Órfãos do Comendador

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Órfãos do Comendador


E pronto, encerrou o mercado de inverno. Agora, já não há mais nada a fazer: quem está, está e é com esses que iremos até final da temporada. Seguem-se algumas notas sobre o retocado plantel, salientando as forças e fraquezas que mais saltam à vista desarmada de um simples adepto.

Volta depressa, meu bom rapaz...

Ainda há poucos dias escrevi sobre os reforços (de verão e de inverno), na quarta e última parte do Mid-Season Review. Relembrando o mais relevante, por sector:


DEFESA

"O sector que mais me preocupa, de longe. Até agora, tivemos a felicidade de Alex Telles não se ter lesionado. Nem Marcano. Nem Felipe. Nem Reyes."

"No centro da defesa está o grande problema do plantel, em minha opinião. Pela falta de quantidade e de qualidade também. (...) Não contratar um central é correr um risco tremendo, em minha opinião."

Missão parcialmente cumprida. Central promissor contratado, já ambientado ao nosso futebol e pronto a entrar na equipa assim que surgir a oportunidade/necessidade (de imediato, acrescento eu). Faltou a lateral-esquerda, ainda por cima tendo libertado Layún. Gente ilustre fala em Dalot, que tem jogado nesse lado na B, mas eu insisto que seria sempre um remendo, com o risco de atrasar o seu desenvolvimento no seu lugar de eleição.


MEIO-CAMPO

"Aqui a questão tem mais a ver com o perfil do que com a qualidade/quantidade.

Chegou Paulinho do Portimonense, que pode acrescentar em termos de "variedade" ao plantel. Não sei se era imprescindível, mas pode tornar-se muito útil. A melhor das sortes...

"Se Danilo se lesiona, cai o Carmo e a Trindade. A sério, pior que uma lesão de Marcano, só mesmo uma de Danilo. Porque não há ninguém com as mesmas características, mesmo se de qualidade inferior. Não há. E deveria haver."

Pois é, caiu o Carmo, a Trindade e todo o Bairro Alto... No mínimo, estamos a falar de um mês de ausência, mas é provável que seja mais do que isso. Moreirense (f), Braga (c), Sporting (c), Chaves (f), Liverpool (c), Rio Ave (c), Estoril (f) e Portimonense (f). Sete jogos e meio - no mínimo. Se for mês e meio de paragem, há que somar ainda Sporting (c), Liverpool (f), Paços (f) e Boavista (c). Onze jogos e meio, completamente decisivos para o nosso futuro na temporada.

A lesão aconteceu a uma semana do fecho do mercado, o que significa que ou já tínhamos potenciais alvos em "carteira", ou se trataria de uma corrida desenfreada e às cegas contra o tempo. Em minha opinião, tinha de haver e deveria ser contratado mesmo sem haver o problema da lesão de Danilo.

Lamento dizê-lo assim tão cruamente, mas a SAD terá de ser outra vez chamada à pedra se este período hipotecar as nossas possibilidades de sucesso. E todos sabemos o que entendemos por "sucesso" nesta fase da nossa linda história.


ATAQUE

"Tudo tranquilo no centro do ataque.

Mesmo assim, fizemos Gonçalo Paciência regressar precocemente à base. Diz o treinador que acrescenta coisas diferentes em relação aos outros avançados, mas eu aposto mais no acautelamento do "vai-não-vai" de Soares para outras paragens. Acabou por ficar e agora são quatro avançados, três deles mais vocacionados para jogar no centro do ataque. Espero que não sobre para o miúdo, quando estava numa fase em que evoluía practicamente de jogo para jogo...

"Nas alas, Brahimi não tem substituto, ponto. É rezar a Alá para que não se magoe e desfrutar."

Continua intacto (toc toc toc), mas chegou Waris (Lorient) para acrescentar "profundidade" neste sector. Já confessei a minha total ignorância sobre o jogador e o pouco que já vi nada me esclareceu ainda. Nem onde pode jogar, nem o que pode acrescentar e muito menos o que pode valer. 


Em resumo:

- Estamos "desgraçados" pelo vazio que o nosso comendador deixou, numa altura tão apertada e crítica da temporada, por duas razões: pela sua ausência e pela inexistência de um (qualquer) substituto de raiz para a posição;

- Continuaremos com o credo na boca em relação a todo o corredor esquerdo, com maior ênfase na defesa;

- Estamos razoavelmente apetrechados no ataque, com a polivalência de alguns dos jogadores a poder ser decisiva em caso de ausências forçadas.


A nível individual e dos possíveis bons reforços da nossa Liga, destaco os três que considerava os mais promissores e interessantes, quer pelo talento intrínseco, quer pelas necessidades do plantel:

1 - Lucas Evangelista: continua no Estoril, mas muito próximo dos sem-vergonha;
 
 2 - Raphinha: segue no Vitória até final da época e depois ruma a Alvalade;

 3 - Osório: é nosso!

