JÁ CHEGA

segunda-feira, 13 de maio de 2019

JÁ CHEGA


Não era este o regresso à escrita que tinha planeado. Na verdade, nem planeio voltar, apenas ir voltando sempre que inevitável. Estava a guardar-me para o pós-Jamor, para discorrer sobre a época, Sérgio Conceição e o Clube.

Regressei há pouco da Madeira, onde estive muitíssimo bem e - logicamente - assisti ao vivo ao Nacional - Porto. Não tenho nenhuma intenção de escrever sobre o jogo nem sobre qualquer jogo de futebol deste pardieiro em que se transformou o "Futebol Português".




O "Futebol Português" é quase tudo menos uma competição desportiva - daquele desporto que todos adoramos e que se chama... futebol! O "Futebol Português" é um esgoto a céu aberto para onde desaguam e onde prosperam toda a espécie de delinquentes, vigaristas e criminosos.

Hoje, o "Futebol Português" é somente:

- Uma Federação e respectivo presidente capturados pelos desígnios dos sem-vergonha (a.k.a. Benfica de Vieira), que se limita a fazer de conta que tutela as competições profissionais, quando na realidade se esquiva a assumir as suas claras responsabilidades de regular e fazer cumprir esses regulamentos, resumindo-se às Seleções (outra pouca vergonha, mas que na verdade pouco ou nada me interessa);

- Uma Liga que simplesmente não existe enquanto entidade independente e supra-clubes e se limita a gestão corrente, assegurando a função básica de organizar os jogos (sort of);

- Um campeonato onde pelo menos 80% dos clubes participantes são entrepostos dos sem-vergonha, vivendo à custa de subsídios ilegais (em género e em espécie), alinhando em fila e prestando-se a todo o tipo de negociata para finalmente receber as suas migalhas bolorentas;

 - Um campeonato onde, mesmo nos clubes não-alinhados, há sempre jogadores que cometem erros básicos, têm deslizes infantis, são, em suma, infelizes quando defrontam os sem-vergonha. Os dez que o Nacional levou de uma vez só e o Braga em duas prestações são apenas os exemplos mais vergonhosos desta farsa, porque em quase todas as jornadas é possível detectar um ou vários casos destas infelicidades;

- Um Conselho de Disciplina sem pingo de isenção ou seriedade, comprovadas pelas estapafúrdias decisões e omissões desta temporada, sempre em benefício dos sem-vergonha;

- Um Conselho de Arbitragem sem o mínimo de credibilidade, incapaz de se auto-gerir, impotente e incompetente para dar aos fracos árbitros o mínimo de condições e garantiras para que apitem de acordo com a sua (pouca) capacidade, sem estarem sujeitos a pressões fortíssimas por parte dos sem-vergonha face a decisões que não os beneficiem em toda e qualquer circunstância. 

- Um grupelho de Árbitros, composto maioritariamente por gente medíocre, sem o mínimo perfil para comandar um jogo de futebol, absolutamente temeroso de cometer algum erro que prejudique os sem-vergonha. Viram e registaram como fado inescapável o que aconteceu a ex-colegas quando se atreveram a não os favorecer à margem das Leis do jogo. Sabem que não há futuro na arbitragem (nem fora dela...) sem promiscuidade e vassalagem absoluta aos sem-vergonha;

- Uma corte de "jornaleiros", paineleiros, peritos e arautos da carapinha e do fair-play que se submetem, ora com resignação, ora com fervor, à gigantesca manipulação mediática que diariamente contamina os portugueses, bombardeados non-stop com factos falsos, opiniões insidiosas, palpites insultuosos e tentativas de desestabilização do Porto, única equipa que se mostrou perfeitamente capaz de os derrotar em campo durante uma temporada completa e de, com toda a justiça - a única justiça possível, vencer o campeonato. Sim, apesar de todos os erros próprios. Mesmo assim, melhores.

- Um exército de trolls disseminados pelas redes sociais, que mais não pretendem do que criar diversões para desviar o foco das vigarices realizadas por ou a mando dos sem-vergonha.

