União da Treta

quarta-feira, 17 de maio de 2017

União da Treta


Metade premonição, metade observação racional, há quase seis meses escrevi o post "Os Pais do Tetra", de que muitos estarão ainda bem lembrados. 

Na altura, tinha a pouco secreta esperança de estar enganado. Acreditava (sim, era já uma questão de fé) que a equipa liderada por NES, O Idiota, seria ainda capaz de reverter a situação e acabar a época como campeã.

Infelizmente, assim não foi. Não tenho nenhum orgulho em ter "acertado".

Todos sabemos das circunstâncias que nos impediram de chegar ao título. Não fomos suficientemente competentes para sobreviver às imensas armadilhas desta liga salazarenta.

Tudo devidamente previsto e resumido no citado post.
 



Se até eu consegui antecipar esta hecatombe a meio campeonato de distância, é porque algo está estruturalmente errado no Porto. Os sinais são muitos e foram sendo dados desde o (pré-)início da temporada, vários transportados já de épocas anteriores.

A Pinto da Costa e à sua direcção, aponto duas ordens de responsabilidades directas neste percurso agoniante de quatro épocas sem vencer o campeonato.

A nível interno, má gestão em quase todos os domínios. Cinco treinadores falhados (em minha modesta opinião, apenas com Paulo Fonseca não seria previsível tal desfecho), plantéis entre o fraco e o desequilibrado e, paralelamente, um agravamento muito preocupante da situação económico-financeira da SAD. 

Normalmente, estas coisas andam relacionados. Más contratações, más exibições, menor valorização dos jogadores, piores resultados desportivos e financeiros. Um ciclo vicioso no qual parecemos estar perdidos. 

A nível externo, o incompreensível alheamento dos "corredores do poder", como se o jogo se decidisse meramente pelo desempenho de treinadores e jogadores. Vindo de quem tanto lutou e triunfou neste capítulo, chega a ser penoso de assistir ao que se chegou. 

É hoje fácil de observar - e meticulosamente exposto pelo próprio Clube, desde há alguns meses - que o caloteiro Vieira foi paulatinamente urdindo a sua teia de influências, chegando ao impensável ponto onde nos encontramos, em que controla, directa ou indirectamente, todos os órgãos de decisão do futebol nacional (tal como tinha feito anteriormente no basquet e no hóquei e que tenta agora reproduzir no andebol), bem como o panorama mediático, de lés a lés. Salva-se, claro, o Porto Canal e pouco mais, dos meios com alguma expressão.

Eu não consigo dizer que um tipo de falhas são piores do que as outras. Ambas são graves e lesivas dos nossos interesses. 

Em todo o caso, sempre me parece factual que, pese o desacerto nas contratações, estivesse a segunda parte salvaguardada e teríamos ganho pelo menos dois destes quatro campeonatos: este e o primeiro do lorpa basco. Apesar dos treinadores. 

E esse é o meu ponto de reflexão neste post.

Assistimos no jogo passado a um episódio lamentável entre o Colectivo e a direcção, razoavelmente explicado por Francisco Marques ontem no Universo Porto, mas ainda assim completamente desnecessário e evitável.

Como o próprio Francisco bem referiu, é perfeitamente natural que haja um crescente descontentamento e até revolta entre as hostes Portistas. Eu, pelo menos, sinto-me descontente e revoltado com o que nos fizeram esta época e disso culpo, pela inércia acumulada, esta direcção. 

De que adianta vir, final de época atrás de final de época, falar em bater em fundos, vergonhas e emendar a mão se depois se constata que os erros se repetem? Já chegámos ao estado leonino do "P'ro ano é que é?". Deus nos acuda.




O plantel deste ano tinha valia mais do que suficiente para ser campeão, pese algumas insuficiências e erros de casting. Teria sido, não fosse pelos imensos prejuízos arbitrais acumulados e pela inépcia do ainda treinador. Mais, teria sido mesmo com a inépcia do treinador, houvesse equilíbrio nos erros dos senhores do apito.

Não houve. Como não tem havido, apesar de nesta temporada se ter atingido um pico de sem-vergonhice como nunca antes. 

Então a minha pergunta é simples:

O que raio anda Pinto da Costa e a sua direcção a fazer durante os 365 dias que tem o ano? Não sabiam já que esta teia estava a ser tecida há vários anos? Claro que sabiam

Então porque não são capazes de acabar com esta podridão? Porque se contentam com arbitragens vergonhosas? Porque se calam? Porque não fazem NADA que produza resultados visíveis nesse sentido?

Se estão cansados, desgastados, desmotivados, condicionados ou outra coisa qualquer, só têm uma opção digna: anunciar a saída e suscitar o aparecimento de novos candidatos. Até os seus, que andam a cozinhar. Cumpridos os requisitos estatutários, todos têm esse direito.

