Trova do Porto que Passa

domingo, 24 de abril de 2016

Trova do Porto que Passa


Coimbra não foi uma lição. Poderia ter sido, mas não. Foi apenas o regresso ao nosso habitual fado.


"Vai buscar, ó Trigueira!"


Saídos do pequeno mas verdejante oásis de seu nome Nacional, seguimos a travessia deste longo e árido deserto que tem sido a época 15/16, desta vez na Coimbra dos amores e das lições por aprender.

Uma boa entrada não foi suficiente para dar corda que durasse mais do que uns minutos. Rapidamente nos resignámos a repartir o jogo com uma Académica aflita. E este é precisamente o fado que mais nos distancia nesta fase dos rivais da segunda circular, esta incapacidade de impor respeito, de afirmar a inegável superioridade que temos perante qualquer equipa "menor" da nossa liga.

Mesmo discutindo o jogo em planos equivalentes, fomos superiores numa primeira parte de onde nos vimos a perder, graças a uma imprudência de Maxi e a um grande, grande golo de Pedro Nuno. E daqui resultou a nota mais positiva deste jogo, ninguém se assustou e conseguimos dar a volta ao resultado. Ainda na primeira etapa, Sérgio assistiu Rúben que de primeira fez um passe primoroso para o fundo da baliza. Era o segundo grande golo em menos de quinze minutos.

A segunda parte foi (ainda) mais equilibrada, mesmo tendo nós disposto de variadas oportunidades para marcar. Mesmo bem protegida atrás, a Briosa quis discutir os três pontos e foi saindo em perigosos ataques rápidos sempre que podia. Mas desta vez a Lady Luck piscou-nos o olho, enquanto soprava gentilmente aquele charuto de Brahimi que, assim embalado, acabou por passar incólume por todos os matrecos no seu caminho e só apagou no fundo da baliza academista.

Depois começou a terceira parte, onde a Académica assumiu maior risco e o Porto continuou à procura de mais golos. Não o tendo conseguido, trememos nos últimos minutos, antevendo novo desaire. Mas não, não era dia de Fado Triste. Hélton ainda tentou, mas nem ele conseguiu ser a Samaritana dos estudantes...


"Eu não sou um seis!"



Notas DPcA:


Dia de jogo: 23/Abr/2016, 16h15, Estádio Municipal de Coimbra. A.A.C. - FC Porto (1-2).


Hélton (5): Foi chamado a intervir bem cedo e respondeu bem, o que deveria ser bom pronúncio para o que viesse a seguir. Mas tratando-se de Kinder Hélton, há sempre espaço para um brinde. Que quase saiu aos briosos, por duas vezes.

Maxi (7): Muito bom jogo, uma autêntica locomotiva pelo lado direito, a puxar a equipa para a frente. E se a coisa não ia a bem, entrava em modo Micas e levava tudo à frente, na raça. A defender é o que sempre foi, mas agora com menos pernas. Que hoje custou-nos um golo e só por isso não foi o meu MeC.

Ángel (6): Outra partida muito aceitável. Mas e repetindo-me: "o problema são os (...) outros momentos, onde não consegue disfarçar as suas claras insuficiências. Que hoje, sejamos justos, pouco se notaram."

Indi (5): Solidário com Hélton, quis também ser misericordioso com o adversário. O problema é que ali não é o lugar certo para caridade, senhor Martins. Fora de campo até eu ajudo, ok?

Danilo (6): Segundo jogo a central, uma vez mais sem destoar ou comprometer. Mas parece-me um desperdício das suas melhores características. Nesta pré-época aceita-se, até porque pode ajudá-lo a carimbar em definitivo a presença no Euro (pela polivalência), mas agradeço que seja breve a passagem pelo centro da defesa.

Rúben (7): Fico feliz por saber que o jovem Neves tem lido e reflectido sobre as minhas apreciações aos seus desempenhos. Não acreditam? Notem bem: deu porrada (finalmente), levou cartão (também lhe fica bem) e rematou à baliza (finalmente)! E não é que fez um grande golo? Fez sim senhor. Ah, não pensem que me vou sem insistir que "não é um seis", ainda que desta vez tenha estado melhor.

 < 65' Sérgio (6): Após dois jogos a ser o melhor em campo, achou por bem dar uma abébia aos companheiros e ter uma exibição mais discreta. Melhor na primeira parte, foi desaparecendo na segunda até ser substituído. É louvável o altruísmo, mas atenção que ainda tem tudo para provar. Vamos a eles, Sérgio!

Herrera (6): Hoje regressou a espaços o Errera dos meus pesadelos. Aqueles passes incompreensíveis queimam-me por dentro... Mas pronto, foi "só" a espaços. É cada vez mais uma incógnita para mim o que poderá realmente ser o Héctor Miguel no futuro.

< 63' Varela (5): Pronto, pronto, já passou a alucinação do jogo passado... e eis que o velho Varela foi igual ao que havia sido antes de se por a experimentar cogumelos. Assim é pouco, Silvestre. Pouco.

