O campeonato do Xistra

segunda-feira, 7 de março de 2016

O campeonato do Xistra


E pronto, já temos designação oficial para mais um logro que cedo ou tarde se confirmará na história do futebol português. Que me desculpe o bom do Jorge Larápio de Fafe, mas "só Paços" não chega, terá que fazer mais para ser consagrado.


Já a seguir... voleibol!


Fim de semana perfeito para falsários e contrabandistas de campeonatos. Ganhar em dois campos aos dois outros candidatos ao título com pouco mérito mas muito fervor não é para todos, é para quem pode. E eles podem.

Mas não vamos resumir a derrota em Braga a arbitragem de Carlos Xistra. Vamos antes colocá-la em perspectiva. Foi decisiva pelo que se observou ontem em campo. Mas poderia não ter sido, se fossemos - como sabemos que temos sempre de ser - muito mais competentes?

Acredito que sim.

Se o clube em geral e o futebol em particular fossem geridos com um pouquinho mais competência, logo para começar. Mais uma vez os desequilíbrios do plantel ficaram a nu. É quase injusto cobrar o que quer que seja ao treinador sendo ele obrigado a fazer alinhar Marcanos & Ángels jogo sim, jogo não. É de uma incompetência atroz ter nas mãos o diagnóstico e nem assim fazer os indispensáveis ajustes no mercado de inverno. Ao invés, parece que foi passado a tentar contratar... Rafa. Ou algures nos Alpes, não sei.

Ainda assim, Peseiro não sai ileso.

Poderá ele argumentar com propriedade que tudo o Xistra inclinou. E que tudo o Ivan (o terrível) enterrou. Poderá. É factual.

Mas não tem como se livrar da preparação que fez para este jogo. Pensava eu ter-me livre disto com o bom despacho de Lopetegui mas afinal não, saiu um lorpa para entrar um pequenito. Ter medo de jogar em Braga assumindo o estatuto de favorito e de candidato ao título não é aceitável. Pelo menos para mim não é.

Não aceito que não assuma o risco de jogar com dois extremos, nem que faça alinhar André ou Rúben (pior, os dois em simultâneo) sem que nenhum esteja em condições para o fazer - como tão eloquentemente vinham a demonstrar nos jogos mais recentes. E também me custa a aceitar que com o resultado desfavorável (empate incluído) não tenha tido a coragem de arriscar mais. Acabou por perder na mesma, de nada lhe valeu o medo. Excepto críticas como esta. 

Tivesse Peseiro preparado mental e tacticamente a equipa para assumir o jogo, para impor respeito ao Braga desde o início e talvez nem Xistra nem Marcano tivessem conseguido evitar a nossa vitória. Talvez.



Mesmo antes de começar, já tudo estava a ser bem cozinhado. E André, eufórico por mais um jogo...



Notas DPcA:


Dia de jogo: 2/Mar/2016, 20h30, Estádio AXA. SC Braga - FC Porto (3-1).


Casillas (5): Paragem cerebral no terceiro golo e bastante insegurança em remates pouco complicados. Não foi por ele que perdemos mas também não ajudou a equipa a ganhar confiança.

Maxi (6): Estreia inglória a marcar, por ter sido um dos culpados no segundo golo e claro, pela derrota. Esteve bem no global, mas aquele lance não podia ter acontecido apenas alguns minutos após conseguirmos o empate.

Layún (5): Esteve longe daquilo que de positivo tem feito com tanta regularidade. Já os seus defeitos marcaram presença, em particular o comprometimento da linha defensiva. Mau dia para não ser decisivo...

Marcano (3): Pinto da Costa. Antero Henrique. Adelino Caldeira. Um ponto por cada responsável pelo facto de Peseiro ser forçado a contar com este craque. Ou três pontos oferecidos ao Braga. Como preferirem.

Indi (5): Não esteve particularmente mal e em minha opinião foi injustamente expulso. No entanto, a derrota não lhe passa ao lado.

Danilo (7): Recebeu o primeiro aviso logo aos 15 segundos mas nem assim se atemorizou. Nem com o amarelo por (supostos e justificados) protestos. Jogou sempre no limite e bem. É, de longe, o melhor da equipa neste momento. Infelizmente, "de longe".

<-76' Rúben (4): Mais um jogo muito fraco. Então a primeira parte foi um autêntico desastre com a bola nos pés. Melhorou ligeiramente na segunda mas nem assim justificou mais uma titularidade. Foi também por ele que não ganhámos. 

Herrera (6): Jogo bem mais interessante do que o seu habitual. Menos "tolinho" a ir às bolas, menos passes sem nexo e bastante assertividade nas movimentações. Esteve muitos furos acima de André e Rúben e isso (também) quer dizer alguma coisa de positivo para o mexicano. 

<-74' André (5): Mete dó vê-lo movimentar-se em campo. Aliás desde subiu ao relvado, mesmo antes do apito inicial, já parecia estar ali contrariado, ou desanimado, qualquer coisa menos motivado para aquilo. Pelo que mantenho a pergunta: se não está em condições, por que joga?

Brahimi (6): Tentou, tentou, tentou mas não conseguiu. Com os olhos pregados ao chão fica difícil ver onde estão os companheiros, pelo que muitas vezes optou por seguir sozinho, até perder a bola. Esteve ainda assim nos melhores momentos da equipa, como sempre se espera que esteja.

<-61' Suk (7): Outra boa prestação do coreano que só não se transformou em altamente produtiva porque os ceguinhos do apito não quiseram ver. Eu vejo dois penáltis claros e um outro deixa-me dúvidas. Corre muito e desgasta as defesas contrárias, mas obviamente que se as leis do jogo não se aplicarem, perde parte da sua utilidade. Não me parecia assim tão desgastado para sair tão cedo do jogo. Mas arriscar mantê-lo com Abou frente a este "super-Braga" era demasiado para o coruchense que nos orienta...

->61' Aboubakar (5): Entrou para o lugar de Suk, em mais um rasgo audacioso de Peseiro... não acrescentou nada ao que o companheiro vinha fazendo, mas tentou.

->74' Corona (5): Já estava na linha para entrar quando sofremos o primeiro golo. Azar da gaita. Entrou e nada conseguiu fazer para reverter a situação.

->76' Marega (5): Entrou tardiamente mas ainda acrescentou largura e poder físico a frente de ataque. Sem ser decisivo, ajudou positivamente rumo ao empate. Depois, perdeu-se juntamente com toda a equipa.


