The Walking Dead

terça-feira, 5 de abril de 2016

The Walking Dead


Se o caro leitor vem à procura de saber ou comentar o desfecho ainda pintado de fresco da sexta temporada da conhecida série norte-americana, peço desde já desculpa por tê-lo induzido em erro. O que aqui se vai abordar é um outro espectáculo, muito mais macabro, de verdadeiro horror e de horror verdadeiro.




No episódio de ontem desta nossa "série", assistimos ao que poderia um episódio-piloto da outra, a original. Um conjunto improvável de fracas figuras, com pouquíssimas hipóteses de sobrevivência, enfrentaram um poderosa horda de mortos-vivos mas, contra todas as probabilidades, saíram do episódio ilesos e a respirar mais saúde do antes do seu início. E por terem conseguido essa proeza, os meus parabéns ao Tondela e aos seus jogadores. 

Quanto aos figurantes desfigurados e decrépitos, não passaram disso mesmo. Zombies "sem razão e sem sentido", que vagueavam errantes pelo relvado do Dragão, envergando umas imaculadas camisolas azuis e brancas, apesar de por baixo delas tudo aparentar estar putrefacto. Noutro local do cenário, podia-se apreciar uma figura ainda mais desorientada e errante, que aparentava ter sido (em vida) o líder dos "utilizadores" daquele maravilhoso conjunto de camisolas

Para surpresa (not) do horrorizado público, até a zona mais V.I.P. do "estúdio" havia já sido invadida e contaminada por esse terrível vírus que não deixa os mortos descansar em paz. Aliás, no final do triste episódio, muitos foram os espectadores que não se contiveram e apontaram essa mesma zona V.I.P. como o foco inicial da contaminação. Foi portanto um verdadeiro show holográfico em 4D e em 360º. Quase todos saíram de lá de boca aberta, horrorizados e a temer que o pior ainda esteja para vir.

 
"Bis! Bis!" - ou seria outra coisa?



Notas DPcA:


Em cartaz: 4/Abr/2016, 19h00, Estúdio do Dragão. FCPorto - CD Tondela (0-1).

Danilo (6): O único sobrevivente entre os de azul-e-branco. Para ainda resistir, deve certamente ser geneticamente imune à doença. Obrigado por isso, miúdo. Podes levar a camisola contigo, mereces usá-la até a dormir.

Nota (5): Iker, Maxi, Layún, Chidozie, Indi, Herrera, Sérgio, Brahimi, Suk, Varela, Marega.

Nota (3): Corona, Aboubakar, Peseiro


Perdemos em casa com o Tondela, que antes deste jogo somava 14 pontos em 27 jogos. Ontem passamos a ser a pior equipa do campeonato (e até prova em contrário assim continuaremos). Não estou a exagerar nem a escrever a quente. Tive 350 kms desde que saí do Dragão para reflectir sobre isto. Não temos obviamente o pior plantel e muito menos os piores jogadores, mas somos a pior equipa. E pensar que já chegámos a ser a melhor.

Desta época só espero verdadeiramente que termine de vez. Mais uma vez. 

Pode ser que consigamos ganhar no Jamor, lá estarei como sempre a também fazer por isso. Mas sinceramente tenho dúvidas. O estado mental destes jogadores parece estar para lá de ressuscitável

O terceiro lugar é para mim uma evidência. Não acredito de todo que o Sporting perca 5 pontos e ainda perca no Dragão (ou 4 e que perca connosco por mais de 2-0). Mas mesmo que isso viesse a acontecer, não acredito mesmo que ganhemos todos os jogos que nos faltam disputar. Simplesmente não temos condições para tal. 


Antes do espectáculo começar, ainda o Sol brilhava sobre as cadeiras vazias

Nunca desisto do meu clube, não deixarei de ir aos jogos todos a que puder, mas já não acredito. Nem eu, nem ninguém, desconfio.

Escrevi há tempos que só faria a minha avaliação "exaustiva" do treinador José Peseiro no final da temporada e manterei o que disse. No entanto, avanço já com a conclusão definitiva: não serve para o Porto. Ponto. Se esta alegre direcção terá condições para conseguir melhor, é outra conversa, também para mais tarde.

