Descrentes...

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Descrentes...


O que sobra desta noite miserável de futebol no Dragão?



Os jogadores já não acreditam. Nas ideias do treinador. E de momento, em si mesmos.

O mais pequeno revés ganha contornos de Armagedão. Hoje foram ainda menos equipa do que em Alvalade.

Entrada normal da era lopeteguiana, a tentar mandar mas sem grande convicção. Chegada ao golo com naturalidade, após uma ou outra hipótese anterior. Depois disso, deve ter soado na cabeça dos jogadores o habitual recolher obrigatório, diminuindo ainda mais o ritmo como se um golo de vantagem garantisse alguma coisa. 

Agradecendo o convite, partir do minuto 25 o Rio Ave atreveu-se e podia ter marcado por duas vezes, ambas proporcionadas pela ausência imprevista do jogo de Danilo. Marcou à terceira, num remate disferido da zona de Danilo, que estava encostado aos centrais e levou com a bola, que caprichosamente se arqueou para fora do alcance de Casillas e para dentro da sua baliza. Fim do mundo. Acabou aí o jogo.

Apesar de sobrarem ainda 60 minutos de jogo, a equipa caiu por terra. Não deixaram de tentar, mas sentia-se que nunca iriam chegar ao golo se não fosse através de novo golo fortuito, quiçá oferecido por um adversário.

Uma valsa lenta, um disco riscado que não avança. Resignados. Mortos em campo.

Paz à sua alma e que chegue depressa o dia da Ressurreição.




Notas DPcA: 


Casillas (6): Sem culpa no golo, algumas defesas seguras e reposições rápidas.

Maxi (5): Nada a registar.

<-80' Layún (5): Nada a registar. 

Marcano (5): Nada a registar.

Martins Indi (5): Nada a registar. 

<-64' Danilo (3): O pior em campo, de longe, teve como prémio ser o meco onde a bola bateu no golo do Rio Ave.

André André (5): Nada a registar. 

Herrera (5): Ainda um pouco pior que os "nada a registar". A mesma nota pelo ponto extra do golo.

<-71' Corona (5): Nada a registar.

Brahimi (5): Nada a registar. 

Aboubakar (5): Nada a registar.

->64' Rúben Neves (4): Ainda um pouco pior que os "nada a registar".

->71' André Silva (5): Nada a registar.

->86' Varela (-): Sem tempo de jogo suficiente para ser avaliado.


Lopetegui (0): A culpa deve ser minha. Escrevi-lhe a missiva tarde demais, pelo que já não a terá lido em tempo útil. Nem me vou referir ao jogo, porque claramente nada do que ele faça ou diga tem impacto nos jogadores. Vou cingir-me às suas declarações no final, tanto na flash como na conferência de imprensa. Aquele basco arrogante, obstinado, seguro das suas ideias e sempre de armas em riste, pronto a disparar contra tudo e contra todos, já se foi embora. Ficou a sua sombra, insegura, desconfortável, sem argumentos, sem fulgor, sem nada. 



Outros intervenientes: 


Who cares, really? Ah, talvez deva registar para a posteridade que o Rio Ave teve menos um dia de descanso. E que se apresentou no Dragão sem 4 ou 5 dos seus habituais titulares...


Não sei o que escrever mais. Admito estar dividido nesta altura, ainda a quente. Antes de me pronunciar, tenho que digerir e reflectir primeiro. Entretanto, aceito sugestões.