No final, sobram os lampiões, esse desvio de personalidade que toma de assalto a consciência até do vulgar cidadão, que no restante procura viver uma vida digna e (vou arriscar agora) honrada. Saem à rua, vangloriam-se, agridem indefesos, destroem propriedade alheia, tudo por conta de uma "vitória" que nunca, mas nunca foi nem será deles - apenas um logro, uma vigarice, bem à vista de todos e fácil de descortinar, mas que essa infecção maldita os "impede" de o ver. Ou então não, são apenas tão vigaristas como quem os lidera.


---------


Que eles queiram chafurdar neste lodo, eu entendo. Que nós - todos os não-lampiões, mas em concreto os Portistas e em particular o Presidente Pinto da Costa, enquanto líder e representante da direcção eleita, NÃO. Não compreendo e não aceito mais. Isto tem de ser o limite, JÁ CHEGA. 

É evidente que ninguém nos liga, ninguém com responsabilidades, dentro ou fora da pocilga, está interessado em ouvir e compreender o que se passa e agir em conformidade. Como se viu nos últimos meses, a Justiça portuguesa está (também ela, como a política e muitos outros sectores da sociedade) parcialmente capturada pelos meninos e meninas bonitas dos sem-vergonha, que a troco de um prato de lentilhas e desse fervor doentio se deixam corromper e assim traem os seus princípios e "juramentos" e os nossos direitos e garantias constitucionais. UEFA e FIFA, nem vale a pena tentar, só lidam com corrupção de alto perfil - a sua própria.

É por isso tempo de, nós Portistas, nos lembrarmos do que somos feitos, de onde viemos e de quais são os valores basilares sobre os quais assenta esta nossa jura de amor eterno. A luta do Clube é a luta da Cidade que lhe deu o nome. A defesa do que é nosso, por direito, porque criado com o nosso suor e contra a usurpação sistemática do nosso provento pela e para a ostentação da capital. 

Não podemos continuar a assistir de braços cruzados ao retomar da vigarice dos anos do Treta, agora ainda mais às claras e sem qualquer reserva de pudor (como se eles soubessem o que isso é). Esta farsa, esta fraude gigantesca a que chamam "Futebol Português" está prestes a falsificar mais um "campeão" (sempre o mesmo "campeão"), após mais um andamento da vigarice em Vila do Conde (tal como Braga, Feira e Moreira).

Eu, sócio e accionista, exijo que o Porto tome uma medida definitiva, independentemente das consequências que daí advierem. Não digo que não sejam ponderas, pelo contrário, mas chegados a este ponto, não vejo o que poderia ser pior do que participar (e assim validar) esta vigarice imunda e sem fim à vista. 

Se o presidente e seus pares não têm interesse ou simplesmente não partilham desta visão, então devem dizê-lo e serem julgados por isso. O silêncio é que não é aceitável, porque ensurdece. E prefácios de revistas e tweets também não valem quase nada, porque não resolvem nada. Eles não têm vergonha na cara e não se importa do que se diz sobre eles, em especial se for verdade. 

Pinto da Costa tem uma última missão, se a mais não se propuser: reacender o combate sem tréguas contra o nacional-lampionismo que se julga intitulado a vencer por direito próprio e à margem de todas as regras.

E eu que proponho em concreto? Sabendo que os Estatutos não o prevêem mas admitindo que não o proíbem, marcar uma Assembleia Geral Extraordinária para a próxima sexta-feira, com ponto único para discussão: como deve o Clube reagir a este estado de coisas. 

Por mim, defendo como mínimo a não-comparência ao último jogo do campeonato, equacionando também faltar ao Jamor, a convocação de todos os Portistas para uma manifestação massiva na sede que se julgar mais conveniente, fazer campanha para punir nas urnas todos os responsáveis políticos (sempre, agora uns, depois os próximos, é-me indiferente) e uma nova exposição à UEFA (mesmo sabendo o resultado) bem divulgada nos media internacionais.

