Sou do Sporting desde pequenino

terça-feira, 1 de março de 2016

Sou do Sporting desde pequenino


Sou, sou. A sério. Ou então não sou. Mas serei, seguramente, durante os próximos 90 minutos que eles vão disputar. Eis porquê.




Diz hoje Carlos Xavier que tem "mais medo do FC Porto do que do Benfica". Ele lá saberá porquê. Sejam recalcamentos ou simplesmente tentar menorizar o próximo adversário, pouco importa. O que interessa é que em minha opinião está profundamente equivocado

Tanto ele como nós deveríamos estar principalmente preocupados com o Benfica

O calendário remanescente do campeonato é-lhes claramente favorável e com tanto tapete voandor que por aí anda, se se apanham em primeiro nunca mais de lá caem. E o impensável #tricolinho passará a ser uma triste realidade.



Para ter uma noção mais realista das dificuldades de calendário de cada um dos três candidatos, fiz um pequeno exercício de adivinhação e preenchi por completo o totobola do que ainda falta disputar (excluindo a jornada 25 - a próxima, do derby). O resultado é o que se segue.




O grande destaque que daqui resulta é o facto de me parecer muito provável que o Sporting seja a equipa que vai perder mais pontos até final.

Em função das chaves obtidas, calculei a classificação final somando os respectivos pontos à classificação actual sob a forma de intervalo (omitindo ainda a jornada 25), fixando o mínimo e o máximo de pontos que cada equipa poderá conseguir tendo por base este meu palpite de resultados.

Finalmente, peguei nesses intervalos e cruzei com os três possíveis desfechos do Sporting-Benfica. Conclusão? Vejamos os quadros primeiro.




 
Fica bom de ver que outro resultado que não seja a derrota do Benfica os deixa numa posição claramente privilegiada para chegar ao fim em primeiro. Nesse cenário a), pode mesmo vir a ser decisivo o confronto directo connosco no qual, como bem sabemos, levamos vantagem (2 vitórias). Ou seja, basta-nos garantir o mesmo número de pontos que o Benfica.

Em caso de empate (b), as coisas complicam-se. Aparentemente até poderia ser o resultado mais interessante, mas não nos esqueçamos do calendário favorável (e dos ventos amigos). E um outro factor, secundário mas ainda relevante: o Sporting sai desta jornada na liderança e com esse bónus de confiança pode muito bem chegar ao Dragão sem perder mais pontos. E aí não será apenas o primeiro lugar que ficará em disputa mas também o segundo. Por outras palavras, corremos o risco real de ficar em terceiro.

Já em caso da vitória encarnada (c), penso que será caso para encomendar as faixas. Lá teremos a nação a unir-se de novo em torno de novo desígnio nacional, o de levar o SLB em ombros rumo ao #tricolinho. Ficaremos então a lutar para ultrapassar o Sporting e à espera de um milagre tipo K92.


Ah, e um pequeníssimo detalhe que talvez me tenha escapado até agora: tudo isto só fará sentido se ganharmos em Braga. Qualquer outro resultado será, pelas minhas contas, o adeus definitivo ao título. Evidentemente que não deixarei de acreditar até que já não seja possível, mas racionalmente ficam já feitas as despedidas.


Concorda, discorda ou antes pelo contrário? Fico à espera do seu palpite.



Do Porto com Amor




19 comentários:

  1. Perdemos em Coimbra? Ou em Setúbal? Ou não temos nenhuma hipótese de ganhar em Vila do Conde... Esse totobola está confuso... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que quer, para mim somos sempre o "1"... agradecido e rectificado :-)

      Eliminar
  2. É exatamente nisto que tenho pensado desde ontem, ou melhor, já antes, se o Benfica não perde acabou, eles têm o calendário super favorável até ao fim, pode parecer um pouco contraditório querer que a equipa que está mais longe de nós perca pontos, mas nestas circunstâncias é isso que espero que aconteça.
    Vai Porto!
    Fernando Resende Jr.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente caro Fernando. Volte sempre!