Do Porto com Amor


 

31 comentários:

  1. E QUE TAL UMA PETIÇÃO PARA UMA AG EXTRAORDINÁRIA DO CLUBE

    Tópicos para Perguntas:

    Silêncios da SAD face a questões desportivas conhecidas:
    campeonatos partilhados por SLB e SCP
    almoços e jantares pagos pelo SLB
    Pereira Cristóvão e o manto sobre a compra de árbitros pelo Vice-Presidente do SCP
    nomeações dos árbitros

    questões de justiça conhecidas:
    Porta 18
    silêncio face ao manto sobre o caso Segurança do presidente e do clube sem se contestar a anedótica acusação do ministério público

    questões sobre a equipa principal de futebol:
    um dos mais caros plantéis de sempre (senão o mais caro) e com comportamentos em campo miseráveis e a raiar a vergonha (qualquer pequena equipa chega ao Dragão e pode vencer...)

    questões sobre os salários principescos pagos a uma SAD que pouco faz pelo Clube (como se viu, o acordo televisivo era conseguido por qualquer um)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora bem, neste momento ainda estou a digerir isto tudo e não me quero precipitar... mas sempre lhe pergunto se acha mesmo que com uma AG extraordinária se resolve alguma coisa, se não for para adiar as eleições e assim dar tempo a que outros candidatos se apresentem...

      Eliminar
    2. Se em 5 minutos de reunião compram o silêncio da claque. Se colocam blogueiros zelotas pagos, a insultar, a tratar como traidores, adeptos, ex-atletas e até os comentadores portistas mais moderados.
      Se daqui a pouco para assistir a um jogo no Dragão passa a ser por convite e mais do que um milhar a assistir já é uma grande preocupação.
      Acham mesmo que alguém poderá falar numa Assembleia Geral?

      Eliminar
    3. O principal é o aspecto desportivo, mas conhecendo o que a casa gasta, ao meter medo aos assalariados da SAD pode ser que comecem a fazer qualquer coisita que se veja em prol do FC Porto e isso irá desencadear melhorias. O treinador, já percebemos (eu em 40 anos de sócio entendi logo na época passada) não presta, mas a SAD (leia-se o meu tão amado como agora tão contestado Presidente) faz de conta que está morta... É preciso agitar as coisas, até porque eu não me reconheço neste FC Porto desta era de "pudins flan" dos que por lá vivem e deveriam ter poder para mudar e oferecer-nos um Clube lutador e afrontador como outrora. Ninguém se iluda com a corja sulista e todo esse jornalixo lisboeta...

      Eliminar
    4. Anónimo, quem é /são os bloguistas pagos pela SAD? Por favor não se fique por meias palavras e esclareça-me, dando nomes aos bois.

      Obviamente que as primeiras AGs serão "controladas", mas não podemos abdicar delas, do nosso clube.

      Eliminar
    5. Kosta, os "assalariados" sabem que o seu tempo no clube termina com o do presidente. E o presidente acredita que nunca perderá uma eleição enquanto se candidatar. Como desatar este nó sem candidaturas alternativas credíveis?

      Eliminar
    6. Tal como já referiu dragão Vila Pouca no seu blog , o grande objectivo de Pinto da Costa era ter criado condições para que aparecesse uma alternativa á sua sucessão,coisa que não aconteceu e , por isso não aparecerem alternativas crediveis (esqueçam Vitor Baia como alternativa), como deveria ter acontecido ,o que só tornam mais sombrios os tempos que se seguem.

      Saudações Portistas

      Paulo Almeida

      Eliminar
  2. A coisa chegou a um ponto em que qualquer treinador zé ruela joga de peito feito contra o Porto, porque sabe que não há surpresa, é sempre aquilo todas as semanas, 70% de posse de bola completamente inútil e que basta dar um latido um pouquinho mais forte que aquilo treme tudo, começam os erros de passe, começa a sair tudo errado e nunca mais conserta.

    E mais uma vez vimos hoje um adversário, que nem de longe nem de perto devia meter medo, com plano de jogo e contrataque ensaiadíssimos.
    Por exemplo, Yazalde quando teve a bola, dominava de costas, fazia compasso de espera, sabia para onde iam seus companheiros e lançava nas extremas pro Ukra ou pro kikito, tikito, perikito ou qualquer ito deste gênero.
    Fossem melhorzinhos, e tinham matado o jogo em dois contrataques...

