Five-a-nil (Smith's way) e o Homus Bipolaris

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Five-a-nil (Smith's way) e o Homus Bipolaris


Resultado perfeito no Dragão. Como se não bastasse apresentarem-se com as segundas linhas, os amigos do Leicester City FC resolveram também jogar de vermelho? É no que dá. Cincazero up theirs.


Até os comemos, caraaaago!


E fico a pensar por que raio não vencemos o grupo. A resposta chega rápida e determinada: porque jogámos pouco, muito pouco até. O acento no "a" é decisivo aqui - e espero que esteja bem aplicado. De facto, nos cinco jogos anteriores desta fase de grupos mostrámos muito pouco (outra vez o acento, repararam?), sobretudo tendo em conta a pouca-valia dos adversários. 

Sim, o Leicester é o campeão inglês e com todo o mérito, tem um orçamento várias vezes superior ao nosso e essa coisa toda: mas a realidade é que esta época são uma sombra do que foram naquela que os coroou como campeões. Aliás, todos nós ficámos com um amargo de boca no jogo de ida, não é verdade? Estavam perfeitamente ao nosso alcance... jogássemos nós o que seria expectável.

Esta conversa toda para chegar ao ponto que já lancei ao comentar no Porto Universal: vive-se uma espécie de esquizofrenia Portista pela bluegosfera adentro (ou será afora?),  dada a incoerência e inconstância de posições e crenças em função de um resultado (neste caso, dois). Ou talvez seja um transtorno bipolar draconiano, não sei. 

O que sei (ou acho que sei) é que termos ganho estes dois jogos não significa termos resolvidos todos os problemas com um passe de mágica - quem me dera. Esses são estruturais e mais profundos. Nem mesmo quanto ao problema conjuntural (leia-se treinador) há qualquer garantia de que se tenha esfumado no bafo do Dragão. 


Sai golaço em dois, um...


As contas são simples de fazer: cumprimos o objectivo na Champions, falhámos na Taça, estamos em situação delicada na Liga e começamos mal a outra taça - tudo isto sob o signo de um futebol incoerente, ultra-ineficaz e não raras vezes mal jogado. Exceptuando estes dois últimos jogos. Que, vá lá, são isso mesmo - os últimos. Mas nada que a bola dentro da baliza não consiga reescrever a tinta invisível, não é verdade, meus caros bipolares?

Mas sei também que estas duas vitórias nos trouxeram um ingrediente fundamental sobre o qual se alicerça um crescimento colectivo e individual saudável e sustentado: a confiança. Por isso, espero que não se atrevam a deitá-la fora, no mínimo até que as doze passas estejam devidamente deglutidas e desejadas.

Quanto ao jogo, foi bom e bonito de ser ver. Tudo pareceu fácil, simples, divinal. Os golos sucederam-se a bom ritmo e foram para todos os gostos e feitios. Grandes golos, alguns deles. Todo o ataque marcou. E continuámos com a baliza fechada a sete chaves. Um sonho de partida. 

Claro que o adversário deu o mote, mas soubemos aproveitar. Parecendo que não, é meritório. Objectivo cumprido, portanto. Segunda-feira, que venha quem vier! (menos o Barça, Dortmund, Arsenal, Atlético e Juventus...)


A meio da triunfal caminhada para a "little hand"



Notas DPcA 

Dia de jogo: 7/12/2016, 19h45, Estádio do Dragão, FC Porto - Leicester City FC (5-0). 


Casillas (7): Um mero espectador na primeira parte, um par de boas intervenções na segunda.

Maxi (8): Outra grande partida, de princípio a fim. Sempre muito (e bem) envolvido no ataque e atento e astuto a defender. E uma boa assistência para um golo de classe. Está em clara subida, que seja para manter.

Alex Telles (8): Em boa hora recuperou a titularidade, porque voltou a ser dos mais importantes na manobre ofensiva. Bela assistência para o melhor golo da noite.

Felipe (7): Outro bom jogo, quase sempre atento e implacável. Calma com a dureza fora de tempo e lugar...

Marcano (7): Outra boa exibição, ao nível do seu companheiro de sector.

< 76' Danilo (7): Oposição de menor qualidade face ao jogo anterior, mas a resposta foi a mesma. Sempre ligado ao jogo, sempre presente. E, aparentemente, também indestrutível (e não é que não tenham tentado - saiu por precaução, suponho). Like.

