilo que em todos os blogs e paginas portistas entnenderem. O alvo principal foi AVB, putativo candidato a presidência do Porto no futuro. Pensar que PC soltou os 3 nomes a sorte é não conhecer pinto da costa.


      Eliminar
    2. Neste mesmo blog

      "Entrevista com muitos pontos completamente ao lado, o ataque aos ex-treinadores ,todos campeões , é desnecessário. E torna-se ridiculo tendo em conta as nossas ultimas 2 epocas.
      Ora vejamos:
      1) Se os treinadores não são importantes porque não vencemos estes 2 anos??Pela Equipa ser fraca??
      2) Se a equipa é fraca quem escolheu os jogadores , não consegui fazer um equipa forte mesmo com o maior orçamento de sempre??
      3) Se um equipa fraca se compensa com um bom treinador, e segundo PC Lopetegui é melhor do queosanteriores, porque não fomos campeões??
      4)Fala das arbitragens agora??Porque não falou durante o ano e deixou o treinador dar a cara??Foi estrategia para que Lopetegui passas-se como martir portistas ou foi mesmo desinteresse??
      5) Quanto Messi-cr7 deu a sua opinião e respeito e até partilho em parte.
      &)Pena a falta de coragem para se meter com Mourinho, "forte com os fracos e fraco com os fortes" é algo que não apreciei.

      Enfim ,uma entrevista interessante bem aproveitada do ponto de vista de alargamento da imagem do Porto, mas infelizmente comtiradas desnecessarias contra quem sempre nos defendeu e deu cara por nós.

      Felizmente esmagadora maioria dos Portistas pensam que esteve mal, apenas os Portistas Caviar/Lopeteguistas podem ter gostado.
      Abraço"

      http://portouniversal.blogspot.pt/2015/07/virgens-ofendidas-e-entrevistas.html#comment-form

      http://www.reflexaoportista.pt/2015/07/uma-entrevista-deselegante-e.html

      http://doportocomamor.blogspot.pt/2015/07/a-entrevista-e-os-bobos-da-corte.html#comment-form

      Mostre-me onde esta a minha hipocrisia e onde digo num sitio o oposto do que digo noutro??!! No que diz respeito a Pinto da Costa e entrevista onde está a incoerência??

      Se quiser dou lhe mais links e comentários meus em que digo o mesmo.

      Concordo com muita coisa que diz o R.Portista e pelos visto o seu incomodo está ai. Acho Pinto da Costa o melhor presidente da História, o Homem a quem devemos quase tudo,mas não concordo com tudo que diz e faz.

      No resto pode até ver neste blog os meus comentários e ver se são contraditórios.

      Peço desculpa ao Lapis Azul..

      Eliminar
    3. Por mim estão à vontade, desde que se respeitem, a casa é vossa :-)

      Eliminar
  4. Absolutamente delicioso, caro Lápis Azul e Branco. O latido que provavelmente provocará, apenas fará avançar os zelotas mais rafeiros, pois os arraçados invocarão odor ao seu arrasador cursivo.
    Os Zelotas que adoram o Porto,mas ficam todos contentes por termos perdido tudo, qualquer jogador que chegue é jogador á Porto e cheio de mistica todos os que saem nunca tiveram mistica ,são do pior e ainda bem que foram embora, devem estar a gastar o saldo dos telemóveis para rebaterem esta bela prosa.
    Parabéns e que "a voz não lhe doa".
    Um António Silva Portista Nãorecente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo

      Agradeço o seu comentário do mesmo modo que lhe peço que não se refira em termos insultuosos a ninguém aqui neste espaço. Pode perfeitamente explanar o mesmo ponto de vista sem ofender ninguém.

      Cumps
      LAeB

      Eliminar
  5. Ena, sim senhor, aquele blog do tal Silva é muitabom. E cheira bem. Aposto que o gajo é o máximo. E imparcial e modesto. :)
    De resto, CLARO que o exercício pode ser feito assim e também assado. Estarão os dois errados, naturalmente. Ainda assim, o caro Lápis (raiodenomehomem) pense lá se os Silvas não têm um pedacinho mais de clarividência. Vejo-os várias vezes contra e até, pasme-se, a retratarem-se. Aos outros nem por isso... Mas eu não sou imparcial, não sou não...
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já agora, desconfio que os seus comentadores Zé Carlos não leram o post todo. Ou não perceberam que i Zé vem a seguir...

      Eliminar
    2. Isto no fundo foi tudo para me declarar ao Silva...