    E a prova de que não há fio de jogo no Porto, a prova que ninguém sabe pra onde o companheiro vai correr, ou se desmarcar, é aquele lance de contrataque no 2º tempo, em que Corona e André Silva iam isolados e em clara vantagem sobre os defesas, e Aboubakar ( penso que era ele ) demorou UMA ETERNIDADE, UMA ETERNIDADE para passar a bola... se houvesse fio de jogo, passava de primeira e sem precisar olhar muito...

    Também é impressionante a eficácia de qualquer ataque adversário, seja ele grande ou de meia-leca, bastam apenas 2 chances, às vezes uma.

    Também é igualmente impressionante como todos os guarda-redes, frangueiros ou não, fazem o jogo da época contra o Porto. Este mesmo Cassio levou 3 do Tondela no domingo, e hoje não falhou uma que fosse. Até o medíocre Roderick não errou uma que fosse...

    E provavelmente, algum medíocre do Rio Ave dirá que já sabia como jogar contra o Porto, como já fizeram Antunes e João Mário... sem mencionar treinadores, medíocres ou não, que disseram a mesma coisa...

    Há qualquer coisa ali que não bate certo, não é possível que aqueles jogadores, a maioria deles titulares absolutos nas seleções dos seus países, sejam todos burros a ponto de em MEIO ANO não perceberem um esquema, uma idéia de jogo, um plano de contrataque...

    Não é possível que todos eles joguem o fino nas seleções, com grandes atuações, golos de bandeira, jogadas espetaculares e no clube é o que temos visto... há 6 MESES!!!

    A coisa chegou a um ponto em que qualquer zé ruela, qualquer joão ninguém joga de peito feito contra o Porto...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem tirar nem pôr, caro rbn, sem tirar nem pôr.

      Eliminar
    2. Porque será?
      E porque será que nós só jogamos contra grandes timaços na boca de Lopetegui?
      E porque será que teremos de continuar a ouvir que el Oporto está mui bien e tem uma carrelade pontos que nunca mais acabam?
      Até quando a Vassalagem a um treinador tão incompetente, imbecil e teimoso?

      Eliminar
  3. Kalú "Até no Real Madrid mudam o treinador e nós nada"

    Outro que é pipoqueiro, mau caracter, não compra rifas em Guifões nem vai às reuniões da IURD e não pertence aos Super Mansos da Doyen. Vai Julen...Vai de Carrela

    ResponderEliminar
  4. Mais um jogo para um orgasmo psicológico da seita da Igreja Universal.
    Provaram que são grandes adeptos, que o apoio a Lopetegui marca golos no campeonato da sua realidade paralela e na matemática do pontinho.
    Para o próximo jogo em casa negoceien com os Doyens das migalhas que vos dão, para ser à porta fechada.
    Quem apoia esta gentalha devia era ser preso.

    ResponderEliminar
  5. Podemos não gostar de Lopetegui e das suas opções. Eu gosto do potencial do seu sistema de jogo, mas isso sou eu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, isso teria que ser elaborado e justificado... E já agora, quem escreveu isso?

      Eliminar
    2. Quem haveria de ser? O Bispo da IURD e da Igreja Universal. Os que lhe chamam imbecil a si, a mim e a todos os portistas não Zelotas.

      Eliminar
  6. "Eu tenho força para continuar"

    Quando o treinador diz uma coisa dessas é porque está em cima da mesa o seu despedimento. Creio que este é o fim de linha para o nosso mister e muito me admiraria se Lopetegui fosse treinador do FCP na próxima jornada.

    Adiante. Na natural vaga de negação em que muito do portismo tem vivido, lê-se e escuta-se que, além do asnear dirigente e técnico, o nosso plantel tem sérias lacunas.

    Pausa para rir. A minha pergunta é: - isso alguma vez nos impediu de vencer? Até Villas Boas na sua caminhada gloriosa esteve quase dois meses com Hulk adaptado a ponta-de-lança, vencendo à rasquinha.