É que ter um programa semanal no nosso canal não resolve nada. É bom que exista, ajudará a trazer os assuntos à tona mediática, mas desengane-se quem pensar que tem grande repercussão para lá de algumas citações no dia seguinte. A Justiça ignora, quem governa não reage, logo tudo se mantém na mesma. 

Estas questões, meus caros Portistas, merecem reflexão. Aliás, merecem resposta.

Querem-nos unidos em torno desta liderança? Façam por merecê-lo. O passado está no museu e não garante o futuro. Pessoalmente e após o que assisti este ano, anseio ainda mais por um projecto alternativo, que congregue competência e coragem.

Que não existe. E se existir, algures num buraco bem escondido da luz do dia, não há-de aparecer em breve. 

Temos ainda três anos de mandato pela frente. Penta, Hexa e Hepta. Vamos ficar assim bem juntinhos, unidinhos, a vê-los lá chegar? EM NOME DE QUÊ OU DE QUEM?

Não contem comigo. Querem o meu apoio? Sejam dignos dele. Só o Francisco não chega - ou então, Francisco a presidente já e andor aos que lá andam.



Do Porto com Amor,

Lápis Azul e Branco



P.S. - o primeiro sinal por que espero é o anúncio muito em breve da dispensa deste treinador, acompanhada da apresentação do próximo, alguém que seja (também ele) digno de treinar o Melhor Clube do Mundo.




20 comentários:

  1. O lorpa basco é aquele que nos levou longe na champions espetou 3-1 a uma das melhores equipa da historia, que fez uma enormidade de pontos e so nao foi campeao por culpa de varios roubos durante a epoca, e que defendeu o clube a cada conferencia de imprensa substituindo a comunicaçao do clube a direçao e o presidente??? Que venha um lorpa desses...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sim, Bruno, ele mesmo :-)

      Fez um bom resumo dos pontos positivos do seu consulado. Quer um resumo dos negativos? Aqui pf: Señor Lopetegui, un momentito porfa

      Vai ver que, tudo pesado... não, não venha mais nenhum lorpa desses. Em minha opinião, obviamente - discordando, respeito a sua.

      Abraço Portista

      Eliminar
    2. Tive o cuidado de ler esse post e se tivesse de resumir as criticas que fez nesse post em palavras soltas quais seriam? E parece que se enganou na alinea a) desse seu post, é que ele treina justamente a seleçao do seu país e parece que estao todos muito mas mesmo muito contentes. Eu tambem respeito a sua opiniao, discordando.
      Abraço portista

      Eliminar
    3. Vai-se a ver e tem perfil de seleccionador. Mas eu não apostava nisso, nem agora.

      Em palavras soltas? Casmurro, autoritarista e um futebol de mierda.

      Mas repare que nos afastamos do essencial. Este já é passado sem direito a museu.

      Eliminar
    4. O paulo fonseca talvez tenha perfil so para treinador do shaktar, o lopetegui para selecionador e tantos outros mais que tem perfil para muitas coisas menos treinar o FCPorto, eu começo a achar é que os adeptos e a direçao tem perfil para outros clubes e nao para o FCPorto e se pensarmos nisso talvez nao estejamos longe do "essencial" . Nao encontro relaçao entre as criticas que fez a lopetegui com a realidade que aconteceu. Isso de futebol de merda é bem subjectivo.

      Eliminar
    5. Sou capaz de reconhecer que há de facto um padrão, que tanto pode ser más escolhas de treinador como um problema endémico do clube. Em todo o caso, não me parece que a responsabilidade esteja nos adeptos. Sobra a direcção.

      Eliminar
    6. O Lápis Azul e Branco, responde às questões que o Lápis coloca.

      "É que ter um programa semanal no nosso canal não resolve nada. É bom que exista, ajudará a trazer os assuntos à tona mediática, mas desengane-se quem pensar que tem grande repercussão para lá de algumas citações no dia seguinte. A Justiça ignora, quem governa não reage, logo tudo se mantém na mesma. "

      Vejamos, Lopetegui era mui bom. Oliver, André André, Otávio, Ruben Neves, André Silva, Silva, são óptimos na perspectiva dos adeptos. Logo, é inércia do Presidente não fazer as coisa mais simples que são:
      Comprar a APAF, Conselho de Justiça, Federação, Ministério da Administração Interna, Correio da Manhã,A Bola, Record, SIC, TVI, RTP1, 2 e 3, Sport TV, Carlos Janela, Rui Gomes da Silva, Guerra, Deputedos da Assembleia da República, Juízes, Agentes da Judiciária, Carlos Daniel, quiça o Malato e alguns jogadores das equipas adversárias que marquem uns golos na própria baliza.
      Tudo muito simples para equilibrar a inclinação. Não se compreende mesmo o que faz o Presidente nos 365 dias do ano, se não é capaz de fazer isto.
      Se os jogadores não jogam ponta, por um problema endémico, aí a sua resolução é mais com o irmão do Presidente, julgo eu.

