O Meu Programa Eleitoral

sábado, 12 de março de 2016

O Meu Programa Eleitoral


Li há pouco o sempre interessante e não raras vezes surpreendente Silva sobre a sua posição a propósito das eleições no FC Porto. O estimado tasqueiro de petiscos mas gourmand da escrita apoia inequivocamente Pinto da Costa - para azar da concorrência - mas deixa ainda assim um pedido ao presidente: gostava de conhecer o seu programa eleitoral. 


Bruno Sousa

Gostava o Silva, gostava eu e, suspeito, gostava uma imensa minoria de sócios e até não-sócios do clube. Quer dizer, faz sentido. Que quando alguém se candidata a alguma coisa, diga ao que vai. 

Mesmo quando se tem atrás de si uma obra de três décadas. Porque, afinal, essa já está feita. Dava jeito saber o que se propõe fazer o presidente Pinto da Costa e a sua lista no quadriénio a que agora se candidatam.

Não me canso de apelar a todos os putativos candidatos que se apresentem, agora, a eleições. A maioria (esmagadora, desta vez) diz-me que sou louco, que ninguém se atreve, que há medo, que há estratégia, há timings, há tudo e um par de botas (com pitões afiados). Pois. Deve haver. Mas, louco eu seja, não desisto de apelar. Porque o faço apenas pelo clube

Gostaria de poder analisar diferentes ideias, diferentes projectos para o FC Porto e depois optar por um. Sou louco, pois. Antes louco que um são resignado (não confundir com São Bernardo - o primeiro tende a usufruir de maior longevidade, mas o último é mais fofo).

Neste momento, não tenho nenhum projecto para analisar. 

Aliás, aquilo de que todos falam e em que parecem estar unicamente interessados é na(s) pessoa(s). A do presidente, as dos seus alistados e as dos ausentes. Pois desculpem-me mas não me seduz particularmente discutir as pessoas em si mesmas. Prefiro discutir aquilo que dizem, que pensam e sobretudo neste caso, o que pretendem para o clube. Em concreto. 

Perante esta aparentemente insanável lacuna, resta-me uma única saída: a de elaborar o meu pequeno rascunho de programa eleitoral. Pois que seja, vamos a isso. 

Eu, Lápis, me apresento. Ou melhor, ao que iria. Eis o meu programa eleitoral para o mandato 2016-20.



Programa Eleitoral Do Porto com Amor



Grandes Linhas do Programa


 

 

1 - Devolver o clube aos sócios


a) Trabalhar em prol dos associados para que se possam voltar a sentir parte integrante e essencial do clube; no fundo, que o clube é deles, de todos eles.

b) Desenvolver campanhas temáticas de valorização dos sócios, desde produtos oficiais a serviços de parceiros. Ter gente profissional e competente a estudar e desenvolver as ofertas adequadas a valorizar o eterno amor que os portistas sentem pelo seu Porto.

c) Criar programas de visitas exclusivos ao Centro de Treino e ao Estádio para promover a proximidade entre jogadores e adeptos.

d) Promover a criação de associações de adeptos independentes e externas ao clube que tenham por objectivo contribuir activamente para o melhoramento da gestão do clube.

e) Garantir o acesso imediato de todos os operadores ao Porto Canal. Aproveitar este meio para melhorar substancialmente a comunicação regular como os sócios, não apenas unidireccional mas promovendo o debate e as tertúlias entre adeptos, jornalistas e dirigentes. Desenvolver no seio do canal conteúdos próprios sobre o clube que possam igualmente ser atractivos fora do âmbito do próprio canal, servindo como meio de promoção do clube.

 f) Propor a alteração dos estatutos no sentido de limitar o número de mandatos consecutivos. Termos concretos dessa limitação a serem debatidos em Assembleia Geral após ouvidos os sócios.

bonus track: garantir que no período máximo de uma época desportiva todos os espectadores regulares do Dragão ficam a saber cantar o hino do clube (passando a letra nos ecrãs do estádio em simultâneo). Para que todo o estádio possa receber a equipa cantando emocionadamente e em uníssono. Parecendo que não, são estes pequenos pormenores que dão energia positiva aos jogadores. Mística. 