E por falar em tarde, vou dormir. Uma boa noite a todos, se possível livre de pesadelos. 


Do Porto com Amor


 


36 comentários:

  1. Dormir?!!!? dasssssssssssss quem consegue dormir com esta tempestade, trovoada a rasgar o céu negro, ou será só em minha casa? Dasssssssssssssss
    Até eu já não acredito. (talvez amanhã volte a ter uma ténue esperança).
    Concordo com todas as notas.
    Peseiro (já tiveste tempo, vtf)........põe-te a lopetéguas, dassssssssssssss e leva o Aboubakar e este Corona

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, não consegui. Mas fui tentando.

      "Concordo com todas as notas" - mesmo sem Rúben e André em campo, preocupa-me. Cheira a Armagedão :-)

      Eliminar
    2. "mesmo sem Rúben e André em campo"
      Pois isso é que me faz duvidar de Peseiro. Sem esses dois empata quecas, tínhamos a obrigação de jogar futebol.

      Eliminar
  2. Porque é que GR do Tondela não é o fdp do Ventura? dasssssssssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa linha de raciocínio levaria-nos tão longe... mas já agora, vi (já ensonado, é verdade) o resumo desse jogo e não vi nenhum erro crasso de nenhum dos GRs, como tanto se berrou no circo Prolongamento.

      Eliminar
    2. Não me diga!?! Cada bola que ia à baliza do Ventura (por acaso um Tozé da n/ formação) mesmo a saltitar pela relva era golo!

      Eliminar
  3. A Michonne nunca se rende hein? Não estamos propriamente surpreendidos com o Zé, certo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por esta altura não estou propriamente surpreendido com nada. Não tivesse eu receio de ser acusado de culpado e até lhe dizia que entre os bocejos da primeira parte já eu antecipava a derrota ao virar da esquina.

      A Danilonne é um(a) f*ckin badass! Valha-nos isso. Espero que não tenha sido ela a sacrificada (spoiler alert).

      Eliminar
    2. Também eu. Mas lá que fazia sentido (hiper spoiler alert). Por outro lado...não vão matar a única gaja em condições da serie. Descansemos. :)

      Eliminar
    3. Não me parece mal a Maggie, não senhor.

      Eliminar
    4. Dass, mete-te com o chinês, mete. Depois diz que acabas num prato de "família feliz" :))

      Eliminar
  4. Caro LAeB,

    Jogando no Dragão, sabendo que não tem, não tinha, margem de erro se quisesse alcançar o 2ª lugar, único objectivo que era realisticamente ainda possível de alcançar na Liga, e perante o último classificado não conseguir marcar um golo sequer e pior ainda, ser derrotado é...absolutamente inqualificável. Para não ter de me repetir, que até isso seria doloroso e chover no molhado, não me ocorre mais nada para classificar o estado a que chegou o nosso FC Porto. Estou desconsolado com tudo isto e cansado, e já agora, cansado também, pese embora a legítima presunção de inocência, de ver a frequência com que os Dirigentes do nosso Clube andam a contas com questões judiciais. Para um Portista, como eu, que reside numa zona hostil ao FC Porto, ter de lidar no quotidiano com todas estas adversidades, é no mínimo desgastante. Num passado não muito distante, tinha as vitórias do FC Porto como respaldo, agora nem isso.

    Todavia, também não desisto nunca do FC Porto.

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem sei o que sente, pelo menos a tempo parcial.

      Mas a bem da verdade, nada mudou no jogo de ontem nem a derrota me surpreendeu "por aí além". Obviamente contava ganhar e acreditava no segundo lugar, mas analisando friamente, não pode surpreender ninguém. Apesar da analogia cinéfila, neste momento são mesmo um bando de mortos-vivos a nível anímico.

      Um abraço, que pelo menos temo-nos uns aos outros para suportar melhor esta fase. Voltaremos mais fortes, um dia.

