Reality Check

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Reality Check


Dizia o bom do Jorge Vassalo, um dos três Cavanisqueteiros, no mais recente episódio do novel mas já notável podcast, que o Lápis já começou com o seu discurso "miserabilista", baseado na análise que fiz ao jogo contra o Chaves. 

Pois que não, meu caro Cavani Universal, não sou sequer pessimista, muito menos miserabilista (fiquei até com a impressão que não leste com atenção...), apenas me parece que a equipa estabilizou num nível de jogo ainda imberbe e pouco desenvolvido e desde então pouco evoluiu - pelo menos, naquilo que se consegue ver no campo. Gosto de pensar que sou um realista sonhador: "hope for the best, prepare for the worst".


Catarina Morais / Kapta +


E foi assim que fui ontem para o Dragão. Literalmente. Para nossa infelicidade, deu worst.

E poderia ter dado best? Dificilmente. Ou melhor, só tendo bem mais sorte do que o Besiktas, que é nesta fase uma equipa melhor do que a nossa em quase todos os vectores: qualidade, quantidade e experiência.

Estávamos a jogar em casa, ok? Convém não esquecer.

Pese uma entrada confiante e a boa-vontade de todos, o que eu vi foi uma equipa a ser "facilmente" controlada e até manipulada pela outra, o que se agravou com o primeiro golo, metade do qual deveria ser atribuído ao para sempre nosso Quaresma

(O inevitável parêntesis: agradeço, do fundo do coração, a quem o escorraçou de cá, ficou mais uma vez provado que não tinha já qualidade para cá estar. Nem espírito, credo!)

A inferioridade do nosso meio-campo "a dois", agravada pela má forma de Danilo, deu as luzes necessárias ao treinador adversário para puxar um dos  médios interiores para as alas, criando um party of three que, ou causava superioridade imediata na ala, ou arrastava um dos nossos dois médios e abria avenidas para um outro médio e o ala contrário cavalgarem.

Sim, Sérgio Conceição também se estreou hoje na Champions como treinador. Isso não é nada despiciendo. Deve é ser reconhecido e aceite, na expectativa de que, também ele, tire as devidas conclusões e evolua depressa.

Se o empate nos levou para o nosso melhor momento no jogo, o segundo golo sofrido quase nos matou ainda "novos". A equipa sentiu em demasia o golo, algo pouco razoável considerando o tempo que ainda havia para jogar. De tal forma que, até ao intervalo, estiveram os turcos mais perto de ampliar do que propriamente nós de chegar ao empate.

Ao intervalo, nova dose de inexperiência (digo eu). Percebo e aplaudo a necessidade de mudar de imediato, mas a mudança em si não foi a mais produtiva. Óliver, tal como Danilo, não tem quem o substitua neste momento, esteja a jogar bem, mal ou assim-assim. 

A boa-vontade (sempre ela) de André André e Otávio não chegaria nunca para compensar o que se perdeu com a saída do espanhol - que esteve mal na construção mas bem na recuperação da bola - mas poderia (teria que!) melhorar de rendimento após o descanso.

A melhoria que a equipa registou deveu-se quase em exclusivo à alteração do sistema, porque reduziu o desequilíbrio no meio e injectou alguma confiança para ir atrás de prejuízo. Mas não nos iludamos, porque foi também consentido pelo Besiktas, que (muito bem) preferiu deixar-nos ainda mais a iniciativa e contra-atacar sempre que possível.

Aos 60 minutos, deu-se o momento decisivo do jogo: muito bem isolado por Brahimi, Soares não conseguiu bater Fabri em duelo individual. Senti que ali se tinha perdido a possibilidade de alterar o rumo aos acontecimentos.

Assim foi, de facto. O terceiro golo sofrido acentuou desnecessariamente o fosso, talvez de forma injusta até, mas as coisas são como são. Talvez venha a ser a derrota mais importante da época, se servir para nos posicionar a todos na nossa realidade actual. Porque hoje, perdemos o jogo contra uma equipa melhor. Espero poder dizer sensivelmente o oposto em Istambul.





Notas DPcA 


Dia de jogo: 13/09/2017, 19h45, Estádio do Dragão, FC Porto - Besiktas JK (1-3)


Casillas (4): Não fez tudo o que podia no segundo golo, pese o desvio de "última hora" que a bola sofreu. No terceiro, não sei. E pelo meio, andou aos papéis num canto de RQ7.