 

 

2 - Recuperar a hegemonia desportiva em Portugal e o prestígio internacional


a) Retomar o caminho das vitórias no futebol profissional e nas modalidades, recuperando bons hábitos do passado e bons exemplos do presente, mesmo se provenientes de outras paragens. Num mandato de quatro anos, é fundamental assegurar a conquista de pelo menos dois títulos de campeão nacional em todas as modalidades, com inequívoca prioridade para o futebol profissional.

b) Neutralizar por todos os meios as competições viciadas ou enviesadas no favorecimento de um ou vários emblemas, sejam eles o Benfica ou o Carcavelinhos. Nunca para os substituir nesse favorecimento, apenas para o terminar em definitivo. Fazendo o que for necessário para o conseguir.

c) Desenvolver uma nova cultura em todos os atletas, funcionários e dirigentes do clube que retome alguns dos traços essenciais do nosso passado vitorioso: sacrifício, competência, crença, raça, dignidade e coragem em todos os momentos e contra todos os adversários e abnegação: colocar sempre o clube acima das pessoas. E liderar pelo exemplo.

 

 

3 - Promover a regeneração do futebol português e a sua elevação ao "próximo nível"


a)
Recuperar o modus operandi utilizado pelo presidente Pinto da Costa nas lendárias batalhas travadas para combater e finalmente destruir o regime de domínio do Benfica das instâncias que regulam o futebol português, que subverte a competição livre e justa e a transforma num jogo viciado.

b) Uma vez atingido esse primeiro objectivo, procurar aliados com objectivos semelhantes para em conjunto fazer evoluir o futebol profissional para um produto atractivo e rentável. Para tal, é indispensável que possa ser percebido como uma competição justa, interessante e equilibrada, o que só poderá ser conseguido quando todos os dirigentes de todos os clubes entenderem essa necessidade e compreenderem as vantagens que daí advirão, transferindo grande parte das suas actuais competências e poderes para uma nova estrutura directiva da Liga que seja profissional e ultra-competente.

 

 

4 - Gestão rigorosa, equilibrada e transparente


a) Reverter o modelo actual de gestão do futebol profissional para níveis mais sustentáveis, reduzindo a massa salarial e outros encargos operacionais para que os resultados a este nível passem a ser regularmente positivos e assim reduzir a dependência da venda de passes de jogadores para equilibrar os exercícios.

b) Desalavancar a gestão financeira do clube através da menor exposição ao risco, seja ele meramente financeiro ou desportivo. Promover os contratos por objectivos para que o sucesso seja a medida justa do aumento dos custos com a massa salarial.

c) Retomar os bons hábitos de aproveitar o trabalho de uma estrutura de scouting própria e de eleição para adquirir jogadores pouco cotados mas com potencial de vingar no futebol profissional de alto nível, reduzindo assim o risco em caso de insucesso desportivo dos jogadores adquiridos. 

d) Reduzir substancialmente o número de jogadores contratados ao serviço do clube, procurando que os jogadores emprestados não ultrapassem os 50% dos jogadores ao serviço das equipas do clube. 

e) Explicar publicamente com detalhe e rigor todas as operações relevantes, eliminando à partida qualquer dúvida sobre possíveis actos de má gestão, favorecimento indevido ou injustificado ou dolo.

 

 

5 - Explorar novas possibilidades de negócio


a) Estudar a viabilidade de desenvolver outros negócios de risco reduzido e receitas estáveis cujos resultados positivos revertam para a gestão desportiva do clube.

b) Procurar parceiros reputados e com know-how para o desenvolvimento conjunto desses negócios.

c) Estudar com profundidade as melhores práticas promovidas pelos clubes de todo o planeta, com especial incidência naqueles que apresentem características mais aproximadas às nossas.

 

 

6 - Ser de novo a bandeira maior de um combate incessante e decisivo ao centralismo 


a) Denunciar sempre todo e qualquer acto que vise aumentar ainda mais a assimetria que existe entre a região onde sita a capital e o resto do país. Sensibilizar círculos de influência e decisão locais e nacionais para a importância e os benefícios de um país desenvolvido por igual em toda a sua geografia.

b) Promover o desenvolvimento da economia regional através de parcerias com os actores locais.

bonus track: imprimir a Cartilha DPCA em papel reciclado e distribui-la no início de cada período lectivo em todas as escolas e estabelecimentos de ensino superior (está bem assim, senhora??) da região. 

 

 

7 - Modalidades: Futsal


a) Garantir viabilidade económico-financeira para iniciar a modalidade nos próximos dois anos com vista a tornar-se na maior potência nacional no prazo de cinco anos.

b) Em simultâneo, lançar os respectivos escalões de formação.