< 86' Corona (7): Gostei da exibição. Não se esperaria que aprendesse a jogar (tudo o que pode) em 5 dias, pelo que até me pareceu melhor do que contra o Nacional. Dá jeito que continue assim, em crescendo, rumo ao Jamor. 

Melhor em Campo André Silva (7): Hesitei bastante na atribuição da distinção, ao ponto de não encontrar um critério suficientemente forte para o atribuir. E assim sendo, optei por um menos objectivo mas mais simbólico: premiar o jovem André pela sua enorme entrega mas também pela capacidade que demonstrou de jogar com os companheiros e de ajudar a equipa a aproximar-se da baliza academista. Só falta mesmo começar a marcar (o que não é pouco, diga-se).

> 63' Brahimi (7): Entrou com vontade para o lugar do ausente Varela e chegou para ocupar dois ou três adversários de cada vez. Não foi brilhante, mas foi fortuitamente decisivo. Ponto extra pelo golo.

> 65' André André (6): Regresso - que saúdo - a denotar evidente e expectável falta de ritmo. Optou (e bem) por se resguardar, primando pela discrição (eficiente).

> 86' Chico Ramos (-): Sem tempo de jogo suficiente para ser avaliado, mas não posso deixar de referir que entrou completamente alheado e desintegrado do jogo. Só não sei é se a responsabilidade maior pelo facto lhe pertence.

Peseiro (6): Não conseguiu que a equipa prolongasse o estado de graça do jogo anterior, mesmo repetindo o onze (excepto Hélton), mas qualquer coisa deve ter sobrado porque tivemos força para inverter o resultado e depois aguentá-lo. Parecendo que não, é coisa relevante. Não foi uma boa exibição, mas foi uma boa vitória.


Mr. Nice Guy - uma jóia dum moço...


Outros intervenientes:


Inevitável voltar a destacar Pedro Nuno, que marcou um grande golo e falhou uma série deles - em todo o caso, parece ter asas para voar mais alto. Mas como nem só de virtuosos se faz o futebol, o outro destaque vai para Fernando Alexandre, um daqueles que come sempre a relva e que "morde" os adversários, dá gosto vê-lo lutar.

Esteve algum árbitro em campo hoje? Não dei por ele. O que só pode ser bom, tratando-se de um dos soldadinhos de chumbo (de pó branco) do exército do #colinho.


Ninguém poderá acusar os jogadores de não darem o que podem. Eles correm, lutam pela bola e desenham futebol sobre o relvado. Ouvem o treinador, assimilam tácticas e estratégias e entregam-se ao jogo. Falta é o resto. O fermento que os faz crescer à sua real dimensão, a crença que os transforma em gigantes aos olhos dos adversários. 

Dominámos "todas" as estatísticas de jogo, fomos melhores, é indiscutível. Mas por pouco não saímos empatados de Coimbra. Temos tremenda dificuldade em assustar quem quer que seja. E quem não se encolhe, acaba por crescer. E por discutir o resultado.

Tivemos várias oportunidades para fazer o terceiro? Claro que sim, não temos tido "sempre"? O que nos falta é conseguir impor respeito, daquele que se entranha no adversário e lhe sussurra a cada momento que o melhor que lhe poderá acontecer será perder por poucos. E o sentido de oportunidade, o instinto matador que caracteriza as grandes equipas. Hão-de voltar, mas não antes do Verão. Até lá, resta-nos ir ouvindo as trovas deste Porto que passa.



Do Porto com Amor






9 comentários:

  1. Que o vento continue a calar a desgraça. É que mesmo atento, nada me diz...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai-se a saber e é um vento elitista, dos que não se dirigem a tasqueiros. Ou está a dever uma visita ao otorrino? :-) Agora é fechar os olhos e esperar que a viagem nesta montanha russa chegue depressa ao fim. Quem sabe se não estará alguém à nossa espera no final com pipocas e algodão doce? Ah espera lá, não é algodão, é o cabelo... :-))

      Eliminar
    2. Lol. É bem feito para o Zé Cid. Estou farto de lhe dizer para não andar na montanha russa.

      Eliminar
    3. Ah, isto pq a minha versão favorita da trova é mesmo a do Quateto 1111

      Eliminar
    4. Nesta fase, ia mais para A Lenda D'El-Rei D. Sebastião... E então se ele a cantasse em plena montanha russa, todo pelado com o disco de platina à frente, era o êxtase geral...

      Eliminar
    5. Porra pá, tinha umas tripas combinadas para o almoço! Agora estou demasiado enjoado. Obrigadinho hã...

      Eliminar

    6. a mim, assim de repente, lembrei-me do imemorial "wind of change", dos 'escorpiães alemões' ;)

      abr@ços
      Miguel | Tomo III

      Eliminar
    7. Miguel, se for para melhor que venha ele, em rajadas ciclónicas...

      Eliminar
    8. Silva, se não conseguiu comer só tem que me agradecer. No dia seguinte sabem sempre melhor...

      Eliminar

Diga tudo o que lhe apetecer, mas com elevação e respeito pelas opiniões de todos.