Depois da (sempre) saborosa vitória sobre o Benfica, segue-se a deslocação ao Moreirense F.C. A bonança depois da tempestade? Não creio.
Bruno Sousa |
É daqueles jogos perigosos, porque situado entre dois compromissos de nível máximo de exigência. É realmente necessário "fazer ver" aos jogadores - a todos e a cada um deles - que não se pode vacilar neste desafio. Não só porque temos o Sporting com os mesmos pontos, mas porque se desperdiçaria a vantagem recém-conquistada sobre os da Luz.
Curiosamente, é uma jornada onde a liderança se disputa a jogar (contra os de) Xadrez. Os de Alvalade contra o original e nós contra a variante ecológica do tabuleiro. Falta pois saber se alguém ficará em Xeque após esta jornada ou se tudo seguirá inalterado.
Tendo em consideração a surpreendente repetição da última convocatória e aproveitando o embalo xadrezista, debrucemo-nos então sobre a possível disposição das pedras sobre o tabuleiro de jogo de Moreira de Cónegos.
Na baliza, a Rei deverá ser com certeza o mesmo - o de Castela, por supuesto, pelo que o do Carnaval terá que aguardar por uma taça nacional.
Na defesa do rei, penso que o mais provável será a repetição das peças, mas admito que possa ocorrer a entrada de Indi, ainda que sem saber se para jogar a Torre ou a Peão. Teria pensado que seria um boa oportunidade para reabilitar Cissokho, mas ainda não será desta.
No meio do tabuleiro, as (minhas) dúvidas são consideráveis. Por muito que se queira negar, o Chelsea já está naturalmente na mente de Lopetegui e sendo ele amante da (e crente na) rotação, podem acontecer várias coisas. Eu escolheria Danilo, Imbula e André para serem os Cavalos (do motor) da equipa, mas também me parece possível que jogue Herrera ou até Rúben. Por troca com quem e em que lugar, já é demais para a minha bola de cristal. Mas como temo que com o Chelsea voltemos a jogar com quatro médios de combate, o raciocínio para este jogo será desgastá-los o menos possível.
Na ofensiva ao rei adversário, Brahimi deverá manter a titularidade (o que acho mal, uma vez que raramente joga bem antes de um jogo de Champions) mas a surpresa poderá vir da escolha do segundo Bispo, que pode valer a Tello a oportunidade de começar de início, relegando assim os prelados Varela e Corona para o banco. A (fazer de) Rainha, e apesar do que se tem ventilado nestes últimos dias, acredito que deverá ser o suspeito do costume, o Rei Bakar, embora me pareça lógico que saia cedo do jogo, assim o resultado o permita.
Resumindo graficamente, eis a minha aposta para o onze inicial:
Será outro jogo onde mais uma vez não vai faltar apoio à equipa (nas bilheteiras do Dragão, ontem já não havia bilhetes). "Basta" que os jogadores se deixem contagiar pela onda, se entreguem sem reservas ao jogo e a vitória deverá sorrir-nos com mais ou menos dificuldade.
Eu também vou lá estar, se alguém me quiser encontrar é fácil, vou estar de azul e branco :-)
Mais um passo dado hoje será menos um a dar rumo ao objectivo final. Vamos lá Porto!
Do Porto com Amor
Também prefiro reabilitar Cissokho no Dragão. Será mais fácil para ele e para a equipa. Estes terrenos são traiçoeiros para jogadores que, por si só, já tremem na corda bamba.
ResponderEliminarMuito importante, uma vitória no jogo de hoje.
Sempre que for possível, devemos garantir "sete pontos" virtuais de vantagem sobre o Benfica.
Abraço.
Pois devíamos...
EliminarDepois da saborosa vitória da semana passada a cagada do costume!
ResponderEliminarAssim não somos nem seremos Porto no final da época!
Depois desta porcaria iremos conseguir um bom jogo contra os ingleses?
Provavelmente sim, mas a mim pouco me interessa, tendo em conta o desperdício de ontem.
EliminarHaja paciência e esperança...
"A bonança depois da tempestade? Não creio."
ResponderEliminarNão crê, o Lápis, porque possivelmente é um desses "desprezíveis" portistas exigentes que acham que o Porto tem a obrigação de ganhar ao grande Moreirense.
Desejo-lhe uma boa viagem de Moreira de Cónegos, melhor do que a minha, nestas ruas da nossa cidade. Consegui agora passar a muito custo na Rotunda da Boavista. Só depois compreendi que havia grande festa e possivelmente deveria ser a Reine Margot e o taxi de Zelopeteguis, que estavam a comemorar mais uma grande exibição do F. C. Lopetegui.
Mais a frio, confesso que me rendo e até acho esta táctica brilhante. Lopetegui dá estes brindes aos "sarracenos" da capital, para manter a moral dos seus apoiantes e para manter o campeonato renhido até à ultima jornada. Genial, este abraço de Lopetegui aos "inimigos" tem muito mais impacto que os abraços de Quaresma ou qualquer entrevista sua.
Confiemos então nos Zelopeteguis e no seu mais que tudo.
Abraço
Sempre mordaz... porra, até me fez sorrir, agradecido... mas já passou (o sorriso).
EliminarNestas horas estamos todos a sofrer por igual, não nos dividamos...
Calma, caro Lápis. Como dizem os Zelopeteguis, ainda temos a Sara Sampaio e a Sara Carbonero.
EliminarQualquer Manuel Machado mesmo com estas duas beldades a jogar a meio campo ganhavam ao Moreirense, mas para Lopetegui , o adversário é "dificilíssimo", letal e nós desperdiçamos montanhas de oportunidades!!!!
Pelo menos ficamos a saber que Osvaldo não é só um "Pedro Almodóvar", tem futebol. Haja alguém que aproveite as qualidades que deu a entender que tem.
Abraço