      No mais, foi apenas algo que senti necessidade de exprimir, com toda a falta de jeito que me assiste. Não esperava fosse bem ou mal recebido, bem ou mal compreendido, não esperava nada. Apenas confesso que não pensava que tantos se sentissem visados... mais um caso clássico em que a criação (monstruosa, claro está) ultrapassa o criador.

      E sim, ouvi dizer que conseguiu consulta para segunda.

      Um abraço
      LAeB

      Eliminar
    3. Já tinha visto na agenda do consultório :)

      Eliminar
  6. Se isto [o post] é humor e ainda por cima genial, vou ali e já venho. Ficava bem num blog da concorrência e ademais coloca o adepto portista ao nível do que por norma o querem fazer parecer: Feios, porcos, maus... E burros. Francamente...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estimado jnporto

      Agradeço o seu ponto de vista, tão legítimo como o meu ou outro qualquer.

      Sem sentir qualquer necessidade de me retratar, apenas lhe acrescento que o estilo caricatural prevê precisamente o exagero das qualidades e defeitos e na minha enorma falta de jeito para a coisa, não descortinei qualquer ofensa, directa ou latente, a ninguém. Nem mesmo a quem eventualmente se pudesse identificar com o António Silva ou partes dele.

      Sobre os adeptos, digo-lhe que tenho uma apreciação possivelmente discordante da maioria: não os distingo por serem azuis ou de outra cor, ninguem é de um clube por preencher determinados requisitos intelectuais ou culturais, mas apenas porque sim. Portanto, a haver burros, serão de todas as cores. Se os vermelhos e verdes e afins não perceberem, é porque se incluem no grupo.

      Se de alguma forma o ofendi, lamento te-lo feito, mas foi sem intenção.

      Um abraço e volte sempre,

      LAeB

      Eliminar
    2. Caro LAeB
      Não vejo ofensa na sua peça e concordo com a ideia de sermos todos iguais, ou devermos ser porque como sabemos há sempre uns que são mais iguais do que outros. Cansado de ser ridicularizado e minimizado pela Media Centralista e por cidadãos lisboetas, como portista e portuense levei a coisa para uma interpretação mais abrangente, mais fora do futebol. Depois, tomando como base o [feliz] cabeçalho do seu blog, faço por ser um irredutível e orgulhoso gaulês que respeita mas que jamais se sentira mais fraco ou inferior do que os Romanos. Agradeço-lhe a gentileza das suas palavras. Abraço Portista.

      Eliminar
    3. Nesse particular da tirania macrocéfala do Terreiro do Paço, terá sempre em mim um soldado na primeira linha de batalha, seja com um teclado, uma caneta ou uma espingarda.

      Contra os que se julgam DDT, marchar, marchar, sempre!

      Do meu Invicto Porto com Amor

      Eliminar
  7. Caro LAeB,
    Creio que nestas duas facções que povoam a bluegosfera, ambos tem em comum o mesmo; o grande amor pelo FC PORTO.
    Uns mostram-no elogiando, outros fazem-no criticando...
    E tudo isto vem desde que o futebol existe, jamais será irradicado por muitos debates e opiniões que se façam. A a beleza da pluralidade reside nisto. Todos falam porque querem do clube que amam o melhor. É um caminho com diversos atalhos para se chegar ao fim, acho eu.
    A unica coisa que desaprovo, é a radicalização do pensamento. Porque se LAeB acha que os outros são fanáticos, ao escrever este post, creio que enveredou pelo mesmo caminho...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com o ponto em comum, mas reitero a discórdia quanto a me incluir numa qualquer facção. Não pertenço, ponto! Tanto estou hoje de acordo com alguém como em desacordo no dia seguinte. A minha cartilha é apenas a que consta na página com o mesmo nome aqui no blogue. Não sou contra ninguém, apenas pelo Porto.

      Respeito a sua opinião, mas ainda assim acredito que na pior das hipóteses foi apenas uma miserável tentativa de humor. Mas um humor inclusivo, pelo menos para quem tiver capacidade de se rir de si próprio, como eu tenho (eventualmente em excesso)

      Um abraço

      LAeB

      Eliminar
  8. "E depois, tenho que ser eu, e mais alguns como eu, os verdadeiros portistas, a andar a limpar essa porcaria toda"
    Claro que não tem tanta piada como o Tasco, nem o alto nível literário de alguns dos seus apaniguados. Só alguns eleitos, foram abençoados pelo Divino, para serem piadéticos, coerentes, transparentes e verticais.
    Mas, gostei muito e como entre eles dizem, subscrevo totalmente. Pelo menos revela coragem, não se intimida e dá nome aos bois Gordos, feios, porcos, convencidos e maus, infelizmente existem em todos os clubes e nós não somos excepção.
    Saudações Portistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo

      Agradeço a deferência, mas insisto que não nomeie ninguém porque não tinha ninguém em concreto em mente, apenas uma forma peculiar de estar e de sentir o nosso Porto. Na próxima segunda, o consultório terá outra visita, espero que também aprecie a sua "doença".