Podemos perder o segundo lugar, podemos ser relegados para uma divisão inferior, podemos até falir e ter de recomeçar de novo. Meço as palavras, não as atiro da boca para fora. Sou Portista e continuarei a ser, seja em que divisão for, em que campo jogar. Não ganho nada com o Clube que não seja a alegria de ver as nossas equipas jogar e vencer sempre que somos melhores. Mas tenho muito a perder: a minha identidade, os valores com que fui educado e que em boa parte partilho com o Clube e a minha alma Portista. Mas isso só poderia acontecer se ficasse (eu e o Clube) quieto, amorfo, resignado a esta podridão que tomou de assalto o desporto nacional. Se lutarmos, nunca perderemos, nunca.
 


Do Porto com Amor,

Lápis Azul e Branco




31 comentários:

  1. Eu proponho uma alternativa: Em vez dos discursos inflamados a apelar a manifestações ocas; em vez de vir todos os dias para as redes sociais choramingar; em vez de apelar ao presidente para fazer como se fosse um criança amuada e ir para casa, de trombas, a dizer "assim não brinco" : façam aquilo que passámos 30 anos a fazer. Aquilo que se deve fazer aos batoteiros, a única forma de lidar com eles: CALAR A BOCA, DEIXÁ-LOS FALAR, E VENCER, FAÇAM ELES A BATOTA QUE FIZEREM, TENTEM ELES O QUE TENTAREM. SIMPLESMENTE, SER MELHOR, EM VEZ DE APENAS O APREGOAR. É assim que se faz, foi assim que o fizemos, foi assim que ganhámos o penta, a Liga dos Campeões, que fomos duas vezes campeões do mundo. A falar menos e a trabalhar mais, a fazer mais, melhor, do que os outros. Na próxima época, ninguém dá entrevistas, ninguém fala na TV, ninguém faz programas no Porto canal a falar dos vermelhos e das suas trafulhices. Eles que chafurdem nesse lodo. Nós falamos no campo. Acaba o jogo, adeus, nem uma palavra. Falem sozinhos. Faltar à final da taça? Estão a brincar? Alguém que explique a esse alegado portista que aqui não se desiste e não se foge de ninguém. Se fosse preciso, entrava-se com menos, com miúdos, não interessa, mas desistir sem lutar não é de Portistas. Vencer contra tudo é todos, seja qual for o obstáculo, é que fez deste clube o que é hoje.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. André, fala do que "passámos 30 anos a fazer" mas fico com a ideia que não os viveu com plena capacidade cognitiva (idade adulta). Só assim entendo que dê asas a esse logro do "sempre melhores, contra tudo e contra todo", que tem sido um dos maiores erros de interpretação do que realmente aconteceu e do que é suposto acontecer.

      Fomos melhores, sim, durante esses largos anos em que dominamos o futebol em Portugal, mas se o conseguimos foi por duas ordens de motivos: a nossa competência (e nisso estamos de acordo, temos de o ser) e a incompetência dos rivais.

      É pura fantasia pensar que em 2019 é possível ao Porto (ou a outro clube qualquer em PT) ser esmagadoramente melhor que os demais, ao ponto de poder aguentar com as vigarices do calibre do que hoje está montado. Isso simplesmente não existe, há competência em todo o lado e as diferenças nunca serão assim tão abismais.

      Temos de ser melhores, sim, mas apenas o suficiente para vencer dentro das regras das competições. Apenas e só.

      Não tenho a pretensão de ter a solução ou as respostas, por isso defendo que os sócios devem reunir com urgência e discutir o assunto em conjunto com a direção. Faltar aos jogos que falta não tem nada a ver com desistir ou fugir, tem a ver com lutar com as armas que temos. Mas, repito, pode não ser essa a melhor forma.

      Portanto e em resumo, a única coisa alegada aqui é a sua capacidade de compreensão do que foi escrito. Não lhe permito (nem a ninguém) que duvide do meu Portismo.