Peseiro (4): Já na crónica do jogo em Belém tinha referido o risco que era "brincar com o fogo". Pois ontem o senhor Peseiro decidiu imolar-se mesmo antes do jogo começar. Teve medo deste Braga que nos limpou 5 em 6 pontos possíveis sem ter merecido mais do que um. E quando se mostra medo, o adversário agradece. Neste caso, o Fonseca das focas ficou a saber que não estava sozinho no mundo, que eram dois cagarolas. Só que a responsabilidade de estar no banco do FC Porto é apenas de um dos dois. Não encontro nem um motivo para encarar o Braga com a táctica palerma do lorpa basco. Ainda por cima com um André sem condições para jogar no seu melhor. 

A derrota de ontem começou por Peseiro, que preferiu ver o que o jogo dava ao invés de arriscar fazer o nosso jogo. Não nego a influência decisiva dos apitadores e de Marcano no desfecho final, mas a responsabilidade pela atitude é de Peseiro. Não há como negá-lo. E depois, mais adiante, as substituições foram apenas conservadoras. Já vinha mal impressionado da eliminatória europeia, mas pensei que se limitava à pequenez da alma lusa quando sai fora de portas. Afinal não era só fora. É a última vez que lhe digo isto, mister, mantendo-me no final ainda a seu lado: "Not Sporting Lisbon".



Risco total: entra Abou, sai... Suk



Outros intervenientes:


O SC Braga foi nitidamente feliz neste jogo. Ganhou-o mas nunca quis mais do que o não perder. Só Xistra e Marcano o obrigaram a agarrar essa ambição. Sintomático é o foquinha ter feito duas das três substituições já nos descontos. Mas devo homenagear os jogadores do Braga porque foram bravos apesar do seu treinador. E, ao saber aproveitar todas as incidências do jogo, acabaram por merecer a felicidade. Rafa devia ter equipado de azul e branco, certo? E já agora, aquele central alto e muito moreno, não teria lugar ao lado de Indi? E os laterais do Braga, nenhum deles é melhor que Ángel? (risada sonora). 

Por último, destaco as declarações ridículas do presidente bracarense, qualificando de "excelente" a actuação da "terceira equipa". Além de bronco é aldrabão, o que não surpreende sendo sócio de quem é (ou foi).


Passando para a arbitragem, acaba-se o humor. 

Ontem vi o jogo numa das primeira filas do estádio, precisamente atrás da casota do quarto árbitro, que fica a uns dois metros do banco do Porto. Perdi a perspectiva isométrica de análise das jogadas mas recolhi dados preciosos para entender esta arbitragem. A linguagem gestual, a arrogância provocatória do tal quarto árbitro e os abracinhos a malta da casa não deixavam margem para grandes dúvidas.

Logo aos 15 segundos não tive dúvidas sobre o amarelo que teria que ser mostrado a Djavan. Xistra também não teve. No primeiro lance de Suk na área com Ricardo Ferreira, pareceu-me logo penálti mas só confirmei depois na TV, dissipando as dúvidas. Mas Xistra não as teve. Na expulsão de Peseiro foi o quarto cego que informou Xistra da gravíssima infracção que cometera: protestar um lance evidente de falta sobre Danilo. Os amarelos que nos foram oferecido na primeira parte são quase cómicos, por oposição aos que ficaram por mostrar ao jogadores adversários. Na segunda parte, excelente gesto técnico de vólei de um bracarense na sua grande área, mas Xistra, que viu tudo, não teve dúvidas. E muitos, muitos mais lances de maior discrição mas que, tudo somado, enervam e condicionam uma equipa e libertam a outra.

Por fim, aquela entrada de Renato Sanches sobre Ruiz. O quê? Foi no outro jogo? E o que interessa isso, o beneficiário não foi o mesmo?

"Por quem eu torço? Vê lá se o cartão te dá uma dica..."


Jornada paradigmática do que é o #colinho e de que - está confirmado - os nossos dirigentes não querem/podem/sabem como o combater. Por esta e pela arbitragem de Guimarães, creio que devemos render a nossa homenagem ao glorioso Carlos Xistra, dando o seu nome a mais um título fajuto dos lampiões.

Depois dos estoril-gate, campeonato do túnel, campeonato do eusébio e do #colinho, a época 2015/16 ficará conhecida como o campeonato do xistra. Por outras palavras, no século XXI ainda não ganharam um campeonato exclusivamente por mérito próprio. Mas já vão contar cinco no seu palmarés. E nós a vê-los roubar... ai não, espera, o que nos vale é o Dragões Diário! Que acutilância... vai-se a ver ainda se assustam e devolvem-nos os três pontos...

Aguardo ansiosamente por notícias da visita acidental dos Super Dragões ao estabelecimento comercial da tia ou da prima de Xistra. E deixo uma sugestão: no regresso, não se esqueçam de passar na SAD. Entre outras coisas, para agradecer terem-se mantido ao lado do treinador! Se o ridículo matasse, estaríamos sem dirigentes.




O campeonato acabou aqui. O Benfica vai ser campeão. Campeão do empurrão. Ou aos empurrões, como preferirem. Fica em aberto o segundo lugar que, apesar de tudo, ainda acredito vai ser nosso. Isto se os xistras não se sucederem. 

Não tenho por hábito referir-me à imprensa, simplesmente porque sei que são facciosamente parciais. É uma realidade e de nada adianta estar sempre a relembrá-la, porque a massa acéfala não vai deixar de o ser por isso. No entanto, desta vez abro uma excepção para registar mais uma vergonhosa operação lixívia que genericamente canais de televisão, rádios e imprensa escrita levaram a cabo nesta jornada. Realmente, quando há coordenação, tudo funciona melhor. Um mimo.


Actualizando o diagnóstico sobre o 13º mandato de Pinto da Costa, passou de "demasiado pobre" para "paupérrimo". Com ou sem taça. É definitivamente altura de os sócios do clube voltarem a pegar nas rédeas do seu destino, com ou contra quem for. E é já na Assembleia Geral do próximo dia 14 que começa esse futuro, pelo que faço um apelo a todos os meus consócios para que marquem presença. Só a força dos números poderá obrigar a mudanças drásticas e imediatas, antes que seja tarde demais.



