O sorteio da Champions

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

O sorteio da Champions

Definidos que estão todos os participantes na edição deste ano, segue-se amanhã o sorteio.

Confesso que é um momento que me entusiasma e me causa alguma ansiedade, tal como uma criança afortunada na véspera de Natal: quem vão ser os nossos adversários, em que campos vamos jogar, que possibilidades teremos de vencer o grupo ou pelo menos de seguir em frente.

Na roleta russa, o Sporting levou com três balas que o deixaram fora de combate. Como habitualmente, vão chorar a propósito do árbitro mauzão, mas tendo seguido o jogo com pouca atenção, pelo resumo e pelo comentário de um bom amigo sportinguista, fico com a ideia de que o Sporting falhou na segunda parte. Mais precisamente, JJ falhou, ao não apostar em homens rápidos como Mané ou Gelson para matar a eliminatória na altura em que o CSKA ainda procurava o segundo golo. Deve ser sina do mestre da táctica.

Noutro campo, foi mais um ex-leão (esse prodígio que dá pelo nome de Maurício) a colocar o último prego no caixão da sua equipa. E num outro, o "nosso" Minguinhos enterrou-se contra o Astana do Casaquistão... Parece que há coisas que se impregnam na pele e ficam para sempre.

Avançando, o sorteio

Amanhã às 16:45 a senhora Fortuna assume o protagonismo e ditará os destinos dos sorteados.

Vejamos os potes:







A minha grande conclusão é quase óbvia: prefiro estar neste pote 2 do que naquele pote 1

No primeiro lote, e estando nós impedidos de defrontar o SLB (lamentavelmente), sobram os colossos Barcelona e Bayern, os milionários Chelsea e PSG, duas equipas do nosso nível (Zenit e Juventus) e uma inferior (PSV). Isto em teoria, claro.

Já no nosso pote, livramo-nos de defrontar Real, Atléti, Arsenal, Man Utd, Man City, Leverkusen e Valência. Exceptuando as duas últimas, que são da nossa igualha, as restantes são todas equipas que se abastecem regularmente no Dragão (ou poderiam fazê-lo), o que diz quase tudo. 

Do pote 3, só queria evitar o Sevilha. De resto, venham eles. No último, vade retro Wolfsburg e em menor grau o Borussia.

Como é óbvio, todo este exercício foi feito abstraindo-me da realidade (f)actual do nosso clube, caso contrário até do Astana teria medo...

E agora, o meu palpite: Barcelona, CSKA e Astana. Que tal?

Até amanhã, às 16h44.


Do Porto com Amor



Adenda: ao passar os olhos pelo Twitter, deparei-me com um twit do Imbicto Poema que me relembrou de algo que queria registar e me passou: a figurinha anedótica de Otário Malvado. Como ele o fez primeiro, aqui fica a referência.





10 comentários:

  1. Chelsea, Olympiacos, Borussia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. mais puxadote esse... alemães assustam-me, não sei porquê...

      Eliminar
  2. PSV, Porto, Bate e Lyon.
    Isso seria um óptimo sorteio...!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desportivamente, muito bom (só trocava Lyon por um Astana qualquer :-).
      Mas no reverso da medalha (e há sempre um reverso), a pressão de vencer o grupo passaria para o nosso lado. E não é a mesma coisa ter Messi e cª no Dragão do que ter os PSVs e os Lyonnais, pois não? Enfim, nada é perfeito, venham eles...

      Eliminar
  3. PSV; CSKA (para ver a cara do Octávio); Astana....

    Quanto aos sportinguistas, nada como ouvir White Lion e a canção Farewell To You...

    ResponderEliminar
  4. Não me importava de (quase) repetir o grupo do ano passado.

    trocava-se o Athletic pela Juve por exemplo!

    Juve
    Porto
    Shakhtar
    Bate

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era acessível, era... Mas eu prefiro variar, para não criar vícios tipo porta 18 :-)

      Eliminar
  5. Caro Lápis,

    Concordo com a análise do seu amigo sportinguista. O JJ falhou por completo e é incompreensível a miserável 2ª parte do Sporting.
    Quanto à Champions, penso que o Porto tem tudo para passar à fase seguinte.
    Felicidades!

    ResponderEliminar

Diga tudo o que lhe apetecer, mas com elevação e respeito pelas opiniões de todos.