      Eliminar
    7. Bayern München 6-1 FC Porto :: Liga dos Campeões 2014/2015 ...

      Eliminar
    8. O futebol miserável de Lopetegui, não era defeito do lorpa. Não. Era imposição da administração.

      Eliminar
    9. Caro anonimo, voce deve ser daqueles que berra conforme a direçao do vento, é um daqueles que merece o clube tal como ele está e que contribui para que ele esteja assim mesmo. Esse 6-1 foi num jogo que nao havia laterais, na casa de uma das melhores equipas da historia e onde muitas equipas levaram 6 nessa epoca. Deve perceber tanto de futebol como eu de curling

      Eliminar
    10. Cartão amarelo: caros, mantenham a discussão ao nível das ideias e longe da aura pessoal.

      (Kosta, respostas que sejam publicáveis ...)

      Eliminar
    11. Esclareºa-me caro Lápis. O curling é aquele desporto em que os homens passam o corredor a pano, não é?

      Eliminar
  2. Olá amigo e amigos Portistas.

    concordo com este post e lamento também ter tido essa premonição de qual também não me orgulho. Gostava mais de ter estado enganado.

    agora penso que quando NES entrou no FcPorto os Papoilas garantiram logo o TETRA da treta ou tinham tudo controlado como se pode ver. Jorginho Mendes quase que aposto que controlava tudo e amizade dele ao líder das papoilas nunca iria permitir que o FcPorto lhes roubasse o Tetra. Se fosse preciso apelaria ao NES. Será que nunca o fez? é que a defesa dos cartilheiros ao NES não me parece por acaso.

    se isso que disse atrás for mesmo verdade, então Pinto da Costa foi mais uma vez comido de cebolada ao contratar NES.

    desde que sou vivo nunca tive tantos anos sem vencer um campeonato. Estou triste!!!

    Saudações Portistas

    11DruL0Vic

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Drulo

      Não sou capaz de ir tão longe, aliás julgo que Mendes nem queria que NES viesse para cá (que pena não lhe ter dado ouvidos). E também não acredito que alguma vez tivesse falhado de propósito, isso é impensável. Bastou-lhe a incompetência, que é o motivo porque todos os candeeiros o elogiam.

      Tristes estamos todos (NES e presidente incluidos), a questão é o que fazer a seguir para evitar tristezas futuras.

      Abraço

      Eliminar
    2. Olá lápis.

      Um dia vamos saber a verdade toda todinha.

      Enquanto isso vemos já a propaganda vermelha a falar de Penta e Hexa, já tentando manipular o povo do quanto isso é importante. São uns verdadeiros artistas da treta.

      Abraço

      Eliminar
    3. Não creio que seja preciso manipular ninguém, é o passo lógico. Tal como foi para nós. Muito preocupante.

      Eliminar
  3. Caro Lápis, encontra-se sentado? É que a espera pelo anúncio da dispensa do Herlander parece ser longaaaaa. Infelizmente.
    Abraço azul e branco.

    ResponderEliminar
  4. Se este NEScio tiver vergonha na cara,depois de ter mostrado toda a sua incompetência e nos ter insultado dando os parabéns a quem nos roubou,demite-se na segunda-feira. Se o não fizer os também incompetentes,acomodados, bem remunerados e inertes da Sad com o "tudo nos deu e tudo nos tirou " à frente, devem indicar-lhe a porta da rua.
    Chegamos a um ponto em que somos o gozo de todos!Todos nos batem e nós deixamos!É isto ser Porto? Não reagir a insultos, roubos e provocações? E tudo isto a propósito de quê? Então não é que a TV pública, paga por todos nós, ao falar em jogos viciados coloca imagens nossas? E nós não reagimos? Não lhes colocamos um processo em tribunal por ofensa ao nosso bom nome? Mas que anda a fazer o nosso departamento Jurídico? Só a mamar? A tudo assistimos sem reagir e cada vez nos fazem pior. Ao que chegamos! Esta Sad pela sua inércia é a nossa vergonha. Será que ainda temos de levar com eles mais 3 anos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tem, obviamente. Aliás, suspeito que nem consciência tem do que é e do que anda a fazer. Faz parte de ser IDIOTA. Se ninguém o mandar embora, é quase garantido que pelo pé dele não sai. É tempo de agir.

      Não sendo jurista mas conhecendo bem alguns, entendo que "nem tudo o que ofende, tem pernas para ser processo". Não sei se será o caso, mas que revolta, revolta. Fico com a sensação de que nos satisfaz mandar umas larachas no DD e Baluartes afins. Mas posso estar enganado, pelo que referi acima.

      Qual a alternativa? Três anos parece-me o mínimo, visto daqui.

      Eliminar

Diga tudo o que lhe apetecer, mas com elevação e respeito pelas opiniões de todos.