Rafeirices

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Rafeirices


Esperei sentado, resistindo estoicamente à tentação, pelo momento da confirmação oficial. No entanto, ela tarda em chegar (e eu tenho mais que fazer). Vou por isso fazer de conta que Rafa já é jogador do Benfica. Em boa verdade, nem se trata de uma contratação entre dois clubes, mas antes uma transferência interna do clube satélite para a casa meretriz. Sobe do Benfica C ao A.


Encaremos o assunto como adultos, ok??

Enquanto esperava, sentado, fui lendo o que entretanto se escreveu pela bluegosfera afora. Por regra, continuam os meus companheiros escribas a enterrar a cabeça na areia, ou a assobiar para o lado e a fazer de conta que nada de relevante se passou. E escrevo isto sem qualquer má intenção e nem sequer como crítica. Tenho a certeza de que o fazem com a melhor das suas intenções portistas, ou sobretudo, dos seus corações portistas. Mas para mim não dá.

Antes de saber o que descreverei mais abaixo sobre o processo da não-vinda para de Rafa para o Porto, pensei em titular este texto de "Erro Histórico". E porquê?

Porque acreditava que deixar ir Rafa para o Benfica acabaria por se revelar uma das decisões desportivas mais erradas desta direção, ao nível do falhanço colossal que foi permitir o mesmo percurso a João Vieira Pinto (que, por fatalidade, faz hoje 42 anos). Muitos não demorarão a questionar o que ganhou ele (JVP) e o Benfica, quando comparado com o que ganhámos nós. É factual, mas não é disso que se trata. Trata-se sim de não conseguir agarrar um grande jogador (JVP, de novo) que permitiria às nossas equipas da época serem ainda melhores e sonhar ainda mais alto. Aliás, com JVP o erro foi duplo, pois quando saiu do Benfica voltámos a não o conseguir trazer para cá. Resultado? Sporting campeão.

Rafa não é JVP. Está ainda longe. Mas, em minha opinião, tem potencial para se aproximar e seria um reforço importante no Dragão.

(Ante)Ver esse potencial a concretizar-se no Benfica e amplificado artificialmente pelos lacaios de sempre, quando poderia e deveria já cá estar há seis meses, é uma visão nada bonita. Um déjà vu grotesco, para ser sincero.

Se, como tantas vezes se disse, desde Janeiro (pelo menos) que o Porto tinha o firme propósito de contratar Rafa, como se explica que ele tenha acabado no lado mais feio e sujo da segunda circular? Através de um conjunto de factores:

1) Esta direção do Porto está cansada, gasta, ultrapassada e é incapaz de rivalizar com o actual élan encarnado (pouco importa aqui que tenha surgido à custa de batota, criminalidade e outras coisas muito dignificantes que eles não se cansam de festejar). São abundantes as provas, esta é a mais recente e uma das mais incriminatórias. O desequilíbrio do plantel que disputa o playoff da Champions é outra.

2) Fruto do ponto anterior, temos relações cordiais e até especiais com criaturas que nada de positivo trazem ao clube. A começar por Jorge Mendes, que começa a ficar bem claro que mais não fez do que nos impingir Nuno e dar à sola de volta para os seus negócios de 15. E a acabar nesse cretino ignorante de nome Salvador. Um burgesso engravatado, um pequeno vigarista e oportunista, que está no futebol como deduzo está no resto da vida, a "cheirar" quem lhe pode dar mais e a aproveitar-se disso. Tendo como evidente o domínio actual do futebol português do seu comparsa Vieira, é a ele a quem se submete. E a nós, vai-nos metendo o dedo, sempre que pode. 

3) Rafa. A ser verdade o que me foi transmitido (e não tenho motivos para duvidar), passa de imediato a rafeiro, sem retorno possível. E o que se terá então passado? Rafa terá estado na (ou com a) SAD portista ontem de manhã, ficando marcada para a tarde a assinatura de contrato. Só que o rafeiro não apareceu, quebrou o compromisso sem dar explicações e apanhou o avião para Lisboa. Note-se de que isto é o oposto do que foi noticiado pelo JN, segundo o qual foi o Porto que desistiu devido às exigências financeiras do Braga. Cada um que acredite no que lhe for mais agradável. Ou plausível.