E pronto, está apresentado. É modesto mas de boa vontade. E evidentemente, não é assunto encerrado. Bem pelo contrário, pretende ser apenas um início, desesperado por mais e melhores contributos.

Resta-me apenas dizer que não sou candidato (são lágrimas isso que vejo?). Pelo que desde já me disponho para dar à adopção o meu pequeno programa. Desde que o tratem bem e façam dele um programa de eleição, claro está.



Do Porto com Amor



11 comentários:

  1. E a pergunta é: porquê?

    Suspeito que tenhas mais de 10 anos de sócio. Com todo o gosto divulgaria num petitiononline para garantir as 300 assinaturas necessárias.

    Alguém que pensa assim o FC Porto, não pode ser ELE a alternativa?

    E digo mais: porque não fazes então parte de uma qualquer comissão de candidatura? Também suspeito que conheças pessoalmente presidenciáveis.

    Fica aqui o desafio.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico sensibilizado com o voto de confiança, mas "not by a long shot".

      Alguém que pensa (n)o clube pode muito bem ser candidato, desde que reúna em si algumas coisinhas essenciais como querer e poder.

      Agora a sério: até percebo a ideia de um conjunto de sócios se juntar e escolher "à sorte" um deles para liderar uma lista, que seria no mínimo uma voz de alerta para a direcção de sempre. Percebo e apoiaria, desde que minimamente credível (aos meus olhos). Mas teria sempre algumas reticências nesse apoio, por recear que o efeito final fosse ainda mais perverso, por ridicularizar por extensão "todas" as tentativas de oposição (ou simplesmente alternância) ao presidente Pinto da Costa.

      Pode soar contraditório, e talvez até seja, mas é o que sinto. No entanto, vou estar atento ao que se passar na AG, quem sabe não aparece por lá alguém que foi fazer a rodagem (mas em bom, desta vez).

      Abraço

      Eliminar
  2. Pois bem, já temos um putativo candidato!
    Agora falando a sério, apesar de eu (e nunca o neguei) ser um pintista, também sempre desejei ver uma, 2, várias listas de oposição. Porque obrigam o favorito a rever estratégias e porque fazem-no ver que se meter á agua não falta quem tome o lugar.
    Cheguei mesmo a dizer aqui neste seu sitio que o FC PORTO se tinha tornado numa Coreia do Norte!
    Mas se os candidatos não aparecem, não dão a cara, ou se dão é para acusarem tudo e todos menos o presidente, acha que são crediveis?
    E como também nunca o neguei, também eu me exaspero com a SAD.
    É normal, é como na nossa vida. Quando os nossos filhos ou nossos pais erram, também criticamos, fazemos má cara. beicinho e tudo o resto. Mas não os abandonamos, pois não?

    E, caro LAeB, só agora é que dá conta que não há um programna eleitoral? Que eu saiba desde que PdC é presidente nunca houve? Houve sim promessas - que foram cumpridas. Desde o rebaixamento das Antas, até ao bem recente Museu, tudo isto foram promessas, jamais um programa eleitoral!

    E depois se não estou em erro só no futebol é que PdC está mal. No andebol é o que se vê, no basquetebol damos luta e no hoquei passamos por uma fase de renovação...

    Mesmo por vezes praguejando contra PdC sou como o Silva e já agora 74% do universo azul-e-branco. Acho que a obra de PdC é demasiado grande, demasiado importante e imponente para ser julgada por 3 anos maus que acontecem aos melhores (Manchester United, Real Madrid, AC Milan, Anderlecht...).

    Para terminar louvo o caracter, o portismo e a pertinência do caro LAeB. São portistas deste calibre que nos fazem fortes e ter confiança no futuro, mesmo que no momento estejamos em margens opostas. Força LAeB!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não creio que estaremos em margens opostas, Felisberto. Quando muito, estamos os dois no meio do rio sem saber exactamente para onde nadar. Ok, talvez o Felisberto esteja apenas a molhar os pés e eu já com a água pelo pescoço.

      O seu desejo inicial é precisamente o meu: alternância democrática. Tentativa ou efectiva, tanto me faz. Tendo por objectivo (um deles) também essa essencial espada de Dâmocles que tão bem faz a qualquer liderança.

      Não duvido que nunca tenha havido programa, mas só agora é que dou por isso e sinto falta dele. E como a democracia não tem prazo de validade, ainda vou a tempo.

      Já quanto a "só no futebol é que PdC está mal" é que não há acordo possível. O futebol é de longe o mais relevante mas vai muito para lá dele.

