Hoje joga o Porto! (vs Sporting)

sábado, 2 de janeiro de 2016

Hoje joga o Porto! (vs Sporting)


Aí está o primeiro jogo de 2016, um que promete marcar o ritmo para os tempos mais próximos.

Bruno Sousa

Chegou o momento.

Por muito que se apregoe aos sete ventos que se faz isto e aquilo, agora é o momento da verdade. Walk the talk. Agora, de nada valem as promessas de peito feito que se vêm fazendo desde o início da temporada, garantindo estar-se no caminho certo rumo à glória.

Agora é o momento de se apurar dentro do campo quem realmente tem, nesta fase da época, melhores condições de ser campeão. E o cenário é mesmo o ideal para o demonstrar. Porquê? Passo a explicar.

De um lado, temos o Sporting. Atrás na classificação mas beneficiando da vantagem de jogar em casa, que acrescenta sempre alguma coisa em termos anímicos. E da possibilidade de recuperar a liderança, que acrescenta ainda mais.

Do outro, o invicto líder Porto. Mesmo atravessando um período pouco pacífico a nível interno, chega a Alvalade na frente e por conseguinte, "disponível" para saber viver com um eventual empate.

Ambas as equipas tem a liderança ao seu alcance, o que equivale a dizer que dependem apenas daquilo que conseguirem (ou não) fazer, de amanhã até ao fim do campeonato.

Temos portanto, em teoria, todas as condições reunidas para que se assista a um intenso e vibrante duelo entre primeiro e segundo. Quem tiver as maiores unhas, tocará certamente a música que mais lhe convém.

Com a derrota caseira frente ao Marítimo ainda no retrovisor, teremos uma pressão adicional para não falhar. Por muito que Lopetegui queira separar as águas (leia-se competições), os jogadores sabem perfeitamente que o seu treinador vive num limbo que não beneficia ninguém no clube e, como tal, sairá sempre da sua atitude o factor mais determinante do comportamento que a equipa virá a evidenciar nesta partida.

O adversário vai querer mostrar a toda a gente e a si próprio que é de facto um sério candidato, assegurando uma saborosa vitória caseira. Vão entrar determinados e cheios de ganas, ainda que "temperados" pela prudência essencial a qualquer candidato que se preze. Algo que Jesus aprendeu a expensas próprias e por sinal muito dolorosas, quer para si, quer para o seu anterior clube.

A nós, cabe-nos ter a coragem de abordar o encontro sem receio de o perder. Jogar para fazer golos e ganhar. Avaliando o adversário em cada momento mas sem nos encolhermos ao sabor das suas variações de humor. Nem é preciso mandar no jogo, basta assumir uma identidade e não se submeter. Ter coragem de fazer aquilo que se treina diariamente.

E para o conseguir, nada como pôr em campo os onze melhores logo de início:


Estou razoavelmente confiante na possibilidade de sairmos do covil dos leões com quatro pontos de vantagem. E nem será preciso estarmos magníficos no jogo, apenas focados e determinados. Se assim for, creio com venceremos. Com ou apesar de Lopetegui. Com ou apesar de Hugo "agente Macron que equipa o Sporting" Miguel. Estou confiante.


Vamos a eles Porto! Até os comemos carago!



Do Porto com Amor




14 comentários:

  1. Eu acho que a "criatura" vai jogar com:
    Casillas
    Maxi, Maicon, Marcano, Indi
    Layun, André André, Danilo e Herrera
    Brahimi, Aboubakar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com 5 centrais não creio.... acredito mais mais em 4 médios com o André como falso ala/extremo!

      Eliminar
    2. Concordo, acho que vai jogar com 4 médios e vamos entrar para defender o empate... Penso eu de que!!!
      VNC

      Eliminar
  2. O "ATÉ OS COMEMOS" era quando, o MEU, o TEU, o NOSSO FCPORTO, fazia de cada jogo uma batalha de vida ou morte.
    O agora é, "ATÉ SOMOS COMIDOS".