Do Porto com Amor



67 comentários:

  1. Este doeu.
    E doeu sobretudo porque nem achei que tivessemos feito um mau jogo - em termos tacticos estivemos bem, entramos em forca e lutamos para o empate contra duas equipas.

    Mas concordo com culpas de Peseiro - afinal de que serve fazer grandes jogos (Sergio Oliveira) ou finalmente estar recuperado de lesoes (Bueno) ou ter uma equipa B cheia de potencial, se no fim continuam a alinhar os Herreras, Andres e assim? E porque jogar a lopetegui com extremos colados a linha?

    Erros individuais marcam os golos sofridos. Marcano esteve pessimo no primeiro golo sofrido, mas esteve bem no resto - nao me parece que sera por ai que um jogador deva ser globalmente avaliado. Layun, como bem disse o Lapis, quando nao tem a sorte de alguem meter a bola la dentro de um dos seus 200 cruzamentos mostra que a defesa vale zero... Alias, Layun e Suk deviam ser sujeitos a um curso sobre a regra de fora-de-jogo - impressionante como nao sao capaz de se posicionar ao ataque ou a defesa que nao faca lembrar um jogo de solteiros e casados!!!

    Que raio se passa com Corona?

    E assim o ano vai acabar como o primeiro meio-ano de Mourinho - houve um momento em que se pensou que ainda la poderiamos chegar, mas no fim a qualidade do plantel (desde Janeiro e tendo em conta as lesoes) e a falta de tempo para treinar vem ao de cima. Espero que se processe o mesmo estilo de novo ano em que o treinador teve muito a dizer sobre quem contratar/dispensar.

    Lapis, nesses termos, sugeria um post em breve de analise ao plantel, possibilidades de negocios, etc... qualquer coisa para nos dar alguma esperanca!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não só não há Mourinho, como não há jogadores de nível sequer aproximado e sobretudo já cá não moram os dirigentes de então, sós as suas sombras.

      Marcano não é um erro, é um somatório inteirinho deles. De que vale fazer 89 minutos razoáveis se num único destroi todo o trabalho da equipa (e nem isso foi, porque depois da barraca continuou a meter água)? Não tem qualidade para jogar no Porto. Não tem. Suplente dos titulares, ok, aceita-se. Mais que isso... está à vista.

      Corona é jogador de rasgos, pouco trabalhado tacticamente. Além disto, se a cabeça funciona e a atenção estiver focada noutro lado, ele aparece. Se sabe que se espera que entre e resolva, adeus Corona. Parece-me.

      Eu também não achei que tivéssemos jogado mal... mas para quem queria ser campeão, "não jogar mal não chega". Teríamos que ter jogado bem, ou melhor, ter a atitude correcta mesmo que a qualidade de jogo não fosse a desejada. Só interessava os 3 pontos, como em todos os anteriores. Mentalidade tacanha, digo eu.

      Entretanto actualizei o post com o meu gráfico de bodes respiratórios, para melhor explicar o que sinto.

      E vá por mim... se me ponho a escrever sobre o plantel neste momento... não sobra pedra sobre pedra no templo da esperança!

      Eliminar
    2. Se compararmos com a tal meia epoca de mourinho (que acabamos em 3o lugar! a 7 pontos do Sportem e atras do boavista) - que grande plantel tinhamos - Ibarra, Paredes, Pavlin, Ricardo Costa, Esnaider, Rafael, Pena, Kaviedes, Clayton, Ricardo Sousa, Quintana, Secretario, ricardo Silva, Joca, Pena, Candido costa... Olhe que realmente tinhamos um plantel muito mais forte que o do presente!!!

      No verao so fomos buscar jorge costa (do emprestimo), nuno valente, paulo ferreira, pedro emanuel, maniche, derlei - coisa pouca para o que o que fizemos no ano seguinte... alem dos putos como Postiga ou ricardo carvalho terem um pouco mais de rodagem...

      Eu vejo uma grande semelhanca entre essa epoca de 2001/02 e esta em muitos aspectos - e se Peseiro nao e Mourinho, tambem e verdade que naquela altura ninguem dava nada por Mourinho e ele nao tinha feito melhor que Peseiro ja fez no Braga, por exemplo. Quanto a resultados nesse ano, Mourinho perdeu 3-0 em Belem, 2-3 em casa com o beira-mar e foi enxovalhado na liga dos campeoes por potencias como o Sparta praga.

      So espero que estas coincidencias todas levem a que a direccao faca a razia no plantel que e necessaria, compre bem no nosso campeonato (e equipa B) e que Peseiro finalmente tenha oportunidade de ter tempo para treinar e tenha uma equipa minimamente equilibrada.

      Eliminar
    3. Pancas, este plantel bem trabalhado por técnicos competentes não teria ambições internas e externas:

      Casilas/Helton
      Maxi, Maicon, Indi, Marcano, Layun
      Danilo, Imbula, Herrera, Evandro, Josué, Ruben Neves
      Quaresma, Quintero, Tello, Suk, Aboubakar, Corona, Brahimi, André Silva

      Não havia aqui gente para se trabalhar a sério e com ambições?!
      Dou de barato que no reduto defensivo as alternativas são raras, mas Chidozie e o próprio Lichnovsky, não são nada de desprezar e os laterais da B já deveriam trabalhar com os As.
      Houvesse competência técnica e capacidade.

      Eliminar
    4. Esse plantel e jeitoso e melhor ainda seria com Bueno, Paciencia entre outros.
      Mas eu estou a falar do plantel que foi dado a Peseiro que me parece bem pior. E nem sequer teve direito a pre-epoca como o Flopes

      Eliminar
    5. Pancas esqueceu-se de incluir Deco, Benny, Baía, Jorge Andrade, Aleni, Costinha e Capucho? Acha mesmo que não era melhor? Socorro... Verdade que no defeso fomos buscar jogadores importantes, mas alguns já eram nossos. Quem me dera ver semelhanças. E já agora, ambos são zés, mas acabam aí as semelhanças...

      Eliminar
    6. Anónimo, Josué, a sério? Eu tive fé nele mas esgotou-a totalmente pela atitude que demonstrou. E o que jogou também não ajudou. Nem no Braga se impôs ainda, é apenas uma das opções utilizadas. Vejo esse plantel que enuncia e tremo de medo. Zero centrais (ok, meio pelo Indi), apenas 2 laterais. Nem um craque, Brahimi tarda a confirmar-se e duvido se algum dia terá estofo para liderar uma equipa. Falta qualidade, muita qualidade.