      E embora compreenda a sua forma e a do Silva de encarar as eleições, a minha é diferente. Não é a obra acumulada o facto principal, mas sim a do último mandato que mais releva para mim (a acumulada serve apenas, neste caso, como grande atenuante).

      Por último, por muita simpatia, respeito e sentido de gratidão que (eu) tenha pelo presidente, o único que eu não abandono é o clube.

      Um abraço

      Eliminar
  3. Você frequenta belas petisqueiras, sim senhor. E sim, queria um programa. Desta vez acho mesmo que seria indispensável. Quem sabe ainda o conhecerei.
    Sobre o seu, pois que é um belíssimo manifesto de intenções. Claro que lhe faltam as medidas concretas para a prossecução de tão bons objetivos, mas a verdade é que isso não é responsabilidade sua, nem minha. A nós ninguém elege e ninguém paga.
    Mas fico aqui a pensar: não acha, meu caro, que este pode muito bem ser o programa de PdC? E se não, porquê? Essa sim, a resposta que gostava de ter,
    Abraço Portista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um esboço compilado em menos de duas horas, que evidentemente só é possível por não ser a primeira vez que me debruço sobre o tema. Mas, ainda assim, um esboço.

      Mas deixe-me que lhe diga que para a grande maioria das propostas saberia o que fazer para as concretizar ou pelo menos o caminho a percorrer rumo a esse desfecho. Algumas outras, de que são exemplos a questão do Porto Canal e a do financiamento do Futsal, necessitariam daquela coisa fundamental que antecede o sucesso, o trabalho.

      E sim, claro que sim, aliás terminei dizendo que este programa pode ser de quem o quiser. Como haveria de excluir o (até agora) único candidato? Se ele o quiser, está dado e abdico dos direitos de autor :-).

      Se tiver um melhor, excelente. Só falta mesmo dá-lo a conhecer.

      Se não tiver e não quiser também este, bom, aí só o próprio presidente lhe poderá explicar porquê.

      Abraço

      Eliminar
  4. Acho que era importante um ponto acerca da passagem integral do estadio da sad, para o clube. Acho arriscado associar o estadio a um modelo de alto risco, contantemente exposto a balanços negativos. E se num trimestre falhar o financiamento de curto prazo? La vem a penhora. E desta vez nao sera so uma sanita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou de acordo caro Artur, é uma preocupação acrescida. Mas acrescento alguns pontos à discussão.

      1 - A passagem para a SAD foi uma emergência inadiável para cumprir os rácios de capital impostos pelo fair play financeiro

      2 - O estádio, para lá do enorme simbolismo que encerra, é um activo (por simpatia, porque na realidade é uma enorme fonte de custos) fixo muito complicado de converter noutra coisa qualquer. Quero com isto dizer que num caso extremo de incumprimento e falência da SAD, os credores teriam pouco interesse em ficar com ele. É pouco crível que alguém se atrevesse a sugerir a sua demolição para lá construir outra coisa, por exemplo. Ficaríamos antes com as receitas cativas, mas não vejo que o estádio per si fosse uma questão dramática.

      3 - Pode parecer sacrilégio, mas financeiramente falando o melhor que podíamos ter feito aquando da saída das Antas era ter um estádio municipal partilhado com o Boavista.

      Dito isto, fundamental para mim é desalavancar. Reduzir a exposição e o risco financeiro do modelo de gestão. Mas obviamente, pelo lado sentimental, partilho por completo a sua preocupação.

      Um abraço portista e volte sempre

      Eliminar
    2. Parece sacrilegio nao! É mesmo! Estadio municipal? Um clube top 10 europeu nao consegue ter o seu estadio? Compre-se menos dois marrecos para a B que o dinheiro chega. Alias, o porto chegou a ser o unico clube do mundo com dois estadios de mais de 50k lugares. Agora so tem um. :-)

      Eliminar
  5. Óptima iniciativa, acrescento apenas duas pequenas notas:

    1 - Devolver o clube aos sócios

    z) Incluir na revisão de estatutos que a direcção está proibida de extinguir uma equipa que tenha atletas profissionais sem que tal medida seja primeiro aprovada numa AG.

    y) Indexar o tecto salarial dos membros da direcção que exerçam funções em entidades controladas pelo clube aos valores médios praticados em empresas de igual dimensão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro santosanonymus, concordo em pleno com as adendas. Vá passando!

      Abraço portista

      Eliminar

Diga tudo o que lhe apetecer, mas com elevação e respeito pelas opiniões de todos.