Dia de jogo: FC Porto - SSC Napoli (0-0)

domingo, 9 de agosto de 2015

Dia de jogo: FC Porto - SSC Napoli (0-0)


E pronto, finalmente matamos as saudades do Dragão (e ele as nossas).

Numa apresentação morna, semelhante a tantas outras, destaque para os dados mais curiosos registados pelo meu aplausómetro:
  • Helton, o mais aplaudido (sim, esse bandido que dá entrevistas nefastas); bem secundado por Casillas, Rúben Neves e André André
  • Aplausos salpicados de assobios para Maxi e Alex (vá-se lá perceber porquê) 
  • Saudação calorosa mas apenas q.b. a Osvaldo, como que a dizer-lhe "tens que provar que mereces usar esta camisola

Quanto ao jogo, o verdadeiro motivo que me leva (sempre) ao estádio, pode-se resumir como mais do mesmo, mas um pouco melhor.

Uma primeira parte entretida (com a boa ajuda do Nápoles, o adversário que mais suou e nos fez suar nesta pré-época), com circulação de bola fluída e variada até ao último terço (sai de mim, Freitas Lobo!), onde continuamos sem grandes soluções para chegar com frequência e em posição de marcar à baliza adversária.

Iker muito tranquilo a jogar com os pés, uma defesa relativamente certinha e com boa entreajuda quando algo (ou alguém) falhava e Cissokho a dizer que vem para lutar pela titularidade (se não lhe for oferecida por força das circunstâncias).

Rúben bem na ajuda à defesa e ainda melhor no início da construção (in)ofensiva, sempre de cabeça levantada a procurar quem estava em melhor posição para receber. Imbula a apoiar o "menino" e a ganhar muitos metros com a bola nos pés, ainda que várias vezes tenha ido longe de mais nesse esforço (algo que rapidamente corrigirá, estou seguro).

Depois, a coisa complica-se. Herrera esteva já bem melhor do que no jogo anterior, mas não é o jogador de que precisamos naquela zona... acaba por ser redundante com a presença do francês, porque ambos são jogadores de progredir com a bola mas nenhum parece ter o dom de fazer jogar a equipa, descobrindo o buraco da agulha para meter a bola e conseguindo metê-la no sítio desejado à hora certa. Algo que se fez sentir ainda mais com a saída precoce de Brahimi (por lesão, espero que nada de prolongado), que nos jogos anteriores tinha sido o desbloqueador-mor do nosso jogo atacante.

Tello, que entrou para o seu lugar, voltar a dar indicações que é um slow starter a cada temporada que se inicía. Do outro lado, o regressado Varela foi exactamente o que dele me lembrava, alternando bons dribles e combinações com cruzamento inócuos e perdas de bola escusadas. Aboubakar tentou mais uma vez ajudar os companheiros a subir e depois procurou as zonas de finalização, mas quase sempre sem sucesso.

Continua a faltar velocidade de circulação (damos tempo ao adversário para se deslocar para o lado da bola), a procura do espaço vazio de desmarcação e objectividade quando já nas imediações da grande área adversária. É o "modelo" de jogo do treinador da época passada, mas com novos jogadores que ainda não tem as mesmas rotinas.

Na segunda metade, com as primeiras alterações, a equipa perdeu a sintonia e foi tudo mais em esforço e à custa do talento e inteligência de cada jogador do que assente no plano de jogo. É normal. Ainda assim, destaque para André André, que retribui a ovação com que foi recebido com uma exibição de bastante garra e alguma clarividência. E também para Bueno, por dois motivos: primeiro, porque já me demonstrou que pode "fazer de" organizador de jogo, mesmo não sendo um; tem boa noção do posicionamento dos companheiros e executa rápido e bem o passe para o sítio certo. O segundo, porque também deixou claro que não pode ser um ala em 4-3-3, porque deriva para dentro e defensivamente não tem rotinas de acompanhamento do lateral adversário. É certo que tudo isto pode ser melhorado com trabalho, mas normalmente cada um é para o que nasce. Momento ideal para me referir a Ricardo, que ainda outra vez, gritou bem alto que não é defesa lateral mas sim um potencial bom extremo. Osvaldo não teve ainda condições para mostrar nada, como seria de esperar.

Fiquei surpreendido pela não-entrada no jogo de Evandro, mas não sei ainda o que poderá significar (a de André Silva é perfeitamente normal). Mas não pela nem-apresentação de Adrián, apenas desejo que o negócio seja bom e suerte.


Agora, venha de lá esse campeonato! É já no próximo sábado com o V. Guimarães e já estamos a oferecer dois bilhetes!



9 comentários:

  1. Bueno mais assertivo que Quintero, Tello e Hernani centram como Quaresma nunca seria capaz. Guardiões Lopeteguistas exultam com a máquina de jogar futebol em que nos transformamos. Todos os novos já estão entrosados na lentidão, falta de objectividade, inoperância. Maxi e Imbula, já "travam" com travões de disco ventilados, para jogarem o futebol pastelão de Lopetegui. A lopetegada feita a Evandro e André Silva, é um remake daquilo que Lopetegui é capaz. Graças a Deus por alguém dentro da estrura se ter imposto em relação a Adrian. Agora só falta a Sara Carbonero ter o tal programa no Porto Canal para os Lopeteguistas ficarem eufóricos com o rumo tomado.

    ResponderEliminar
  2. Herrera não pode nem deve jogar nem sei como ainda não foi vendido..., Danilo tem de ser titular pois Ruben Neves ainda me parece um pouco "soft" a defender, gostei de Bueno e dos restantes jogadores. De resto mais do mesmo da época passada parece que este treinador pura e simplesmente não aprende espero estar enganado mas lá vamos nós ver o FCP a dominar e a não marcar golos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também espero... E Herrera é o fetiche do treinador, só deve sair perante uma proposta muito boa

      Eliminar
  3. O Porto tem de ser o principal candidato ao título. Só clubes da dimensão do Manchester City, Real Madrid, Manchester United, etc, é que podem esbanjar dinheiro como o Porto fez com o Adrian Lopez.
    Mas desconfio que o Adrian ainda vai dar lucro, num daqueles negócios que a compreensão do comum dos mortais não atinge.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem com uma raríssima supertaça para festejar deixa de pensar no custo do pobre Adrián... Não me diga que é o "típico" português que torce pelo seu clube e por um grande também...

      Eliminar
    2. "Não me diga que é o "típico" português que torce pelo seu clube e por um grande também..."

      Essa é maior que o Octávio Machado, loooool.

      Eliminar
  4. Esse negócio de dificil compreensão Verde Protector, só pode ser trocar Adrian por 30.000 espanhóis com lugar cativo no Dragão. Assim Lopetegui terá aplusos e os mimos que gosta, porque a paciência dos sócios portistas já atingiu os limites.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fé homem, fé! Todos merecemos uma segunda oportunidade (e mesmo que não, agora já está feito)

      Eliminar

Diga tudo o que lhe apetecer, mas com elevação e respeito pelas opiniões de todos.