Autofagia para Dummies

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Autofagia para Dummies


Conhecem aquela sensação de quando tudo parece a estar a correr demasiado bem para ser verdade? Si, si, esa mismo

A alma lusitana carrega no seu ADN esta particularidade de se achar sempre vítima do infortúnio cósmico, de ser eternamente uma pobre infeliz porque nunca abençoada. Vai daí que, se a vida lhe começa a correr bem para lá de um esporádico episódio, começa a desconfiar de tudo e de todos - hum, deve estar para me acontecer alguma... - e especialmente de si mesmo.

Consequência? Trata ela própria de transformar uma cisma patética numa realidade insofismável. E depois, surpreende-se com isso, ao mesmo tempo que se congratula por ter antecipado tal desfecho. Eu sabia que isto não ia durar! Não fui feito para ter sorte - isso é para os outros!

E pronto, assim se explica como se transforma algo bom em algo negativo, sem nenhum motivo para a transformação que não seja a palermice. É estúpido, não é?


- - - - - - - - -


Achava que não seria necessário ou sequer oportuno retomar o assunto Casillas antes do jogo de sábado, contra o Paços. Porque, enfim, tinha a expectativa de ver reposta a normalidade - o regresso de Iker à titularidade - e, com isso, que o episódio de Leipzig se transformasse rapidamente numa ferida curada, de preferência sem deixar cicatriz no corpo (leia-se balneário).




Ao ver a capa de hoje d' O Jogo, sou forçado a mudar de opinião. Sabendo-se da proximidade do jornal com o Clube, não posso crer que uma capa destas saísse para a rua sem haver uma grande certeza sobre o tema. Admito até que o processo da sua formação tenha sido o inverso - do Clube para o jornal.

Assim sendo, deixaremos de ter um assunto para passar a ter um problema. Porquê? Vamos por partes:

1) Sérgio Conceição foi o escolhido para treinador, ou seja, liderar o conjunto de homens que tem à sua disposição com o propósito de obter o máximo sucesso desportivo. Dentro deste pressuposto, deverá agir como muito bem entender ser o mais apropriado para o conseguir.

2) Iker Casillas é um jogador do Clube e, no que a deveres e direitos diz respeito, deve ser tratado exactamente da mesma forma que qualquer outro jogador do plantel. Aliás, ele próprio deverá ter a consciência de perceber que o seu estatuto de estrela internacional lhe exige ainda maior obrigação de ter um comportamento que seja exemplar e inspirador para os companheiros mais novos e menos experimentados na alta roda do futebol.

3) Não creio que Casillas se tenha feito contratar pelo Porto. Foi certamente o Clube que o convenceu a vir para o Dragão, oferecendo-lhe as condições que achou adequadas - incluindo a prerrogativa de renovação "semi-automática". Uma vez assumido o compromisso, só tem de o honrar. Se não o queria fazer - o que poderia acontecer por razões perfeitamente válidas - teria de, em tempo útil, ter conversado com o jogador e assumir publicamente a intenção de quebrar a ligação.

Somadas estas três premissas, temos um treinador que tem como jogador mais caro e mais experiente o guarda-redes Iker Casillas. Começa a época e Sérgio opta por lhe dar a titularidade. Expectável. Por ser o mais caro e experiente? Também, claro, mas sobretudo por achar que é o melhor que tem à disposição.

Daí até Leipzig, esteve Casillas abaixo do que seria exigível entre os postes? Não. Alguém questionou a sua titularidade fruto de um suposto mau rendimento? Não. Então como pode Sérgio justificar a sua mudança de opinião, sabendo-se que os dois últimos jogos onde Iker participou (Mónaco e Sporting) foram de grande exigência e esteve perfeitamente à altura dos desafios?

Nunca com uma "opção técnica". Objectivamente, não há quase nada a apontar às exibições do espanhol, excepto no jogo com o Besiktas. Mas se fosse esse o motivo, então a mudança teria de ter ocorrido logo a seguir ou até no Mónaco, não agora. 

Se quisermos alargar o conceito de opção técnica aos treinos e estágios - e devemos fazê-lo, diga-se, só que não posso opinar porque a eles não tenho acesso -  então admite-se que possam existir motivos para sentar Casillas no banco. Se Sérgio privilegiar a disciplina de grupo sobre as exibições em campo, é compreensível que "castigue" alguém se não treinar intensamente ou não se comportar de acordo com as regras. Não faço ideia se isso se passou, embora seja o que o jornal sugere como motivos para a decisão.

