A tradução

segunda-feira, 18 de maio de 2015

A tradução


Como infelizmente vem sendo habitual, a criatura politraumatizada que dá pelo nome de Rui Gomes da Silva e que vive num estado semi-catatónico, não consegue expressar correctamente o que lhe vai na alma (admitindo que todos os seres a têm). Mas eu, como bom cidadão que sou, disponho-me a traduzir o que este "amigo" quis realmente desabafar. Pronto, criatura, deita tudo cá para fora:

"Caro Julen Lotopegui

Junto (no pressuposto de ainda não te teres apercebido) uma fotografia da comemoração do nosso 34º título de CAMPEÃO NACIONAL - com um abraço de aquele que é apenas mais uma sanguessuga parasitária, que foi para a política apenas e só para dela tirar vantagens pessoais, garantindo assim um confortável pé-de-meia através da inevitável promiscuidade a que gente da minha laia não consegue resistir. 

Mas voltando ao assunto, escrevo-te sobretudo por seres tu o treinador em quem tinha que depositar as minhas esperanças.

Agradeço-te do fundo do coração teres ajudado tanto o SLB a ser campeão, mais do que tu (muito mais, é certo) só os árbitros nossos amigos. Mas ainda assim tu foste decisivo, porque sem a tua ajuda, nem mesmo as arbitragens tinham sido suficientes.

60% do tal povo português que tu querias ver preocupado com o facto de eu ter sido ministro, agradece a tua colaboração nesta nossa purga colectiva de alguns dos milhares de demónios que os teus antecessores nos plantaram na cabeça.

Em especial, agradecemos a derrota em Munique por 6-1, depois de décadas a levar com os 7 de Vigo (esse colosso), foi realmente saboroso ver o clube que tantas humilhações nos tem causado ser, por uma vez, rebaixado ao nosso nível. Ele foi Viena, ele foi Gelsen qualquer coisa, ele foi Sevilha, ele foi Dublin, ele foi Tóquio (x2)... Enfim, já para não falar da dor imensa dos 5-0, de virem ganhar o campeonato à Luz e logo de seguida mais um vexame ao voltarem a ganhar em nossa casa e reverteram uma eliminatória da taça em que tínhamos grande vantagem. E claro, o momento, aquele momento de terror, que vai para sempre assombrar as nossas noites de insónia e tomar de assalto os nossos piores pesadelos. Como foram capazes de esperar pelos descontos para nos ajoelharem sem dó nem piedade? Estávamos a apenas segundos de festejar um campeonato e perdemos tudo naquele K-segundo.

E dirijo-me especialmente a ti não só pela tua incompetência em campo, mas também pela tua impertinência fora dele. Podes não perceber muito do campeonato português ou do que é o FCPorto, mas percebeste rápido como é que nós SLB garantimos campeonatos desde as primeiras jornadas! És um chato, sempre a tentar tirar a areia dos olhos das pessoas, sempre a alertar para os enganos consecutivos e sempre a nosso favor das arbitragens, sempre a denunciar a miserável subserviência da imprensa nacional... És um chato!

Um abracinho pequenino - como a tacanhez de quem julga que o slb tem direito a ganhar sem mérito próprio - e outro abração enorme - do tamanho dos imensos armazéns que eu e os meus alugaram para acomodar as toneladas de melões podres que andamos há 40 anos a coleccionar.

Assinado: a reles criatura que vive atrofiada pelo ódio e afogada em rancor - Rui Gomes da Silva (sócio nº 3.144 do Sport Lisboa e Benfica)"


PS: a tal fotografia, seria esta ?

1 comentário:

Diga tudo o que lhe apetecer, mas com elevação e respeito pelas opiniões de todos.