      Eliminar
    2. Revejo me no seu texto menos na parte da não comparência aos jogos.
      Se o Porto fizesse isso, se perdesse o 2 lugar + milhões dá champions e descesse de divisão,era destruir o clube...era fazer a vontade aos adversários, principalmente ao Benfica. Gosto mais da sugestão do André Martins, boicote aos meios de comunicação social.. Black out prolongado.

      Eliminar
    3. Conforme referi, a principal sugestão que faço é a de se discutir JÁ soluções entre sócios, isso é que importa.

      Eliminar
  2. Faço minhas as suas palavras, sem tirar nem pôr.

    Tiago Mesquita
    Sócio FCP

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Eu traduzo: lol - lampião ordinário e labrego

      Eliminar
    2. Até aqui num simples texto de portistas para portistas vêm as ervas daninhas, os cancros desta sociedade atrasada e podre comentar, haja pachorra!
      Lápis Azul e Branco, só com pessoas se deve gastar tempo, nunca com coisas. Sugiro a eliminação de comentários.

      Eliminar
    3. Não faz ideia da quantidade de vómitos que vão directos para o lixo...

      Eliminar
    4. Lápiz Azul e Branco, menos mal então. Abortos é para isso mesmo, irem para o lixo. ;)
      Abraço.

      Eliminar
  4. Caro amigo, depois de ler o seu post, e porque sei que não vale a pena discutí-lo, a partir da minha perspectiva de benfiquista, permita-me fazer-lhe duas perguntas:

    - Reconhece ou não que o FCP dominou (utilizando meios menos lícitos) todos os meandros do futebol dos anos 80 e 90?

    - Falando apenas nesta época, se o FC Porto perder o título será por causa dos árbitros? Não tem culpas próprias?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha o cândido Pedro Miguel, há tanto desaparecido... quando foi a última vez, uns diazitos antes da batata do Herrera na Luz, não? Como o tempo passa...

      Avançando para as suas perguntas:

      1) Tenho a certeza que o caro Pedro pensa pela sua cabeça, no entanto nesta pergunta debitou um argumento da cartilha, ainda por cima um dos mais deliciosos: defendem-se do que andam a fazer agora com aquilo que acham que o Porto fez antes, como se dois errados fizessem um certo. É extraordinário como, sem terem noção, reconhecem a podridão actual que vos compra campeonatos. A rever essa, caro Pedro...

      2) Já lhe expliquei no ano passado e também está mais acima: o Porto, para vencer, só tem de ser marginalmente melhor que todos os adversários. E foi. Mesmo perdendo (justamente) no Dragão contra a sua equipa. O Porto não tem de fazer campeonatos imaculados para suplantar adversários vigaristas, isso não faz parte das regras. E grande parte do "mérito" do slb não é seu, é oferecido por (escolher as que mais lhe agradam): a) árbitros b) treinadores amestrados c) jogadores aliciados d) todas as anteriores.

      Eliminar
    2. Boa tarde.

      Eu não tenho participado porque o caro amigo não tem escrito nada e, nos que foi escrevendo, eram eminentemente sobre o Porto e os seus jogos, pelo que nada eu tinha a aportar a esse tema.

      Em relação às minhas perguntas, deturpou o sentido de ambas, sem responder a nenhuma!

      Na primeira pergunta eu não estou a desculpar nada nem ninguém. Fiz-lhe uma pergunta. Não respondeu. É sua prerrogativa.

      Na segunda pergunta, também optou por não responder. Tudo bem... O Benfica também já perdeu campeonatos em que foi melhor que a concorrência. Acontece. E nem sempre este "acontece" tem a ver com factores exógenos ao jogo.

      Eu, pessoalmente, acho que o Benfica foi campeão em 2005 tendo a 3ª melhor equipa do campeonato, mas os adversários resolveram facilitar. Acontece...

      Eliminar
    3. Parei de escrever em Dezembro... desde Maio, passaram uns dolorosos 6 meses, mas compreendo e respeito.

