Vestes de Campeão

segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Vestes de Campeão

Quem foi assistindo aos primeiros jogos da pré-época, a par com o desvario directivo nas contratações, certamente não antecipou uma exibição tão agradavelmente convincente logo a abrir o campeonato.




Mesmo sabendo de antemão que o jogo era no Dragão e o adversário o "remodelado" GD Chaves. Remodelado talvez não seja o termo mais apropriado, "em remodelação" talvez seja. Porque, de facto, este Chaves que se apresentou na primeira jornada é uma espécie de suculento bife do lombo; pitadas de sal e pimenta, 30 segundos de cada lado na grelha e lá vai ele goela abaixo, quase sem necessidade de mastigar de tão tenro que é (foi).

Não me cansem com a ladainha do luso-futebolês de que uma equipa joga o que a outra deixa e cousa e tal. É evidente que assim é, mas cada uma faz o que pode, quer ou sabe e a outra responde exactamente pelos mesmos parâmetros. É, é um jogo entre duas equipas. Irra.

O Porto jogou bem, jogou agradável e... jogou pouco. Sim, pouco, porque a mais não foi obrigado. Chegou para golear por alguns que poderiam ter sido muitos. E em bom estilo, concordo. Houve momentos de futebol de manual, como no caso do segundo golo. Estava tudo a nanar que nem pastéis de carne ligeiramente mais achatados e em forma de leque? Talvez, mas e nós com isso? Rico brilharete fizeram o Sérgio, o Otávio, o Yacine, o Abou, o Jesus e até um tal de Marius. Maravilha, amigos do Tâmega, assim voltem sempre!

Pronto, está resumido o jogo inaugural do Porto na Liga NOS. Gostei? Gostei. Fiquei descansado para o que aí vem? Claro que não. Os problemas continuam lá, por resolver, não é ó Conceição (ó Conceição, ó Conceição faz o Porto campeão)? Mas o primeiro obstáculo foi superado e com distinção. Venha o próximo, bem mais complicado com certeza. Entretanto, é fazer pela vida, senhores directores. Pela nossa, a do Clube, quero eu dizer.




Notas DPcA 


Dia de jogo: 11/08/2018, 21h00, Estádio do Dragão, FC Porto - GD Chaves (5-0)


Iker (6): Espectador atento. Vá lá que a noitinha estava agradável.

Maxi (7): Mais uma exibição à Maxi, sem fazer prisioneiros, embora desta vez sem marcar ou assistir. Está bem e não será fácil a ninguém relegá-lo para o banco nesta fase.

Alex Telles (6): Vítima das suas exibições, agora não basta que jogue bem; tem mesmo que continuar a fazer a diferença com golos e assistências para que a plateia se sinta confortável na sua normalidade.

Diogo Leite (7): Boa estreia em casa, de novo a sugerir ter já muitos anos disto. Cheira bem, cheira a grande carreira pela frente. Que os primeiros anos sejam ao nosso serviço.

Felipe (7): Seguro, sem dar veleidades aos adversários mais directos.

Sérgio Oliveira (7): Outro jogo de altos e baixos, agora com a vantagem de os baixos terem sido menos baixos e os altos, mais altos. Desenho magnífico do lance do segundo golo. Brilhante mesmo. 

Herrera (6): Jogo menos exigente do que o habitual, talvez por isso se tenha deixado relaxar um pouco e assim cometido um par de "herros". Positivo, nevertheless.

< 74' Melhor em Campo Otávio (8): Poucos alinharão comigo nesta distinção, mas sinto que a merece e mais, que dela precisa. Não sou o maior fã do moço, longe disso, mas nunca perdi a esperança que conseguisse elevar o seu jogo para um patamar superior. Neste jogo fê-lo, assumindo-se como a peça mais importante na primeira parte, mormente na primeira meia hora e que se materializou nas duas primeiras assistências da partida. Boa visão, melhor posicionamento e capacidade para decidir bem no momento certo. Parece fácil mas não é. Será possível transformar a excepção na regra?