Mais valia termos feito isto no Seixal. Ó Mister, eu sou dos vermelhos, certo?



E assim sendo, sou obrigado a dar a mão à palmatória e a reconhecer que o posso ter avaliado mal. À luz destes factos - a serem verdadeiros, repito - não me surpreende que a desinspiração do rafeiro na Supertaça não tenha origem divina. Aliás, não me custa nada agora imaginar que na véspera do jogo tenha recebido um SMS do género:

"Rafinha, segue proposta salarial para as prócimas sinco temporadas. Escolhes a que gostares mais.
a) Fases um bom jogo amanhã e o Braga ganha -> 500 mil/ano
b) Jogas mal (tipo, falhas golo escandalozo) mas o Braga ganha -> 1 milhão/ano
c) Jogas mêmo mal (falhas golos e não deixas os companheiros marcar) e o Glorioso ganha -> 2,5 milhões/ano
Pença bem, rapaz, hum, hum?"

No fundo, com maior ou menor caricatura, é assim que eles tantas vezes o fazem. Porquê mudar, se resulta e ninguém os pune?




Suposições à parte, se Rafa é um homem sem palavra, foi mesmo para o sítio certo. Pelo menos, é bom que não tenha vindo para o Porto. Não desportivamente (já descrevi acima o que lhe adivinho), mas pelos valores que defendo e gosto de ver no meu clube. (Sim, eu quero o meu clube a viver outra vez segundo um código restrito de valores partilhados por todos os Portistas. Nem que para isso seja necessário recomeçar do zero). 

Mas também se desmente uma ideia que tem sido ventilada, de que o Porto não teria actualmente recursos para contratar este jogador. Tinha pois, simplesmente foi apanhado na curva, a dormir. Ou se preferirem, confiou na boa fé de quem não a tinha. Outra questão é saber o que se iria hipotecar para ter agora Rafa. Aí talvez o Tribunal do Dragão tenha alguma razão, mas não terá sido por falta de "ar" que o jogador não veio. 

Não havendo rafeiro, onde estão as alternativas?

E mais razão terá certamente ao questionar um problema ainda maior. Ter desperdiçado tanto tempo e energia nesta operação sem ter acauteladas outras alternativas, bem como não ter definido prazos para concluir os negócios que se enquadrassem nas nossas necessidades. O tal amadorismo que por estes dias mais não faz do que se exibir sem pudor. É com o suposto interesse no empréstimo de Jota que vamos colmatar esta não-contratação? Continuamos a trabalhar para os outros colherem os frutos? Ou vamos apresentar o Ricardo Carvalho e esperar que ele resolva todas as carências do plantel com um passe de mágica?


Continuamos, meus caros portistas, a caminhar alegremente para o abismo. Ou já dentro dele, a usar óculos pintados com o azul de outrora. Quem cantarola comigo? "Ai estes são os filhos do Dragão...". Estava a brincar, detesto essa música. Quase tanto como essa treta do "Somos Porto". Isso não é nada. Não vale nada. Eu sou é do Porto, mas parece haver quem se tenha esquecido do que isso significa.


Quem pouco ou nada tem a ver com isto é a nossa equipa. Amanhã não vou ao Dragão (por uma das melhores razões possíveis), mas vou tentar seguir o jogo pela TV (ou revê-lo depois na íntegra). É provável que a análise ao jogo saia mais tarde do que é habitual.