      Por falar em deturpações, aqui está mais uma (verdadeira): eu não me referi a TER a melhor equipa(/plantel), mas a SER a melhor equipa ao longo da competição. Pode soar ao mesmo, mas há um mundo de diferença entre elas.

      O Porto ganhou muitos campeonatos com plantéis inferiores, mas sempre com melhor organização e muito mais determinação. Sem negar o que possa (ou não) ter acontecido nos anos 80 fora de campo, o que eu vejo em consciência há 35 anos é uma equipa melhor (dentro de campo)que as demais.

      E já agora, comparar os seus sem-vergonha de hoje com o que se viveu no pós-ditadura é simplesmente falaccioso. Curiosamente, para a grande maioria da lampionagem, parece que antes da revolução não existia futebol, nem ditadura, nem ditadura do futebol com campeões programados. Era uma maravilha, não era? O Porto de PdC foi revolucionário, a bem de todos os que gostam de liberdade, com todos os excessos que uma revolução implica.

      Quanto a 2005, só posso mesmo sorrir: "os adversários resolveram facilitar". Grande Estoril de Veiga e Figueiredo!

      Eliminar
    4. Caro amigo, uma vez mais... Não respondeu!!

      No que toca ao seu texto, eu também não disse que uns tinham melhor equipas que os outros, eu falei em "ser melhor que a concorrência". Mas isto é só semântica.

      Confesso que continuo a embirrar que, nos blogs de adversários que frequento (são muito poucos), se continuem a referir aos rivais como, por exemplo, "sem-vergonhas".

      No caso do Porto, é muito pior. Mas calculo que é por isso que não respondeu à minha pergunta sobre os anos 80/90. É que, depois de tudo o que se passou nessa altura, a moral para adjectivar alguém nestes termos é muito pouca!!

      Para terminar, o jogo do Estoril é mesmo para "sorrir". Eu aceito que, a mudança do terreno de jogo possa ter favorecido o Benfica. Mas a equipa do Estoril DEU TUDO. MESMO TUDO!!

      Ainda hoje o Litos e o Pedro Xavier falam disso. Eles eram a equipa técnica e armaram a equipa para tirar pontos ao Benfica e, por pouco, quase conseguiram.

      Mas reitero, se os adeptos de Porto e Sporting acham que foi por causa desse jogo que perderam o campeonato, então acho que estão a ignorar os seus próprios problemas.

      Eliminar
  5. Contem comigo.
    Sérgio Castro - 50230

    ResponderEliminar
  6. Ir ao Jamor e vencer. Depois, preparar o futuro do FCPORTO.
    Eu não estou pessimista em relação à próxima época do Dragão.
    Se perdermos SC, aposte-se no António Folha.

    O meus escolhidos para 2019/20

    GR
    Jhonatan (Moreirense) ou Cláudio Ramos (Tondela), Vaná, Diogo Costa.

    DC
    Mbemba, Pepe, Diogo Leite (FCPORTO B), Diogo Queiroz (FCPORTO B).

    LE
    Pité (Tondela), Oleg (FCPORTO B).

    LD
    Manafá, João Pedro (FCPORTO B).

    MD
    Danilo, Loum.

    MC
    Sérgio Oliveira (PAOK), Romário Baró (FCPORTO B).

    MO
    Óliver Torres e Otávio.

    MD
    Corona.

    ME
    Galeno (Rio Ave).

    ED
    Gleison (FCPORTO B), João Mário (FCPORTO B).

    EE
    Ença Fati (Oliveirense), Rúben Macedo (FCPORTO B).

    SA
    Madi Queta (FCPORTO B).

    PL
    Tiquinho Soares, Aboubakar, Joel Tageu (Marítimo) ou Bryan Róchez (Nacional).

    Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente Luís, mas de que adianta falar de jogadores e treinador se as regras não são iguais para todos?