Ricardo (5): Tentou mas não esteve inspirado, desperdiçando vários cruzamentos contra os adversários. A defender, foi dos melhores. Pareceu algo nervoso. Not enough.

Alex Telles (6): Procurou estender-se pelo flanco e chegou a fazê-lo bem. Fez até a única assistência a nosso favor, mas foi pelo seu lado que o primeiro e o terceiro se fabricaram. Não que seja o único ou principal responsável, mas seguramente um deles.

Marcano (5): "Comido de cebolada" no primeiro, ao deixar-se antecipar por Talisca, tem a atenuante de ter sido um excelente cruzamento. No resto, esteve muitas vezes bem e algumas menos bem.

Felipe (5): Cresceu com a importância do jogo, chegando até a jogar feio como um central deve fazer quando apertado, mas também teve algumas falhar relevantes na marcação e na abordagem aos lances. Em sintonia com o resto da defesa.

< 82' Danilo (4): A sério que jogou? Eu demorei a descobri-lo em campo. Francamente mal. Uma pena.

< 46' Óliver (6): Não consultei as estatísticas, mas era capaz de apostar que foi o maior recuperador de bolas da equipa enquanto esteve em campo. Já naquilo que supostamente melhor faz, começou razoável mas evoluiu para o medíocre. Creio até que sei em que momento o treinador decidiu que o ia tirar do jogo, mas ainda assim penso que foi uma precipitação.


Catarina Morais / Kapta +


< 46' Corona (5): A intermitência no seu esplendor, com franco destaque para os momentos off. Apesar disso, teve sim algumas boas intervenções, deixem-se de o rotular sem ver com atenção o que faz. Mas... not enough.

Brahimi (7): Saí do estádio com uma impressão menos positiva do que ele merecia, valeu-me a televisão. Sim, que teve muitos lances perdidos sem "seguimento", como é seu hábito, mas também teve passes de qualidade na segunda metade, onde merecia ter sido creditado com (pelo menos) uma assistência. No resto, é quase sempre ele a tentar, conseguindo ou não fazê-lo. E isso tem algum valor, dado o "deserto" que o rodeia. 

Soares (5): Momentos e detalhes definem jogadores e carreiras. Tiquinho, que até fez um jogo razoável, não conseguiu fazer a diferença quando foi realmente preciso. E isso também fez a diferença. Continuo sem perceber o que vale ou pode valer realmente este jogador.

Marega (6): Não sucumbiu sob o peso da responsabilidade, começando desde cedo a criar alguma perturbação na defesa contrária. No entanto, não demorou muito para que se apercebessem do tipo de jogo "rudimentar" de que se serve e então passou a ser mais difícil provar a sua utilidade. Lutador como sempre tem sido até agora, encontrou pela frente outro tipo de adversário, que nos possibilitou mais um reality check quanto ao que pode e não pode dar.

> 46' André André (4): Não concordei com a sua entrada e ele fez o desfavor de me dar razão. Apático, lento (muito lento) e desligado do jogo. Hoje sim, senti-me compelido a dar razão ao nosso Anónimo quando afirma que é um jogador vulgar. Felizmente, já o vi jogar antes e sei que pode dar muito mais. 

> 46' Otávio (5): Começam a ser muitos os "falhanços" a partir do banco. Um caso preocupante, tendo em conta a finura do plantel.

> 82' Hernáni (-): Nem tempo nem contexto para tentar ser relevante.

Sérgio Conceição (4): Terá sempre de ser um dos principais responsáveis pelo desfecho do jogo, como aliás fez questão de assumir no final. Teve o seu baptismo de fogo na Champions e saiu chamuscado. Duplamente. Pela estratégia inicial e pelas substituições. Faz parte da vida. O importante é a forma como vai reagir e "reinventar-se" depois disto. Não creio que a sua ideia esteja em perigo a nível interno, pelo menos não ainda, mas para a Europa tem de evoluir para outro plano de jogo.


Catarina Morais / Kapta +


Outros Intervenientes:



Uma (des)agradável surpresa este Besiktas, pela maturidade que exibiu em campo. Mérito sem dúvida do treinador Çenal Gunes, bem como de jogadores como Quaresma, Ozyakup e Talisca. Uma equipa com legítimas pretensões a seguir em frente. Por agora, anyway.


Terá cometido os seus erros (um cartão perdoado a Adriano, por exemplo), normais em qualquer arbitragem, mas para mim esteve impecável o senhor Anthony Taylor e restante equipa. É assim que se apita, sem pedantismos nem folclore. Será que o clero luso assistiu? Clero que não...