Do Porto com Amor



9 comentários:

  1. Caro LAeB, aproveito esta oportunidade para dar uma achega extra sobre esta matéria.

    Confesso que não iria tão longe no que toca ao jogador. Senão teríamos de questionar como Álvaro Pereira, Lucho, Lisandro, Falcão, James, Danilo ou Alex Sandro aterraram no Porto e não em Lisboa. Também ouvi que ele vinha assinar contrato às 16 horas. E que, em vez disso, seguiu caminho para a capital. Questiono se foi ele que combinou a assinatura àquela hora, e não o empresário. Mas, a meu ver, se há alguém a culpar, é o benfica. Porque esse clube só não contratou todos os jogadores anteriormente citados porque o Futebol Clube do Porto chegou-se à frente e apresentou a melhor proposta. E por isso vieram. Rafa foi vendido por dinheiro e foi para o benfica por dinheiro. Senão esta novela não durava tanto tempo. Quando se quer, faz-se rápido, nem que tivesse que mandar o empresário dar uma volta! Que eu saiba, ele não fez juras de amor ao Futebol Clube do Porto. Saiu de Braga para ganhar mais e foi para a capital porque era onde lhe ofereciam mais. Nós é que estávamos habituados a chegar, apresentar a proposta (sempre gorda e a compensar tudo e todos) e bater toda a gente de forma rápida e silenciosa. Quem olha para a contas vê logo que isso já não é possível. E, por isso, fomos ultrapassados... Espero agora que haja uma alternativa (mais barata, já agora...) e que possamos ainda reforçar o plantel. Se 3a não correr bem, não há nada para ninguém e quem sabe se ainda sairá alguém para além dos dispensados.

    Um abraço.

    Porta 26, em blogporta26.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro

      A sua análise é bem mais ponderada e quiçá lúcida do que a minha, nem discuto.

      No entanto, há coisas que não batem certo. Se o jogador esteve com a SAD e aceitou as condições, não poderia (deveria) voltar atrás sem ter a dignidade de dar uma explicação, cara a cara, nem que fosse para dizer que queria mais dinheiro. Os homens comportam-se assim. Muito menos desaparecer como um rato.

      Quanto a nós SAD, é evidente que falhámos, quanto mais não seja por permitir o arrastar da situação. Ou contratavam ou se afastavam de forma pública. Assim, foram várias derrotas numa só. Tudo indica que íamos bater o cheque e pensar depois como o pagar. O que também diz muito.

      Eu não culpo o slb (este slb) de nada porque não os considero gente de bem. São traficantes de tudo e portanto não há conversa possível, apenas há saber lidar com eles.

      Só não percebi exactamente o que queria dizer quanto a "não ir tão longe em relação ao jogador", quer explicar pf?

      Abraço Portista

      Eliminar
    2. Acho que o Porta 26 diz tudo.
      O Clube do regime pagou mais...

      Mais uma humilhação que resulta desta relação de parasitagem, até quando?

      Eliminar
  2. O porto verdadeiramente nunca quis rafa, mas rafa para que se o que a equipa precisa ha anos e de medios mesmo bons? e um def central a serio? rafa para que? para o banco, para estragar o balneario? Rafa nem 5M vale e isso sera provado em campo. O que e preciso e despachar cancros tipo herrera, brahimi, evandro, layun, abou, indi e mais uns quantos so que ninguem lhes pega de tao fraquinhos que sao. Paciencia tem claramente lugar nos 24 isso sim e um erro e rafa o bom deveria estar nos 24 isso sim e um erro.

    ResponderEliminar
  3. Amigos Portistas, o problema aqui na questão Rafa Silva é que desde Janeiro que estava comprometido com os vermelhos da capital Olyssipo. Só assim se explica a recusa deste em ir para a Russia e apesar de ir ganhar muito mais.

    ASalvador até podia mostrar-se indiferente em relação ao destino final do jogador desde que pagassem o que pretendem, embora e não sejamos parvos ele teria sempre de dar a última palavra no negócio ao amigo Bieira e em Janeiro não se fez negócio porquê? Porque o jogador não quis.É aí que está o problema e não me admiraria nada que o jogador se tivesse comprometido com os vermelhos nessa altura e mesmo nas costas do seu presidente.Não seria nada de novo nem poderia-mos ficar escandalizados por isso, pois tem-se falado muito em "MALAS" e "JOGO DUPLO" que o jogador bem podia ter recebido um adiantamento.