      Eliminar
    2. As regras nunca foram iguais para todos. Nos anos 80 Pedroto e JNPC não só venceram a guerra civil que grassava no FCPORTO como também derrotaram os clubes de lisboa. De facto, o MESTRE PEDROTO ao mesmo tempo que se queixava dos roubos de igreja construía passo a passo uma equipe de futebol que não só dominaria o futebol nacional, como daria cartas a nível internacional. Isso hoje é impossível?

      Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

      Eliminar
    3. Sim, hoje é impossível. Hoje exige-se regras iguais para todos.

      Eliminar
    4. Isso é o quê? O plantel da equipa B? Menos por favor...

      Eliminar
    5. Não aproveite o DRAGÃO os bons valores que têm à disposição na B e seguramente será menos para o AZUL E BRANCO, menos troféus e menos dinheiro em futuras transacções de jogadores.

      Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

      Eliminar
  7. Se JNPC não deixar ou não conseguir que o FCPORTO se reestruture então para mim, só vejo um homem capaz de colocar o FCPORTO no rumo certo. Esse homem, que conhece de fio a pavio o líder da gomorra de karnide e que está mortinho para lhe passar a "perna" (digo eu) pois já deve estar farto de ficar em 4 lugar no campeonato é nem mais nem menos que António Salvador.
    Por outro lado em termos de comunicação do clube algo tem de mudar. Vejam isto CAROS PORTISTAS, no dia em que se deu o problema de saúde de Casillas, (ataque do miocárdio, "coisa pouca") todos os canais fizeram directos, TODOS, à excepção de um, o pouco canal. Este suposto canal, do "NOSSO" CLUBE não só não fez um único directo, como esteve toda a tarde desse dia a transmitir programas como, o "Radioativo", "Júlio Magalhães", "Nota Alta" (com fadinhos lisboetas à mistura) que a única coisa de relevo que mostrava era o volume do cabelo do maestro (parecia ter sido obra de um ciclone) e os "Caminhos da História".
    A solução para mudar isto não será, digo eu, pelo FCPORTO ter um canal próprio, de subscrição, a DRAGÃOTV, com FJM ao leme?
    Finalmente, para além do polvo, quem verdadeiramente falhou está época não foi JNPC ou a sad ou o roupeiro, foi o homem que conquistou o título a época passada, SC.
    Deixo uma pérola para se ver o vexame que os ADEPTOS E SÓCIOS AZUIS E BRANCOS têm de passar, mas os outros, os corruptos de karnide, não.

    Adeptos do FC Porto assinam a BTV
    Para assistir ao jogo que pode ajudar a definir o campeão nacional, adeptos dos dragões espalhados pelo país são "obrigados" a subscrever o canal de TV do rival.
    Com transmissão na BTV, o Benfica-FC Porto vai colar milhares ao ecrã, incluindo os adeptos azuis e brancos, que vão ter de fazer o "sacrifício" de subscrever o canal de televisão do clube rival, pelo período mínimo de um mês. Foi o que fizeram as casas do FC Porto espalhadas pelo país, como conta o Jornal de Notícias desta sexta-feira.
    "Que remédio! Temos de ter esse custo, mas cancelámos logo a seguir. Quando o FC Porto joga na Luz, temos de subscrever a BTV, mas custa um bocadinho ver o símbolo do adversário na nossa televisão. O que vale é que já engendrei uma forma de resolver o problema...", conta ao JN, António Simões, presidente da casa do FC Porto de Monção.
    A solução passa por esconder o logotipo do canal de TV do Benfica. "Recorto o símbolo do Porto Canal e colo-o em cima do da BTV", explica. A casa do FC Porto dos Açores opta pela mesma estratégia. Escusado será dizer que a lotação está esgotada.
    "A BTV faz parte do pacote que subscrevemos, mas não é um canal que vemos com frequência. Este domingo vai ser a exceção", afirma o presidente dos Dragões de Lisboa, Álvaro Monteiro.
    Também na casa do FC Porto de Vila Verde, Braga, a subscrição do canal de TV do rival Benfica dura o ano inteiro. "Não é só por este jogo. Gostamos de ver a equipa B, as camadas jovens e as modalidades e, por isso, compensa ter a subscrição anual.