      Eliminar
    7. "Vejo esse plantel que enuncia e tremo de medo"
      Se a bitola for Alóísio...Ricardo Carvalho...Deco...Jardel, junto-me à sua tremideira.

      Indique-me um central a actuar em Portugal, melhor que os nossos, Marcano incluído.

      Se o termo de comparação forem os rivais... só vejo o Gaitan para o onze e...?!?! Diogo Jota!!??! vá lá... Bryan Ruiz...João Mário... para os 25.

      Claro que se tivermos um treinador que joga no 11 titular com Ruben Neves e André André, aí sim, até qualquer jogador do Tondela, incluindo o célebre Tozé Marreco pode vir.

      Eliminar
    8. Já disse, os do Braga no mínimo não são piores. Então o francês parece ser muito interessante, mesmo não sendo titular absoluto. Nos grandes concordo que há grande défice de qualidade, não gosto realmente de nenhum. Mas a minha bitola é a de conseguir competir na Champions para atingir os oitavos.

      Noutras posições, há vários incluindo os que citou. Mas a minha prioridade seria o Rafa. Também gosto de Slimani e Mitroglou. O Jota promete muito, lutava para o trazer. E o gr do Guimarães. E, se rescindisse, o Iuri Medeiros.

      Eliminar
    9. Por favor, não me traga mais GRs. Temos de muito longe os melhores e não estou a falar propriamente dos principais da equipa A. O Slimani é um Aboubakar mais claro, menos técnica, mas muito mais bravo. Rafa não vale mais de 6/7 milhões.
      Iuri Medeiros, também gosto, é um jogador muito interessante.

      Eliminar
  2. "Não aceito que não assuma o risco de jogar com dois extremos, nem que faça alinhar André ou Rúben (pior, os dois em simultâneo) sem que nenhum esteja em condições para o fazer - como tão eloquentemente vinham a demonstrar nos jogos mais recentes. E também me custa a aceitar que com o resultado desfavorável (empate incluído) não tenha tido a coragem de arriscar mais. Acabou por perder na mesma, de nada lhe valeu o medo. Excepto críticas como esta. "

    Já havia dito que quer André André, quer Ruben Neves, não têm o mínimo der categoria para serem titulares do F. C. do Porto. Iniciar o desafio com estes dois jogadores, é dar partido desde logo ao adversário, quiça irrecuperável. Não apenas pelo que não jogam, mas também pelo desgaste extra que provocam nos colegas de equipa.
    Se Peseiro entende que é com este tipo de jogadores que vamos ter sucesso, não pode ter mais ambição do que lutar com o Braguinha pelo 3º lugar. Não satisfeito, ainda substitui o Suk pelo Aboubakar! Enfim, venham os Maregas, pelo menos esses lutam, correm, estorvam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já sabe que discordamos, para mim não é a qualidade de cada um que está em causa mas sim o seu momento de forma.

      Já quanto a Peseiro, começo a achar que é mesmo "estrutural", mas aguardemos até final da época para conclusões mais justas.

      Eliminar
  3. Eu, dos dois, só tenho visto isto, nunca vi melhor forma como o Lápis já viu. Reconheço que Ruben Neves até é capaz de fazer um passe sem a bola chorar, mas duvido que tivesse espaço na equipa B, mesmo com Luis Castro. O André André, esse cabe na bota "direita" do Josué e como sabemos Lopetegui dispensou-o.
    Como sabe, até aceitei Peseiro, mas...começo a dar-lhe razão razão, parece muito pequenino.

    ResponderEliminar
  4. Os adeptos das redes sociais adoram: Casilas, Maxi, Layun, André André, Ruben Neves, Chidozie, Francisco Ramos, Aboubakar, Sérgio Oliveira, Bueno, a muralha Marcano e dependendo dos dias, Varela.

    Detestam: Brahimi, Herrera, Quaresma, Quintero, Evandro, Corona, Indi, Suk, Marega, Maycon

    1 - Em sua opinião, a SAD deve satisfazer as redes sociais e dispensar os mal amados?
    2 - Deve dar ao treinador que vier carta branca para refazer o plantel?
    3 - Ou deve assumir a responsabilidade de dispensar os que não interessam, sejam mal amados, tijolos ou criativos e o treinador, treinar com a matéria prima que lhe é posta à disposição.

    É que eu dos queridos das redes sociais, só ficava com 2 ou 3 e dos mal amados ficava quase com todos.
    Um exº são os laterais. Nunca vi no Porto laterais tão fracos a....defender. No entanto são o "Ai valha-nos Deus dos adeptos". No meio campo a mesma coisa. Para mim Danilo é de muito longe o "jogador", no entanto, está ainda verde, o trincar de língua do André ou o "menino" ou ainda o grande Bueno (continuo sem saber o que vale, ainda não vi nada de nada) é que são os grandes craques.
    Aguardo a sua dissecação do plantel e do que é AA+ ou lixo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anonimo, acho que generaliza um pouco mas percebo a ideia.
      eu, por exemplo, em termos de emocoes fortes (e em termos gerais, nao necessariamente no seu momento de forma actual),
      odeio - Herrera, Quaresma, Indi, Marega
      adoro - Brahimi, Quintero, Evandro, Corona, Ruben, Bueno
      Os restantes sao assim, assim...

      Acho que a ultima coisa que a SAD deve fazer e satisfazer redes sociais - ate porque, como se demonstra, nao ha unanimidade. E acho que deve haver um meio termo entre a opcao 2 e 3 - ou seja, jogadores que a SAD acha que sao bons negocios e em que o treinador acredita - podem ser apontados por um ou outro mas tem de haver concordancia.

      Eu por exemplo, nao acho o Danilo nada de especial, apesar das suas correrias e milhoes de tackles por jogo - o facto e que raramente recua com a velocidade necessaria e portanto nao cumpre com uma das suas maiores obrigacoes que e dar cobertura a linha defensiva. E a sua tecnica deixa muito a desejar, por isso nao sei se podera melhorar muito.

      Eliminar
    2. Estive a reler o que escrevi no início da época sobre o plantel no artigo "os 25 magníficos de Lopetegui". Recomendo porque salvo as notáveis evoluções (para cima e para baixo) regra geral continuo a pensar o mesmo. O link está mesmo aqui em baixo, nos mais lidos.