      Eliminar
  5. Quando o Herrera consegue perder a bola pela linha final num passe de 3 metros...
    Quando o Maxi centra para o unico jogador do Tondela entre 3 do Porto...
    Quando o Aboubakar faz n remates e nenhum leva a direccao da baliza...
    Quando o Layun nao recua um metro para defender...
    Quando o Danilo so sabe fazer coberturas com os olhos (como no golo)...

    Eu culpo os jogadores por serem cepos
    Eu culpo a direccao por trazer Maregas e Suks quando os rivais vao buscar Jonas e Ruiz
    Mas eu nao culpo o treinador que entrou a meio... Se formos a ver, o Tondela marcou na Luz e Alvalade. E nos tivemos tantas oportunidades como os rivais, a diferenca e que eles (individualmente) acertaram na baliza e nos nao - isso nao e problema de treinador (ao contrario do que o tipico adepto pensa).

    Porra, pa, o Danilo perseguiu a bola A PASSO no lance do golo, sempre entre a bola e a linha lateral (porque proteger a linha lateral e que e importante) e o gajo do Tondela marcou exactamente aonde o Danilo deveria estar - ate o Chidozie que tem muito a aprender, percebeu que tinha que correr e tentar por-se a frente do adversario...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro, ninguém se distinguiu pela exibição certeira. Mas apenas um se distinguiu por ter feito por merecer usar a camisola, mesmo sem ter jogado bem.

      Quando todos os jogadores se apresentam neste estado (havendo cepos, serão uma minoria), a culpa tem que ser do treinador. Porque já os pôs a jogar melhor e com motivação.

      Há muito mais culpas para distribuir, mas Peseiro tem que ficar com as suas. Neste momento, sente-se impotente e nós também o sentimos assim. E isso é falhar, para além de possível redenção.

      Para mim já tem pouco a ver com os golos se que falham e que se sofrem. Neste momento, é uma questão de sobrevivência. Tanto que até o Manuel Serrão já diz coisas sérias e razoavelmente acertadas.

      Eliminar
    2. Claro que defender a linha lateral é importante porque Layun pura e simplesmente não defende (Maxi, exactamente a mesma coisa).
      No Estádio e revendo na noite de insónias, para mim é Chidozie que dá todo o tempo do mundo ao artista do Tondela para armar o remate! Mas a culpa não é do Chidozie, é de quem o coloca a jogar, claro e cristalino como a água.
      Peseiro tem atenuantes até certo ponto, mas 3 meses já são mais que suficientes para trabalhar algo e o que vimos foi a mesma Lopetegada que vimos em ano e meio. Um treinador não consegue ver que Aboubakar faz lembrar um escravo agrilhoado que não se consegue mexer? Em 3 meses não consegue corrigir Layun?

      Eliminar
    3. No fim do dia, a questão é: quanto mais tempo Peseiro tem para treinar, pior a coisa fica. Get it?

      Eliminar
    4. Por muito que me custe, é verdade. Não deveria ser. Mas é.
      Porquê? Como o Silva defende, Lopetegui consolidou um modelo. Posse a qualquer custo e atacar pela faixa central, nem pensar. Rematavamos à baliza adversária aí pelos 67 minutos, criando por jogo 2-3 oportunidades.
      Se a posse pela posse estava consolidada, com um treinadorzinho que alterasse um pouco a complicadíssima equação e passasse a jogar em todas as zonas do relvado, as coisas talvez se tornassem mais simples. Mas não. Continua a saga de, passem a bola ao Brahimi e ele que invente. Claro que depois dizemos que o argelino se agarra muito à bola e que qualquer badameco de petit treinador, lhe basta colocar dois mecos de volta do magrebino e acabou-se o jogo do Porto. Baralha-se e fica tudo na mesma. Lento, devagar e devagarinho.

      Eliminar
    5. Arre porra (estou melindrado!!!)
      Entao mas alguem viu o jogo? E estou a falar do jogo a serio, antes do golo, porque depois o pouco de confianca que os jogadores tem, foi-se completamente... Nos criamos uma serie de oportunidades, pelo centro, esquerda e direita - tudo completamente desperdicado por erros individuais dos jogadores. Culpa do Peseiro?