    Luís (O do Nuno Espírito Santo, Pedro Martins, ou Lito Vidigal)

    ResponderEliminar
  3. É isso que nos tem faltado esta época (no minimo)... ATÉ OS COMEMOS!!!!

    Por isso apelo ao treinador e jogadores que façam um esforçozito singelo mas muito importante para nós adeptos: SER PORTO!!!

    ResponderEliminar
  4. Isso era dantes. Agora que a equipa é treinada por uma Dentadura Postiça, nem os cheiramos!
    Abraço

    PS. Se a Dentadura começa o jogo com o Herrera, ao intervalo já estamos arrumados.

    ResponderEliminar
  5. Nunca tive vergonha de ser do FC PORTO. Não é agora que isso vai acontecer. Tenho vergonha é dessa amostra de treinador que comanda os destinos da nossa equipa. Esse senhor, sozinho, está conseguir a proeza de envergonhar a mística, a alma, e o legado histórico deste grande clube. Esse senhor não merece o título de treinador do FC PORTO.

    O SPORTING está de parabéns. Foi inquestionavelmente melhor.

    Jimmy P

    ResponderEliminar
  6. Bruno Sousa
    1 min ·

    Ainda falta muito campeonato e espero ser campeão, não sei se o actual treinador vai ter a decência de sair, depois de todo o apoio que teve, mesmo quando não o merecia, agora é hora de se assumir, assumir finalmente que não consegue comandar uma equipa tão grande como o nosso FC Porto. Se a ele lhe faltar a decência, que não falte ao nosso grande Presidente, e por favor, enquanto é tempo.

    ResponderEliminar
  7. Boa Noite.
    É só para confirmar o que disse antes. E mais a mais, o Dentadura Postiça avisou-nos que o Sporting não perderia 3 jogos seguidos.
    Um abraço dorido

    ResponderEliminar
  8. Se me pedissem para criar uma hashtag o mais ridícula possível para servir de mote para a época de uma equipa sem chama liderada por uma treinador e por uma SAD completamente à deriva, muito provavelmente não conseguiria chegar a algo tão ridículo quanto esta. Não sei quem a criou ou como isto chegou aos jogadores da equipa de futebol, mas o #tudonossonadadeles é agora o pão nosso de cada dia nas redes sociais. Atitude e engenho para fazer disso uma realidade? A maioria deles nem sabe o que essas palavras significam.

    O clube foi tomado pela incompetência e, neste momento, apontar o dedo apenas ao treinador é bastante redutor. Não é que ver uma equipa sem qualquer evolução em dois anos não me incomode, porque incomoda e muito - por mim o Lopetegui saía imediatamente -, mas pior que isso é ver quem tem de tomar decisões escudar-se por trás da desculpa que nunca o FC Porto foi campeão mudando de treinador a meio de uma época. Será que ninguém se pergunta se as trocas no passado foram feitas em tempo útil?

    Falta tudo a esta equipa, desde a indispensável vontade de ganhar até ao ser uma equipa propriamente dita. O FC Porto vive das individualidades e só não vê isso quem não vê os jogos. É difícil culpar este ou aquele jogador porque quando o plano está todo errado é bastante complicado executá-lo. No entanto, é inadmissível a falta de garra - ou até a arrogância - que se viu em alguns jogos. Cabe à SAD arranjar um treinador que saiba motivar e disciplinar um grupo de trabalho, mas também contratar jogadores que estejam dispostos a isso. Se têm o rabo preso num qualquer grupo de empresários ou nos famosos fundos, chegou a hora de saírem de cena e deixarem tomar conta do clube alguém com liberdade para fazer o necessário para o colocar de novo na rota do sucesso.
    Augusto Batista Ferreira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se arranjam treinadores do nível que se exige com facilidade nesta fase da época. Trocar por trocar, não compro.

      Só "está tudo mal" porque não jogamos bem e não ganhamos títulos. Caso contrário, estaria "tudo bem".

      Altura dos dirigentes saírem? Só aquando das próxima eleições. E candidatos, alguém conhece algum?

      Eliminar

Diga tudo o que lhe apetecer, mas com elevação e respeito pelas opiniões de todos.