      Vou esperar mais um mês antes de me debucar de novo sobre o plantel porque ainda há gente que quase não vi jogar, com Bueno e Sérgio à cabeça. E claro, os que chegaram em janeiro.

      Na minha forma de entender o jogo, uma época não chega para rotular em definitivo um jogador. Dá grandes indícios do que poderá valer mas ao longo dos anos já vi muitas surpresas após 2 ou 3 épocas.

      Sobre a constituição do plantel,deduzo que esteja a ironizar quando coloca a hipótese de quem dirige se apoiar nos adeptos para definir o plantel. Em casos extremos, raros e isolados isso pode e deve acontecer (deveria ter acontecido com Quaresma), o normal obviamente só pode ser que quem é principescamente pago para tal assuma a responsabilidade.

      Eliminar
    3. Principescamente pago.

      Quem? O treinador ou os administradores? É que normalemente o treinador ganha mais que todos os administradores juntos e se for daqueles treinadores à espanhola que tem comissão nos jogadores que contrata, então....

      Eliminar
    4. Os treinadores fazem parte do espetáculo e são remunerados de acordo. Lei do mercado a funcionar.

      Já os administradores do Porto não sofrem de concorrência porque não foram recrutados pela competência e como se comprova, não tem os lugares em risco mesmo após a acumulação de tantos erros consecutivos. Há certamente gente muito competente a gerir, com provas dadas, que adoraria gerir o clube e o faria por muito menos dinheiro e regalias. E iriam sabendo que só há bónus quando se supera os objectivos, conforme estão habituados desde sempre.

      Você insiste em culpar p basco de todo o mal mas infelizmente não se esgota nele. Nem por sombras.

      Eliminar
    5. Não foram recrutados, mas a sua competência envergonhou muitos teóricos académicos com o sucesso que algançaram.
      Quer maior prova de competência do que o historial de sucesso?
      Acha mesmo que algum clube português algum dia será Campeão da Europa e do Mundo? Liga Europa?
      Venda de jogadores? Não de agora, mas ....Futre, Rui Barros, Fernando Couto, Vitor Baía, Sérgio Conceição..... quer que continue....
      Treinadores... Special One, golpe de sorte.... Vilas Boas...aí já deram uma de Valentim Loureiro e saíu-lhes novamente a lotaria, mais um acaso!
      Funcionários subalternos....sabe quantos estão por exº no Benfica? e por essa Europa fora?
      Se lhe chamam agora ladrão, vigarista, mau caracter, comissionista, mafioso, Kim Jong-un, Família Lucchese e outros epítetos que revelam grande portismo de quem os profere só porque teve o azar de contratar um miserável basco que destruiu em tão pouco tempo tudo o que Eles construiram, então tem razão. Eu ainda não vi muito mais que isso. Como também ainda não vi o génio que o Caro Lápis já viu em André André e Ruben Neves, é porque a idade vem reduzindo o alcance do que consigo ver.
      Prometo que vou continuar a lê-lo. A bondade dos seus argumentos poder-me-á elucidar e quiçá convencer-me a mudar de opinião. Mas, sou como S. Tomé, tem que ser com factos que até hoje a Mizé Morgado, Ricardo Costa, o Fisco, o Ministério Público, o Juiz do Laço, tanto vasculharam e não encontraram.

      Eliminar
    6. LaB brincamos!
      O BES era gerido por gente com provas dadas e deu sempre dividendos e bónus chorudos.
      O BPN exactamente a mesma coisa, Alguma dessa gente agora até fala do F. C. do Porto
      Quer mais exemplos de grandes gestores? Bava, Granadeiro e toda essa corja...?

      Eliminar
    7. Está a misturar tudo, credo.

      Eu tenho e terei sempre o presidente num patamar infinitamente superior a todos os que o acompanham na SAD. Todos. Tudo o que lista como conquistas foi conseguido essencialmente por ele. Estes administradores, cumprindo as suas tarefas específicas e admito que necessárias, não lhe chegam aos calcanhares em termos de mérito. E já agora, PdC foi o único que ganhou eleições, o único em quem os sócios sempre votaram. A sua culpa reside então em não ter renovado esta equipa que o acompanha, pelo menos. E mais recentemente, ter ido com a corrente de tudo o que sabemos não é correcto.

      Não misture isto com apitos encornados e afins! Estamos todos do mesmo lado, mas não tem que haver unanimidade nem um líder incontestável. Os inimigos externos estão bem identificados e são o nosso foco, mas não me peça para fechar os olhos ao que nos corrói as entranhas.

      Eliminar
    8. Quanto à questão dos gestores, a mim nunca me "ouviu" elogiar nenhum desses parasitas farsantes. Nem no auge das suas popularidades ia à bola com eles. Em especial com esse bava de camelo.

      Eu falo de portistas, mais ou menos anónimos, que mostram a sua competência no seu dia a dia, ano após ano, construindo os seus negócios e acrescentando valor ao PIB. Gente real, séria e competente.

      Eliminar
    9. Companheiro Portista, não me venha dizer que estamos todos do mesmo lado, porque não é ingénuo nem uma fotocópia do Varoufakis.
      Tal como eu tem visto por aí escrito, em blogs supostamente portista, que Pinto da Costa é desde ladrão a vigarista. Muitos deles, que se fartaram de escrever que Lopetegui teve poder que mais nenhum treinador teve, agora escrevem que Pinto da Costa é que fez um plantel desequilibrado, cheio de tijolos e de aquisições para a comissão. Socorrem-se da opinia de politicos corruptos, para fazerem vingar as suas intentonas. Nem blogs sarracenos ou comentadores da treta, chegaram tão longe. E quer-me convencer que estamos todos do mesmo lado? Não vá por aí

      Eliminar
    10. A referência a Varoufakis, justifica-se tão só porque ele também acreditava que éramos todos europeus. Não entenda como algo de pejorativo.

      Eliminar
    11. "É o que acontece quando se bate no vespeiro. Os mais de 50 comentários que antecedem este são a prova de que o caminho é este.

      Se algum dia o anonimato não for suficiente, sabe que terá respaldo nos muitos milhares de portistas que amam o clube e não permitirão nunca que seja a coutada de uns quantos."

      Tanta bondade de servir o F. C. do Porto e só cá na empresa, fora, 7 comentários para esse Tribunal.
      Publicados - Zero.
      E ainda dizem que não estão ao serviço de ninguém.