Óliver (7): Primeira parte de grande nível, naquele seu trabalho duplo habitual de defesa-e-ataque. Quebrou um pouco na segunda mas acabou o jogo (coisa rara) tranquilamente.

Brahimi (8): Regresso de sonho à titularidade, coroado com um golo à Madjcão (meio Madjer, meio Falcao). Nem tudo lhe saiu bem, mas tal nunca será expectável, tendo em conta a quantidade de vezes que arrisca para fazer o "impossível". Que se aguente assim, humilde e inspirado, até que a CAN o leve.

< 76' Corona (9): Está num grande momento de forma, facilmente comprovado pela desfaçatez com que arrisca a finta mais improvável e humilhante para o adversário que se atreve a marcá-lo. Com espaço e inspirado, é um jogador terrível. Golaço e assistência para o primeiro. Hesitei por ele na atribuição do MeC, mas a produtividade de AS acabou por levar a melhor.


O sorriso, que bem que te fica...
 

Melhor em Campo André Silva (9): Está quebrado o mini-enguiço e logo com golpe duplo (e assistência). A resposta ideal a Rui Pedro, o herói do jogo anterior. Como que a colocar cada um no seu sítio. Jogo típico de grande avançado, contribuindo decisivamente para o resultado final. Pimba!

< 75' Diogo Jota (8): Bem melhor do que nos últimos jogos, sobretudo ao nível da confiança e da eficácia das suas acções. Durou até final e acabou presenteado com o último golo da noite (e nós também). Mais um passo no seu desenvolvimento.

> 76' Rúben Neves (6): Não entrou da melhor forma, com um e outro passe mal medido, sem que nada o pressionasse desta vez. Recuperou e entrou no (bom) ritmo da equipa, sem nunca se destacar.

> 76' Herrera (6): Pois, sim, e coisa e tal. Dia de festa, só contei três passes menos bem medidos, não provocou a recuperação do Leicester, seis como os outros... (só por ser dia de festa).

> 78' Rui Pedro (6): Um e outro pormenor, sem nada a relevar que não seja a sua estreia na competição aos dezoito aninhos. E a nota segue nesse preceito.

Nuno Espírito Santo (8): Cinco-a-zero ao campeão inglês. Futebol solto, atraente e golos espectaculares. Uau, este mister é um... mister! Bem, pelo menos ontem foi. Porque nada mais se poderia pedir à sua equipa. Ganhou por muitos e com estilo. Convém não desvalorizar o facto de que estávamos com o apuramento em risco, havia (uma grande) pressão com a qual havia que saber lidar. Evidentemente que Leicesters destes há poucos, provavelmente mais nenhum até final da época. Equipa sem rotinas, sem confiança, sem motivação... mas... nada a ver com Nuno, que o seu trabalho o fez impecavelmente. O "nove" fugiu-lhe pela incompreensível demora nas substituições.


Nada a declarar sobre os demais intervenientes no jogo.


Para a posteridade, o registo de um resultado histórico


Agora interessa-me mesmo (mas mesmo, mesmo... mesmo!) ir à Feira ganhar. Esse feito sim, é que será por mim trovado, sem ponta de escárnio ou mal-dizer. O de ontem foi notável, chorudo e ficará sempre muito bem nos livros de história (e da contabilidade da SAD) - mas já passou. O que eu quero mesmo é engolir este meu post no final da época - e prometo comê-lo até ao último bit... no que ao treinador diz respeito.


P.S. - caso alguém tenha perdido tempo a meditar sobre quem é esse tal de Smith, que siga por aqui...



Lápis Azul e Branco,

Do Porto com Amor




19 comentários:

  1. Algo que a mim me deixou satisfeito foi ver as nossas gentes (a maioria vá) a não embandeirar em arco. Este jogo na Feira adivinha-se difícil porque já sabemos como são os adversários contra o FC Porto. É ganhar ou ganhar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será mesmo a maioria? Tomara que sim.

      Todos à Feira (treinador e jogadores inclusive)!

      Eliminar
  2. Sem as lesões de Otavio e Layun seria a mesma coisa?

    Lápis corajoso, mas isso já se sabia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério que não sei se está a ser sarcástico... tem que detalhar um pouco mais.

      A mesma coisa nunca seria, fica por saber se não seriam titulares em vez dos que jogaram e as implicações que teria. Mas sim, são dois dos jogadores em pior forma" dos que jogam regularmente.