      Nos ultimos 15 dias o Peseiro tinha prai 5 jogadores para treinar, enquanto que os outros se esqueciam do pouco que ele teve oportunidade de treinar ate agora... E fala-se em "quanto mais tempo Peseiro tem para treinar"?

      O remate para golo sai de fora da area, com mais um ou dois tondelenses na area - e o Chidozie e que tem culpa? Ele nao fez mais do que tentar remendar o buraco (usual) que o Danilo deixa na sua area de accao. Alias este nao e o primeiro nem segundo golo que sofremos desta maneira por causa da falta de posicionamento do Danilo...

      Eliminar
    6. Então grande problema do F. C. do Porto, é o Danilo? Ok
      Acabo de ver um jogo em que o Eliseu, e o Almeida, até parecem jogadores. Não têm nada de especial, mas há organização, uma ideia de jogo, ocupação de espaços e até criam oportunidades de golo. Com profissionais esforçados, solidários os papões afinal só são papões no papel.
      Nós, com muito melhor matéria prima e com vantagem de 2 golos, levamos meia dúzia. Meia dúzia!!!
      E querem-me fazer crer que um treinador não tem qualquer influência no rendimento duma equipa e que é necessário muito tempo para os atletas absorverem as ideias do técnico?

      Eliminar
    7. Pancas, concebo que num sistema bem articulado, deveria ser o médio defensivo a chegar ao jogador do Tondela quando domina a bola.
      No entanto, reveja o tempo que o jogador tem para dominar, decidir se passa ou remata, mais o tempo para armar o remate e o defesa que está a 3 metros não se move para atacar a bola!

      Eliminar
    8. Pancas,
      É uma mera constatação. A equipa não tem melhorado, tem piorado. Substancialmente. Culpa do líder, naturalmente. Do Pancas é que não é. Nem minha. Nem de Lopetegui!

      Eliminar
    9. Silva - voce acha uma constatacao que a equipa tem piorado - eu nao. O que piorou foi a quqalidade disponivel, porque antes havia Tello, Imbula, Evandro e Bueno e agora ha Marega e Suk. Tambem aceito que tem piorado em termos de concretizacao, porque agora criamos 3x mais oportunidades e marcamos menos (mas la esta - isso nao e responsabilidade do treinador, mas sim dos jogadores). Finalmente, aceito que em termos defensivos estamos pior (e isso tem a ver com o treinador), mas nao ha outra maneira de aumentar o foco ofensivo e querer que a defesa tambem seja melhor (lembrar que a defesa de Lopetegui nao era nada de jeito, o que lhe valia era que ficavam sempre muitos jogadores atras da bola e nao arriscavam - o que nos valeu uma serie de empates)
      Ora, eu claramente prefiro ter uma equipa que ataca mais e melhor - mas temos de ter jogadores que nao acertem so no guarda-redes adversario ou na bancada!!!

      Anonimo, Se o Danilo tivesse tropecado ou se tivesse estado envolvido numa grande jogada atacante e nao tivesse capacidade de recuperar, eu percebia perfeitamente. Mas o facto e que ele so nao estava na sua posicao porque nunca correu - foi sempre a andar calmamente atras da bola.
      Mas eu nunca disse que o Danilo era o grande problema do Porto. Eu apenas estou a rebater uma ideia que se ve muito por ai de que e tudo culpa do Peseiro e que o Danilo e um excelente jogador que esta a ser prejudicado pelo treinador!!!

      Eliminar
    10. Silva, tenho que discordar parcialmente: também é culpa do Lopetegui, pela herança contagiosa e daninha que deixou (sendo justo, foi forçado a).

      Eliminar
    11. A todos: continuam a falar de formas de jogar, sistemas, tácticas e afins, comparando uns com os outros, mas... a diferença está na fruta. No coco, mais precisamente. Que já funcionava mal mas agora parece nem funcionar de todo. Avariaram. E essa questão tem que ser imputada a Peseira, nem que seja pela incapacidade de a contrariar.