      Eliminar
    12. Varoufakis: fique tranquilo, não é fácil levar o que quer que seja a peito. E nem sou fã de motas.

      Não percebi o que quis dizer sobre o TdD com "Tanta bondade de servir o F. C. do Porto e só cá na empresa" - mas tenho a certeza que entendeu o meu propósito. Não admito ameaças, revolve-me as entranhas.

      Se tem um outro objectivo escondido não sei, mas até agora o que tenho lido lá não assenta em difamações nem suposições. A mim, parece-me vir de alguém que se dá a muito trabalho para defender o clube.

      Se souber, esclareça-me. Está ao serviço de quem?

      Eliminar
    13. Eu, ao servico?!!!! kkkk
      De Jorge Nuno Pinto da Costa :):):) Sou tão tu cá, tu lá... como esses artistas que escrevem na bluegosfera.
      São amigos do peito do PML,RPA,Rui Moreira, Toninho Oliveira, do Rodolfo, conhecem há 40 anos qualquer estrela do firmamento portista e são visitas habituais lá de casa. loooooool.
      E o Lápis?

      Eliminar
    14. Não entendeu a pergunta. O Tribunal do Dragão está ao serviço de quem, em sua opinião?

      Eu estou ao serviço da minha prole e pouco mais :-)

      Eliminar
    15. O TD está ao serviços dos pouco mais, que estão apenas interessados em que o F.C.P. esteja nas primeiras páginas pelos piores motivos.

      Eliminar
    16. "E de repente há um tribunal que se diz do dragão que propõe um golpe palaciano no nosso FC PORTO!!!!
      E de repente Pinto da Costa passa a vendido, caduco, perdedor e tudo o mais...
      Começo a achar que a histeria se apoderou de muitos portistas.
      Também eu não estou de acordo com muitas coisas. É como em tudo na vida. Mas não estar de acordo não significa o ajavardar de uma instituição. Não significa ir pelo mesmo caminho do orelhas (o estrebuchar do morto - lembram-se?) ou seguir o sr. Facebook (está velho e senil). Nessa altura a turba que hoje vocifera que põe esse tribunal nos píncaros ficou chocada. Agora age pior!
      Com portistas assim o nosso futuro está garantido, num talho qualquer!"

      "Felisberto Costa"

      Eliminar
    17. Com a devida vénia

      "E os inimigos de sempre não estão apenas nas trincheiras do Inimigo. Dormem ao nosso lado. Coladinhos e caladinhos em tempos bons, de dedo em riste e archote em punho nos tempos maus. A turba seria, como temos provado à saciedade nos últimos tempos, levada em rebanho atrás dos novos amanheceres e da necessidade de dizimar o homem e a sua obra, como almofada de um período de graça indispensável."

      "In A Tasca do Silva"

      Eliminar
  5. A escolha dos jogadores e a preparação física deles, são obra do ilusionista do País Basco. O treinador José Peseiro não tem quaisquer culpas nesse cartório.
    Mas, para quem acredita em Messias estilo AVB, Leonardo Jardim, ou Marco Silva, olhe para o clube cardinal e veja o número de títulos que o senhor 5 milhões (JJ) vai ganhar esta época, valeu a pena tratar de forma miserável o anterior técnico?
    Vítor Pereira e Paulo Fonseca não serviram para treinar o AZUL e BRANCO. Agora muitos questionam o Zé Português.
    As Antas, fazem finalmente jus ao seu nome, o cemitério, de treinadores.
    PC teve problemas GRAVES de saúde e está entrado na idade. Para mim o ciclo terminou.
    Façamos agora um exame de consciência, temos tantos jogadores emprestados e a jogar no PORTO B, não terão eles qualidade?
    O FCPORTO precisa de estabilidade. Despedir José Peseiro será um erro crasso.
    A nossa obrigação como PORTISTAS é apoiar o NOSSO TREINADOR e os NOSSOS jogadores.

    Luís (O do José Peseiro)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luis, não sou dos "tolinhos" por Marco Silva ou Leonardo Jardim. Quem é afastado da Liga dos Campeões em casa e posteriormente da Liga Europa pelo Anderlecht, novamente em casa, diz bem que não são nem melhores nem piores que Peseiro. São iguais há muita propaganda e projectos de treinadores que por aí grassa.
      Fazendo então o tal exame de consciência que o Luis propõe. Os jogadores do plantel que iniciaram a época, os que foram dispensados e os que entretanto chegaram são assim tão maus, como agora querem fazer crer?
      Na minha opinião, exceptuando José Angel, Varela, André André e um Ruben Neves muito verdinho..... mesmo Marega poderia ter a sua utilidade (em certos jogos)

      Eliminar
    2. Luis, sobre Peseiro só me pronuncio em definitivo nominal da época. Mas sempre lhe adianta que actualmente não estou a gostar dos indícios. Os dois jogos com o Dortmund foram muito maus. O de Braga também. Pelo jogo jogado mas principalmente pela (falta de) mentalidade. Não aceito treinadores pequenos, resignados e submissos. Não me importo de ser goleado mas sem nunca perder a dignidade de que deu o que tinha para dar. Não estou a gostar, não.

      Eliminar
    3. "O fraquito Tottenham, segundo classificado da Premier League, só levou três secos do Borussi Dortmund. É a resposta aos inteligentes que queriam este Porto a jogar olhos nos olhos com os alemães."

      Olhe os companheiros de luta que comandam o polvo que tem muitos tentáculos dizem.
      Se a intentona resultar, vai ter que se resignar mesmo a jogar na 2ª divisão europeia.

      Eliminar
    4. Até tenho medo de perguntar quem escreveu isso... :-)

      Mas, obviamente, discordo totalmente.

      Eliminar
    5. kkkkkkkkk ainda acaba na Lipor

      Eliminar
  6. Caro Lápis Azul e Branco,

    Julgo que o gráfico acima descrito constata bem o que se passou em campo. É verdade que Xistra, desde o início do jogo, demonstrou uma certa tendência para o vermelho. Mas, se na deslocação a Belem ainda se falou antes do jogo e o Capela apitou +/- direito, desta vez o silêncio imperou e o resultado foi este. José Peseiro também não quis arriscar muito e, a precisar de ganhar, só adiantou as peças depois de estar a perder. Parece que estava à procura da sorte.... que surgiu par o adversário.