Para mim, o mais importante nisto tudo não é o Sérgio nem o Iker. É o balneário. O espírito de grupo que se vinha construindo e cimentando a cada nova "batalha" ganha em campo. Aquela simbiose que permite que o todo seja muito mais do que a soma das partes. A génese do Mar Azul.

Que tudo isto seja posto em causa é que realmente me aflige. Desejo ardentemente que o treinador o tenha considerado. E correctamente avaliado o impacto no seio do grupo desta sua decisão. E claro, que Casillas saiba estar à altura do seu impecável estatuto. Da sua postura poderá depender a forma como o balneário (ou parte dele) reagirá. E até o próprio Sá.

Por último mas não menos relevante, temos José Sá, o sucessor em quem "a SAD deposita enorme confiança". Que entrou com o pé esquerdo. E que, até agora, não teve ainda oportunidade de demonstrar que tem o que é preciso para se assumir como titular do Porto. Nem sequer de o sugerir, digo eu. Por outro lado, quando se observa o que os mérdia escrevem e dizem sobre o mai'novo GR de sempre a fazer um autogolo na Champions, talvez Sá esteja no caminho certo. Esperemos que sim.


- - - - - - - - -


Visto de fora, parece-me que Sérgio - e por consequência, todos nós - tem mais a perder do que a ganhar com esta opção. Pode correr mal de várias maneiras: balneário fracturado, más exibições de Sá, Mar Azul para o galheiro. Se lhe correr tudo bem, ficará pelo menos a sensação que arriscou sem necessidade. 

Se queria mudar o titular da baliza, esperava que Iker comprometesse - e se não comprometesse, aguentava. Fosse uma questão mais invisível ao público, como o comportamento no treino ou até do foro disciplinar, teria de a assumir frontalmente, para que não sobrasse dúvida sobre o motivo da sua decisão. Assim, fica a dúvida se não está simplesmente a querer mostrar que é o macho alfa da matilha.

Antecipando já comentários do tipo "és do FC Porto ou do FC Casillas?" ou "temos de estar juntos e unidos" (e apoiar tudinho de boca e olhos fechados), poupo-vos o trabalho de teclar explicando que é precisamente por estar preocupado com o sucesso do Clube e em particular desta equipa que estou a abordar este assunto. Porque tem todo o potencial para desestabilizar a paz perfeita que reinou até agora.

Do meu ponto de vista, é autofagia, pura e dura. Espero estar a ver mal.



Do Porto com Amor,

Lápis Azul e Branco




37 comentários:

  1. Caro Lápis, esta do Casillas fez-me lembrar o fdp do Scolari com o Baía. Incompreensível!

    Esperemos que os resultados não sejam os mesmos!

    Certo é que, tirando alguma eventual compensação com o ego próprio, querendo mostrar que é o Boss e até senta a estrela no banco, é uma péssima decisão do Sérgio. Temos tudo a perder com ela, e nada a ganhar.

    A aspiração máxima que podemos ter é que as perdas sejam residuais. Como já se viu na 3a, mesmo que a decisão seja apostar no crescimento do Sá, isso vai implicar erros naturais desse processo. As consequências... só no fim poderemos fazer o saldo. Para já, dificultou-nos o caminho na Champions. Não pelo erro do Sá em si, mas pela forma óbvia que o grupo foi afectado com a decisão. Perdido, amorfo, uma antitese do que vinha a ser a época.

    Para um clube que está há 4 anos sem ganhar, e com as contingências financeiras que se conhecem, a altura não é de experimentalismos. É de pragmatismo.

    ResponderEliminar
  2. Caro Lápis,

    200% de acordo com a sua análise. Este caso Casillas é assim a modos que um Trojan Horse na fortaleza do Dragão.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rezemos para que o anti-vírus seja forte o suficiente para o eliminar...

      Eliminar
  3. Estás a ver bem. Lose Lose situation.
    Não percebo a necessidade destas coisas. É como um tipo se golpear antes de ir nadar com tubarões.