      Saudações de volta,

      LAeB

      Eliminar
    2. É verdade, tenho andado em câmara lenta tal como os rapazes do Lopetegui. Já marquei consulta, mas oubi dizer que o médico de familia era espanhol e dei às de vila diogo.

      Eliminar
  9. Muito bom post. A retratar bem aquilo que por estes dias se vai vivendo e observando no universo azul e branco, pelo menos numa boa facção de adeptos.

    Saudosos cumprimentos,
    Muralha Azul!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradecido, caro Muralha (com esse nome, não dava uma perninha a central?)

      Cumps
      LAeB

      Eliminar
    2. Embora o nome até possa ser sugestivo, deixo essa parte para outros meu caro. A minha defesa é outra.
      Um abraço.

      Eliminar
  10. Felicito-o pelo seu sentido de humor e, obviamente, pelo retrato, o qual, como bem, sabe, subscrevo.

    Eu sei que não inventei aexpressão "zelotas", mas parece que a escolhi bem, a avaliar pelo seu uso nestes comentários! ;-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço a deferência, caro Alexandre.

      Não haja dúvida que esse seu post agitou as águas, independentemente das intenções iniciais. No que me toca, escrevi sem ter ninguém mente, apenas uma forma de ser e sentir o Porto.

      Volte na segunda, para o reverso da medalha :-)

      Eliminar
  11. É curioso que tudo isto escrevi eu no meu blog (que ninguém frequenta - e ainda bem!!! mas já agora vai a publicidade em 5 segundos: Azul Metal - metalporto.blogspot.com).
    E escrevi muito bem antes de toda esta polémica rebentar na bluegosfera
    Se alguém casualmente passasse por lá e lesse, eu seria o Godinho Lopes do FC PORTO... banido, expulso e irradiado!
    Mas é tão só apenas o meu ponto de vista!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que o fez e que nos dá a conhecer!
      E desculpe ter plagiado, ainda que sem saber :-)

      Todos diferentes, todos pela mesma causa.

      Eliminar
  12. Caro Feliciano Costa,

    Vou, com curiosidade e expectativa, espreitar o seu blog. Mas não creio que tenha rebentado polémica alguma, a não ser que eu não tenha reparado. O que se passa é que agora há quem tenha decidido dar voz à sua frustração pela verdadeira praga que é ler gente que não comenta as opiniões alheias mas apenas, do alto de um abstruso moralismo, condena e rotula os seus autores e essas opiniões.

    Há já uns anos, um grupo de assíduos frequentadores do forum de um site chamado "Portal dos Dragões" foi desse forum expulso pelo respectivo administrador (um portista de Cascais) devido ao simples facto de as suas opiniões nem sempre serem "ortodoxas". Na sequência desse democrático "saneamento" criaram um conhecido blog da "bluegosfera". Como vê, não é de agora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felisberto, o meu nome é Felisberto

      Eliminar
    2. Fiquei a saber agora através de certos blogues portistas - não de toda a bluegosfera - que quem não gostar da contratação de Casillas é anti-portista, mesmo sendo-o desde que aprendeu a dizer... golo!

      Fiquei também a saber que quem disser mal do Maxi Pereira - curiosamente acho-o um jogador á... João Pinto!!! - se ele vier para o FC PORTO é anti-portista!

      Fiquei também a saber que quem não alinhar pelas ideias desse génio chamado Lopetegui é anti-portista! Se em vez de Lopetegui tivessem ido buscar o Rui Jorge, o Capucho ou outro treinador da nossa "cantera" se calhar já se podia dizer alguma coisa!

      E fiquei também a saber que a SAD tão duramente criticada a época passada, afinal está a trabalhar muito bem, pelo que o plantel com o aproveitamento da formação - Gonçalo Paciência é para emprestar, pois! - afinal sabe o que faz...

      Eis o português no seu esplendor. O que ontem era verdade, hoje é uma grandessissima calúnia!!!!

      Eliminar
    3. Já li isto em qualquer lado.... :-))

      Eliminar
    4. Caro anónimo

      É a tal da liberdade de expressão que a todos assiste, mesmo que alguns não a apreciem.