    Para mais, dizem-me que a nossa defesa só tem jogadores de merda. Certo. A defesa do Sporting, aquele saco de gatos, é que tem jogadores de elevado potencial...

    Também me asseveram a pés juntos que a falta de um 10 nos dá cabo do jogo. Eu pergunto se um 10 de raiz faz assim tanta falta num sistema em que toda a construção se faz pelas alas, sem jogo entre linhas e usando o corredor central exclusivamente para rotação da posse e nas transições.

    Falando APENAS de futebol, achar que os nossos problemas defensivos se devem à falta de classe dos jogadores revela muita ignorância ou má-fé. Num sistema em que os jogadores mais recuados estão sempre em baixa rotação e intervém quase sempre em desequilibro táctico, qualquer defesa parece mau. Lopetegui dispõe mal os jogadores, muito afastados uns dos outros. Não é de hoje. A nossa transição defensiva (uma manobra colectiva, não só dos defesas) é que é péssima. Com os jogadores tão afastados entre si no ataque, qualquer perda durante a mastigada circulação, apanha a equipa mal posicionada para defender. Quem fica em evidência é o Maicon, ou o Marcano, mas o adepto esquece que a circulação os havia adormecido, e o que acontece entre a perda da posse e a chegada da bola à nossa grande área. Nunca tinha visto um treinador a este nível por extremos e laterais na mesma linha, por exemplo. Até nas distritais dava despedimento certo.

    Antes de cuspirem no plantel, perguntem-se porque temos sempre poucos jogadores nas zonas decisivas do relvado. Reparem como está a equipa distribuída em campo: laterais às cavalitas dos extremos, separados com enorme largura, meio campo a ter sempre de recuar para bascular jogo, centrais expectantes do próximo contra-pé. O nosso jogo não tem profundidade e é frágil defensivamente (Lopetegui achava que pouco ia ter de defender, com a posse elevada). Não sei se isto está ao nível de Octávio Machado, ou abaixo. Aqui temos um treinador que conscientemente prevaricou todos os princípios básicos que tornam uma equipa de futebol moderno eficaz no ataque, e solidária a defender!

    Não acredito que Lopetegui seja burro e não tenha percebido que as suas ideias não estavam a sair bem. Acho que simplesmente não sabe mais, por falta de experiência e talvez talento, ou competência.

    De todas as formas, a sua situação é insustentável, irreversível e estou agora convencido que vamos ter a chicotada.
    André Pinto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tinha lido este comentário, com o qual estou obviamente de acordo, apenas duvidando da conclusão final.

      Eliminar
  7. Caro LAeB

    Pretendeu-se justificar a derrota em Alvalade com o facto do Sporting se ter adiantado no marcador com o argumento que tal facto condicionou assim o jogo do FC Porto quando faltava jogar ainda 1 hora para dar a volta ao resultado. Seja, embora eu não corrobore. Ontem no Dragão o FC Porto adiantou-se no marcador e o Rio Ave necessitou apenas de 10 minutos para repor a igualdade quando, e tal como em Alvalade, ainda tínhamos mais de uma hora para resolver o jogo a nosso favor e no fim o resultado foi o que se viu. Afinal em que ficamos??!! A resposta já todos nós sabemos, mesmo os mais renitentes. A crença que eu ainda possa ter enquanto adepto, vai-se reduzindo na proporção exacta da impotência que o nosso Treinador manifesta para inverter o rumo dos acontecimentos, infelizmente para o FC Porto e por inerência para nós Portistas. E sim caro LAeB, está aqui um nó difícil para Pinto da Costa desatar.

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Admitindo que Pinto da Costa não faz, ele próprio, parte de nó?

      Eliminar
  8. A Sad do FCPorto é a total responsável por esta miséria que já dura 3 anos. Devia demitir-se imediatamente.

    Luís (O do Nuno Espírito Santo, Pedro Martins, ou Lito Vidigal)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso não, seria deixar o barco à deriva!
      As eleições no clube estão para breve, é aí que os sócios têm que se chegar à frente, se entendem que as coisas devem mudar!