    ResponderEliminar
  4. Lapis,
    E no meio disto tudo, com a falta de informacao que existe, o que tambem nao podemos fazer e assumir que o Sa nao presta ou ficar automaticamente contra ele porque se acha que o Casillas e melhor. Eu por exemplo ate tenho bastante fe no Sa, mas nao tenho duvidas q o frango na Alemanha nao vai ser o ultimo q da!
    O que me custa mais a perceber no meio disto tudo, se a historia do telemovel e verdadeira, entao porque e q Casillas foi para o banco? Porque e que nao se pos o Diogo no banco ja que ele foi para a Alemanha? Ou porque e que o Casillas nao ficou no Porto e foi o Vana, ja que presumo que o uso do telemovel nao tenha sido uma ocorrencia isolada na Alemanha...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Creio que ninguém (mesmo ninguém) está contra o Sá, era o que faltava! Agora que ele pode vir a ser vítima da situação, disso ninguém duvide.

      Tirando o europeu de sub-21 há um par de anos, nunca mais vi nada no Sá que me sugira que pode ser um GR de topo. Mas isso não significa que não o possa ser, apenas que não teve tempo para o demonstrar.

      É como escrevi, não faz sentido. Parece mesmo que foi para o "castigar" publicamente, no maior palco. E se foi, não se faz.

      Eliminar
  5. Não costumo estar sempre de acordo como que escreve, mas desta vez dou-lhe os parabéns pela lúcida análise ao "caso".
    Por mim, há um paragrafo que sintetiza tudo brilhantemente:
    "Assim, fica a dúvida se não está simplesmente a querer mostrar que é o macho alfa da matilha."
    Se não foi, teve todo o aspecto disso!
    E, tal como o LAB, tomara que eu esteja errado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro José, tenho sempre receio de quem diz concordar SEMPRE com tudo... ainda bem que cada um de nós pode acrescentar algo diferente a cada discussão.

      Esperemos que tudo se resolva dentro do balneário e a contento da grande maioria.

      Eliminar
  6. Tb não costumo comentar mas esta situacao em torno Casillas pode mesmo ser um desvio perigoso somado a outros mais pacíficos pq se foi ganhando (Ricardo e Olivier)
    Tudo faz sentido na análise.
    A indicação de "questão tecnica" não encaixa e bastava usar o chavão " foro interno" para tudo ser diferente para fora.
    Mas, na realidade, concordo que o problema não é " o que os de fora pensam" mas " o que pensam os de dentro" que normalmente transportam tb para o seu (sub)consciente as (eventuais) injustiças sobre os seus pares. A exibição de alguns jogadores na Alemanha foi apenas falta de inspiração?
    De fora, acho realmente que pode ter iniciado um processo de "Harakiri". Espero estar errado e que a decisão seja justíssima e que o grupo a compreenda ( até para ajudarem o Sá ) ou que OJogo não tenha percebido a mensagem interna ou... que seja um momento ao estilo do gerado pela decisão similar do "comissionista Zé Mário" para com Baia, nos levou a momentos épicos em 2003 e 2004. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda por cima sendo um discípulo de JJ, até podia ter recorrido à expressão patenteada pelo mestre, o "forno interno" do clube :-)))

      Venha de lá 2003...

      Eliminar
  7. Se é auto alguma coisa, não sei. Vai-se a ver é auto-felatio. O que sim sei, é que é estúpido. Bastante.

    ResponderEliminar
  8. O treinador so tinha esta hipotese, colocar o sa na baliza, senao fisesse isso, estava a contradizer se e a arrumar o sa. Agora casillas vai embora em janeiro ou antes como e obvio, o balneario tem muito espanhol e hispanicos que veem em casillas um chefe, o balneario e o grupo serao afetados claramente. Estas personalidades emotivas como SC sao beneficas para dar um safanao mas depois se nao se moderam e nao tem alicerces so causam problemas, SC foi assim como jogador e como treinador logo que pensou estar seguro pumba, veremos provavelmente SC abandonara o barco com o e tao tipico das personalidades emotivas. Essa dos treinos serem as 6 da manha, e das regras mais ou menos bacocas para o balneario sao bestiais durante uns tempos mas nao servem em clubes que tenham jogadores com algum estatuto, alias as ditaduras e a imposiçao de regras mais ou menos imbecis so com o acordo por unanimidade, alguem tem de dizer a SC que as ditaduras nao funcionam em liberdade e democracia. MUITO SINCERAMENTE O JOGO COM O PAÇOS SERA DE AFLITOS , ELES VAO SE APROVEITAR DA INTRAQUILIDADE DA EQUIPA E DO TREINADOR E DOS ADEPTOS , SE NAO MARCARMOS NOS PRIMEIROS 20 MINUTOS E COM O ARBITRO A EMPURRAR NAO GANHAREMOS O JOGO, espero que nao mas neste caso a culpa tem um nome SC, praticamente o treinador com o tipo de personalidade que tem ficara sem margem de manobra para continuar sera obvio. VOLTAMOS AO ANTIGAMENTE E POR DARMOS TIROS NOS PROPRIOS PES. Estou descrente mas .............. tenho alguma esperança, a ver vamos. SC MOSTROU SER BURRO AFINAL O QUE GANHOU ELE ATE AGORA?? QUAL O SEU ESTATUTO COMO TREINADOR?? enfim