    Se os "NOSSOS" dirigentes deixam isto acontecer, então não vale a pena OS PORTISTAS se amolarem. E o pouco canal, que continue a transmitir os jogos de voleibol da "treta".
    Não estamos todos a remar para o mesmo lado.
    SOMOS FRACOS, PORQUE ASSIM QUEREM.

    Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, Luís, nem sei o que dizer. Talvez outros possam fazê-lo melhor...

      Só uma nota sobre a btv. De facto é contra-natura ter de subscrever aquilo, mas se fosse ao estádio também pagaria bilhete e o receptor seria o mesmo, não? Deixe-me também que lhe diga que conheço muito quem veja o canal e não pague um cêntimo por isso. Se procurar nas suas relações, aposto que também vai encontrar.

      Eliminar
    2. Não me estava a referir a isso Lápis Azul e Branco. Mas ao facto de o FCPORTO ter um canal próprio, de subscrição, a DRAGÃOTV, "obrigando" os adversários a pagar, se quisessem ver os clube deles jogarem contra o NOSSO (em casa), fosse no futebol ou nas modalidades.

      Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

      Eliminar
    3. Para isso teríamos de ter os direitos dos nossos jogos, que por agora e para os próximos anos estão já vendidos e parcialmente pagos por isso. Há que cumprir o que assinámos de livre vontade. Não creio que as modalidades sem o futebol levem gente suficiente a pagar uma subscrição relevante.

      Eliminar
    4. É, tem razão, temos de cumprir o contrato até ao fim. Só depois podemos avançar para um canal de subscrição com futebol e modalidades.
      Até lá vamos "ter de gramar" com um canal pouco mais ou menos e que tem dado prejuízos ao FCPORTO.

      Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

      Eliminar
  8. Para o F. C. do Porto se reorganizar, que tal começar por expurgar gente que se julga acima do clube, que quer estar nas boas graças dos sem-vergonha, que mete lá filhos, que teve 10 pontos de avanço e cometeu a proeza de perder o campeonato, mesmo com toda a roubalheira miserável da máfia dos árbitros?

