Imbula que é para levar!

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Imbula que é para levar!


€25M?

€25.000.000??

Vinte e Cinco Milhões de Euros por um jogador??

Não, eu não sou daqueles que se escandaliza com valores elevados de transações.

Enganei-vos. 

Tem tudo a ver com o real negócio que se vier a fazer. Para um valor desta dimensão, é óbvio que o Porto apenas suportará uma pequena parte. Dizem que as Doyens desta vida vão suportar metade do valor do passe (e, digo eu, o Porto certamente irá vender-lhes mais uns 35% dois dias após a transferência). Por princípio não tenho nada contra, desde que se assegurem três coisas essenciais:
  1. Transparência: sejam conhecidos todos os detalhes, desde agentes envolvidos, todos os detentores dos direitos e valores associados (pagos e a receber, relativos a todos eles)
  2. Impermeabilidade: garantir que o treinador tem liberdade (e descomprometimento) para fazer as suas escolhas sempre em função do momento de forma dos jogadores, para não ficar aquela sensação desagradável de que há jogadores que têm que jogar sempre
  3. Comprometimento: o jogador tem que vir apenas focado em fazer um grande, enorme trabalho no Porto e demonstrar isso pela sua postura. Poderá até sonhar todas as noites com o Barça ou o Chelsea, mas de dia tem que amar incondicionalmente o Porto (ou pelo menos parecer).


A notícia surgiu em meios supostamente credíveis como o L'Équipe e a que O Jogo já dá eco...

Confesso que apenas lhe conhecia o nome, nunca o vi jogar. Li que é médio centro, essencialmente defensivo. Terá que ser brutalmente bom, porque certamente chegará já com carimbo de saída.

O que levanta outra questão, para mim muito mais relevante do que o valor da transferência: qual o prazo de validade previsto do jogador no Dragão? Suficiente para deixar a sua marca e ajudar a ganhar títulos? Ou em modo entreposto comercial, sem tempo para desenvolver afeição e conhecimento do clube e ocupando a vaga de outro talento "local" (como aconteceu com Casemiro )?

E a ser verdade, desistimos do Danilo Pereira ou vêm ambos?


Sem comentários:

Enviar um comentário

Diga tudo o que lhe apetecer, mas com elevação e respeito pelas opiniões de todos.