      Eliminar
    12. Coitada da mulher do homem, que não tem culpa nenhuma. Peseiro, obviamente. Ou seria a filha? :-)

      Eliminar
    13. No meio disto tudo, deixe-me dizer uma coisa - Eu nao acho que o Peseiro seja 100% inocente do que se tem passado. Ha jogadores que ja deveriam ter aprendido mais, ha escolhas para o 11 que nao lembram ao diabo e a questao psicologica tem muita forca e muita culpa do treinador. Mas acho que os resultados estao a enviesar as analises de performance do treinador e da equipa.

      Senao, revisitemos o jogo da primeira mao contra o Tondela e comparemos com este:

      Marcamos 1 golo (jogada individual do Brahimi) vs 0 desta vez
      Iker defendeu um penalti vs Iker nao defendeu um remate de fora da area
      Porto com algumas oportunidades vs Porto com muitas oportunidades
      JL usa 3 centrais vs Peseiro usa 1 + 1 da B
      JL trabalha com os jogadores ha 15 meses, incluindo pre-epocas vs Peseiro trabalha ha 3 meses

      Portanto a diferenca entre os dois resultados espelha-se na defesa de um penalti e no superior indice de concretizacao. O que tem o treinador a ver com estes factores?


      Eliminar
    14. Pancas, essa do Danilo estar a ser prejudicado pelo treinador, nunca tinha lido nem ouvido. Pelo contrário, entendo que, quanto pior se joga, mais Danilo sobressai da mediocridade.
      Subscrevo a sua análise dos dois jogos com o Tondela com diferentes treinadores e dos detalhes que enviesam a opinião dos portistas.
      Defendi que em Janeiro, Peseiro era o melhor disponível. A decepção é mesmo na escolha de alguns jogadores para o 11 e de psicológicamente não se notar qualquer evolução em relação a Lopetegui.

      Eliminar
    15. Ah, não. Essa análise do resultados dos jogos com o Tondela é leria, Pancas. É que assim vamos ter que fazer o mesmo a todos os jogos. A começar pelas vitórias em Lisboa.
      Aceito que goste mais do modelo de Peseiro. Eu confesso que nem tenho a certeza que ele tenha um modelo, mas ok. Eu preferia o outro. E objetivamente, este Tondela foi pior que o Rio Ave. E Rio Ave foi o fim de linha para JL.
      Lápis, o basco não pediu para deixar herança. Parece que estava disposto a lidar com ela. Acho que não ia correr bem...
      Quanto a janeiro, mas afinal não era o extremo que ganhava dinheiro e não servia para o distrital, mais o Ferrari que não valia o ar que respirava?

      Eliminar
  6. Sobre o Sporting ir regressar à sua deprimente normalidade como referiu no post anterior, vale tanto como se poder dizer que o Porto pós Pinto da Costa vai voltar a ser o que era nos nos anos 60 e 70. Vale o que vale.
    Eu defendo que ambos os clubes têm algo para os poder sempre catapultar para épocas gloriosas: uma massa associativa muito grande por trás, sócios, adeptos.
    Não é como o Braga, que facilmente daqui a uns anos pode voltar a estar mais próximo de Marítimo, Guimarães, etc. Não tem adeptos em número suficiente para fazer crescer o clube.
    Concordo com a análisedeste Porto, tudo a leva a crer que o Porto perderá mais pontos até ao final, de preferência que perca 3 quando receber o Sporting (tenho receio que o Porto se vai "esfarrapar" todo nesse dia, por questão de orgulho) e que o título está fora de questão. Ao contrário da sua previsão, tudo leva a crer que não será o Sporting, mas o Porto a ficar em 3º.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, vale o que vale. E como de facto não ando a acertar nos prognósticos, quem sabe se o Sporting não surpreende e... se extingue de vez :-).

      Faz sentido a sua análise ao porquê da sobrevivência a LP, mas registo com irónica satisfação a sua preocupação com o Sporting... de Braga, que anda a ameaçar ser o terceiro clube em Portugal (em termos de sucesso desportivo no futebol sénior).