      Eliminar
    2. Não estou a ser sarcástico, estou apenas a levantar uma dúvida, que subentendo pela crónica que escreveu, também equacionou.
      Se Otavio e Layun estivessem operacionais, NES tê-los-ia colocado a titulares? Brahimi e Corona chegariam a ir a jogo?
      Não sou dos dá já Depoitre como um barrete, nem faz de Rui Pedro uma supervedeta, embora a finalização com o Braga e aquela contemporização e depois o toque que isola, salvo erro o Maxi, não seja para qualquer meco. Como também não acho que o plantel tenha sido assim tão mal formado.Os jogadores colocados à disposição do técnico, mostraram que podem ser criativos, intensos, ter segurança no passe e que podem tomar boas decisões.
      Falta saber se o técnico tem esta pretensão e para isso precisamos de consistência;modelo de jogo, de futebol e resultados.
      Sobre a crónica do jogo, vi exactamente o que o Lápis viu.
      Nos melhores em campo, dando de barato que o puto tem uns "tomates" do caraças e energia duracel, Brahimi encheu-me uma vez mais as medidas, allez, pelo golo à Madger), mas em minha opinião, os melhores foram mesmo Corona e Maxi e...pois claro, ajudei como pude no...Pinto da Costa...:))))

      Eliminar
  3. Vá, vou responder aqui à tua resposta :) E ao post, se me permites.

    Embandeirar em arco, como com o Rui Pedro na semana passada? Passa. Embandeirar em arco é só o balão esvaziar quando a normalidade bater à porta.

    Tipo com a nomeação do senhor Luís "trigger happy" Ferreira para a Feira. E o anti-jogo, cuja alteração sabemos que não é para nós.

    Mas fica a dúvida: não jogamos mais porque não sabemos ou porque não nos deixam? É que, se juntasses os pontos de metade dos penaltis que nos gamaram, estaríamos muito mais à frente.

    E sim, claro, o facto da bola entrar muda a percepção das coisas, mas não é esse o propósito do futebol? Quantos jogos não ganharam AVB, VP ou Mourinho por 1-0 à rasquinha?

    Pôr uma fase negra atrás das costas e ganhar confiança é uma escolha. Entre o optimismo e o pessimismo. Prefiro a primeira à segunda. Digamos que pagar o happy meal ao Silva me deixou Happy.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas a grande questão, meu caro, é saber se a fase negra está mesmo ultrapassada. Com apenas 2 bons jogos e resultados, digo que não. Se ganharmos os próximos 3, começo a pensar que talvez.

      O que me faz confusão são os picos de optimismo e pessimismo, assim tão seguidos e sem justificação aparente. E não confundir com a alegria de ganhar, que essa está sempre justificada por natureza.

      Abraço

      Eliminar
  4. Bahahahahah, Smith. Só percebi no link mesmo. Ca burro, credo.

    ResponderEliminar
  5. Não sabia que Silva em inglês é Smith!!!
    Como também não sabia que Felisberto em spiquingles é Happybert...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E que grandes momentos passei ao som d'Os Silvas... "Namorada em coma, eu sei, sei, é séeeerioooo..." :-)

      Eliminar
  6. Caro Fernando Pinto, que tudo se resolva a contento e com brevidade!

    Aqui fica o seu comentário, para a posteridade:

    "Que o nosso FC Porto tenha encontrado em definitivo a estabilidade exibicional com resultados a condizer, para bem do nosso Clube e nossa alegria. Um abraço e... FC PORTO SEMPRE"

    Sempre. Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Não se admire com a bipolaridade e cambalhotas. Profissionais do sector já haviam garantido que por cá, era no sentido inverso, para a demolição do clube.


    "que existem nesses e noutros blogues, como o nosso, vários assalariados indirectos do Carvalho a comentar) e que 90% estão a fazer aquilo que já se previa depois do escândalo de Varsóvia: culpar Jesus e desculpar Bruno Carvalho."
    "Sim, sem dúvida... o 1º afazer isso foi o SLV. Ee depois no SCP começaram também a ter profissionais a comentar nos Sites e Blogues. É verdade. E o FCP mais uma vez ficou de fora dessas modernices. o FCP nem tem profissionais Bloggers nem tem Paineleiros nomeados, indicados pelas SADs. No FCP não souberam acompanhar os tempos. Só mais tarde aparecerem com a newsletter do dragões diários."

    ResponderEliminar
  8. Quer os profissionais, quer os assalariados estão bem instalados. Não é surpresa nenhuma.

    ResponderEliminar

Diga tudo o que lhe apetecer, mas com elevação e respeito pelas opiniões de todos.