    mas desde Janeiro que ficou claro que este jogador iria substituir Gaitan nos vermelhos e que Bieira pagaria sempre o que os outros pagassem em Portugal e caso o jogador quisesse ficar no país. Por isso não me estranha nada que durante a época passada tivesse-mos visto o Braga sempre ceder sempre em tudo aos vermelhos.Falo do calendário.

    depois toda a novela que existiu na CSocial foi só para criar desculpas e tentar fazer querer que um negócio praticamente feito em Janeiro foi decidido agora com uma estrondosa e brilhante vitória negocial vermelha sobre o FcPorto.

    o FcPorto e PDC foi comido de cebolada e vai sê-lo sempre enquanto o poder vermelho andar fora das quatro linhas a reinar como bem o tem feito. Tudo e qualquer coisa que é denunciado sobre eles, passa pelos pingos da chuva e logo logo os média de serviço branqueiam tudo ou lançam a confusão publica com o intuito de descredibilizar as fontes e o assunto.Foi assim com os "Vouchers", foi assim com "Harramiz\Farense" e à bem pouco tempos os jogos da "Mala" e o "CarregadosBenfica" no caso "Jogo duplo", foi o Porta 18 e o Zé e nada se passa nem ouvimos o nosso presidente fazer ou dizer o quer que seja.

    para terminar o rafeiro que se lixe, agora não podemos é continuar a lidar com essa gente que só nos prejudica. ASalvador e JMendes deviam ser pessoas vetadas no dragão. Pela a 4º época seguida continuamos a ter um treinador oriundo dos interesses JMendes(Paulo Fonseca, Lopetegui e NES).Curiosamente à 3 épocas que perdemos o campeonato e o domínio no futebol.

    Nes a primeira coisa que fez foi afastar Helton, abrindo espaço para Sá que veste Mendes.A seguir JMendes prende André Silva.NES afasta Aboubakar e Brahimi que fazem parte do Nelio Lucas rival de JMendes.NES vai buscar um jogador perdido no Liverpool JCTeixeira que veste Mendes.Adrian Lopez,que veste Mendes é promovido a titular na champions e depois de ter ido para a equipa B. Agora para atenuar a perca do Rafeiro para as águias, querem meter cá o Oliver e o Jota by Mendes.Nes pediu um ponta de lança e deram-nos um Depoitre que ninguem conhece.Mangala que seria muito bom tal como Aderlan Santos ao FcPorto ainda não chegaram.André Silva não renova nem a clausula dele aumentou, ficando ao alcance dos abutres a quem nada custa depositar 25M€. Ajudar a meter €€€€ em transferências ZERO. JMendes é vê-lo e encher os cofres do Bieira até criando entrepostos comerciais em Inglaterra.

    Haveria mais para falar, mas fico-me por aqui.

    Estou desiludido e não me revejo nesta SAD que mais parece uma cambada de "Zombies"

    o Tetra aos vermelhos não lhes pode ser negado e parece que já foi comprado.Um feito que eles nunca conseguiram e que não podem voltar agora ao inicio quando agora estão tão perto.

    Abraço Portistas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joana, antes de mais seja muito bem vinda, comentários com a qualidade do seu só prestigiam o DPcA (sem desprimor para os demais, obviamente).

      Tirando a renovação do AS que já se consumou, tudo o que escreve faz pleno sentido para mim e sobre o rafeiro é uma perspectiva diferente e muito plausível (em contradição com as minhas "fontes", mas pode bem ser a sua versão a mais realista).

      Quanto ao tetra, vamos ver. Eles compram tudo, mas se recuperarmos parte da nossa alma, não há voucher que lhes valha. A vitória de ontem pode ter sido o ponto de viragem, aguardemos por alvalade para a confirmação...

      Abraço portista e volte sempre.