- - - - - - - - -


A finalizar a tal análise ao jogo com o Chaves, escrevi que estes dois jogos seguintes - Besiktas e Rio Ave - iriam servir para "medir" o nível dessa progressão da equipa. O que não disse, é que são duas medidas distintas. 

Ontem, tratava-se de avaliar o actual nível europeu da equipa. Ficou provado que é baixo, incapaz de se bater com uma equipa de classe média/alta, composta essencialmente por jogadores de bom nível já no inverno das suas carreiras, mais do que compensando com tarimba uma eventual menor disponibilidade física (que, não por acaso, nem se notou). 

Estamos então irremediavelmente arrumados da Champions? Não, meu caro Cavani Silva, não estamos. Temos ainda cinco jogos para disputar e qualquer um dos quatro lugares possíveis na classificação ao nosso alcance. Teremos é de evoluir - treinador, equipa e jogadores - para conseguir estar à altura do desafio. E teremos de o fazer depressa. Impossível? Não. Difícil? Sim.

O que fica bem à vista, em minha opinião, é a fragilidade do plantel para o nível europeu. A qualidade escasseia em quase todas as posições, quando se trata de procurar uma alternativa. Só encontro conforto nas laterais, de resto, tremo sempre que imagino castigos e lesões. Para este nível, repito. (E não, meu caro Silva, hoje Mikel nunca seria alternativa válida a Danilo, só para mencionar o caso mais flagrante de insubstituabilidade.)

No próximo domingo, em Vila do Conde, o teste será completamente diferente. Tratar-se-á de aferir como reage esta equipa perante um adversário mais forte... ao nível da nossa liga. Ou seja, onde teremos obrigatoriamente de dar uma resposta muito melhor - jogadores, equipa e treinador. Não estou a pressionar, apenas a ser objectivo. Porque o nosso grande objectivo (quase diria único) é mesmo o de ser campeão nacional. Lá estarei, se tudo correr bem. 


- - - - - - - - -


Já vai muito longo o texto, mas não posso terminar sem deixar duas notas finais.

Nota 1: Compreendo a indignação dos Portistas que se manifestaram contra a estrondosa ovação que Quaresma recebeu do Dragão ao ser substituído. Compreendo, porque estávamos a perder e em nenhum momento houve uma vibração tão forte no apoio à equipa. No entanto, como um dos que o aplaudiu de pé, tenho a dizer-vos que, se fosse um dos jogadores do Porto em campo naquele momento, o que me passaria pela cabeça seria "quem me dera um dia merecer todo este carinho". E depois, fazer por isso. Volta sempre, Ricardo!

Nota 2: Não compreendo de todo a indignação de outros Portistas (ou talvez os mesmos, não sei) perante um vídeo que um jogador do Besiktas publicou, em confraternização perfeitamente normal com o seu ex-companheiro Aboubakar, ainda no balneário. Não vi mal absolutamente nenhum e tudo o que se invente à conta disso servirá apenas para criar uma confusão onde ela não existe. Imaginem a quem é que isso aproveita...



Do Porto com Amor,

Lápis Azul e Branco



39 comentários:

  1. pois FALTAM NOS 3 MEDIOS A SERIO MAS JA ALGUNS ANOS A ESTA PARTE, INTENSOS OS 90 MINUTOS, estar dependente de danilo e oliver ..... como se percebeu e uma desgraça. Agora quem aposta em mexicanos que por norma sao acomodados ... e nos temos layun uma nodoa, corona outra nodoa, herrera que SC colocou de lado apesar de ter um plantel curto, andre2 que marca com os olhois, hernani. Depois oliver nao joga com simeone nao e por acaso e afinal o que e o atl madrid? FALTA CLASSE A EQUIPA DO PORTO CLARAMENTE PARA QUANDO 1 OU 2 JOGADORES NAO ESTAO A DAR SUBSTITUI LOS E AS COISAS MUDAREM. Como se deixa fugoir battaglia e o cap da seleçao de sub 21 que ate e portista para lugares carenciados?? NAO SEI O QUE VAI ACONTECER MAS A CULPA TEM NOMES PINTO DA COSTA E O SAD PELA POLITICA PATETICA DE CONTRATAÇOES SEM QUALQUER NEXO NOS ULTIMOS 4 A 5 ANOS.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vidente, parece que nunca responde... Diga la entao quais sao exemplos desses 3 medios que fazem tanta falta e o que e que quer dizer com intensidade - ponha la factos e palavras serias em vez de vir com os cliches sem sentido da "intensidade" ou estereotipos de "por norma acomodados"