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se nós estamos "aflitos", o que dizer do Paços? E vá lá que temos equipa 20x melhor que a deles... calma... os adeptos só têm de ajudar durante o jogo, reservando outras eventuais demonstrações para o "depois".

      Apesar de tudo, foi só uma má decisão. Ainda não deitou a casa abaixo...

      Eliminar
  9. E, já agora, LAB, a possibilidade de, a ser verdade o menor empenho nos treinos (não confundir com o jogo e a segurança que transmite à defesa/equipa) e a utilização excessiva de telemóvel, ser um motivo para reunir as 'tropas'? Porquê? Ok, não perguntou mas eu respondo na mesma. Se a 'tecnologia' não é bem recebida em estágio por SC, se os outros jogadores sabendo disso procuram evitar o aparelho maldito e o Casillas continua na sua empáfia de 'star' a utilizar o dito, pode muito bem ser um toque a reunir do género: 'Aqui ninguém é mais do que ninguém'. Isso, estou certo, sensibilizaria Casillas e dava mais união ao grupo. É a minha opinião, vale o que vale. Apenas dois pontos: 1. Gostei de uma forma geral do que escreveu, mesmo nunca tendo lido nada seu. 2. Não sou nem nunca fui grande fã de IC, do mesmo modo que Sá, para mim, é algo ainda para 'desembrulhar'. Sinta retribuído o abraço azul e branco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, eu também nunca fui fã do Iker, o que não significa que não reconheça o prestígio que a sua vinda para o Clube nos trouxe. E que merece ser bem tratado, até por isso. Bem, não melhor que os demais, note-se.

      Gostava muito de acreditar na sua tese, até porque é bem razoável, só que... a postura dos jogadores em Leipzig indiciou alguma satisfação pelo sucedido? Pois, não me parece. A ser alguma coisa (que não é certo), será o oposto.

      Quanto à lição de Sérgio, se fosse tal e qual, faria sempre sentido, estou de acordo. Falta saber se foi mesmo assim.

      Agradeço a boa contribuição, voltem sempre!

      Eliminar
    2. volte, não voltem... corrector do #&%"&%$#$|!!

      Eliminar
  10. Sabem de quem é a culpa, não sabem? :)

    ResponderEliminar
  11. Viva,

    Nao vi o jogo... estou fora do país as, fui lendo...

    Estranhei como todos esta historia do Casilhas mas, acho que se esta a fazer uma tempestade...

    Posso estar enganado mas, creio que esta historia do Sa nao é diferente da entrada do SO ou do Herrera, ou do Hernani no 11... a diferença é que ganhamos o jogo...

    Se assim for, irao "rodar" e alternar amiude...

    Estamos a divagar com noticias dos jornais... sim, esses mesmos que sabemos ha muito para onde pendem e, com noticias muitas vezes plantadas...

    Nao me lembro do jogo mas, estava no Dragao no jogo dos ultimos dias de mercado, o Ricardo Pereira esteve doente e nem convocado foi...
    O meu vizinho de lugar, rasgou a direção toda a dizer que na radio ja tinham clube para ele, ja tinha sido vendido etc etc

    Resumindo, esta ca, nao aconteceu nada e aquilo nao passou de mais uma vez... noticias plantadas...

    A aí nos, Portistas somos peritos no Harakiri...

    Aguardemos e confiemos... (pelo menos eu confio!!)

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta história é diferente porque se trata de uma posição especial, pouco dada a mudanças, porque se trata de Iker e - o mais importante - pelo timing da mudança. É que não consigo ver sequer uma vantagem...

      Guio-me por aquilo que deduzo que os jornais querem dizer e a mando de quem... Nunca pelo que escrevem de facto. Chama-se calo :-)

      Pode até ter razão quanto a essa nossa tendência "depressiva", mas desta vez foi SC que abriu a farmácia em bar aberto...

      Ganhar amanhã é tudo o que se precisa para serenar as águas.