      Eliminar
  9. 10 remates à baliza, 14 remates e 18 cantos. Os jogadores "não estão a fazer a cama" ao treinador. Estão a tentar tudo. É preciso dar tranquilidade ao treinador para desenvolver o trabalho, e no final da época, decidir se se renova ou não. Por mim, para já, continua. Ele tem os jogadores com ele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E viva a pluralidade!

      Não penso que os jogadores estejam "a fazer a cama" ao treinador, mas antes que não acreditam nele. Por isso mesmo, só jogam aquilo. Quando a cabeça não tem juízo...

      Desde ontem, o problema do treinador já é outro: ele próprio não estar com ele. As declarações no final do jogo são bem ilustrativas disso mesmo. E assim sendo...

      Abraço portista

      Eliminar
  10. Lopetegui teve uma época inteira em estado de graça, coisa que jamais outro técnico anterior teve esse privilégio...com um plantel fabuloso...foi bajulado até ao tutano, quando já fazia asneiras atrás de asneiras...rotações atrás de rotações...invenções atrás de invenções e a equipa jogava na maioria dos jogos porcamente...era arrogante, petulante...justificou-se em todas as derrotas com as arbitragens sem nunca assumir erros próprios...andou num estado de graça na Champions graças em muito à sorte dos deuses nos sorteios...andaram a bajular nos aeroportos...perdeu tudo e a única contestação que se ouviu foi umas picaretas mais dirigidas aos jogadores que treinador...perdeu tudo com os adeptos a seu lado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo, tem um email para trocar impressões em privado? Se não quiser revelar aqui, envie directo para o meu lapisazulebranco@gmail.com
      Até já

      Eliminar
  11. Empate com o Marítimo á segunda jornada , começou aqui ! Empate com o Moreirense , fora ,e empatamos com o Braga em Casa.Quando parecia uma vitória certa , empate do Kiev na Champions. Derrota caricata com o Kiev em casa
    - Se o Treinador Tivesse Feito Aqui as Malas Ainda Havia Salvação - , derrota absurda com o Chelsea.Derrota humilhante em casa com o Marítimo para a taça da liga.Derrota decisiva em Alvalade e empate em casa com o Rio Ave.
    Temos de apoiar o nosso Porto , mais do que nunca temos de estar com a equipa sobretudo porque
    na T.V. Vemos e ouvimos Lopetegui a afrmar que Também fica.Eis o nosso dilema !O plantel é bom , o treinador não consegue fazer dele uma equipa , temos 11 jogadores desgarrados a tentar resistir á filosofia titanic de Julen . O futebol é pessimo. Ainda que pareça masoquismo , temos de inventar forças para aplaudir e incentivar os nossos ! SE ELE FICA NÓS TAMBÉM!

    Doi assistir 90 minutos áquele futebol que nos faz sofrer , a pura negação do nosso ADN.Tristes impotentes e frustrados não podemos desistir , ele fica e nós também porque o PORTO é nosso!Não temos alternativa , mais do que nunca temos de estar com o Porto. , porque os mantos protectores não vão estar.A imprensa e os Media vão atacar ferozmente.