      Eliminar
    2. Caro Vidente,
      Cada vez que leio os seus comentários aperta-se-me cá uma dor de alma. Sempre (ou quase sempre) demasiado derrotista. Não nada de positivo para dizer sobre o nosso FCPorto?, que nos anime um pouco mais?, seria melhor.
      Luís Oliveira

      Eliminar
    3. Sim, ao escrever lembrei-me logo de si, imaginei que seria dos primeiros a comentar :-)

      E até vou concordar consigo nos dois últimos "parágrafos", sendo que o penúltimo será consequência directa do último, imagino.

      Eliminar
  2. Quase em cheio, falta só admitires que o Argelino andou com o ataque ás costas durante boa parte do jogo. De resto, em cheio. Acrescenta isso é eu faço um post que é só o link deste. Ah, espera, tem ovações a malta que está a jogar contra nós, Fuck! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Andou sim, mas, na maior parte das vezes, não fez grande coisa com ela. Brilhou mais no recomeço.

      É, o problema é mesmo "essa malta" estar a jogar contra nós.

      Eliminar
  3. Na verdade, caro Lápis, a nossa equipa, parece aquelas novelas intermináveis da TVI, em que estamos constantemente a ver o mesmo.
    E vemos o mesmo em; treinadores, jogadores e adeptos.
    Diz o caríssimo Lápis, que começa a dar razão ao anónimo (o Blue Sky, o Soren e o Capitão-Mor também merecem créditos) para a vulgaridade de André André!
    Sério?!!
    Para quem vê futebol há tanto tempo, só agora se apercebe da categoria absolutamente vulgar de André2, Oliver, Otávio?!! Não acredito.
    O rapaz da IURD tem a teoria da profundidade! Receio que esteja completamente equivocado.
    Dimensão, é o que falta e esse trio de jogadores para poderem envergar a camisola do F. C. do Porto.
    Por muito que lhe custe e por muitas asneiras que possa fazer Herrera, não jogar este para qualquer um dos mencionados fazer parte do onze, é por quem tem responsabilidades nisso, um atentado ao futebol e ao bom nome do Clube.
    Os mesmo que escorraçaram o grande Quaresma por tuta e meia, estão agora indignados pela arrepiante ovação que este mereceu.
    Grande parte dos portistas não são parvos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu disse quase :-) E expliquei porquê, já o vi a jogar bem (ainda que nunca excepcional).

      Mas concordo que falta ao trio dimensão... para o basket do Porto. Sendo futebol, até pode ser que dê :-)

      Quase tenho pena de Herrera não ter sido chamado ao jogo, só para o "ouvir" a engasgar-se. O "quase" é porque não me apetecia ter sido goleado.

      Quaresma, já sabe, tamujuntu!

      Eliminar
    2. Viu? No varzim? Ele nem sempre era titular!!!
      Pode ser que dê? Afinal 4 anos ainda não lhe chegam para confirmar se os gaiatos têm jeito para a coisa ou não.
      Pois, nunca irá saber. O que sabe é que fomos derrotados no Dragão por uma equipa da 2ª divisão europeia...e em determinados momentos levamos banho de bola.
      Quaresma até a dormir é melhor que grande parte dos predestinados de Lopetegui, com os olhos bem abertos.

      Eliminar
    3. Não, meu caro, fomos derrotados pelo bicampeão turco, um campeonato que tem poder financeiro para atrair estrelas em fim de carreira. A anos-luz do nosso. Se eles são da segunda divisão... onde estaremos nós? É que o palmarés não ganha jogos.

      Eliminar
    4. Mesmo com este plantel, se nao conseguirmos uma vitoria (ou muito proximo) em casa deles, entao as culpas serao todas do SC. Note que nao digo o mesmo para Monaco ou Leipzig, mas este Besiktas nao e nem de perto nem de longe superior a nos.

      Eliminar
    5. Quer maior estrela em fim de carreira que Casillas? Daqui a pouco também é dos que diz que Porto é Palermo.
      Em Novembro de 2016, portanto há menos de 1 ano, o NNenfica sem padres ao fim da 1ª parte ganhava 3-o em Istambul. Subiram de divisão ou já eram dum campeonato de reformados?

      Eliminar
    6. São melhores hoje do que há um ano. É nós a começar do zero outra vez. Talvez seja possível ganhar lá, mas aí o mérito será quase todo de SC...