      Apenas um rectificação: o Porto não se esfarrapa contra o Sporting, simplesmente joga para ganhar, como contra qualquer outro adversário excepto o Benfica, onde é mesmo para humilhar. Pelo menos na cabeça dos portistas. Depois em campo, já não posso garantir nada.

      Seguindo a minha descrença quanto ao segundo lugar, desde já faço votos para que consigam ser campeões. Mas contem com a derrota no Dragão.

      Eliminar
  7. Portugal passou por uma "quarentena" de ditadura fascista, masoquista, analfabeta e simplória, até que alguns militares se lembraram que não valia a pena morrer em África, por territórios que jamais continuariam nosso dada a evolução politica desse continente.
    E assim de pé para a mão o povo português passou a viver em democracia. A imensa maioria não se adaptou e culpou tudo e todos pelas liberdades conquistadas. Eram os retornados, era a droga, era o rock 'n' roll, era tudo e mais alguma coisa que vinha apoquentar o estado de espirito sossegado de quem fazia contas com lápis na orelha e limpava o cagueiro em folhas de jornal!
    o FC PORTO, salvaguardando os devidos exageros das comparações, assemelha-se a isso. Vivemos tempos gloriosos, mas sem jamais por em causa o lider, a sua maneira de governar, e, ainda por cima gozando com os nossos rivais.
    Contudo deu-se um golpe de estado, não no nosso clube, mas nos rivais!
    O nosso sossego terminou. E em vez de partirmos para cima deles, ficamos todos a carpir choradeiras que fazem as delicias de quem foi outrora gozado.
    Ah! E já agora, que o campeão seja o Sporting! E que os vermelhos sejam campeões... da Taça da liga!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Basicamente, somos ainda um povo profundamente ignorante (aliás, só assim se explica os "6 milhões" que agora dizem eles afinal são quatorze). Com internet, smartphones e rotundas, mas profundamente ignorantes. Mas em pior estado, por se ter ainda menos consciência dessa ignorância do que no antigamente do Sr. Oliveira.

      Mas confesso que não vejo o paralelismo como o nosso Porto.
      Mesmo sem ter a cura, o diagnóstico está completo. É preciso uma nova forma de actuar, a muitos níveis, incluindo "partirmos para cima deles". Que (digo eu) dificilmente poderá chegar com os velhos protagonistas, sejam eles "governo" ou "oposição".

      Os rivais deram um passo em frente e, para variar, estavam de costas para o abismo. Estão melhores do que estavam, em particular os vermelhos. Nós continuamos a correr na direcção do precipício. Com as forças de (des)bloqueio de sempre a "ajudar", empurrando todos para a (sua respectiva) frente.

      Eliminar
    2. Felisberto, não houve revolução nenhuma nos nossos rivais. Adaptaram-se à modernidade. Começaram por dar a palmada a pneus, passaram para os camiões, daí para o tijolo e para o cimento foi um ápice, terrenos áreas protegidas, escritórios de advogados, tu cá tu lá com autarcas e manda-chuvas, Guiné, Angola, escalas em Valência e no Mónaco e pimba...Panamá, olimpo dos deuses.
      O nosso não sabe o que são redes sociais. O unico artefacto que o liga aos novos tempos é o telemóvel e só para para perguntar, se o gajo não é coxo, chuta bem, se corre. Nos últimos tempos até teve que aprender portunhol, porque não haviam chamadas em português.
      Resultado, ficamos para trás por PC não ter aulas de TIC. É a conclusão que se chega.

      Eliminar
  8. É curioso, que esta SAD que dizem decrépita e comissionista foi a mesma que contratou:
    Danilo, Casemiro, Pepe, Vieirinha,Fernando, Otamendi, Mangala, Thiago Silva, alguns aproveitados ou não por treinadores que por cá passaram.
    Todos estes nomes jogaram ontem a Liga dos Campeões ao serviço dos mais variados clubes.
    Os zelotas dizem que só foram contratados pelas comissões.
    Estes clubes que andam na CL devem ser muito parvos para jogarem com os "flops" que a nossa comissionista SAD lhes impingiu.

    ResponderEliminar

Diga tudo o que lhe apetecer, mas com elevação e respeito pelas opiniões de todos.