      Eliminar
  12. E nós virarmo-nos contra o nosso clube?!!?

    É autofagia ou simplesmente estúpido?!

    O treinador não cria cismas, faz escolhas. Está no seu direito e na sua obrigação.

    Só os adeptos do Porto teem a capacidade de dividir o balneário.

    Também são os adeptos do Porto a massa de que o nosso balneário é feito.

    Mostremo-nos unidos para com todos os jogadores e para com todas as escolhas do treinador e o nosso balneário será duro como betão.

    Um abraço Portista a todos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se nos virassemos contra o nosso Clube, seria estupidamente autofágico! Felizmente não o fazemos, pelo menos não aqui.

      Agora essa de serem os adeptos os únicos com capacidade para dividir o balneário é para rir. Só pode :-) Podem e têm certamente impacto e ainda bem, porque o Clube é dos sócios e só existe por e para eles. Mas mal do balneário cuja principal força seja a que vem das bancadas...

      Apoiar cegamente apenas durante os 90 minutos. Fora deles, sempre com espírito crítico.

      Abraço e vamos a eles!

      Eliminar
    2. Ao reler, vejo que não me expressei bem num ponto: o Clube é dos sócios, sim, mas existe para alegria de todos os Portistas, obviamente.

      Eliminar
  13. O Porto é (creio) um mito que cada um de nós tem vindo a construir desde a infância.

    É, aos meus 43 anos, o resquicio dessa mesma infância que mais mantenho presente.

    Durante toda a minha infância, juventude e grande parte da idade adulta, era inconcebivel para mim que qualquer jogador do Porto gostasse menos do clube do que eu.

    No mito que construí, e que vi (creio que vi!), se houvesse jogador (ou trinador) que não tivesse a noção do previlégio que tinha em ser jogador do Porto, o ambiente das Antas e mais tarde do Dragão ensina-lo-ia.Seguramente não através de assobios, antes exactamente através do seu oposto, cânticos, festa e apoio incondicional à equipa.
    Nunca assisti ao Porto ao vivo, nem nas Antas nem no Dragão, mas o que me chegava através da rádio e da televisão era isso.

    Quando em puto ia ao Porto, andava de peito aberto pelas suas ruas, por saber que estava na cidade do meu clube. E onde todos seriam Portistas como eu.

    O mito que construí foi esse: achar que para alguém dividir o balneário do Porto, teria de passar por cima dos seus adeptos.

    Eu sei bem que a vida não é assim, mas mantenho a ilusão de pensar que, no Porto da cidade do Porto, quem manda são os seus adeptos, sejam sócios ou não.

    Um abraço agradecido de um Portista para um Portista Portuense.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu cresci na mesma altura e convicção, Paulo, só que entretanto o Tempo passou e muito mudou. Aquele modelo de balneário hermético e jogadores subservientes e eternamente gratos já não existe, porque não funciona. Os jogadores hoje têm acesso a toda a informação é a toda a hora, tal como cada um de nós. E sabem que são conhecidos e têm mercado nos sete cantos do planeta. Jogam por eles próprios e pelo seu futuro pós-futebol, tudo o resto é secundário. Os clubes são apenas meios para atingir os seus fins. Há excepções, mas poucas, e normalmente nos clubes que mais pagam (assim também eu ;-)).

      Acabou então o amor pelo Clube? Ainda não. Vive em nós, os adeptos. Sei que até isso está em perigo, tal o grau de mercantilismo que assola o desporto. Mas, lá vai resistindo. Ainda. Não sei como as próximas gerações vão encarar a coisa...

      Entretanto, nós do séc XX, vamos vivendo essa nossa ilusão. E lutando por ela. No meu caso, pelo Clube e pela Invicta, que é minha por nascimento mas de muitos outros por adopção. E vale tudo o mesmo.

      Se um dia quiser vir ao Dragão, mande-me um mail antecipadamente, que eu ofereço-lhe os bilhetes.

      Um abraço e vamos lá, que hoje é dia de Porto.

      Eliminar
    2. Obrigado pela oferta, e Força para mais logo ;-)

      Eliminar
  14. Só falta o Marcano para a "Armada Espanhola" ir ao fundo :-)

    Agora a sério, Fazer do assunto Casillas/Sá, um drama, é:

    Conhecem aquela sensação de quando tudo parece a estar a correr demasiado bem para ser verdade? Si, si, esa mismo.