      Eliminar
  4. Qual melodia pimba irritante, a minha memória repete-me num loop enjoativo o nome de Co Adriensen. O holandês foi um dos piores treinadores em jogos europeus da nossa história (perder 3-2 em casa com o - na altura e actualmente - desconhecido Artmedia, doeu muito mais do que este Besiktas), foi um desastre em clássicos com mouros, mas em dois tópicos não facilitou: inflexível com os pequenos e na hora da verdade, não falhou em Alvalade. O Resultado dessa época foi uma dobradinha. Igualar este feito será uma época excelente. Tudo o que venha acima, entrará num campo da transcendência.

    Quanto ao jogo, infelizmente por razões de força maior não pude ver, pelo que não devo me alongar muito. A crer nos resumos e no que se vai lendo, penso que o resultado tenha sido exagerado. Pelo alinhamento inicial deu para ver que Sérgio Conceição se portou como um adolescente sonhador, cheio de alma, mas a quem falta ainda a experiência da vida. Na Champions há um upgrade brutal de qualidade em relação à "tugalândia". É preciso ser inteligente e esperto para ter sucesso. É bonito colocar a carne toda no assador para a bancada aplaudir, mas como é sabido, se o lume estiver muito forte, ela acaba por ficar demasiado chamuscada. Se um Besiktas é capaz disto, se ontem tivéssemos apanhado com um tubarão ficaríamos carbonizados.

    A inexperiência europeia não é um exclusivo do Sérgio. JJ também passou anos e anos a levar banhos de bola europeus por insistir em jogar como o fazia por cá. Pela amostra recente, parece que finalmente percebeu que não o pode fazer, e os resultados melhoraram significativamente. Confio que a curva de aprendizagem do nosso treinador seja bem mais rápida.

    Verdade que nunca há um bom momento para as derrotas. Mas se tiver que ser, este foi o menos mau possível, pois ainda nada está comprometido. Pelo que, apesar de triste com o resultado, sinto-me plenamente confiante que vamos aprender com os erros de ontem e tornarmo-nos mais fortes.

    Cumprimentos portistas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nesta fase da vida do Clube, subscrevo. Na fase em que Adriaanse chegou, não achei piada nenhuma aos Artmedias e afins.

      Muito boa a sua imagem sobre o comportamento do SC.

      Foi assim que resumi o post: esta pode ser a derrota mais importante da época, se todos aprendermos com ela.

      Eliminar
  5. Comeco com isto - Marega nota 6????? Sera porque ele perdia 6 em cada 7 bolas que lhe eram passadas?

    O problema do SC nao tem nada a ver com a tactica ou com a suposta falta de medios - alias porque qualquer pessoa que veja o jogo percebe que a tatica dele nao e um 4-2-4 como se fala muito por ai. Os extremos jogam como medios interiores e por isso normalmente ate teriamos superioridade no centro. Eu digo normalmente porque o que realmente lixa o SC nao e a sua tatica, mas sim as suas mas decisoes na escolha de jogadores.

    Tirar o Oliver nao lembra ao diabo! Claramente o melhor em campo ate ao intervalo. Tirar o Corona que ao contrario do jogo anterior ate estava a jogar bastante bem? Ridiculo.
    Mas 200x mais ridiculo foi deixar em campo os dois jogadores que estavam nao so a ser zeros, mas que estavam claramente a prejudicar a equipa - Marega e Danilo.

    O Marega levou 2 ou 3 encostos do Pepe e passaram-lhe logo as ideias de algum dia ser jogador de futebol. Porque la esta, quando a unica qualidade que tens e a forca, e simples ganhar-te, so e preciso encontrar alguem com ainda mais forca...
    O Danilo (nota 4 do Lapis, deve ser o numero de vezes que tocou na bola) conseguiu ser ainda pior do que o seu normal. No seu normal e um jogador que nao contribui na construcao, nao passa o meio campo e nao se posiciona decentemente. Mas compensa (algo) isso com velocidade de recuperacao, jogo aereo e estar sempre tao recuado que torna mais facil defender. Mas ontem o Danilo estava MIA - nem construia (normal) nem defendia... no primeiro golo, em que o medio defensivo devia estar na linha dos centrais ele estava 3 metros a frente a marcar com os olhos. No segundo golo vem a seguir o marcador por tras!!! Porque nao e capaz de acelerar para se colocar entre ele e a baliza - ainda por aqui se diz que o WC e que e lento!!! A teoria de que o Danilo nao tem quem o substitua e so isso, uma teoria, que sera facilmente desmantelada no dia em que o SC tiver os balls para o deixar no banco...