      Eliminar
    2. Voltarei, aliás, já sou um seguidor assíduo de todos os seus textos desde há algum tempo, mas só agora decidi comentar, uma vez que já tive durante o dia de ontem várias discussões com amigos portistas sobre este tema. Mostrei-lhes este post para perceberem o meu (e nosso) ponto de vista!

      Eliminar
  3. Há ainda um outro aspecto a considerar contra uma vitória do Benfica. Se eles ganham este campeonato a treta da hegemonia encarnada pode voltar. Com ainda mais força do que já aconteceu nestes anos de colinho. Ou seja, uma vitória do benfas no campeonato pode ter repercussões que poderão ir para além da "mera" vitória na Liga: 1) nas nossas hostes o cemitério de treinadores e de jogadores (com culpas repartidas entre adeptos, SAD e os próprios) poderá intensificar-se; 2) uma derrota do Sporting do Jesus será uma machadada muito forte no projecto deles. Se este cenário se confirmasse, então o Jesus teria ganho exactamente o mesmo que o Paulo Fonseca no Porto, isto é uma mera Supertaça. Com a agravante de que o JJ foi muitíssimo mais caro e criou expectativas enormes nos adeptos do Sporting.
    Em suma, se vencermos a Liga seria óptimo por todos os motivos e mais alguns. Seria como que uma espécie de ultrapassagem do estilo Fernanda Ribeiro na recta final (ora aí está um bom vídeo para mostrar aos nossos jogadores, especialmente o final da corrida a partir dos 29 minutos: https://www.youtube.com/watch?v=hATbF_eC00A ).
    Mas uma vitória nossa na Liga também seria importante para, por um lado, quebrar a soberba do benfas e, por outro, colocar grandes problemas ao projecto de tudo ou nada com que o Sporting partiu para este ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito de acordo, caro JVA.

      Aliás, acrescentaria ao cemitério uma pomposa secção VIP para directores, administradores e presidentes. Creio até que alguns já lá estão e ainda não se aperceberam...

      Talvez não dê tanto crédito ao "projecto" do Sporting, simplesmente porque duvido que tenham um para lá de terem JJ ao comando, o que reforça a convicção de que, não sendo o Porto, que sejam eles.

      Grande Fernanda!

      Abraço portista e vá passando.

      Eliminar
    2. Fernanda Ribeiro: voltei a arrepiar-me nos últimos 100 metros!

      Eliminar
    3. O projecto do Sporting existe unicamente na medida em que o JJ foi para lá. Contudo, se eles perderem o campeonato para o benfas poderão cair redondos no chão. Creio que até para o Jesus será extremamente humilhante se perder para o Rui Vitória, aquele da cebolada que o JJ disse que nem sequer lhe chamaria de colega, por não o considerar treinador... Mas Sporting aparte, a questão que se coloca é unicamente a de evitar o mal maior de todos: a vitória do benfas no campeonato. Ainda por cima no momento em que saiu o último Relatório e Contas da SAD (http://otribunaldodragao.blogspot.pt/2016/03/as-mais-valias-e-champions.html), há que ter a noção ainda maior de que o nosso clube vive numa encruzilhada nunca vista na sua história recente. Se à gestão financeira cheia de buracos, se somar um eventual terceiro lugar (que nem quero imaginar), a coisa pode tornar-se numa grande cagada. A situação actual não tem muito a ver com 2001/02, em que cumprimos três anos seguidos sem um campeonato. Na altura não havia um rival à altura e com o controlo mediático e arbitral que hoje o benfas tem. Os títulos do Sporting na altura deveram-se, sobretudo o primeiro, a um misto de incompetência do Fernando Santos, sobrecarga na Champions e arbitragens de elevado quilate (Munique com o Hugh Dallas, Campo Maior, etc.). Por outro lado, a nossa situação hoje é distinta, para pior, até neste pormaior: duvido que hoje fossemos capazes de atrair um treinador como na altura conseguimos com o Mourinho. Ou seja, se existisse por aí um Mourinho qualquer, na sua versão do início do século, duvido que o Porto fosse capaz de o sacar para o nosso barco.