      Um abraço portista

      LAeB

      Eliminar
  13. Para aclarar, isto não é uma divisão entre os que criticam e os que elogiam. Todos portistas sem excepção criticam e elogiam aspectos do clube, todos.. Quem disser o oposto é mentiroso. Isto trata-se de uns aceitarem opiniões diferentes e outros não, esta é a divisão que há e sempre houve, seja no futebol ou noutra área qualquer.
    Este texto é o oposto do que foi escrito no "blog Silva" (penso que esse o nome e peço desculpa se estiver errado) ,que é tambem um excelente texto. No entanto este provocou mais indignação exactamente por se dirigir aqueles que não aceitam pensamentos contrários, a própria reacção ao texto é elucidativa do que ele se refere.
    De referir que não acho que o texto se refira a alguem em particular,mas sim de modo abstracto, muito menos me parece que se refira ao J.Vassalo ,que tem um dos melhores blogs sobre o Porto e que é alguém que merece respeito.
    Este assunto por mim acabou, não falarei mais dele. Que cada um continue a exprimir-se com respeito e sem mentiras é o que desejo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até pode nem ser à medida, mas uma "calça" tão larga assenta que nem uma luva numa seira avantajada.

      Eliminar
  14. Epa...os autores de blogues que defendem o seu clube até deviam pedir desculpas de joelhos.
    O que é bom é dizer mal de tudo e criticar constantemente a equipa, sad, etc...Isso é que é de valor...Aliás, os "gajos" que passam a vida a criticar é que são uns génios. São extremamente isentos e, obviamente, são uns mestres da bola. Especialmente se criticarem o treinador a cada a oportunidade que têm...Grandes adeptos! E atenção! Xenofobia não é com eles...então...isso nem se diz.
    E mais, essas tais pessoas que tentam sempre apoiar o clube ( vejam só, que lata) são uma cambada de conformistas!

    Qual é o problema, exactamente, de não passar a vida a dizer mal do clube? É que este post parece ser uma defesa para a critica (destrutiva), sinceramente. Os tais adeptos "defensores" estão menos informados? não me parece...Apenas vêm as coisas de uma forma...normal para um adepto.
    Agora não me venham dizer que essa lixeira de comentários que se vê em facebook's do clube etc...é normal. Era o que faltava se não se pudesse criticar putos de 13 anos que vão para as redes sociais constantemente criticar o treinador e vários jogadores, isto enquanto (tipicamente) defendem/defendiam o Quaresma, de uma forma de fazer inveja a qualquer pita 'maluca por uma boy band. Muitas criticas não têm qualquer intuito a não ser...criticar. Muitas vezes baseando-se em criticas genéricas que se vão espalhando, apoiadas e criadas pela CS...E SIM isso acontece...
    O pior é que nem sempre estas "criticas" vêm do Facebook etc...nem de putos de 13 anos.

    "que mal poderá isso causar ao Porto? Acha que vão jogar pior?" Por acaso..Ajudar é que não ajuda de certeza. Por favor, não se iludam, essas "criticas" estão muito longe de ser construtivas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Claudio

      Antes de mais, seja bem vindo.

      Parece-me que a sua posição é extremamente válida, só que apenas tão válida como outras diferentes da sua.
      E foi apenas isso que pretendi caricaturar neste post.

      Descontando a sua última observação, de que de facto discordo em absoluto (mal estariamos se os jogadores se deixassem afectar por comentários em blogues e notícias online...), o resto é perfeitamente defensável, concordando-se ou não. E é essa liberdade que defendo, doa a quem doer.

      De resto, parece-me que o caro ainda não se conformou com a época em que vivemos, onde toda a gente com uma ligação à internet tem acesso imediato a despejar o seu balde do lixo cerebral... na minha opinião, nem adianta discutir, é assim e nada a fazer. O único remédio é não os ler.

      Um abraço portista

      LAeB

      Eliminar
    2. Tudo a abanar a cabeça e a gritar Lopetegui. Isso é apoiar o clube por pessoas maduras, obedientes e com espirito de Missão. Apoiar o treinador é apoiar o clube??? Essas pessoas maduras ainda devem ter um retrato do Octavio Machado ao lado da Nª Senhora de Fátima.

      Eliminar
    3. :-) ... Mira, no quieres recibir un puñetaço. Mi nombre es Lope...,.Sé lo que estás hablando

      (Em castelhano da Manta Rôta)

      Eliminar

Diga tudo o que lhe apetecer, mas com elevação e respeito pelas opiniões de todos.