      Eliminar
  4. Nao vou chorar por Rafa nao vir. Tambem nao vou criticar o Antonio Salvador por vender o Rafa ao Benfica porque tivemos tempo suficiente para apresentar uma proposta que chegasse ao que ele pretendia pelo jogador... AS nao vendeu Rafa por menos que o FC Porto ofereceu... vendeu por 90% do passe por 16m mais 1 jogador gratis e dois emprestados - o que deve valer perto dos 20m no total. Ele nunca era pedir menos dinheiro ao FC Porto do que ao benfica ja que isto e negocio e nao favores de amigo. Se fizesse isso o benfica nunca mais emprestava jogadores ao Braga. Nos e que somos os culpados porque pensavamos que teriamos vantagem por todas as vezes que demos ao Braga jogadores de borla ou baratos. O que devemos fazer adiante e tratar o braga igual aos outros clubes... nada mais de dar jogadores para ficarmos com 50% de futura venda porque sendo assim eles podem manter o jogador enquanto tem valor futebolistico como fizeram com o Alan. Nunca vamos ter retorno financeiro e ainda vamos ter que jogar contra um jogador motivado para jogar bem contra nos por termos vendido-lo. Nada mais de suportar salários de jogadores emprestados ao Braga... se querem um dos nossos dispensados terao que pagar pelo empréstimo e o salário no total senao o jogador vai para a Turquia. Tudo isto num tom profissional e nada vingativo para com o Braga, isto e negocio... trabalho e trabalho e cognac e cognac. Se Rafa tivesse ido para o benfica por 10m eu diria que deveríamos romper ligações com o Braga mas isso nao foi o caso e a lei de um olho por um olho significa tratar o Braga como eles tratam a nos... business is business !!! O Braga tem aquele rapaz português que joga no meio campo ao lado de Rafa, parece melhor jogador em termos pragmáticos embora nao da tanto nas vistas como Rafa. Vale a pena manter o olho no rapaz e se for para investir nele tera que ser so a 100% e nada de % uma futura venda. Caso o Braga queira um dos nossos dispensados entao terao que comprar toda a % que temos pelo preco de mercado e nunca em saldos como ja fizemos no passado.

    Nao acredito muito nessa historia do Rafa ter encontro marcado com PDC para assinar contrato... parece um pouco de "embelishment" na saga para dar mais protagonismo ao bigodes. Se Rafa tivesse reuniao marcada com o FC Porto isso significaria que o Braga tinha aceite a nossa proposta e dado permissão para falarmos com o jogador directamente... a culpa ai nao seria do Antonio Salvador mas sim do jogador e seus representantes. Nao acredito que nesse caso ninguém telefonaria para desmarcar a reunião ja que pelo menos o seu agente ligaria ao FC Porto ja que tem boas relações com o clube e certamente quererá fazer negocios futuros - nunca se queima pontes. Também nao acredito que AS nao ligaria ao PDC para lhe avisar que tinha aceite uma proposta do benfica mesmo que fosse so para pressionar o FC Porto a aumentar a oferta. Outra coisa que nao bate certo e que o jogador nao iria ter reuniao para assinar contrato antes de ser visto pelo departamento medico. Podia ser uma reuniao para discutir os termos do contrato mas nesse caso alguem teria desmarcado a reuniao antecipadamente.

    Acerca do Jorge Mendes acho que ele fez a coisa certa. Vendeu a sua parte ao Braga (talvez ate tinha algum compromisso verbal com AS). Ele e muito profissional e nunca era tomar lados nas negociações porque faz negócios com todos os clubes envolvidos, ate o Zenit! Ele saio das negociações depois de vender os seus 50%, fez os seus milhões e nao zangou nenhum futuro parceiro porque quer fazer mais milhões.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não acredito por um segundo na imparcialidade de nenhum dos visados.

      Salvador é aquilo que escrevi, um burgesso. Segue os seus instintos e esses claramente privilegiam Vieira.

      Mendes ainda pior, só lhe interessa de facto o negócio, e o negócio é maior com Vieira, como se tem visto à saciedade.

      Rafa esteve reunido com a SAD e depois não apareceu. Foi ele que optou. É ele o rafeiro (ainda que influenciado por outros cães com pulgas).

      Não veio, está morto e enterrado. Muito adiante se farão as contas desta não-contratação. Para já, basta-me que rompa o menisco logo no primeiro treino para acertar as contas.

      Eliminar

Diga tudo o que lhe apetecer, mas com elevação e respeito pelas opiniões de todos.