      No fundo, todo este paleio para dizer que esta temporada não é apenas uma qualquer mas que precisamos MESMO de vencer ou, na pior das piores hipóteses, arrebatar a Taça e alcançar o 2º lugar à frente do benfas. De outra forma temo que entremos numa espiral muito perigosa e que seria muito imprevisível e difícil de reverter. O futuro dos clubes joga-se sempre nesta articulação entre as vitórias ou os fracassos imediatos e o balanço de resultados no médio prazo. É por isso necessário quebrar este mini-ciclo vitorioso do colinho/benfas e injectar oxigénio nas nossas hostes. Uma vitória em Braga poderá ser preciosa para o desfecho da temporada.

      Um abraço portista

      Eliminar
    4. Excelente diagnóstico, muito em sintonia com o que penso.
      Falta "apenas" aquilo que vou publicar a seguir, para enquadrar esta momento perigoso da vida do clube: a falta de candidatos às eleições.

      Eliminar
  4. Da minha parte, entendo a sua posição, é uma opinião sustentada com base nos prognósticos de resultados do que pensa irá acontecer. Concordo que é mais difícil recuperar distâncias para o Benfica, que, apesar de não ter feito qualquer ponto contra nenhum dos outros 2 grandes, para já, raramente perde pontos, perante quase todos os outros adversários que têm posturas "curiosas" contra o Benfica. E, ficando a 4 pontos, acredita que pode recuperar 3 ao Sporting. É uma opinião respeitável.
    Do meu ponto de vista leonino, acredito que vamos ganhar e acredito que o Porto vai ficar a 6 ou 7 pontos de distância no fim desta jornada. É importante ganhar nesta jornada. Empatando, é bom não esquecer que continuaremos em 1º e todos os jogos teremos de ganhar. É verdade que vamos ao Dragão, mas já lá ganhámos num passado recente. Perdendo, não acredito que o Sporting seja campeão. Animicamente seria difícil. Mas acredito na vitória!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Outro treinador, outra filosofia, outra carga de jogos, muito menos união, muito maior desnorte... mas olhe, espero que os jogadores verdes vão ao Dragão nesse espírito! :D

      Abraço

      Eliminar
    2. Verde, se não ganharem ao SLB, não serão campeões: as simple as that. E o que sobra? Os vermelhos e o Porto a 3 ou mais de distância. Sabendo como as "coisas" estão organizadas e já sem um JJ para deitar tudo a perder, não vejo como o SLB não seja campeão nesse cenário. O que seria inacreditável, tendo em conta como a época começou.

      Eliminar
    3. Não vejo porque empatando e ficando em 1° lugar, não podemos ser campeões.
      Mas vamos ganhar!

      Eliminar
  5. Mil e uma vezes a arrogância Jesuíta ao premiar do #colinho!

    A tabela está muito bem feita mas o meu raciocínio é mais simples:

    Eu, querer que o sistema ganhe, aquele que tudo faz para nos prejudicar?! Jamé! :)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O "jamé" tem que ter umas excepçõezinhas... imagine que estávamos na última jornada e precisávamos que o #colinho derrotasse o Sporting para sermos campeões... até festejava com eles, não? :-)

      Fora isso, também tenho clara preferência negativa pela viscondagem falida.

      Mas nada como vê-los de cima a lutar pelo pódio não é verdade? Em Braga se verá se temos condições para isso.

      Abraço

      Eliminar
  6. Andei comigo nos últimos dias a pensar no melhor resultado para o Porto no dérbi de sábado, e nos jogos das próximas jornadas.
    Tudo de cabeça e já estava a dar um nó cego :)

    Excelente post, só temos de acreditar!
    #vamosporto

    ResponderEliminar
  7. Sem dúvida que vencer em Braga é o mais importante! Será difícil mas acredito... Depois a melhor opção é a vitória do sporting. Se não tivessem razões de calendário teria uma só: não quero que ganhem os outros. Um forte abraço!!

    ResponderEliminar

Diga tudo o que lhe apetecer, mas com elevação e respeito pelas opiniões de todos.