Brahimi (7): O nosso solista presenteou-nos com alguns breves trechos de magia e sedução, por entre uma actuação de orquestra, embora nem sempre afinado com o resto da banda (em especial a defender o "seu" homem). Começa a época a prometer muito...

< 81' Aboubakar (8): Não me interessa se fez dois golos fáceis, já vi muitos falharem "pior". Assim é que se quer, a marcar o que há para marcar. Ok, ok, não foi bem assim... mas com dois golos por jogo, assino já. Para dar seguimento, sff.

< 67' André Pereira (6): Lidou bem com a pressão do estádio ou pelo menos pareceu fazê-lo, tal a forma desinibida como se apresentou em campo. Não foi brilhante, longe disso, mas ajudou no esforço de guerra sem destoar.

> 67'  Corona (7): Chegou, viu e voltou a facturar com categoria! É o nosso chuta-chuta, mas em bom e bonito (não-feio vá, por comparação ao original).

> 74' Ádrian (6): Entrou benzinho o morto-vivo, com a vantagem de não tentar comer as tripas a ninguém. Procurou fazer tudo simples mas bem e só se distinguiu mesmo quando não conseguiu fazer um golo fácil. Continuo ateu, confesso

> 81' Marius (7): Entrou e marcou na estreia. Dez minutos para a (sua) história.

Sérgio Conceição (7): Vitória segura e convincente, talvez até demasiado para os seus propósitos no que toca ao reforço da equipa. A jogar assim, não faltará quem "lá de cima" lhe diga "vês como estes chegam?". Só que ele e eu sabemos que não chegam. Em todo o caso, o fundamental é sempre ganhar cada jogo. O primeiro já está e ainda deu para lançar dois monos, perdão, dois jogadores cuja utilização se prevê escassa ao longo da temporada (salvo imponderáveis...). Bem ao renovar a confiança no onze que venceu a Supertaça.




Outros Intervenientes:



Uma sombra, esta equipa do Chaves. Demasiado frágil para se poder destacar alguém pela positiva. Muito trabalhinho pela frente para Daniel Ramos.

Quem é mau, apita mal por regra. Nuno calhambeque Almeida é mau, e por isso apitou mal um jogo muito fácil de apitar. Permitiu alguns excessos, nomeadamente aos nossos, e também facilitou, para ambos os lados. Ao sabor do vento, sem rumo nem propósito. Simplesmente mau.



Conforme referi, o próximo obstáculo promete ser bem mais duro de ultrapassar. Os Belenenses, ou a facção dissidente ou lá o que é, quase que nos punham fora de combate na época passada. E historicamente, quase nunca é fácil para nós. Vá lá que se joga no Jamor, talvez alivie a carga simbólica... Sem mas, vamos lá conquistar mais três pontos.



Do Porto com Amor,

Lápis Azul e Branco



1 comentário:

  1. verdade, jogo facil porque o tornamos facil, golo cedo ajudou senao poderia haver a trolha do costume e o arbitro podia ser como o da supertaça. Realmente faltam nos ( mais ) 2 medios a serio, fortes, altos, intensos, rapidos e tecnicamente razoaveis, um deles podera er militao? talvez. Para mim andre pereira e so o nosso melhor avançado, leite parece que quer vir a ser o novo beckanbauer, os hernanis, marius, costas, chidozie tem de ir a sua vida onde acharem melhor, adrian enfim em certas ocasioes pode dar jeito, oliver nao aguentara mais um ano de banco de certeza absoluta, portanto MAIS 2 MEDIOS A SERIO SAO PRECISOS. Estamos com mais soluçoes otavio e bom no lugar que anda a fazer agora ou no lugar do brahimi, SC tem de colocar os jogadores nas suas verdadeiras posicoes e deixar se de inventar, continuamos vulneraveis pelo lado esquerdo, com Marega teremos muito poder de fogo e força a frente, Soares podia ir para a china perfeitamente. Repito andre pereira e so o nosso melhor avançado pena gonçalo se ter fartado do pontape para a frente de SC ( parece estar a mudar e a alternar ).

    ResponderEliminar

Diga tudo o que lhe apetecer, mas com elevação e respeito pelas opiniões de todos.