    O nosso treinador é diariamente alvo de troça e chacota de uns...ironicamente já tem até a compaixão de outros.JJ da – se ao luxo de mostrar pena de J.L. Num misto de solidariedade profissional para o exterior , riso , descanso e contentamento no interior.Ai Jorge , és um rato velho , sabes muito ! Mas conseguiste confundir muita gente. Lopetegui que é tenrinho agradece e concorda contigo.Fica Julen , não vás ! Pedem os de Lisboa.Os verdes já estão a 4 pontos lá em cima , os vermelhos já se colaram a nós.Perante este panorama , portista; se não queres o Porto em terceiro ou quarto lugar só te resta cumprir a tua vocação – Ser pelo Porto . Amar o Porto. Torcer pelo Porto!
    Esta é a nossa realidade que não vai mudar , Julen fica. Os empates e as derrotas vão continuar. Não é preciso ser vidente ; são 34 jornadas 17 já estão cumpridas. De Janeiro a Maio , com sorte teremos uma serie de 5 jogos a vencer , depois vem um empate...depois empatam os rivais já não estamos a 5 pontos , estamos a 3.Mais uma serie a vencer e vem uma derrota...e vai ser isto!Andaremos por ali entre os menos 6 pontos que depois poderão ser menos 2, e com a ajuda de Deus ficaremos a menos 1 ou igualamos. Contudo na hora H Julen , no seu melhor falhará no momento decisivo e chega o mês de Maio. Até os mais crentes acordaram ontem : SLB 6 golos. SCP 6 golos.Jogaço no Moreirense com o Guimarães.Braga volta a marcar pontos. Só no Dragão é que se viu um futebol lânguido , hesitante , um futebol doente ; contra um Rio Ave sem vedetas , a jogar com miudos , com suplentes e com estreantes...e Com Um Pedro Martins , senhor Treinador a quem temos de tirar o chapeu !

    Tudo indica que Bruno , Ocatvio , JJ , Inacio , a onda verde e o plantel - que sem ser excepcional , é uma equipa que joga rápido , para a frente e não falha golos certos – devem ser estes a festejar no fim em Maio.Para meu grande desgosto , o meu Porto conseguia fazer frente a todo aquele plano belico...mas nós temos Julen no nosso barco.Julen no leme do nosso Titanic . Um homem trabalhador sim , criativo , muito! Convicto , bastante.
    Os de Lisboa chama – lhe o estagiário. Em teoria tem optimos princípios de jogo , existe uma tática e um plano na seu cerebro , sim !Todavia não resultam há ano e meio , vai de mal a pior e Julen diz – nos na TV ,que » amanha podem contar comigo acordo cedo e lá estarei no Olival...» faz – me lembrar a austeridade que veio para ficar.

    ResponderEliminar

  12. Custa – me imenso ver André Silva , Maxi , Layún , André André , Corona , Casillas , Helton e Danilo a passarem por isto !Sem ofensa para os restantes , estes iniciaram a época cheios de fé e de vontade , eles acreditaram piamente que Julen nos ía levar a todos aos Aliados.

    Eles em campo mostraram sempre atitude !!!Custa – me ver a cara do nosso Rui Barros no banco !Custa – me ver Candido Costa no Porto canal a esconder o desgosto á procura de luz no fundo do túnel. Bernardino Barros também mantém a esperança que na próxima semana iremos jogar melhor e corrigir os erros.Serrão e Miguel Guedes estão fartos do discurso da esperança e das gaffes do estagiário, querem é o PORTO de volta. Os lenços brancos também. Os assobios creio que querem atingir tudo e todos , os culpados e os inocentes ...quem tiver tímpanos leva com assobios , mereça ou não.
    A claque sempre fiel á chuva e ao sol cantando e puxando pelo Porto. No peito uma enorme dor , no próximo jogo lá estarão ainda com mais fervor.
    Ao ver tudo isto quase cedia á tentação de me esconder no silencio resignado , Talvez haja um milagre , pode ser que os verdes percam 4 pontos...apetece fazer uma pausa aos jogos , aliviar a carteira , evitar apanhar frio , chuva e desaforos.
    Mas quando me lembro que Julen está para ficar ... ui ! Não !Não podemos entregar – lhe ainda mais o Nosso Porto.
    Queremos vencer a taça de Portugal. Temos de ir a Guimarães , a Braga e á Luz , vem aí o Dortmund...Dá vontade de fugir , mas não Posso , porque o PORTO È NOSSO !

    Cristina Briona

    ResponderEliminar

Diga tudo o que lhe apetecer, mas com elevação e respeito pelas opiniões de todos.