33% de "eficácia. Melhor que zero, mas longe de aceitável. Acreditem em mim, quando vaticino que ainda nos vamos arrepender amargamente de não termos agarrado também os dois primeiros.


O empate em Moreira veio na pior altura, adensando ainda mais as dúvidas quanto ao impacto que a ausência de Danilo vai ter no rendimento da equipa. Ou melhor, na sua capacidade de vencer jogos, porque no rendimento será sempre muito relevante. Não vai ser fácil, vai exigir cabecinhas pensantes e espírito de superação, mas insisto: o futuro está apenas nas nossas mãos. Saibamos construí-lo risonho e vitorioso. Vamo que vamo!



Do Porto com Amor,

Lápis Azul e Branco



P.S. - os bandalhos do Conselho de Arbitragem de Fontelas "o meu filho joga nos lagartos" Gomes recusaram a solicitação de uma reunião com carácter de urgência feita pelo Clube.


Aguardo por uma resposta enérgica e contundente do Porto, para que não sejam cúmplices de tudo continuar exactamente na mesma.




4 comentários:

  1. pois na B temos luizao que faria perfeitamente de Danilo e mais com tempo sera melhor que Danilo, agora depende da teimosia de SC, que parece ter duas palas nos olhos ou entao nao sabera mesmo muito do assunto. Com os que entraram temos equipa para ganhar perfeitamente a moreirenses, eves e coisas do genero, basta querer e começar a jogar a serio desde o 1 minuto. Repare se varela faria o mesmo que paulinho e chuta muito melhor, galeno faria o mesmo que o warris, e ate pereira faria o mesmo que paciencia, dalot faz de def esq nas calmas, agora e preciso o treinador perceber que as outras equipas e os outros treinadores ja conhecem o modus operandi de SC e claro contrariam no mas ele nao entende isso. Ja agora para que manter hernani? onde anda corona? Paciencia sera encostado a uma ala de certeza, tem tecbica suficiente para se libertar, tem, mas fica fora do seu raio de açao.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "com tempo será melhor que Danilo" - meu caro, só mesmo fazendo jus ao seu apelido poderia dizer tal coisa... eu reconheço que conheço mal o Luizão, mas permita-me duvidar. Outra coisa seria que o pudesse substituir durante a lesão, mas, repito, vejo pouco a B e não consigo avaliar. Certamente que SC vê e fala com o Folha.

      Quanto aos outros, é esperar para ver.

      Eliminar
  2. De facto acho que a Sad tem de ser penalizada e criticada pelas suas opções, ou falta delas, quer ganhemos ou não o campeonato o que digo desde já me parece ser altamente improvável.
    Não aproveitaram este mercado para arranjar um substituto ao Danilo sabendo que dada a sua utilização ele corria o risco de se lesionar. Tiveram tempo mais que suficiente para terem resolvido este problema e não o fizeram. Agora fazem adaptações como a que se fez no moreirense colocando lá o Herrera e tendo o resultado catastrófico que se viu.
    Mas além deste cometeram outro erro de palmatória que foi o de se ficar sem substituto para o Teles. Deixaram sair o Layun e emprestaram o Rafa. Quer dizer se Teles se lesiona não há substituto. Francamente não sei que critérios são estes de sujeitos que ganham fortunas e tomam decisões destas. Se perdermos o campeonato deviam ser responsabilizados pelo crime de lesa clube,e serem demitidos.
    Parece que acordaram agora e deram conta que temos sido roubados em quase todos os jogos,mas a única atitude que tomam é pedir uma reunião com o CA? Mas isso serve para quê? Não serve rigorosamente para nada pois se quem lá está fosse honesto e pugnasse pela verdade desportiva já há muito tinha tomado medidas e castigado severamente os padres que descaradamente ajuizam de maneira diferente situações iguais sempre com prejuízo para o azul e branco.Ser roubado e ir falar com o ladrão não leva a nada.
    Esta Sad tem sido do mais incompetente que há e tem tido sorte que a sua incompetência tem sido branqueada pelos até agora bons resultados da equipa, mas cuidado que pelo que se tem passado ultimamente parece que o balão está a esvaziar e a coisa pode mudar.
    Como portista que deseja por amor ao clube o seu melhor espero estar enganado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu estou confiante que vamos conseguir. Com muita dificuldade, por todos os obstáculos que nos criam a cada jogo, mas vamos conseguir.

      Herrera, desde que voltou da expulsão, está outra vez aquele jogador que nem pintado. Por azar, Danilo está fora. Óliver não é capaz de se assumir, as alternativas não animam. Vai ser duro. Veremos como SC se "mexe". Amanhã com o Braga já se levantará a ponta desse véu.

      O balão já se esvaziou há muito tempo, acontece que há um outro vazio, muito maior: o das alternativas para liderar o Clube. Mas isso fica para as contas finais da época, agora é tempo de apoiar e acreditar.

      Eliminar

Diga tudo o que lhe apetecer, mas com elevação e respeito pelas opiniões de todos.