    Sinceramente, não sei se SETE administradores chegam para o que é preciso fazer no Futebol Clube do Porto. Entretanto, seguem na "mama" que o clube lhes dá.

    Dia 14 há assembleia-geral. Haverá tempo disponível para falar sobre o clube. Não acredito que alguém sequer levante a voz.

    Um abraço.

    Porta 26, em blogporta26.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, a cor escolhida no gráfico não foi inocente.

      Quanto ao número de administradores, creio que só se torna relevante a questão pela má gestão deste mandato. Se estivéssemos a ganhar e a apresentar resultados minimamente aceitáveis, até acharia normal a promoção de Antero Henrique. Assim, não.

      Em tudo o resto, plena sintonia. Dia 14 lá estarei a cumprir o meu dever de sócio.

      Abraço portista

      Eliminar
  7. Caro LAeB,

    Triste por mais uma derrota do FC Porto, desiludido por o Titulo voltar a ser uma miragem.
    Pese embora as arbitragens e as razões que assistem ao FC Porto, tal não justifica tudo, longe disso. A Equipa do FC Porto por esta altura, é uma equipa sem classe, e a culpa maior nem é do Treinador ou dos jogadores, ninguém pode dar o que não tem. O estado a que chegamos, como perderem-nos o respeito, sermos prejudicados impunemente, uma CS que sempre nos foi hostil e agora é recebida nas nossas Galas com todas as mordomias, um plantel com vários jogadores que não têm categoria condizente com o estatuto que o FC Porto alcançou, tudo isso deve ser imputado a uma SAD que se ausentou para parte incerta, deixando os Sócios e adeptos com as suas frustrações, inquietações, indignações, entregues a si próprios, como se diz na gíria a falar ou escrever para o boneco. Como diz o LAeB, são tratados agora como clientes, o que interessa é de 15 em 15 dias dar uso aos torniquetes das portas de acesso o Estádio. Dia 14 é dia de AG, a
    bola está portanto do lado dos Sócios, veremos o que fazem com ela.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Fernando

      De acordo, como quase sempre acontece.
      Eu vou estar no dia 14, o que se irá passar não consigo adivinhar.

      Abraço portista

      Eliminar
    2. "Pagamos os erros tremendos dos últimos anos, sobretudo o crime lesa-Porto, em junho, de manter aquele espanhol apatetado com carta branca para desfigurar todo um clube de futebol".

      Eliminar
    3. O presidente da Casa de Espanha, Guilhermo de Llera, salientou que o Porto "é visto como um exemplo de um clube muito bem gerido, disciplinado e que tira maior proveito dos seus jogadores.

      Eliminar
    4. Essa gostava eu de entender. Bem gerido em que sentido? Não entendo.

      Segunda empresa do Norte, depois da SONAE?

      Sinceramente, sem saber os critérios nem me consigo pronunciar. Mas uma sociedade descapitalizada, com resultados operacionais sucessivamente negativos e com um passivo de CP elevado dificilmente se pode qualificar como bem gerida. Sempre a aprender!

      Mas cuidado, é malta de Espanha. Vai-se a ver e são etarras...

      Eliminar
  8. Dia 14 teremos direito a palavra?! Ou vai ser como na coreia do norte? Come e cala... Delfim 66106

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem poderia ser de outra maneira, dentro das regras da AG obviamente.

      Eliminar
  9. O NOSSO PC diz-se enganado por Jorge Mendes no que diz respeito à contratação de Adrian L.
    Por outro lado, um empresário revelou que FCP pagava sempre que Tello não joga-se.
    Agora ficámos a saber, que Rúben Neves está a 45 minutos de custar mais 100 mil euros ao DRAGÃO. Sendo que, (por coincidência, com certeza) esta verba será paga a José Caldeira, nada mais, que o irmão do administrador da SAD do FC Porto, Adelino Caldeira. Isto também é culpa do Xistra?
    Como diria uma personagem de Jó Soares "Excelência ponha a mão na consciência".

    Luís (O do José Peseiro)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vejo relação entre as duas coisas, Luís. São coincidentes. E se cada um dos casos que refere merece análises distintas, nenhuma explica directamente porque não ganhamos em Braga. Já o Xistra explica.

      Eliminar
  10. Extraordinária manifestação de Portismo, Luis.
    Pensei que o cúmulo de amor clubista havia sido do Imaculado Imbicto que desejava que o Braga ficasse em 3º para o Porto não ir à Champions.
    Os 12 milhões do Jorge Mendes mais as centenas que j+a se foram desde 2004, não interessam nada, mas os 100 mil que vão para o primo da mulher do tal....é que
    O pecado de na gala do Dragão o convite institucional dos principais orgão de comunicação, mas os heróis que escrevem no panfleto da queimada a lutar pela causa, deveriam ser Dragões de ouro.
    Dúvidas? Nenhumas, é tudo gente ben identificada com o clube e que só quer o seu bem

    ResponderEliminar
  11. Surpreendemo-nos quando gente do norte que ganha um pouco de notoriedade, chega a Lisboa e é mais centralista que o mais empedernido Pedro Guerra.

    Lendo a maior parte dos comentários na bluegosfera, verificamos que afinal Rui Gomes da Silva tem o ADN bem disseminado até dentro do nosso clube (ou não).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Resta-nos o consolo de sabermos que temos direito às nossas ideias, por muito absurdas que possam parecer aos demais... E não me parece que os genes de RGS sejam compatíveis com o ADN humano...

      Eliminar
  12. Olhe que Rui Gomes da Silva, é muito mais politicamente correcto nas ofensas ao F. C. do Porto que muitos colunáveis que agora aparecem nas páginas dos jornais e infiltrados na bluegosfera.
    Imagine por absurdo, que o golpe palaciano dá certo. O saco de gatos que seria o Clube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Repare na sua linha de raciocínio: golpe palaciano. Como se de uma usurpação do poder se tratasse. Eu falo de alternativas, democráticas, para serem analisadas pelos sócios e escolhida a melhor delas. Nada mais.

      Percebo a sua revolta contra o que considera injusto, mas daí até defender esse verme destilador de ódio...

      Eliminar
    2. Defender esse crápula!!! Caro Lápis, não faça esse juízo de valor a meu respeito. O calão usual nas Nossas gentes são menos ofensivos que isso.
      Só lhe quero transmitir, que muitos que se dizem Nossos, basta ler a bluegosfera, são muito piores que esse verme.