    Portanto, nao, a tatica nao tem nada a ver, mas jogar 9 contra 11 dificulta muito!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OH YEAH! E juro que escrevi antes de ler este comentário :)

      Eliminar
    2. Não, meu caro, discordo em absoluto. A táctica foi errada, porque qualquer táctica pressupõe ter os jogadores adequados para a executar.

      Corona e Brahimi não são nem nunca serão médios de 442 - fazem-me lembrar o meu cão, quando lhe digo "fica aí" e ele obedece de imediato, até que alguns segundos depois vislumbra um gato e dispara que nem um comboio desgovernado. Quando lhe volto a tentar dizer "fica", ele já nem ouve. Volta uns minutos depois, pronto para recomeçar o exercício.

      Em defesa de Marega, sempre lhe digo que vi o jogo no estádio e revi-o em casa. Não, não perdeu 6 bolas em 7 nem nada que se pareça. Jogou foi muito - em quantidade, não qualidade. Mas a quantidade também vale numa equipa de 11 elementos - aliás, não foi assim que ele ganhou o bilhete para ficar no plantel?

      Comentava durante o jogo com um amigo que o Marega me faz lembrar uma série foleira dos anos 80, o Automan, onde havia um tal de Cursor que só andava em linhas rectas, horizontais ou verticais. Marega não tem como curvar, não sem trocar as pernas e espalhar-se ao comprido. Pega na bola e vai a direito. Mas já todos sabíamos isso, certo?

      Quem mais falhou não foi ele. Já sobre Danilo, a conversa seria outra. Um mistério. Claro que não tem quem o substitua, mas a jogar assim "qualquer um" se pode atrever a ocupar o seu lugar - refiro-me ao Danilo no seu normal, obviamente.

      Eliminar
    3. Correcto, nao perdeu 6 bolas em 7, perdeu 58% das bolas o que e miseravel. O facto de ter ganho o bilhete para ficar no plantel so reforca a minha ideia de que o SC nao e muito bom a escolher jogadores

      Se ele puser jogadores diferentes pode jogar nessa tatica sem problemas. O meu cao fica passem quantos gatos passarem - a diferenca e que foi treinado por um profissional (nao por mim) e que de inicio eu escolhi uma raca que e inteligente e da-se bem com ser treinado. Um exemplo - a primeira jogada do desafio em que o Marega tenta um remate que sai a figura - quem e que saltou com o defesa na meia lua e ganhou de cabeca para lhe passar a bola? Foi o Corona. E o que eu quero dizer com isto e que um jogador bom pode ser treinado para jogar em qualquer posicao e fazer diferentes posicoes durante o jogo ao sabor das circunstancias, mas um Marega nao muda de maneira nenhuma!

      Lembro-me bem do Automan!!! e portanto nao devemos criticar um treinador que poe um jogador assim em campo? Vale mais ir buscar o Usain Bolt, linha recta por linha recta que seja alguem que realmente tem velocidade sobrehumana.

      Sobre o Danilo, eu ja lhe ando a dizer ha mais de um ano, nao ha misterio nenhum! Se a tactica nao pede um jogador que SO joga para defender e que se deve comportar como terceiro central, com uma linha defensiva que fica muito chegada atras, ele como e obvio nao consegue fazer nada. Ele nao e bom a passar, nao e bom a posicionar-se e nao mostra visao de jogo, logo nao e um bom centro-campista e nunca vai ser melhor que um central/trinco destruidor.
      Porra, ate o Andre2 no lance do terceiro golo assumiu um posicionamento melhor do que o Danilo no resto do jogo todo (estabeleceu um triangulo com os centrais nas costas e pos-se entre a bola e a baliza) so que o remate de primeira ao angulo nao tinha muitas hipoteses de ser bloqueado.

      Eliminar
    4. Não é bom? Talvez não, mas que alternativas tinha a Marega? E que alternativas tem agora?

      Danilo: fact checking 1: Porto - Sporting da época passada. Ring any bells?

      A2: Foi comido como um menino no terceiro golo, até meteu dó

      Eliminar
    5. Em rigor, A2 só estava a nanar. Comidos mesmo foram Marcano e Telles.

