Poor Li'lle Porto (Algarve Cup)

sexta-feira, 20 de julho de 2018

Poor Li'lle Porto (Algarve Cup)


O primeiro jogo deste mini-torneio de pré-temporada aconteceu esta sexta, no fantasmagórico Estádio do Algarve, contra o Lille OSC, um adversário modesto que na época passada ficou em 17º na Ligue 1. 




Retomando o fio à meada de Portimão, o Porto voltou a sair derrotado e nem nas grandes penalidades foi capaz de se superiorizar (toda uma outra questão, que fica para outra altura). Um jogo ainda mais vazio de conteúdo do que o anterior, com muitas decisões erráticas e a natural desconexão entre jogadores, amplificada pela catadupa de substituições, e do qual poucas ilações se podem retirar a não ser a mais óbvia, escrita em letras garrafais do tamanho da Torre dos Clérigos: este plantel está ainda longe de estar completo em termos da qualidade que se exige para voltar a atacar as competições nacionais (e também quantidade para algumas posições, como é sobejamente conhecido) .

Sérgio Conceição voltou a mostrar que ainda não tem o lateral-direito que exige, optando por dar a titularidade... ao central Chidozie. Mais um post-it do mister para afixar na testa da senhora SAD. Quando foi chamado, João Pedro voltou a mostrar que está ainda longe do que a equipa precisa de um lateral titular.

Na falta de soluções mais maduras, Diogo Leite voltou a mostrar serviço e parece poder ser uma excelente opção para quarto central, treinando com os "grandes" e jogando com os meninos da B. Pedir-lhe já mais do que isso, seria um crime.

Hernáni. Dado por mim como "tara perdida", parece querer mostrar que ainda pode lá chegar. Tanto em Portimão como contra o Lille, mostrou ter algo que não lhe conhecia: cabeça. Vários lances de futebol (que parece) simples, onde conseguiu pensar e decidir bem, sem as habituais precipitações. Neste cenário de escassez, talvez acabe por agarrar um dos últimos bilhetes, até porque é notório que o treinador tem algum "carinho" por ele.

Também André Pereira voltou a mostrar genica e vontade de ser opções, com boas movimentações e posicionamento muitas vezes acertado. Não se pode é esquecer que um avançado tem de conseguir finalizar para se impor. E isso desta vez não conseguiu.




Dos "consagrados", destaque inicial para o bom ritmo da Brahimi e depois para o melhor da equipa, Felipe, com 70 e tal minutos de muito acerto na liderança defensiva. Os outros, ainda têm muita gordurinha para queimar (no corpo e na cabeça...)

Já na porta de saída: Waris, totalmente perdido, descrente e inconsequente; Chidozie (já nem joga na sua posição); Mikel, muito agressivo mas nada assertivo; Adrian, dead man walking (apesar de alguns bons momentos no jogo); Ewerthon e Saidy nem calçaram...

Mas aguardemos pelo jogo de domingo, contra o bem mais poderoso Everton, para solidificar convicções. A única que se pode gravar em pedra é mesmo a do péssimo trabalho da direcção da SAD até ao momento, quanto mais não seja pelo atraso nas contratações. Mas temo que seja bem mais do que isso. E o Sérgio também, como não se cansa de mostrar - obrigado também por isso, caro mister.



Do Porto com Amor,

Lápis Azul e Branco




5 comentários:

  1. ah ah ah , pois hoje qualquer bom jogador custa 12M, ora nao se pode falhar em contrataçoes de 12M, depois a falta de classe na equipa do porto e evidente, mas afinal quem quer hernanis, fabianos, warris, otavios, lopez, chidozies.... pena Mikel nao ter mais calma porque porecisamos mesmo de dois jogadores ao seu estilo, so temos meias lecas e ainda por cima que jogam pouco. O treinador queixa se de falta de reforços mas os fetiches dele la continuam mesmo nao jogando nada, ESTA EPOCA SC PODERA SER O GRANDE FLOP DO CAMPEONATO. Temos de jogar mais e nao correr ao calhas como fazemos, essa da intendidade e pressao alta so serve para quem tem resistencia fisica , os jogadores do lille mostraram mais resistente e serem mais fortes. Os tugas ate subiram a sua altura media mas em termos fisicos continuM Uns lingrinhas, o leite com o fisico de mikel era otimo. O def direito zuca com treino pode la ir com facilidade, o futebol a la SC e quase unico e portanto nao aparece um jogador e encaixa, se calhar nem messi encaixaria, o futebol de SC tem muitos equivocos e ele nao percebe isso, nem ele nem os colegas de treinamento. A PRIMEIRA PARTE NAO FOI MA , MAS LA ESTA FOI MAREGA MAIS DOIS OU TRES.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é verdade isso do custo, a questão é encontrá-los antes de chegar a esse valor - coisa que fazíamos bem no passado. É verdade que hoje há muito mais informação a circular e é mais difícil de o fazer, mas por isso mesmo é que é preciso que quem tem essas funções seja competente e justifique o seu salário. Tal como quem os contrata e supervisiona.

      Quanto a SC ser flop, nem vou comentar. Conseguiu ser campeão com todas as condicionantes - internas e externas - que sabemos, pelo que nem precisa que o defenda. Longe de ser perfeito, mas merece todo o crédito e respeito dos Portistas. E dos PintodaCostistas também.

      Eliminar
    2. Porque é que SC tem de merecer todo o crédito e quem lhe proporcionou tudo e mais a tralha que ele exigiu em Janeiro é tratado como o Octavio Machado trata a antiga entidade patronal?

      Eliminar
    3. Quem não lhe proporcionou nada mais do que refugo de épocas anteriores, é isso que quer dizer, certo?

      E quanto a Janeiro, não fale do que não sabe... nenhum dos jogadores pedidos chegou ao Clube. Nenhum.

      Eliminar
    4. Refugo que era infinitamente bem melhor que a concorrência apesar do JJ da terra do Antunes quase deitar tudo a perder.
      Messi, Dybala e Hazard foram os pedidos eu sei, mas devido à falta de ar tivemos de contratar os indicados por..... Nuno Espirio Santo, foi isso?

      Eliminar

Diga tudo o que lhe apetecer, mas com elevação e respeito pelas opiniões de todos.