    A alma lusitana carrega no seu ADN esta particularidade de se achar sempre vítima do infortúnio cósmico, de ser eternamente uma pobre infeliz porque nunca abençoada. Vai daí que, se a vida lhe começa a correr bem para lá de um esporádico episódio, começa a desconfiar de tudo e de todos - hum, deve estar para me acontecer alguma... - e especialmente de si mesmo.

    Consequência? Trata ela própria de transformar uma cisma patética numa realidade insofismável. E depois, surpreende-se com isso, ao mesmo tempo que se congratula por ter antecipado tal desfecho. Eu sabia que isto não ia durar! Não fui feito para ter sorte - isso é para os outros!

    E pronto, assim se explica como se transforma algo bom em algo negativo, sem nenhum motivo para a transformação que não seja a palermice. É estúpido, não é?

    ResponderEliminar
  15. Muito bem lápis assino por baixo tudo que escreveu. Acho que o endeusamento que tem sido feito ao SC mesmo sem ele objectivamente ainda anda ter alcançado lhe está a fazer mal. Esta prepotência do eu é que sei, eu quero posso e mando, é alguns laivos de arrogância que aqui e ali se notam no seu discurso, não augura nada de bom. Ricardo Pereira tal como Casillas também parece ser um dos alvos a abater e é pena pois devem sempre jogar os melhores. Aguardemos para ver hoje o que vai suceder.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Ricardo também me fez confusão, até pela resposta dada no Mónaco. Mas devo aceitar, porque há alternativas e o treinador é ele.

      Na CI já aligeirou o ambiente, o que é bom. Mesmo sem esclarecer o cerne da questão. Vamos lá, que temos três pontos para conquistar...

      Eliminar
  16. Amigo, joguei muitos anos futebol. Estou de acordo com a sua análise e eu próprio não entendo esta decisão de macho alfa.
    Um técnico, um líder, antes demais é um gestor de recursos e como os potenciar ao maximo, em benefício do clube e não de qualquer agenda individual. Basta lembrar homens fortes do nosso futebol que muito permitiram a estrelas, pois sabiam que o benefício era maior do que a “ luta”. Tal como se deve entender que um grande vendedor o seja, sem ter que andar a colocar todas as opiortunidades no crm, desde que traga resultados, também há jogadores que são maiores que algo. Não concordo que todos sejam iguais e tentam se ser iguais qualquer jogador no balneário do porto sabe quem é o Casillas e condescende naturalmente com tudo, desde que seja o gigante que é em campo e isso é responsabilidade dele provar. Romário, Tonaldo, Tonadlinho, Best, Savicevic, Stoichkov, Weah, Drogba, Ibrahimovic. Um grande técnico tem de saber gerir isto como um gestor tem de dar latitude a um grande vencedor que é mau a fazer tarefas internas de pipeline, mas whe grande mais que todos, é uma estrela. Não se substitue um grande vencedor por um junior porque ele não colocas as oportunidades no crm. Não se substitui um grande médico por um acabado de sair da faculdade, porque não pica o ponto. Gerir talentos não é para qualquer um, exige muita segurança e confiança em si próprio... talvez o sérgio não tenha, por isso ache que tem de ladrar tanto. Sim, sou portista, mas quem tem categoria ladra pouco. Porto!!!
    Se substitue

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro Axe

      Agradeço o bom input, sobretudo vindo de quem tem experiência na poda (e pelo discurso, deve ter sido "estrela" em algum sítio :-))). E o alargar de perspectivas com a analogia à gestão empresarial.

      Estou genericamente de acordo, apenas acrescentaria que esse estatuto diferente concedido a quem é diferente tem de ter um limite, porque por muito que os demais reconheçam o valor acrescentado que a "estrela" aporta, há sempre regras básicas de comportamento em grupo, como o respeito pelo trabalho dos demais, por exemplo.

      No caso concreto, não tenho ideia que Iker alguma vez se tenha imposto por esse lado, aliás bem pelo contrário. Refiro-me à sua estadia no Porto, antes de cá chegar, não sei nem me interessa muito.

      Percebo que o ladrar é figurado, em todo o caso dispensável. Além de desagradável, convida a linchamentos organizados... E não nos esqueçamos que o próprio SC está num permanente hands-on training.

      Ah, e que saudades do Tonaldo :-)

      Abraço e volte sempre!

      Eliminar

Diga tudo o que lhe apetecer, mas com elevação e respeito pelas opiniões de todos.