      Eliminar
  13. Não estou a defender Jorge Mendes. O negócio Adrian L. prejudicou-nos gravemente.
    Relativamente à extraordinária manifestação de Portismo, eu peço que atente à seguinte situação.
    Se um jogador for útil em campo muito bom para o clube.
    Mas e se o jogador não o for? O primo da mulher do tal.... não terá a tentação de ir falar com o familiar dirigente da sad para que este pressione o treinador e este ponha a jogar, o referido jogador, de forma a que o outro, receba a sua comissão? Neste caso, o DRAGÃO ganha alguma coisa com isto?


    Luís (O do José Peseiro)

    ResponderEliminar
  14. Ganha. Se o primo da mulher do tal...conseguir transferir o "menino caranguejo" que vale 5 coroas por 100 mil reis para o Zenith ou para o Atletico de Madrid, mesmo que seja para acerto de contas com a trafulhice que nos fizeram com o Adrian.

    ResponderEliminar
  15. "1) o meu filho que tem sómente 11 anos mas que é portista ferrenho e percebe mais de futebol do que eu dizia-me a ver o jogo do DORTUMUND " ..PAI OLHA A VERGONHA A QUE CHEGAMOS , TER QUE PôR UM JOGADOR DE CLASSE COMO O LAYÚN A DEFESA CENTRAL , PORQUE NO MERCADO DE JANEIRO NÃO FOMOS BUSCAR UM GRANDE DEFESA CENTRAL ..." até um miúdo com esta idade nota uma das grandes falhas desta SAD.

    2) ISTO é um dos exemplos dos muitos falhanços desta época e das duas anteriores que este Presidente falhou aos vários níveis , e pergunto eu agora . onde temos alternativas nas alas ? onde temos um número 10 que tanta falta nos faz?

    3) pelo que sei o senhor presidente já está melhor da saúde e ainda bem , e então já não teve mais do que tempo suficiente para falar para os jornais e televisões e dar exclarecimentos aos sócios ? ou pensa que é nos dragões diários que as pessoas querem ouvir a voz do clube ?

    4 ) porto canal é a mais triste história que eu conheço de um canal de clube

    ACORDE PRESIDENTE ANTES QUE O NOSSO CLUBE PERCA TUDO AQUILO QUE CONQUISTOU"

    É com esta boçalidade de argumentos e frases feitas que querem derrubar por qualquer meio Pinto da Costa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Você não perdoa... mas sinceramente acredito que a grande maioria não quer derrubar ninguém, quer mais do que isso, quer o impossível: ter o "velho" presidente de volta e com ele retomar a hegemonia nacional...

      Eu, como não acredito em fontes da juventude, já me concentro no futuro.

      Eliminar
    2. E deve concentrar-se no futuro, porque o futuro começou a projectar-se em 1982.
      Temo é que alguém esteja a manipular o rebanho, avacalharando uma AG, para sermos motivo de chacota e abrirmos telejornais.

      Eliminar
  16. Lápis, você parece ser genuíno, com enorme paixão e convicto do que pretende para o clube.
    Gente assim pode e deve servir o Clube.
    No entusiasmo da da onda que muitos cavalgam, não se deixe conspurcar por neo-portistas, velhos portistas de polvos com tentáculos ou de outros que na 1ª contrariedade abalaram daqui para fora. só se importam com o seu bem estar e lá fora, falam de tribuna, quais Xistras com sede de vingança.
    Já sei que não é ingénuo, porque rápidamente detectou os acrobatas que facilmente dão pinotes à rectaguarda. Mas, no entusiasmo da "coisa" pode ser "embrulhado". Tenha cuidado com essa gente.
    Também tenho paixão pelo clube, possivelmente até demasiada. Mas de certeza absoluta que não amamos mais o clube que JNPC.
    Abraço Portista

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande Bluesky
      "Confesso que insulto o presidente, o treinador, os jogadores, o meu irmão que se senta a meu lado e, por uma razão qualquer, escapo ileso entre os pingos da chuva vernácula.

      Mas também confesso que o FC PORTO já não é andrade. Confesso que foi um velhote que agora querem queimar numa fogueira inquisitorial histérica, que nos fez Dragões."

      Felisberto, olhe que os que o querem queimar, na próxima semana dão um pinote, com juras de amor e exigindo um estátua no Estádio.

      Eliminar
    2. "Mas de certeza absoluta que não amamos mais o clube que JNPC".

      Nem menos.

      Eliminar
  17. "Reflexão Portista - um blog miseravelmente incompreendido por muito portista! Tem muito de portista com orgulho mas com um bibó porto na mistura. É o unico na bluegosfera que é pluralista nas suas opiniões. Oxalá continue sempre assim. Ah! E é perseguido pelos zelotas!!!

    Lápis Azul e Branco - descobri este tasco há muito pouco tempo e fiquei cliente. Juro pela saúde da minha falecida avó que as opiniões do bloguista são gémeamente iguais ás minhas. Ainda bem que acredito que existe um sósia nosso seja onde for! Ah! Também é olhado de lado pelos zelotas!"


    Ainda será assim, Felisberto?
    Ou os acrobatas uniram-se aos palhaços e domadores?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Você vai buscar coisas que eu não faço ideia de onde vêm ou quem escreveu... e assim não posso comentar... mas a casa é sua, esteja à vontade :-)

      Eliminar
    2. Ao TD mas também poderia ser na revista Maria. Veja esta pérola.

      "Tenho 25 anos e sei que tive a sorte de crescer ao ritmo das conquistas, sei que no passado nem sempre foi assim e que lutamos muito para mudarmos esse paradigma. Sei também como cresceu o nosso Porto, sei com detalhe o que foi escrito nas páginas da nossa gloriosa história, vivi de perto alguns dos melhores capítulos.
      Não sou nem nunca fui sócio do nosso Clube (não dependia de mim),mas sinto-o como se fizesse parte de mim, muitas vezes poupava e tirava a outras coisas para poder ver e apoiar o meu Porto. Hoje em dia a minha vida permite-me mudar esse estatuto mas, por vontade própria, por enquanto, vou mantê-lo assim. "

      Eliminar

Diga tudo o que lhe apetecer, mas com elevação e respeito pelas opiniões de todos.