      Eliminar
    6. Lapis, reveja lá os golos e diga-me o que é melhor - um médio que se apresenta entre a bola e a baliza e tenta bloquear o remate ou um médio que está por trás do adversário que vai rematar?

      Eliminar
    7. Isso é querer comparar o incomparável

      Eliminar
  6. Sobre o nosso grupo, já havia escrito aqui e em outros espaços azuis e brancos que o Besiktas caça com Pepe, Quaresma, Medel, Babel, Negredo, Adriano, até mesmo o patanisca, e metade da seleção turca.

    O Mónaco caça com Falcao, Lemar, Moutinho, Sibidê e outros deste quilate que não lembro agora.

    Os red bulls alemães, do que vi ano passado, tem um time à "time alemão": extremamente físico, forte, entrosado e rápido. Além do novo menino querido dos tubarões europeus, o tal Tino Werner que na minha opinião é um mix de Mário Gomez com o lendário Gerd Muller, não é a tôa que tem jogado na seleção principal, relegando nomes consagrados para o banco de suplentes.

    Nós, na teoria, podemos ser o elo mais fraco do grupo. Na teoria.

    Ontem o resultado mais justo era um empate tipo 3 x 3.
    A eficácia fez a diferença. O FCP atacou muito, finalizou mal.
    Os turcos também (contra ) atacaram muito, mas finalizaram bem.

    Apesar do Besiktas caçar com Pepes e Quaresmas, o FCP, mesmo com plantel curto e mesmo com algumas peças em clara noite-não, podia ter dado outro destino ao jogo, caso umas das 3 chances claras de gol que criou tivesse ido para o fundo das redes quando o placar estava 1 x 1 e até quando estava 1 x 2.

    Já agora, fala-se em plantel curto, mas deixaram sair Mikel, João Teixeira, Bueno e outros.
    Todos os anos TODA A GENTE SABE QUE cedo ou tarde haverão lesões e suspensões.
    Não era melhor ter 30 do que 24 jogadores à disposição para prevenir lesões e suspensões???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu concordo com a análise ao grupo, RBN. Somos a equipa com o plantel menos valioso dos quatro, tendo apenas ligeira vantagem na experiência europeia face aos alemães, que no entanto nos superam como equipa.

      Já quanto ao resultado justo, discordo. Poderíamos perfeitamente ter conseguido o empate, mas se isso seria o mais justo, tenho sérias dúvidas. Ou melhor, se o tivéssemos conseguido, até poderia ser justo. Se.

      Quanto ao plantel, suponho que a resposta de SC seja um claro não. Caso contrário, teria ficado com eles.

      Eliminar
  7. Desde que me conheço e não sou nenhum adolescente apesar de ter "apenas" 57 anos no lombo, que não via um plantel tão vulgar, vulgaríssimo, banal e banalíssimo! Nem nos tempo do Leopoldo "Bacalhau" e do Manhiça!!!

    Dá-me dó ver fazer do Oliver uma maestro!!! Dá-me dó ver fazer do Danilo um Paulo Assunção ou mesmo um Guarin! Dá-me dó ver gente como o André André, sujar o nome do pai com o seu espectacular desrame com a vista ou faltas grosseiras e desnecessárias, só porque sim! Dáme dó ver um Quaresma a jogar a passo e assitir golos e ver um Marega a correr desenfreado e todos os seus cruzamentos esbarrarem no defesa lateral!!!

    Não sei de que fibra é feita esta gente nova que apoia o FC PORTO, mas a mim arrepia-me que façam craques gente que de tão vulgar que é, nem sequer calça num Granada ou num Atlético de Madrid. Nem sei de que futebol falam quando alguns tentam eleger Otávio a... Deco!?
    Que me perdoem a expressão, mas este FC PORTO mais parece uma greve dos STCP, da Carris ou dos enfermeiros! Tem tudo e não querem fazer nada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felisberto, olhe que desse tempo: ROLANDO,RODOLFO,PAVÃO, NOBREGA,OLIVEIRA,HERÉDIA,ABEL,CELSO,FLÁVIO,BENÉ, entravam de caras no onze actual.:))

      Eliminar
    2. Caro Felisberto, não estaremos um tudinho-nada pessimistas em excesso? Caramba, o plantel é curto mas não é mau. Longe disso. Não temos os craques de outrora, é incontornável, mas temos candidatos: sou um defensor incondicional do Danilo e o tempo dar-me-á razão. Entre outros...

      Como bem poderia dizer o povo, nem tanto ao Otávio, nem tanto ao Deco :-)

      Um abraço e ânimo, vai ver que as coisas vão melhorar aos poucos!