    ResponderEliminar
  9. “É verdade que a Polícia Judiciária andou a recolher informações. Fui contactado por eles logo a seguir ao jogo e disseram-me que mais tarde voltariam a entrar em contacto comigo. Eu coloquei-me à disposição deles, mas desde então nunca mais falaram comigo. Espero que as coisas não tenham ficado em águas de bacalhau”, afirmou Carlos Xavier ao CM.
    O técnico adjunto foi a voz da revolta estorilista na sequência do polémico jogo. “Eu na altura disse o que tinha a dizer para defender a minha equipa. Fomos prejudicados em três pontos naquele jogo e outros três na primeira volta, fora outros jogos, e se não fosse isso podíamos estar aqui a festejar a manutenção. A partir daí, as autoridades que façam o seu trabalho. Se há alguma coisa a averiguar que averiguem, se não andamos sempre com suspeitas mas nunca se chega a lado nenhum. Se calhar, a PJ já devia estar atenta há muito tempo e o que se passou foi a gota de água”, disse.
    Na altura, Xavier apontou o dedo a José Veiga, director-geral da SAD do Benfica: “Ouvi José Veiga dizer ao [treinador do Estoril] Litos, logo no final do jogo, que ele ia para o desemprego”, afirmou Xavier, à Rádio Renascença, um dia depois da partida, atirando-se depois ao árbitro: “Parecia que estávamos num jogo de apresentação do Benfica. O árbitro ficou com umas botas deles. Chegou uma altura que me fui embora porque estava enojado”.
    O árbitro Hélio Santos reagiu de pronto. “Tinha as minhas botas a descolar e pedi umas emprestadas, primeiro ao Estoril. Disseram-me que não tinham e fui ter com elementos do Benfica que me disponibilizaram um par do meu número”, disse o juiz lisboeta.
    “DEVEM-ME QUATRO MESES”
    Xavier não poupa também críticas a António Figueiredo: “O presidente da SAD do Estoril achou que eu estava a defender outro clube, por causa do meu passado no Sporting, e não me pagaram os salários de Fevereiro, Março, Abril e Maio. O caso está entregue ao meu advogado.
    António Figueiredo escusou-se a comentar os salários em atraso e diz desconhecer uma investigação da PJ.
    'NUNCA FUI OUVIDO PELA PJ'
    O lateral-direito do Estoril, Rui Duarte, garantiu ontem ao CM que não foi ouvido pela Polícia Judiciária. Na altura levantaram-se suspeitas sobre a expulsão do jogador logo nos primeiros minutos de jogo e chegou a sugerir-se que Duarte teria já um acordo para jogar no Benfica. Estes rumores terão levado a PJ a colocar-se em campo, mas o jogador nega ter sido contactado. “Nunca fui ouvido pela PJ e estou supertranquilo. Não tenho nada certo com o Benfica e nunca me passaria pela cabeça uma situação dessas porque não faz parte do meu modo de vida. Quem me viu a chorar dentro da cabina depois da expulsão sabe que não foi de propósito. Foi a primeira vez que fui expulso e acho que o árbitro foi demasiado rigoroso.
    ALMOÇOS ESTRANHOS
    Uma das situações que terá chamado a atenção da Polícia Judiciária foi uma denúncia feita por Carlos Xavier em relação a José Fernando, primo de José Veiga, que trabalha na SAD do Benfica, com funções ligadas à segurança. Na altura, o técnico adjunto garantiu que este elemento tentou encontrar-se com alguns jogadores do Estoril na semana anterior ao jogo: “Um indivíduo do Benfica, um segurança primo não sei de quem que os costuma acompanhar, o qual já tinha estado envolvido nos incidentes da Luz na primeira volta, e que já trabalhou no Estoril, teve o descaramento de aparecer na Amoreira, na última semana, quando no passado nem lhes falava, a fim de convidar jogadores para almoçar. No mínimo, é estranho”. Estas declarações terão sido, segundo apurou o CM, um dos motivos que levou a PJ a investigar.

    ResponderEliminar
  10. O JOGO DA POLÉMICA
    ESTÁDIO 'ENCARNADO'
    A polémica começou antes do encontro porque o Estoril aceitou jogar no Estádio do Algarve e não no seu recinto na Amoreira. Dessa forma, o Estoril garantiu uma excelente receita, mas foi como se jogasse fora, com os benfiquistas a ocuparem a quase totalidade dos 30 mil lugares.
    CASOS DO JOGO
    O jogo teve alguns casos. Na expulsão precoce de Rui Duarte, o juiz limitou-se a aplicar a lei. Mas há um penálti de Ricardo Rocha sobre Moses não assinalado. A expulsão de João Paulo (79’) por palavras pareceu demasiado rigorosa. E há dúvidas sobre o livre que deu o golo da vitória do Benfica.
    BENFICA SOFREU
    O jogo começou mal para o Benfica, que aos onze minutos já perdia por 0-1, golo de Paulo Sousa.
    O empate surgiu aos 76 minutos, com Luisão a cabecear para as redes. E só a oito minutos do fim, já com o Estoril reduzido a nove, o Benfica chegou à vitória. Petit apontou o livre e Mantorras encostou para a baliza.

    ResponderEliminar
  11. Conferência de imprensa deliciosa de Sérgio Conceição.
    Militão não jogou com o Benfica porque ele o castigou! E então?
    Quando tinha 7 pontos de avanço, mais 3 da recepção dos "criminosos", disse que não falava mais de árbitros. Parabéns.
    Depois de entregar o campeonato, já diz que depois da Taça marca um almoço só com os jornaleiros amigos e a cara bonita, só para falar de árbitros. Agora, Sérgio?
    Vai dar banho ao cão, mas paga as vacinas e a desparasitação.

    ResponderEliminar

Diga tudo o que lhe apetecer, mas com elevação e respeito pelas opiniões de todos.