      Eliminar
  8. Com jogadores com a experiência internacional de Maxi Pereira, Reyes, Layun, Herrera, apostar em projectos de jogadores como André André, Otávio, Hernani!!!
    Não me lixem.
    Pior ainda é alegar que o plantel é curto e sem banco, quando se descartam jogadores tarimbados nestas andanças.
    Já passamos por Octávios Machados, Lopeteguis, Nuno Espirito Santo. Fica bem a Sérgio Conceição assumir as responsabilidades, mas tirar as devidas ilacções.
    Para voltarmos ao mesmo, já chega.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não consigo comentar... a sério, Reyes, Layún e Herrera?

      Eliminar
    2. Entende-se que para si seja dificil comentar.

      Eliminar
    3. Esses jogadores são titulares absolutos da selecção Mexicana, que defronta assiduamente os melhores jogadores do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e algumas vezes com êxito, tendo ganho inclusive uma final Olimpica.

      1/3 do 11 titular mexicano são nossos.

      O Lápis considera que não têm categoria para jogarem no F. C. do Porto. Depreende-se do seu julgamento que o F. C. do Porto estaria num patamar superior ao da Selecção Mexicana!
      No entanto, vamos jogar com o campeão Turco, constituído por ex-estrelas em fim de carreira e diz que estamos a anos luz deles!?!

      Que maior atestado de falta de categoria está a passar aos titulares deste F. C. do Porto ou à sua equipa técnica? Será que somos assim tão fracos (ou tão fortes para desperdiçar esses jogadores) ou há mesmo algo errado em tudo isto?

      Eliminar
    4. Eu não considero nada, eu guio-me pelo que eles fazem ao serviço do Clube. Que me adianta que (eventualmente) joguem bem noutro lado?

      Somos uma equipa em construção, treinador e alguns jogadores incluídos. Que quer que lhe diga?

      Eliminar
    5. Considera que eles estão bem no banco e que por lá devem continuar, para jogarem os mais queridos que perdem com reformados de campeonatos periféricos.
      Lápis, isso já é desculpa estafada desde o tempo de Lopetegui. Uma equipa em formação, muito jovem...blá...blá....tretas. Não temos craques como já tivemos, é certo, mas o que não podemos é impor jogadores do futebol faz de conta e depois queixarmo-nos que os que não jogam é que são culpados.

      Eliminar
  9. ohóuou...ohóuou...ninguém pára....ninguém pára ... é assim na greve dos enfermeiros. :)
    A cartilha funciona já, até para as greves dos profissionais da saúde. Desconhecemos se é o Carlos Janela que escreve as canções para os enfermeiros ou se são versões marteladas do Tony Carreira.
    Nos novos adeptos (alegadamente) do Porto é a mesma coisa caro Felisberto. Muitos deles escrevem aquilo que lhes mandam. Não é só, mas também, uma explicação para o que muito bem, descreve acima.

    ResponderEliminar
  10. Caro Lápis, sem surpresa, vitória justa da melhor equipa, mais golo menos golo. E é só.
    Foquemo-nos no jogo com o Rio Ave que, esse sim, é do nosso Campeonato, o objectivo prioritário.

    ResponderEliminar
  11. Ora bem, pelo que vi do jogo e pelo que li, tenho apenas a dizer isto:
    - Esta derrota serviu para nos lembrar que ainda não temos uma grande equipa; há muita coisa a afinar e, ao contrário do que diz, SC ainda tem muito a aprender;
    - Estamos dependentes do Oliver no que toca à dinâmica de meio-campo;
    - O Danilo ainda não deu o salto que se exige para atingir maiores voos. E ele tem potencial para mais, basta apenas não se acomodar;
    - O Marega é um lutador, mas só tem killer-instinct contra equipas da nossa liga;
    - O Soares ainda está verdinho;
    - O André André é bom para segurar o jogo, não para dar o empurrão que a equipa precisa;
    - Temos equipa apenas para consumo interno. Por enquanto.

    Ah! E já agora:
    - O Quaresma mereceu ser aplaudido pelos nosso adeptos. É um dos nossos e ainda gostava que o "escorraçador" do Quaresma prestasse contas perante a massa associativa;
    - O assunto Aboubakar nem sequer é assunto.

    ... E já disse tudo. :-)

    ResponderEliminar

Diga tudo o que lhe apetecer, mas com elevação e respeito pelas opiniões de todos.